james garner que morreu em 2014 aos 86 anos de idade e mais conhecido por ser o astro de grand prix o filme de 1966 dirigido por john frankenheimer ate hoje e considerado um dos que representam de forma mais realista o circo da formula 1 contracenando com pilotos profissionais do calibre de jack brabham dan gurney e graham hill james garner foi o protagonista pete aron e dedicou se de forma integral ao papel ele levou a serio as aulas de pilotagem e demonstrou muito talento durante as gravaçoes dispensando dubles em boa parte das cenas e recebendo elogios daqueles que ganhavam a vida acelerando carros de corrida ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o envolvimento de james garner com o automobilismo nao se limitou a pilotar monopostos no cinema depois do filme em 1967 ele se tornou socio de uma equipe chamada american international racing air que disputou provas de longa duraçao na europa e nos eua ate 1969 incluindo as 24 horas de le mans as 24 horas de daytona e as 12 horas de sebring e na virada dos anos 70 garner competiu em provas de off road com um dos carros de rali mais curiosos ja feitos ou melhor dois https //www youtube com/watch v=5rildsjel_4 james garner começou a disputar provas de resistencia off road ja em 1968 nao foi exatamente uma opçao dele a questao e que sendo um astro de hollywood garner precisava ter um seguro de vida como uma garantia de que caso algo lhe acontecesse e ele nao pudesse concluir as gravaçoes a produtora receberia uma compensaçao em dinheiro por razoes obvias as seguradoras nao gostavam muito da ideia de emitir uma apolice de seguro a um ator que pilotava carros de corrida em provas da scca e da fia como nao podia abrir mao do seguro james garner decidiu participar de categorias menos perigosas a primeira prova off road que ele disputou foi a stardust 7 11 corrida criada pela national off road association norra em um percurso fora de estada de 711 milhas 1 144 km para carros e motos garner conduziu um buggy myers manx com motor porsche e gostou da brincadeira inscrevendo se para a baja 1000 mexico daquele ano um dos rally raids mais importantes do planeta com um ford bronco sua participaçao foi registrada no documentario the racing scene lançado em 1970 https //www youtube com/watch v=ldiqoezpr0y nao ha muitas informaçoes precisas a respeito mas acredita se que foi a partir de 1969 que james garner começou a disputar regularmente ediçoes da baja 500 e da baja 1000 com um carro inesperado nao era um buggy nem uma picape e muito menos um jipe era o oldsmobile cutlass o primeiro olds usado por garner em 1969 era patrocinado pela goodyear e por isto ficou conhecido como goodyear grabber james garner procurou o projetista vic hickey especializado em veiculos 4x4 para provas fora de estrada para construir um chassi com traçao nas quatro rodas sob medida para a carroceria de um oldsmobile 442 o carro era movido por um v8 general motors 350 5 7 litros todo feito de aluminio que nao durou muito tempo sendo logo substituido por um motor de 410 pol³ 6 7 litros montado pelo hot rodder dale smith capaz de entregar 500 cv o oldsmobile foi usado por garner por quatro anos entre 1969 e 1972 em pelo menos cinco competiçoes incluindo a baja 1000 mexico james garner era conhecido por ser um cara bastante acessivel comportando se como so mais um dos pilotos quando estava competindo apesar disto ele era um cara bem conhecido e ajudou a aumentar consideravelmente a popularidade das corridas off road no periodo garner trocou de carro em 1973 a diferença e que o novo carro batizado banshee nao era exatamente um oldsmobile embora seja ate hoje chamado assim novamente o chassi do carro foi construido por vic hickey mas a carroceria era uma criaçao de fibra de vidro feita por george barris o famoso construtor de carros para a tv e o cinema incluindo o primeiro batmovel inspirada pelo cutlass 442 a dianteira era muito parecida mas o entre eixos era bem mais curto e as caixas de roda eram verdadeiros arrombos na carroceria que era feita sob medida nao havia portas era preciso entrar pela janela e so uma pessoa cabia la dentro porque o motor ficava absurdamente recuado praticamente dentro do habitaculo ocupando o lugar que geralmente e reservado para o navegador nos carros de rali era um v8 oldsmobile 455 tambem montado por dale smith acoplado a uma transmissao th400 de tres marchas a peça vermelha em cima do calombo e um filtro de ar o motivo segundo george barris o principal beneficio era o equilibrio na distribuiçao de massas posicionado proximo ao centro do carro e ao lado do piloto o motor ajudaria a manter o carro estavel ao decolar em uma rampa por exemplo james garner competiu com o banshee por pouco tempo o entre eixos era curto demais e por isto o olds era quase incontrolavel conta se que garner capotou pelo menos cinco vezes com ele apenas na primeira sessao de treinos por sorte a estrutura tubular trazia uma gaiola de proteçao integrada e a carroceria de fibra de vidro era facil de ser reparada era so levar o carro de volta a george barris ainda nos anos 1970 james garner se viu forçado a abandonar as provas de off road tambem era impossivel dedicar se ao automobilismo como queria e ao mesmo tempo seguir atuando no mesmo ritmo os dois carros sobreviveram ambos foram vendidos no fim dos anos 1970 o primeiro o goodyear grabber passou 34 anos desaparecido e so emergiu em 2008 quando um entusiasta americano chamado ron johnson topou com um olds off road anunciado no site de classificados hemmings ele so se deu conta de que aquele era o carro de garner depois que o veiculo chegou em sua oficina e imediatamente deu inicio a um processo de restauraçao https //www youtube com/watch v=k4d8ab_9s0a ja o banshee foi comprado por um homem chamado ray swift que era piloto de rali e disputou provas com o olds por decadas hoje o banshee esta sob os cuidados de seu filho e tambem foi totalmente restaurado ha alguns anos com direito a troca do motor original por um v8 ls3 moderno com injeçao eletronica o carro participa de eventos historicos e recentemente apareceu no programa de jay leno no youtube https //www youtube com/watch &v=umfdnrolrdg
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