quem esteve presente na regiao do autodromo de interlagos no dia 18 de dezembro foi agraciado com uma trilha sonora mecanica bastante conhecida entre os brasileiros o berro rouco e anasalado do seis cilindros de 4 1 litros do opala na verdade tres deles se e verdade que este ronco nao estava exatamente extinto dos autodromos afinal os opalas continuam debulhando em provas de arrancada e fazem apariçoes ocasionais em provas de campeonatos regionais desta vez a cantoria tinha um proposito especial a primeira bateria de testes da old stock categoria exclusiva para opalas que trara de volta o espirito da origem da stock car nascida em 1979 [youtube id= crta7ol83bm width= 620 height= 349 ] participaram da sessao de treinos os pilotos paulo solariz carro 79 2 10 653 grego lemonias carro 18 1 59 126 jose roberto ze bala oliveira carro 59 2 03 758 e artur bragantini que cravou o melhor tempo do dia com 1 56 831 a pista marcava temperatura media de 53ºc temperatura ambiente de 32ºc o piloto paulo gomes foto de abertura um dos idealizadores da categoria acompanhou de perto o shakedown e o processo de acerto dos motores e do conjunto dinamico wilsinho fittipaldi tambem marcou presença antes de falarmos sobre o calendario carros e custos que tal ver e ouvir um pouco os opalas que treinaram aumente o volume [youtube id= etyte u2d2o width= 620 height= 349 ] [youtube id= 3nh1vvudboc width= 620 height= 349 ] [youtube id= cpuathuvyto width= 620 height= 349 ] [youtube id= b8eo8me0ryc width= 620 height= 349 ] [youtube id= ud4p vwvzq width= 620 height= 349 ] os carros [gallery link= file ids= 33187 33188 33189 ] o regulamento da old stock preve uma serie de limitaçoes nos carros para evitar que o custo de preparaçao e manutençao nao fique astronomico que os carros fiquem mais equalizados e que haja uma certa coerencia historica na dinamica dos veiculos por esta razao todos calçarao pneus convencionais de rua pirelli phantom na medida 205/55 r16 com rodas do honda new civic 16x7 a escolha se deu pelo fato de serem peças novas com custo razoavel e dimensoes compativeis em termos de backspacing o sistema de freios combina discos frisados da fremax com pinças e pastilhas da brasileira sigma seis pistoes na dianteira e quatro na traseira ; permitindo a retirada do hidrovacuo o uso de tomadas de ar para ventilaçao e valvulas equalizadoras na suspensao o sistema e basicamente original em seu projeto ou seja nada de uniballs ou alteraçao dos pontos de fixaçao apenas com alteraçoes nas cargas de molas e amortecedores serao usadas molas de ate 700 libras na dianteira altura minima de 23 cm e de ate 250 libras na traseira altura minima de 27 cm com amortecedores bilstein com cargas de entre 250 e 700 libras na frente e de 100 a 300 libras atras buchas poderao ser de pu da impacto ou de borracha originais da gm barras estabilizadoras mangas de eixo devem ser seguir as dimensoes e projetos originais ate a atual versao o regulamento aparenta deixar uma brecha para trabalhos nas bandejas para ganho de caster e cambagem a gaiola e os sistemas de segurança tubulaçoes e dutos chave geral extintores cintos e bancos acompanham as tipicas definiçoes dos regulamentos das categorias de turismo nacionais pautadas pelo anexo j da fia; exceto a obrigatoriedade do uso do tanque de combustivel original do opala 1989 1990 de 85 litros acompanhado obrigatoriamente de catch tank e bujao de escoamento e os motores cada equipe pode usar o seu proprio preparador nota o trio testado em 18/12/14 foi preparado pela tradicional luizao racing de luiz pilon todos devem usar etanol sempre com o bloco 4 1 de opala e silverado que pode ser rebaixado na parte superior e ser aberto para ate 0 060 de sobremedida de pistoes que devem ser de cabeça plana; acompanhados de bielas originais de opala ou silverado 5 7 ou 6 o virabrequim e o volante devem ser os originais a unica modificaçao interna permitida e o balanceamento ou seja nem o alivio do volante foi liberado cabeçote apenas o original do opala seis cilindros nada de sissel ou de qualquer outra opçao exotica e/ou moderna com rebaixamento permitido para ganho de taxa maxima de 12 1 bem como equalizaçao de cinco das seis camaras trabalho de ate cinco angulos nas valvulas e uso de molas travas e pratos de alta performance estao proibidos o uso de o ring alteraçao no formato das camaras trabalho nos dutos mudanças nas valvulas em relaçao ao projeto exceto angulos ou dimensoes e o uso de sistemas roletados nos balanceiros e tuchos o comando de valvulas em teoria deve ser o mesmo para todos os carros iskenderian 278 com lobe center de 109 mas o part number nao esta descrito no regulamento o que abre brechas para custom orders com mais levante por exemplo o coletor de escape e de livre escolha apenas o aço inox e vedado e o de admissao foi padronizado santilli modelo old stock race mas o regulamento nao menciona se ha restriçoes para retrabalhos os carburadores devem ser weber 44 idf empi ou spa com borboletas de 44 mm e trabalhos internos limitados estao permitidas algumas mudanças basicas no sistema de lubrificaçao como o uso de defletores windage tray e respiros e modificaçoes no carter e bomba originais para aumento de capacidade e pressao mas sistema de carter seco ou bombas externas estao fora de questao o sistema de igniçao sera o famoso kit basico msd com a opçao de se usar o distribuidor original com velas e cabos liberados transmissao clark cl2215a de cinco marchas caixa conhecida das caminhonetes c20 e f1000 apenas com a seguinte relaçao 1ª 3 91 1 / 2ª 2 27 1 / 3ª 1 43 1 / 4ª 1 1 / 5ª 0 83 1 diferencial dana 30 do opala quatro cilindros com relaçao de 3 54 1 e sistema aberto ou seja nada de autoblocante [youtube id= mhotqhzuqvu width= 620 height= 349 ] as carrocerias precisarao ser do modelo cupe de entre 1975 e 1979 modelos posteriores poderao ser usados mas precisarao ser equalizados esteticamente com toda a lataria original exceto o front end capo para choque e para lamas dianteiros que e uma peça inteiriça de fibra de vidro fornecida pela tc pinturas especiais nada de spoilers nada de saias nada de aerofolios a preparaçao e a mesma de qualquer carro de corrida remoçao completa de todos os acabamentos incluindo frisos e o painel e material termoacustico eliminaçao dos bancos e forraçoes originais etc todos os vidros exceto o para brisa obrigatorio o uso da peça laminada sao substituidos por peças de policarbonato e os dianteiros podem ser removidos adotando redes de segurança os para lamas poderao ser rebatidos apenas internamente mas como ha limitaçao de bitolas por regulamento 1 420 mm na frente e 1 398 mm atras nao haveria vantagem em alarga los o peso total do veiculo incluido o piloto e todos os seus equipamentos bem como todos os fluidos do automovel nao podera ser mais baixo do que 1 200 kg de acordo com a assessoria da categoria o custo final de preparaçao de cada carro fica na casa dos r$ 65 mil a inscriçao de cada etapa sai por r$ 8 mil lembrando que e possivel ter dois pilotos por carro ja que sao disputadas duas baterias os opalas poderao ser construidos alugados ou comprados desde que se enquadrem no regulamento tecnico da old stock race calendario das etapas em 2015 serao disputadas oito etapas cada uma e composta de duas baterias tres delas em interlagos e provavel que boa parte destas corridas acompanhem campeonatos regionais de acordo com a assessoria da categoria a vicar organizadora da stock car estuda uma parceria mas ainda nao ha nada concreto ate este momento ha quinze opalas prontos ou sendo preparados para esta temporada 29/03/2015 brasilia df 10/05/2015 curitiba pr 07/06/2015 londrina pr 12/07/2015 interlagos sp 30/08/2015 cascavel pr 06/09/2015 interlagos sp 15/11/2015 taruma ou curitiba rs/pr 06/12/2015 interlagos sp os fas mais tradicionais da stock car reclamam da ausencia de guapore goiania e da possibilidade de taruma ficar fora do calendario local onde foi disputada a primeira prova da stock car em abril de 1979 por outro lado vale lembrar que este e o primeiro ano da categoria e que e bastante provavel que estas etapas historicamente importantes sejam incluidas no futuro ate o momento nao esta fechada a transmissao da categoria por tv ficamos felizes por ver a categoria se concretizando e estamos curiosos para testemunhar todos estes opalas juntos novamente disputando espaço nas retas freadas e curvas assim que tivermos algum video on board nas maquinas compartilharemos aqui no flatout acompanhe as ultimas novidades da old stock race em sua fanpage do facebook [ fotos victor nauff mara carreira multifaces social media caio oliveira tanio marcos ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.