enfim aconteceu depois de nao esconder de ninguem que estava em nurburgring para quebrar um recorde o porsche 911 gt2 rs o fez e percorreu todos os mais de 20 km do circuito em 6min47s3 simplesmente destroçando o recorde anterior e igualando se a alguns prototipos e modelos de pista e um recorde historico o lendario circuito de nurburgring nordschleife e territorio familiar para a porsche mais do que isto historicamente a fabricante de stuttgart e soberana no inferno verde para começar o recorde absoluto no circuito de mais de 20 km e de um porsche em 1983 stefan bellof que percorreu o circuito todo em 6min11s13 e jamais foi superado quatro anos depois em 1987 o ruf ctr yellowbird em essencia um porsche 911 carrera com carroceria aliviada dois turbos e quase 500 cv eternizou o video faszination nurburgring no qual o piloto alemao stefan roser tentava domar o monstro sobresterçante e nao morrer a cada curva ok no papel o ruf yellowbird podia ate nao ser um porsche mas na pratica era sim e parece que a fabricante quis acenar para ele na hora de escolher a cor do gt2 rs que foi ate nurburgring [youtube id= njrvhjiidma width= 620 height= 350 ] por mais que seja o quintal da porsche e ela detenha o recorde absoluto a companhia sempre foi ofuscada quanto aos carros de rua nenhum 911 foi o recordista antes do gt2 rs neste campo os alemaes acabam ofuscados por caras como o chevrolet corvette o chevrolet camaro o nissan gt r e o dodge viper ainda que um dos recordes mais recentes e o primeiro abaixo dos sete minutos 6min57s tenha sido com com o porsche 918 spyder conduzido por marc lieb em setembro de 2013 ate porque desde entao o hipercarro hibrido foi superado pelo lamborghini huracan performante na polemica volta de 6min52s algumas semanas atras sobre a qual todo mundo ja discorreu e rediscorreu mesmo que esta ultima palavra nem exista de verdade a porsche decidiu entao colocar um basta em tudo isto e quando levou o 911 gt2 rs e seu motor biturbo de 700 cv para o inferno verde foi para jogar serio e eles o fizeram escolhendo a melhor epoca do ano para tal o primeiro mes do outono na alemanha com clima ameno temperaturas agradaveis e nenhuma chuva o resultado esta ai lars kern que pilotou sem luvas provavelmente para sentir melhor o limite de aderencia demonstrando uma pilotagem absurdamente limpa na volta mais veloz que um carro produzido em serie ja deu em nurburging nordschleife seis minutos 47 segundos e tres decimos 4 76 segundos a menos que a volta do huracan performante dez segundos a menos que o porsche 918 spyder um hipercarro hibrido de quase 900 cv e traçao integral ainda que este tenha entre eixos maior o que aumenta a inercia polar e torna mais lenta a mudança de direçao e meio minuto mais rapido que seu antecessor o 997 gt2 rs o nio ep9 que fez 6min45s e um one off eletrico de 1 340 cv o pagani zonda r que e praticamente um carro de pista e teve so 15 exemplares produzidos tambem virou 6min47s relembrando o gt2 rs tem um flat six biturbo de 3 8 litros e 700 cv cambio pdk de sete marchas traçao traseira e peso aliviado o carro esta com a gaiola de proteçao parcial opcional na traseira como fica evidente pela posiçao horizontal do cinto de segurança e repare como o interior esta completo com couro alcantara e revestimento vermelho importante vale lembrar que mesmo assim o gt2 rs pesa 1 470 kg ou quase 250 kg a menos que o porsche 918 spyder que tambem tem entre eixos mais longo e por estes dois fatores acaba sofrendo mais com a inercia polar e nao muda de direçao tao rapido merito do gt2 rs na verdade este nem foi o unico recorde quebrado do 911 gt2 rs em nurburgring em tentativas anteriores o alemao lars kern e o britanico nick tandy completaram cinco voltas abaixo dos 6min50s superando logo de cara o huracan a porsche comenta que quando o desenvolvimento do 911 gt2 rs começou foi estabelecida a meta de 7min05s em nurburgring era natural que ao baixar de 6min50s os caras tentassem baixar ainda mais este tempo para testar os limites do carro e de fato a volta mais rapida começou as 19 11 da noite no limite mais tarde que isto o asfalto começaria a esfriar demais e comprometeria o desempenho dos pneus alem disso o horario proporcionou um ceu muito bonito no video agora chega de papo e vamos a açao em seguida temos alguns insights do juliano barata nosso editor chefe que ja foi a nurburgring nordschleife com o audi r8 e ate fez um guia curva a curva para ajudar a quem decidir se aventurar no green hell [youtube id= fh8_2zqz3xm width= 620 height= 350 ] logo de cara o que me chamou a atençao e o quanto o gt2 esta tracionando nas saidas de curva mas talvez mais do que isso o quanto que ele esta apontando o quanto de velocidade esta sendo possivel carregar para trechos como hatzenbach 17s aos 28s do tempo de volta de forma natural sem precisar chamar no volante aos 48s do tempo de volta o carro destraciona a mais de 200 km/h na saida do flugplatz quando pensamos que o carro esta calçando michelin sport cup com 325 mm de seçao temos uma ideia do nivel de obscenidade de torque do gt2 rs o momento e quase invisivel porque o lars e muito suave mas e so acompanhar o som e o sutil contra esterço muito sutil logo depois aos 1 02s da volta o carro salta a quase 300 km/h na entrada do schwdenkreuz obsceno nunca vi um carro fazer isso dessa forma naquele trecho ele desce aquele trecho com tanta velocidade que a frenagem e a entrada da aremberg sao feitas num traçado pouco ortodoxo mas muito eficaz entrando pelo meio da pista com trail braking profundo levado ate o ponto de tangencia na toca da raposa fuchsrohre aos 1 25s da volta a velocidade e tao bizarra mais de 270 km/h que lars precisa frear antes da quebra de relevo logo depois na entrada da floresta de adenau 1 35s da volta novamente lars faz um traçado nao convencional em comum a estes dois momentos de traçado esquisito e a saida de uma curva ou trecho veloz e a entrada de uma curva lenta isso ainda ocorrera em varios outros trechos similares como a frenagem para klostertal 3 56s da volta esse tipo de traçado so e possivel com um carro com niveis pornograficos de aderencia na dianteira a stock car segue filosofia de traçado parecida na entrada do s do senna entrando pelo meio da pista nao por fora ja estou pensando se a porsche nao foi um passo alem no bom sentido no mapeamento do sistema de esterçamento das rodas traseiras… a saida da kallenhard 2 06s da volta uma demonstraçao do quanto que o gt2 rs consegue tracionar na saida de uma curva de baixa mesmo sendo apenas traçao traseira aqui o motor traseiro faz toda a diferença entre os 2 24 e 2 27 da volta a demonstraçao do quanto que o gt2 rs consegue apontar para dentro mesmo durante a frenagem a partir de 4 20 noto que o overlay do conta giros e o som/video saem de sincronia nao de forma exponencial nem escandalosa mas o conta giros passa a registrar uns tres decimos atras ate o fim da volta como se tivesse perdido o fio da meada por um atimo se misha charoudin e dale lomas nao estivessem la como testemunhas independentes penetras que cronometraram as passagens do gt2 rs teria um gatilho para uma polemica porsche voces devem um 911 pra estes caras
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