[youtube id= j_vohjvyrae width= 620 height= 349 ]curtiu o nosso video do tts entao clique aqui para assinar o canal do flatout no youtube estou vestindo a balaclava ja sentado no cockpit do audi tts roadster com o capacete repousando no banco do passageiro repentinamente um estrondo grave rajado e seco ressoa pelo outro lado do muro dos boxes do velo citta o tipo de som que so um v8 preparado de grande deslocamento pode produzir no caso o maverick 16 de fernando baptista fazendo um shakedown em sua nova forma mais agressiva e aerodinamica do que nunca na sequencia um ronco liso rouco e totalmente europeu o seis cilindros 3 8 de um porsche boxster spyder que usa o motor do 911 carrera s afivelo o capacete os sons ambientes ficam mais abafados desligo o controle de estabilidade e de traçao e brinco com as varias opçoes de exibiçao da tela tft de 12 3 que compoe o cluster do audi o modo mapa me exibe a pista inteira quase como em um game e penso rapaz isso e quase uma trapaça para provas de subida de montanha passo para o modo seguinte que joga o conta giros na posiçao central bem grande no fundo os carros seguem passando quatro seis oito cilindros subitamente a sinfonia mecanica e interrompida por uma sequencia de explosoes como fogos de artificio e o sistema anti lag do lancer evo ix mr vermelho que saiu dos boxes ha cerca de tres minutos dou um sorriso de canto e me recordo brevemente da aventura de nurburgring nordschleife por la o que nao faltavam eram ingleses malucos e seus evo preparados ate o talo como nao lembrar de initial d tambem estou no oktane track day otd o mais tradicional dos track days do brasil com mais de quinze anos de historia em sua maior parte celebrados no finado autodromo de jacarepagua rj se voce e entusiasta com certeza conhece o oktane o video abaixo e so um dos varios momentos epicos do otd e aqui estamos nos testemunhando em primeira pessoa mais um dos capitulos [youtube id= cjcj_kkacyq width= 620 height= 349 ] o oktane nasceu entre 2000 e 2001 eram amigos que participavam de um dos unicos track days do brasil organizado na epoca por paulo melo o pessoal do otd tinha o desejo de algo mais organizado nos moldes dos eventos de pista que aconteciam fora do pais e fizeram um evento fechado com cerca de 15 carros desde entao foram muitos eventos por ano entre track days abertos treinos privados para colecionadores e eventos de reta rodrigo gomes em primeiro plano na foto abaixo dando o briefing desta ediçao um dos fundadores afirma que foram pelo menos 100 eventos desde a virada do seculo alguns deles pontuados por presenças mais que especiais como ferrari 599 gto f50 porsche gt3 rs e gt2 rs lotus exige s e todos as geraçoes de evo que existem no brasil do v ao x track day de gentleman drivers o otd sempre teve um perfil de track day mais de elite frequentemente tendo carros exoticos e de competiçao misturados a alguns classicos dos anos 60 aos 90 quase sempre muito modificados iniciantes no oktane costumam ser minoria mas o convivio costuma ser bem cristalino e facil graças ao nivel dos participantes ha bastante cumplicidade em pista todos sabem que a disputa e contra o relogio e nao por posiçoes ocasionalmente ha uma ou outra perseguiçao mas quase sempre de maneira amigavel mais na pegada gentleman driver isso foi ainda mais facilitado nesta ediçao em especifico que contou com apenas 25 participantes cerca da metade da media boa parte do pessoal estava esperando pelo otd de interlagos que aconteceu na semana passada esta ediçao no velo citta aconteceu em junho o evento e estruturado de forma direta e reta embora haja 12 categorias dividindo os tempos nao ha divisao por baterias a pista fica aberta das 9 00 imediatamente apos o briefing as 16 00 os dez mais velozes se qualificam para o top 10 uma bateria exclusiva de meia hora que encerra o dia dando sequencia a premiaçao recebem trofeus os tres mais rapidos de cada categoria alem dos dez mais rapidos na geral a inscriçao custa r$ 1 500 e inclui serviço de trocas de rodas e pneus a maioria dos participantes usa slicks e o serviço e tambem util para se fazer um rodizio para distribuir o desgaste bem como para experimentar alguns produtos como os pneus de track day pirelli trofeo r pois o evento e patrocinado pela della via ate cinco convidados e instrutor compartilhado para os novatos alem disso ha abastecimento com gasolina podium br disponivel no local pago in loco as categorias se dividem em quatro subdivisoes para cada tipo de traçao traçao 4×4 ate 4 cilindros aspirado / traçao 4×4 ate 4 cilindros turbo ou supercharger traçao 4×4 acima de 4 cilindros aspirado / traçao 4×4 acima de 4 cilindros turbo ou supercharger traçao traseira ate 4 cilindros aspirado / traçao traseira ate 4 cilindros turbo ou supercharger traçao traseira acima de 4 cilindros aspirado / traçao traseira acima de 4 cilindros turbo ou supercharger traçao dianteira ate 4 cilindros aspirado / traçao dianteira ate 4 cilindros turbo ou supercharger traçao dianteira acima de 4 cilindros aspirado / traçao dianteira acima de 4 cilindros turbo ou supercharger como a pista fica aberta o dia todo para todos os participantes nao ha sede ao pote ou amontado de carros no pitlane cada um sai no seu ritmo da as suas voltas e volta aos boxes na pista os carros de rua costumam dar entre uma e tres voltas quentes e uma de cooldown antes de voltar a andar rapido fazendo sessoes de aproximadamente doze voltas antes de voltar aos boxes antes do retorno aos boxes alguns optam por ate duas voltas de cooldown para que serve a volta de cooldown e um giro feito em ritmo mais lento com pisca alerta ligado sua funçao esta ligada ao arrefecimento em primeiro lugar e acima de tudo refrigerar os freios carros de rua com motores acima de 200 cv costumam durar no maximo tres voltas a media fica em duas voltas mas ha carros que duram apenas uma volta antes de o fluido de freio começar a entrar em ebuliçao o que faz o sistema perder pressao o pedal fica mole e nao consegue exercer pressao suficiente para alicatar os discos este cenario e o famoso fading que inclusive pode ocorrer tambem nas pastilhas vitrificam e nos discos azulam e destemperam a pior coisa que voce pode fazer e andar forte na pista e voltar para os boxes diretamente o primeiro sintoma da falta de cooldown e a presença de fumaça saindo das rodas quando o piloto para nos boxes com o veiculo parado sem ventilaçao a energia acumulada nos discos faz a temperatura do sistema aumentar violentamente mas muitas outras coisas precisam de arrefecimento o cooldown serve tambem para refrigerar o sistema de arrefecimento do motor bem como baixar a temperatura de oleo algo muito importante para veiculos turbinados para carros sem pneus slick as voltas de cooldown tambem servem para baixar a temperatura dos pneus pois o composto de pneus de rua possui uma temperatura operacional bem mais baixa que a de slicks ou seja a partir de certo ponto voce perde muita aderencia pelo chamado decaimento que e quando os pneus trabalham alem da temperatura ideal para performar o carro e a experiencia em pista audi tts roadster [youtube id= j_vohjvyrae width= 620 height= 349 ]curtiu o nosso video do tts entao clique aqui para assinar o canal do flatout no youtube antes de sair pra pista baixo a capota de tampa aberta o coeficiente de arrasto e pior mas nao estava ligando muito pra isso com tantos carros fortes e essa turma experiente nos boxes ao lado ja sabia que nao haveria hipotese de sequer ficar perto do top 10 entao preferi privilegiar a experiencia de curtir o ronco do ea888 2 0 turbo de 286 cv entre 5 300 e 6 200 rpm o cantar dos pneus e o vento a ceu aberto a familia tts figura como um dos meus carros favoritos como disse no video ai em cima em muito eles me lembram a proposta do porsche 911 da era de dois litros 1964 a 1969 ou 2 2 1969 a 1971 um carro esporte refinado compacto e perfeitamente usavel para toda e qualquer tarefa do dia a dia com carga de suspensao amigavel o suficiente mesmo para o tapete lunar do brasil e a eficacia energetica do 2 0 turbo ea888 ja bastante comprovada o tts roadster ainda traz o bonus da capota eletrica e da traçao nas quatro rodas em relaçao ao golf gti este ultimo uma excelente pedida para o entusiasta que nao faz questao da exclusividade e dos requintes e recursos extras do tt considero o tts um cara sem exotismos sem excessos em resumo um conjunto bem dimensionado e de muito bom gosto camisa e jeans suficientemente formal e informal claro o nine eleven da decada de 60 tem motor e traçao traseira e uma traseira feita para desenhar curvas com a inercia de seus parcos 1 100 kg enquanto o tts esta na casa dos 1 400 kg tem traçao nas quatro rodas mais parecido com um sistema de traçao dianteira haldex funciona sob demanda leia sobre ele e outros sistemas 4x4 aqui e se curva frente a todas as exigencias de nvh o que o deixa um pouco filtrado como qualquer automovel de produçao em serie de hoje mas deixando estes pontos de lado mantenho meu sentimento de baby 911 as avessas ate mesmo o painel apesar do cluster 100% digital apresenta uma estrutura minimalista que me lembra alguns carros do passado ja no pitlane aperto o botao rec da gopro para começar o registro perto da saida dos boxes um comissario verifica se estou com o capacete afivelado e checa a minha pulseira de piloto enquanto outro verifica a pista para me liberar a saida enquanto aguardo vrooooaamm brap brap um evo x entra na curva 1 freando forte e chamando duas reduçoes de marcha me recordo de que estou numa situaçao bem atipica em relaçao aos meus pisantes retirei o carro com a audi na sexta feira a tarde na vespera do evento como habito costumo parar pra checar a calibragem dos pneus e foi ai que eu topei com algo esquisito de certo um incidente no processo de manutençao de frota os pneus dianteiros eram pirelli pzero 245/35 zr19 mas os traseiros eram bridgestone potenza re050a caramba ter dois projetos de pneu diferentes no mesmo carro e tudo o que voce nao quer em termos de dinamica cada pneu apresenta a sua rampa de aderencia frente ao angulo de deriva e cada um apresenta a sua curva de desempenho frente ao ganho de temperatura trocando em miudos os pneus dianteiros dobrariam e se comunicariam de forma diferente dos traseiros bem como cada eixo teria um comportamento especifico conforme a temperatura dos pneus subisse desafio extra detectado saio para a pista com duas coisas em mente primeiro tentar entender a dinamica destes dois conjuntos de pneus a frio e a quente segundo sentir como esta a resistencia dos sistema de freios frente ao fading ja tinha andado com o tts em interlagos e ao menos uma certeza eu tinha freio para duas voltas quentes em sequencia ele tinha depois disso uma de cooldown duas talvez e pau na maquina novamente; mentalizei tambem era importante climatizar com a pista embora o velo citta fosse um velho conhecido meu nao que eu seja um expert mas pelo menos 150 voltas naquele circuito eu ja dei a ultima vez que tinha andado num autodromo tinha sido no aic em maio e antes daquilo ao menos seis meses sem acelerar numa pista as reaçoes enferrujam a sensibilidade do limite de aderencia dos pneus na palma das maos se descalibra ate o labirinto da uma desacostumada com a aceleraçao lateral enquanto estou processando tudo isso na volta de aquecimento ouço aquele estrondo grave e rouco que tinha ouvido antes de sair pros boxes mas agora atras de mim na saida da curva da paciencia a ultima antes da entrada dos boxes permaneço por dentro pra deixar o traçado veloz pro batistinha e seu maverick 16 naquele momento me distrai como um adolescente vendo um mulherao passando e quase perco a entrada do grampo a esquerda caras e muito legal ver carros realmente bacanas correndo ao seu lado um dos carros de competiçao mais antigos ainda em atividade no brasil o maverick 16 da automotor fez neste otd o seu primeiro shakedown apos alguns anos de molho nunca esteve tao agressivo o tratamento aerodinamico o deixou mais proximo de um prototipo apesar de preservar o monobloco original note o imenso splitter e os winglets nas laterais esta carenagem inferior tem remoçao rapida por dois fechamentos aerocatch localizados abaixo dos farois note que a grade e falsa o arrefecimento vem por baixo num radiador que fica bem angulado note os dutos para ventilaçao dos freios logo ao lado do radiador no detalhe o radiador com ventoinha eletrica e o escoamento aerodinamico pelas persianas no capo uma soluçao tipica dos prototipos da decada de 60 como o gt40 o tratamento aerodinamico radical se estende a traseira começando pelo enorme e longo difusor feito para acelerar o escoamento aerodinamico sob o assoalho reduzindo a sustentaçao aerodinamica alto e distante longitudinalmente da carroceria este posicionamento do aerofolio produz um efeito multiplicador alavanca os cabos de aço servem para tensionar o componente e reduzir vibraçoes o bloquinho atras do pneu e um classico das oficinas pedaleira tilton display fueltech e uma parede corta fogo que entrega o obvio o motor esta ao menos 20 cm recuado no cofre aprimorando a distribuiçao de peso o escritorio conta com cintos simpson de seis pontos bancos sparco pro adv e um rollcage lotado de triangulaçoes para distribuiçao de cargas note em segundo plano os furos feitos no monobloco para alivio de peso todas as chapas duplas foram removidas como podemos ver na junçao entre a janela lateral traseira e o vigia esta foto mostra um pouco do widebody do maverick que ganhou pelo menos 15 cm para cada lado bitolas mais largas reduzem a transferencia lateral de peso note as persianas na porçao interna dos alargamentos de para lama para escoamento aerodinamico as persianas para escoamento aerodinamico tambem estao presentes na porçao posterior dos para lamas dianteiros aliviando a pressao do cofre falando em carros bacanas estou me aproximando de um m3 e46 prata que esta numa volta de cooldown carro simplesmente maravilhoso um dos meus carros favoritos do evento com toda a certeza nao so por conta de ser um m3 e46 mas pela receita de extremo bom gosto pneus michelin pilot super sport calçados em rodas forgestar freios stop tech coil overs bancos concha recaro cintos takata rollcage parcial e apenas um retrabalho de fluxo admissao escape e remap no motor nao faria nada diferente e o conjunto perfeito pra se divertir em baciada na pista com mais atençao ao stopping power e a aderencia lateral que na potencia pura e simples voce tem um carro perfeito pra andar forte com vontade e diversao aos litros minha primeira volta quente foi acompanhando esta m3 a alguns metros adiante de mim outra experiencia sensorial muito bacana que novamente me deixou nostalgico a respeito dos dias no nordschleife la m3 e36 e e46 sao como os nossos gol e fusca na arrancada voce conta por metro quadrado um mais modificado que o outro termino a primeira volta um pouco mais atras do que comecei em relaçao a este m3 coisa que a tabela de tempos depois confirmaria minha melhor volta no dia foi 1 57 335 o e46 cravou 1 56 658 na melhor passagem o eric darwich que estava de instrutor para o dono do m3 comentou que o tempo do tts estava compativel com os evo x 100% oem ta otimo começo a segunda volta botando quente mas na primeira freada forte da curva 1 o susto pedal de freio mole descendo uns quatro dedos mais do que o normal mas ja dando fading meu amigo nao cheguei a passar reto na freada mas precisei bombear o pedal de freio algumas vezes e embarrigar a curva sou obrigado a abortar a brincadeira com o m3 enquanto desenho as curvas um pouco mais por fora usando o maximo de freio motor que consigo para poupar os freios eu sabia que o sistema do tts era capaz de aguentar mais do que aquilo a questao e que aquele fluido de freio dot4 nao estava mais em seus melhores dias o que acontece uma das caracteristicas do fluido de freio e a sua higroscopia absorve umidade do ar com o passar do tempo e o uso intenso repetido de forma que o seu ponto de ebuliçao vai baixando cada vez mais para se ter uma ideia o fluido de freio usado pela audi apresenta ebuliçao a 265º c quando novo temperatura dry mas em condiçao de maxima higroscopia esta temperatura de ebuliçao wet cai em quase 50% para 170º c por ser um carro com menos de um ano apostei que o fluido estaria excelente mas o fato e que ele e muito utilizado em eventos pela marca e boa parte destes eventos e em autodromos erro de calculo meu resultado nao consegui fazer uma unica volta no limite dos freios sem perder eficacia no miolo final da volta e ainda precisava fazer duas voltas de cooldown pois uma nao era suficiente para atacar outra volta quente nao era culpa do carro lamentei pela situaçao mas se havia alguem para culpar nesta historia era eu mesmo por ter feito uma aposta sobre a condiçao do fluido para lidar com essa maior sensibilidade dos freios tive de adaptar um pouco a minha tocada freando com menos intensidade em alguns pontos com maior intensidade e menor duraçao em outros e abusando um pouco de scrub arrastar um pouco os pneus na entrada de curva para reduzir a velocidade uma tecnica improvisada porque tendo o equipamento em condiçoes nao deve ser usado pois perde se tempo e se gera calor e desgaste nos pneus dianteiros contudo se havia uma certeza em mim naquele dia era de que nada iria estragar minha diversao sim precisei dar duas voltas de cooldown a cada uma quente voces nao imaginam o quanto de ansiedade isso causa sim os pneus dianteiros quando quentes escorregavam muito mais que os traseiros sim nao foi um dos meus melhores dias em termos de pilotagem nao sou profissional e o exercicio de adaptaçao consome uma carga mental que tirou um pouco da minha concentraçao abstraindo os percalços dos pneus e do fluido de freio o tts roadster se comportou de forma sublime os 286 cv 5 300 a 6 200 rpm e a mesa de torque 38 8 kgfm entre 1 800 e 5 200 rpm caem como uma luva no conjunto voce consegue aplicar o acelerador com vontade nas saidas de curva com pouco subesterço graças ao sistema de traçao on demand que transmite ate 50% do torque para as rodas traseiras aliviando bastante o trabalho dos pneus dianteiros o cambio de dupla embreagem banhado a oleo e seis marchas e permissivo com reduçoes de marcha esportivas permitindo que voce faça uso de freio motor sem excessos de intervençoes eletronicas e nada de modo de emergencia por superaquecimento de motor ou cambio o bicho aguenta o tranco e as temperaturas dos sistemas mecanicos ficaram 100% dentro da normalidade embora o tts roadster carregue 90 kg a mais que o coupe esta seria a minha escolha este nao e o carro para o track day hero mas sim um carro para voce fazer nada menos do que tudo claro desde que nao tenha filhos ou muita bagagem uso diario com conforto e consumo na casa dos 10 km/l um baita sistema de som da bang & olufsen farois de led dimensoes compactas para estacionar em qualquer lugar seguramente a dinamica mais neutra da familia audi se descartarmos o r8 muita pegada de torque cambio de primeira grandes possibilidades de remap e para quando voce quiser relaxar e so abrir o teto e curtir aquela estrada de montanha sem pressa ou com pressa because touge e para isso aquele modo gps no painel de instrumentos e uma mao na roda fosse meu o carro faria apenas um upgrade de fluido de freios e pastilhas pneus mais aderentes um jogo de yokohama advan neova ou para uso mais extremo pirelli trofeo r um leve ajuste de geometria para deixar a tocada mais neutra e um remap sem grandes exageros de fato a unica coisa na qual este carro peca e na mascada os r$ 325 mil nao fazem sentido para a maior parte dos entusiastas no mundo nos eua o tts tambem custa quase o dobro que o gti o que acaba deixando o tts numa posiçao mais de carro para excentricos mas claro estas sao reflexoes que faço aqui sentado na redaçao e recebendo um bronzeado do monitor porque no dia foi puro capacete ao vento andei o maximo que pude me diverti a beça nao apenas com o tts mas com todas as companhias que tive em pista vi as explosoes do anti lag do evo ix na minha cara fui engolido pelo radical sr3 e seu ronco eletrizante de hayabusa namorei longamente o porsche gt3 rs o meu carro moderno favorito e era isso o que importava fui um dos primeiros a chegar e um dos ultimos a sair e assim o flatout deixou sua pequenina marca nos mais de 10 anos de historia do oktane track day galeria e tempos
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