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Técnica

OHV, OHC, DOHC: uma perspectiva cronológica

Esta matéria nasceu de um pedido de um amigo, que me confessou não entender muito bem a diferença entre os diferentes trens de válvula dos motores à combustão. É algo que as vezes a gente não se toca que tem gente que não sabe, por ter aprendido anos atrás; mas é claro que tem gente que ainda precisa aprender. Para isso não ficar enfadonho e repetitivo para quem já sabe, porém, resolvi fazer de uma forma diferente: historicamente. Contando a evolução deles, uma por uma, para assim ficar algo mais interessante e menos parecido com um artigo no “Jornal da Termodinâmica científica”, e mais algo ligado, como sempre, ao amor por todas as coisas ligadas ao automóvel. E a inspiração para isso tenho aqui na minha estante: um dos mais importantes livros sobre a evolução do motor a combustão interna já escritos. É a obra maestra do incrível Griffith Borgeson, escrito em 1980, depois de anos de pesquisa: The Classic Twin-Cam Engine. Para traçar a história do motor de duplo coma