A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Old Stock: os Opalas de Stock Car vão voltar às pistas!

Imagine a seguinte cena: você está na arquibancada da reta dos boxes de Interlagos, diante de dezenas de Opala cupê dos anos 1970, esperando a luz verde para sentar a bota e fazer todos aqueles seis-canecos roncarem alto. Imaginou? Agora vem a boa notícia: você não precisa voltar no tempo para ver isso acontecer, pois esse será o grid da nova categoria do automobilismo nacional, a Old Stock.

Idealizada pelo piloto Paulo Gomes, a categoria foi anunciada no começo desta semana no Velocult e, como o nome sugere, ela pretende recuperar o espírito da velha stock car brasileira, que era disputada por carros de verdade encontrados em qualquer concessionária Chevrolet da época. A Stock Car nasceu em 1977 e, com o apoio da General Motors, teve sua temporada inaugural realizada em 1979. A primeira corrida foi disputada em terras gaúchas, no famoso autódromo de Tarumã em 22 de abril daquele ano.

Como o objetivo é recriar o ambiente da stock em seu primeiro ano, serão aceitos apenas Opalas cupê produzidos entre 1975 e 1979, mas não é preciso ser um stock original da época — qualquer Opala destes anos pode participar. A principal diferença na Old Stock, é que os carros serão ligeiramente modernizados, com freios, gaiolas e cintos modernos, assim como a adoção de ignição digital da MSD, além da instalação de dianteira e traseira de fibra de vidro (veja o regulamento técnico neste link).

1383975_351943371616185_1601899196_n

Recriação do carro usado por Paulo Gomes na Stock

A Old Stock terá um campeonato nacional inicialmente formado por seis corridas, algo que ajuda a manter o custo de participação baixo. Quatro delas serão em São Paulo e as outras duas ainda serão definidas pelos organizadores. Segundo informou o piloto e idealizador Paulo Gomes ao blog do parceiro Flavio Gomes, cada carro custará cerca de R$ 50 mil e o custo por corrida gira em torno de R$ 5.000, e 12 carros já estão prontos. Você pode (e deve) acompanhar as novidades pelo site oficial da categoria ou pela fanpage no Facebook

 

Nosso editor-chefe, Juliano Barata, esteve no Velocult com sua câmera e trouxe uma bela galeria com os carros da exposição, que vai até o próximo dia 29 de março no Conjunto Nacional, em São Paulo. Você consegue identificar os carros das fotos?

Matérias relacionadas

Gordon Murray depois do McLaren F1: como superar uma lenda?

Marco Antônio Oliveira

As melhores edições especiais inspiradas pela Fórmula 1 – parte 1

Dalmo Hernandes

Wörthersee 2015: os conceitos do Golf que a Volkswagen preparou para o evento

Dalmo Hernandes