FlatOut!
Image default
Projetos

A oficina secreta com as maiores preciosidades da Ford Europeia

O que você faria se pudesse passar o dia todo em um depósito secreto de um fabricante de automóveis, o que você faria? Bem, nós tiraríamos muitas, muitas fotos e tentaríamos dirigir alguns dos carros. E foi exatamente isto que os caras do CarThrottle fizeram, visitando o Ford Heritage Collection, no Reino Unido.

Se você comparar as linhas da Ford na Europa e nos EUA, verá que elas estão bem mais parecidas hoje do que há algumas décadas. Enquanto os americanos gostavam carros grandes, macios e com motores V8, os europeus se preferiam os hatches e sedãs de porte compacto a médio, com tração integral e suspensão mais firme. Não estamos aqui para escolher um lado e nem nada disso, e o Mustang está entre os nossos carros favoritos, mas o assunto aqui são Escort, Sierra, RS200 e outras preciosidades do Oval Azul no velho mundo.

Ford_Heritage (18)

O Ford Heritage Collection não é um museu e não é aberto ao público. O lugar está mais para um misto de depósito e oficina, onde ficam guardados e são restaurados modelos históricos da Ford europeia. O lugar fica no complexo da fábrica da Ford em Dagenham, no Reino Unido e, a exemplo do galpão secreto da McLaren, não traz nada do lado de fora que evidencie as preciosidades que estão lá dentro.

Ford_Heritage (17)

Ao todo, 107 carros estão aos cuidados dos funcionários do lugar. Matt Robinson, o repórter do CarThrottle que visitou o local, conversou com um dos especialistas em restauração do local, e descobriu que o local foi aberto na década de 30 e fazia parte do processo de inspeção dos carros que eram fabricados pela Ford antes da entrega. Depois de vendê-lo por uma oficina de restauração de caminhões, a Ford recomprou o espaço para guardar sua Heritage Collection.

Ford_Heritage (3)

Entre as dezenas de carros guardados no local, aguardando sua vez de receber atenção ou sua hora de ver a luz do dia, estão verdadeiros suvenires da história do automobilismo: um punhado de Escorts de rali de todas as eras, bem como alguns RS200 de competição e de rua.

Ford_Heritage (23)

Também estão no local alguns exemplares do Ford T e do Ford A, bem como “antiguidades mais modernas” como o Ford Anglia e o Ford Cortina — e também o Lotus Cortina, desenvolvido pela Ford em parceria com a companhia de Colin Chapman, equipado com um motor 1.6 com comando duplo no cabeçote e 111 cv em sua segunda geração.

Ford_Heritage (14)

Como não poderia deixar de ser, também marcam presença o Ford Escort RS Cosworth e o carro que o inspirou, o Ford Sierra RS Cosworth. Mas também há carros mais modernos, como o praticamente desconhecido Mondeo ST200, com motor V6 Duratec de 200 cv, o Ford Racing Puma, com motor de 155 cv do qual menos de 500 unidades foram vendidas ou o primeiro Focus RS produzido na história.

Ford_Heritage (20) Ford_Heritage (10)

Os supercarros estão muito bem representados por um exemplar branco do Ford GT, enquanto uma vista inesperada é uma Ford Transit Supervan 3, com motor Ford-Cosworth HB F1 de 650 cv que foi usada como carro de apoio da equipe Ford no WRC de 2001.

Alguns carros “normais” também estão por lá, como um Ford Cortina de quarta geração, vários Escort de primeira e segunda gerações, e até um carro que nós, brasileiros, conhecemos muito bem: um Escort XR3 — na verdade, um XR3i, cujo motor 1.6 CVH com injeção eletrônica entrega 108 cv.

Ford_Heritage (24)

Nós realmente queremos que esta tendência de abrir as portas de seus esconderijos secretos continue. Imagine que tesouros os fabricantes de automóveis devem ter escondidos por aí, longe dos olhos dos entusiastas!

Sierra Sapphire CosworthMondeo ST200Escort XR3iLotus CortinaFord Transit Supervan 3Ford Racing Puma (FRP)Ford GTFord Zephyr (réplica)Ford Cortina MkIVFord Escort RS CorworthEscort RS CosworthSierra RS CosworthFord Modelo AAFord CortinaFord Transit Supervan 3 O primeiro Focus RS de todosEscort Mk1Escort Mk1Ford GT70

[ Fotos: Matt Robinson/CarThrottle ]