o ronco ardido grave e rouco do v8 de virabrequim de plano cruzado e uma assinatura sonora que esta presente no dna da amg desde 1971 quando o colossal seda mercedes benz 300sel red sow conheça sua historia aqui equipado com um oito cilindros aspirado de 6 8 litros e 428 cv conquistou o segundo lugar nas 24 horas de spa francorchamps deixando 59 rivais menores e mais leves como ford capri alfa romeo gtam e bmw 3 0 cs para tras e sem entender nada foi a primeira corrida deste carro e a primeira grande conquista da preparadora fundada quatro anos antes pelos engenheiros hans werner aufrecht e erhard melcher ao avançar quarenta e quatro anos na historia num primeiro olhar nada sobra em comum entre este full size race car ai de cima e o amg gt s abaixo ao menos ate voce apertar o botao engine start e ser respondido pelo rosnado do despertar do v8 biturbo 4 0 conhecido pelo codigo interno m178 a fruta nao cai longe da arvore como seu distante bisavo seu numeros sao superlativos como se espera de um esportivo de sua categoria 510 cv a 6 250 rpm 66 1 mkgf de torque entregues ja desde 1 750 rpm e que se estica em uma mesa plana ate os 4 750 rpm zero a 100 km/h em 3 7 segundos maxima de 310 km/h mas existe bem mais em comum entre eles do que uma assinatura sonora do v8 mesmo com todos os avanços tecnologicos que permitiram enormes melhorias nos processos de fabricaçao materiais desenhos de projetos testes de modelos teoricos e leituras e analises de prototipos um motor de extrema performance precisa de mao de obra da mais alta qualificaçao para ser montado seja na decada de 1970 seja hoje em dia uma camiseta pode ser fabricada em processo automatizado mas um terno confeccionado na savile row a rua de londres conhecida por reunir alguns dos melhores alfaiates do mundo necessita de um artesao experiente e detalhista para fazer um trabalho sob medida impecavel e exatamente isso que separa um motor de linha de produçao convencional de um taylor made a comparaçao com o alfaiate nao e nada exagerada a montagem de cada motor da mercedes amg a tripla checagem por scanner das tolerancias de cada componente o torque de cada parafuso a instalaçao de cada anel bronzina e retentor e trabalho de um e somente um profissional e a filosofia one man one engine que mantem acesa uma das tradiçoes mais antigas e essenciais dos carros de corrida e performance o craftsmanship a arte do trabalho manual especializado essencial para o desempenho e a longevidade do conjunto mecanico o trabalho destes engenheiros inteiramente dedicados e altamente equipados uma montagem possui 23 etapas e pode levar ate seis horas e coroado pela instalaçao de uma plaqueta assinada na cobertura do motor nao sao poucos os proprietarios entusiastas que participam de foruns em todo o mundo compartilhando fotos destes plaquetas e buscando a identidade e a historia do artista responsavel pelo motor de seu carro como o engenheiro darius garbas que aparece no detalhe da galeria abaixo e de quebra fazendo amizades com outros donos de amg que compartilham o mesmo pai do conjunto motriz por sinal um dos pedidos mais comuns que o amg private lounge comunidade on line formada entre a fabrica e os proprietarios de amg que tambem organiza eventos em todo o mundo recebe e justamente a identificaçao destes profissionais ja que nem todas as assinaturas sao perfeitamente legiveis e os modelos pre 2004 nao tinham esta plaqueta apesar da filosofia ja existir florian brader frank siewert dominik baier robert feiler erol cenk ozan issiz joachim schmidt thomas griese markus jaudes andreas unkauf burkhard kruger christoph glania sivadas inthrathas rijad handanovic timo brill tobias liesch peter gerlach almir dzuzdanovic mathius lutz matthias wollner sao mais de 60 engenheiros artesaos na seçao de montagem de motores da fabrica da amg localizada em affalterbach onde ha um painel que nao apenas os identifica como tambem exibe a filosofia do trabalho leidenschaft leistung und verantwortung algo como paixao performance e responsabilidade e nao pense que sao apenas homens jacqueline ayasse e uma das cinco mulheres que trabalham na planta de affalterbach ser um dos tecnicos responsaveis pela montagem dos motores amg e a coroaçao de um longo processo de formaçao tecnica e de muito suor dedicado a outras areas da fabrica a foto abaixo mostra o suporte movel no qual os engenheiros montam os motores eles buscam as peças necessarias como se fosse uma especie de supermercado selecionando as cuidadosamente de acordo com as tolerancias aferidas de cada conjunto cada peça e aferida individualmente pelo sistema amg trace que nao apenas cataloga cada unidade como tambem faz o cruzamento com as proprias ferramentas os parafusos que prendem um cabeçote ao bloco por exemplo precisam ser torqueados em uma sequencia especifica demonstradas num monitor que fica proximo ao engenheiro no caso de haver algum problema a tela identifica o componente mal ajustado no mesmo instante as proprias ferramentas sao monitoradas pelo amg trace no caso de uma delas apresentar falha funcional com certa constancia e imediatamente substituida ou recalibrada alem de procurar saber mais sobre os engenheiros de seus motores outra pratica entre os entusiastas de amg sao as saborosas historias hipoteticas sobre temperos extras que alguns deles poderiam ter colocado no motor de seu carro pois muitos destes tecnicos possuem carreira na area de competiçao no meio destes mitos ao menos um e verdade michael schumacher e nico rosberg realmente montaram um v8 5 5 biturbo na fabrica de affalterbach em julho de 2012 acompanhados de um dos engenheiros da amg e a plaqueta deste motor foi assinada pelos tres [youtube id= rpangngrshs width= 620 height= 349 ] depois da montagem do motor ele e submetido a ao menos dois testes um de pressao para procura de possiveis vazamentos e um que a amg chama de teste frio no qual o motor trabalha em rotaçao lenta em uma bancada de testes ele nao e ligado os componentes internos funcionam de forma passiva movidos por uma conexao externa ao volante do motor este teste e suficiente para detectar o funcionamento da parte eletrica e eletronica hidraulica e balanceamento considerando todo o rigor nas etapas de montagem nao e de surpreender que um motor nunca foi reprovado nesta etapa ainda assim periodicamente algumas unidades sao selecionadas para um teste funcional em um sofisticado dinamometro cujo valor passa dos dois milhoes de euros a amg possui dois deles no video abaixo e na foto acima podemos ve lo em funcionamento com o m178 codigo que identifica o v8 4 0 biturbo do amg gt note os dois turbos borgwarner incandescentes capazes de gerar ate 1 3 bar de pressao e que ficam instalados entre as bancadas de cilindros de acordo com christian enderle diretor de motores e powertrain da amg esta soluçao de design possibilitou que o conjunto resultante ficasse 88 mm mais curto que o antigo motor 6 3 aspirado [youtube id= dbwp_yp2vbm width= 620 height= 349 ] nas imagens do video temos thomas ramsteiner gerente de desenvolvimento dos motores v8 da mercedes amg e jochen schmid gerente de design e desenvolvimento dos componentes mecanicos da mercedes amg nesta sala mais de 200 sensores termicos e mais de 100 sensores de pressao monitoram as camaras de combustao os cabeçotes as turbinas o sistema de escape e os circuitos de lubrificaçao e de arrefecimento alem da capacidade de aferir o trabalho do motor em diversos mapas de aceleraçao um dinamometro convencional so consegue aferir aceleraçao plena a amg consegue controlar as temperaturas do liquido de arrefecimento e do oleo de forma independente podendo criar ambientes bastante limitrofes para testar o motor que dependendo do teste pode funcionar por ate 1 500 horas sem parar depois do teste funcional o motor e desmontado e cada componente e analisado individualmente especialmente aneis bronzinas roletes e mancais a montagem artesanal do v8 m178 do amg gt faz um contraste curioso com todas as tecnologias que ele oferece alem do exotico posicionamento das turbinas que giram a ate 186 mil rpm e em consequencia dos intercoolers ar liquido que mostramos nas imagens acima ele traz sistema de lubrificaçao do tipo carter seco com isso o motor pode ficar 55 mm mais baixo as bombas que ficam sob o carter possuem fluxo de ate 250 litros por minuto que pode ser visto na foto abaixo a esquerda seus cabeçotes sao de uma liga de aluminio refinado com zirconio com quatro valvulas por cilindro comando duplamente variavel e injeçao direta piezo bosch com pressao de linha de ate 2 900 psi e capacidade para ate cinco injeçoes por ciclo de combustao o bloco apresenta angulo entre as bancadas de 90 graus e os cilindros com pressao operacional de ate 130 bar apresentam um tratamento de reduçao de atrito batizado pela amg de nanoslide deposiçao em alta temperatura de uma trama de aço carbono em escala molecular o m178 apresenta deslocamento total de 3 982 cc com 83 mm de diametro e 92 mm de curso em cada um dos cilindros mesma proporçao de deslocamento dos motores quatro cilindros turbinados de 360 cv que equipam os a45 cla45 e gla45 amg uma pegadinha interessante note na foto acima a direita que a tampa do motor na verdade nao cobre o bloco mas sim o sistema de intercoolers das turbinas na fotografia abaixo fica claro que o motor esta em posiçao central dianteira totalmente atras do eixo frontal o que combinado a transmissao do tipo transeixo resultou numa distribuiçao de peso digna de um carro de corrida 47 por cento sobre o eixo dianteiro e 53 sobre o traseiro mas melhor do que ler os 510 cv a 6 250 rpm com corte de giro a 7 200 rpm e os 66 1 mkgf de torque entre 1 750 e 4 750 rpm e ver e ouvir o m178 em açao no amg gt s aumente o volume pra valer e deguste o resultado do trabalho destes engenheiros artesaos [youtube id= 81l1bppu0ji width= 620 height= 349 ] [youtube id= smnzmp57fqa width= 620 height= 349 ]
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