pergunta na historia do automovel quantas vezes carros urbanos de dois lugares deram certo nao precisa forçar a cabeça para nao dar enxaqueca eu respondo para voce nenhuma nunca nem uma vez sequer se voce gritou smart errou o carrinho alemao teve um modico sucesso como acessorio de moda mas se voce olhar em volta vera que so existem usados tambem foi um beco sem saida que serviu apenas para filmes americanos terem algo engraçado para seus personagens alugarem quando vao a europa ta existem alguns sucessos temporarios bem especificos os cyclecars dos anos 1910/1920 e os bubble cars o maior exemplo deles o isetta dos anos 1950 foram fenomenos parecidos quando a populaçao estava realmente pobre e nao existia legislaçao podia se fazer automoveis pequenos com mecanica de motocicleta bem barato e alguns fizeram com algum sucesso mas apenas temporario seus compradores compravam carros de verdade assim que podiam e logo os fabricantes maiores fizeram carros de verdade para combate los os mais famosos vindo da mesma casa o austin seven e o mini com quatro cilindros e lugar para quatro pessoas ainda que fossem quatro pessoas bem pequenininhas no seven simplesmente acabaram com as traquitanas em segundos o que mostra o primeiro problema dos tais carros urbanos de dois lugares como provou a austin em 1927 e 1959 fazer um carro de quatro lugares nao e assim tao mais caro que um de dois tudo que e realmente de algum valor ja esta no carro de dois lugares um motor e transmissao quatro rodas e suspensoes e freios para elas direçao uma carroceria apenas a carroceria e um pouco maior no carro de quatro lugares algo que na realidade dos custos empresariais nao faz la muita diferença pode se dizer que o mini moderno matou o smart como acessorio de moda assim como mini original matou a isetta como meio de transporte de familias com pouca grana o preço era parecido mas diz o engenheiro fa incondicional do carro urbano de dois lugares isso e algo ilogico no mundo real 90% das pessoas 90% do tempo andam sozinhas em seu carro ou so com um passageiro logicamente ela podia economizar com um carro mais otimizado pare esta funçao de transporte um carro menor feito para apenas e tao somente duas pessoas pode ter motor menor e mais eficiente ser mais economico estacionar mais facil o carro urbano e mais logico e inteligente diz ele o primeiro erro aqui e qualitativo algo incompreensivel para o engenheiro o 10% das vezes que ando com a familia no meu carro sao um dos motivos porque compramos carro mas na verdade o mais importante aqui e grande paradoxo automovel nao e comprado como transporte pessoal ele faz essa funçao sim e a maioria das pessoas justifica sua compra para si e a sociedade assim mas nao e compra se automovel pela promessa de liberdade pela promessa de possibilidades ampliadas na vida viajar carregar amigos e familia sair para almoçar longe acordar no domingo e ir ate outro estado almoçar na casa da tia ir pescar naquele rio a 100 km com um par de colegas levar a familia tomar sorvete na praça domingo a noite sair na balada com a galera uhu and all that stuff por isso compramos carros nao para ficar 2h por dia presos no transito indo trabalhar ainda que isso seja melhor que as opçoes se carro fosse comprado como soluçao de transporte o tal urbano seria um sucesso mas nao e carros esporte e picapes tambem tem apenas dois lugares mas sao muito mais comuns que isettas e smarts porque prometem mais coisas para seus donos mais possibilidades; carregar coisas em fazendas casas de campo e praia na picape e andar mais rapido que carros normais no carro esporte nao importa que ninguem realmente faça essas coisas que o picapeiro passe a vida no transito da cidade a promessa e/ou a imagem bastam nos compramos promessas a possibilidade de fazer coisas com nossos carros fazendo ou nao essas coisas o automovel e vendido mesmo assim o sucesso do suv o mais ilogico de todos os veiculos urbanos prova isso; no off road brasileiro fuscas sao mais comuns que suv nos estacionamentos urbanos o inverso e verdade a promessa da capacidade ampliada do suv de poder ir ate o mato se quiser e o que basta voce pode se revoltar com isso se quiser; eu prefiro enxergar como uma prova da extensao de nos mesmos que o automovel particular representa a maioria das pessoas esta feliz com a turba e seus suv voce esta feliz com seu chevette 1983 meio podrinho mas bom de andar ou sua audi rs4 novinha nao ha decisao errada; so personalidades refletidas em escolhas e ninguem escolhe transporte ta a nao ser dono de cobalt mas voces entenderam va mas o engenheiro incapaz de viver fora do universo logico de sua planilha excel ainda assim teima em tentar mais e mais urbanos mundo afora sempre sem sucesso eles sempre vao existir assim como existe gente que acha que o advento de um taxi que pode ser chamado pelo celular vai acabar com o automovel particular e se voce nao esta convencido que e uma ideia persistente montamos hoje uma lista de apenas alguns criados aqui no brasil no tema nao sao poucos como voces podem ver romi isetta 1956 todo mundo conhece a famosa melancia do engenheiro italiano ermenegildo preti um carro extremamente original e bem projetado aqui o primeiro carro nacional que apareceu antes da perua dkw na historia oficial do geia de seu tamanho incrivelmente pequeno a sua porta dianteira que basculava a direçao o isetta e realmente um carrinho diferente de todo o resto depois do fracasso de vendas na italia foi produzido sob licença na alemanha pela bmw e no brasil pela romi apenas outros fabricantes como a velam francesa pagavam apenas uma taxa para usar as patentes da iso mas o carro era diferente o isetta porem nunca foi sucesso de vendas; e apenas uma curiosidade no grande esquema das coisas como a maioria dos urbanos ainda que seja um carrinho sensacional olhando de perto aruanda 1963 o aruanda nunca chegou a ser produzido mas e extremamente famoso e influente seu criador ari antonio da rocha era em 1963 um estudante de arquitetura na usp e nao um engenheiro como se espera em coisas assim era tambem um estagiario na vemag o que o colocou em contato com o mundo do automovel descreveu assim o aruanda o saudoso jose rezende mahar …tinha espaço para ate tres ocupantes para brisa panoramico espaço para carga na parte traseira bancos deslocaveis volante regulavel ventilaçao controlada portas de abertura deslizante painel acolchoado anel de proteçao peso estimado em 330 kg e dimensoes reduzidas 2 40 x 1 70 x 1 40 metro devia usar um motor bicilindrico de fiat 500 com 25cv e chegar a 100 km/h o carrinho ganhou o premio lucio meira no salao do automovel de sao paulo em 1964 ari ganhou convite da fissore que trabalhava num carro para a vemag para criar um prototipo na italia o carro e mostrado no salao de turim de 1965 no qual foi premiado pela proposta mais inovadora alem de ter saido na capa na influente revista il carrozziere italiano uma grande vitrine de nossa nascente industria la fora acaba somente nisso mesmo todas as tentativas de produzi lo em serie acabando em nada mini puma 1974 a crise do petroleo de 1973 e um novo impulso para as ideias de carro urbano popular e economico no brasil milton masteguin uma das grandes forças da puma ate seu fim e entao o maior fabricante nacional de carros esportivos apostou no genero com o ambicioso e arrojado projeto do mini puma mostrado no salao de sao paulo de 1974 o desenho era agradavel bonito atemporal ate no projeto inicial o motor viria de uma parceria com a daf holandesa um bicilindrico oposto boxer de 760 cm³ e 30 cv o que o levaria ate 120 km/h mas o projeto carecia de incentivo oficial do governo que por fim nao apareceu uma grande chance de uma industria local nativa que foi desperdiçado gurgel itaipu e 400 1974 joao augusto do amaral gurgel era o estereotipo do engenheiro independente como tal nao se importava com opiniao de outros e praticas estabelecidas acreditava apenas em sua capacidade que nao era pouca; por mais que se repudie algumas de suas criaçoes fazer o que ele fez neste pais e de se admirar duas coisas que gurgel adorava a logica perfeita do carro urbano de dois lugares e o carro eletrico juntou estas duas paixoes na outra estrela do salao de 1974 o primeiro itaipu eletrico itaipu claro era um nome genial alem de brasileiro da gema evocava imediatamente de onde viria a energia que usaria a famosa hidroeletrica homonima mas ao juntar as dificuldades de venda de um urbano com as dificuldades perenes dos eletricos o carro infelizmente nao passou de um prototipo mas gurgel como sabemos era teimoso nao desistiu nem de eletrico nem de urbanos dacon 828 1981 se urbanos brasileiros tiveram alguma chance de dar certo foi com esta incrivelmente original criaçao do indefectivel anisio campos trabalhando para paulo goulart da dacon a dacon sabemos representava a porsche; goulart conhecia automoveis especiais e seus clientes exigentes o 828 portanto era um urbano diferente feito para gente com dinheiro e com mais um carro de seu estabulo era quase o carro esporte dos urbanos era um carrinho de otimo desempenho acabamento primoroso e exclusividade impulsionada pelo alto preço a mecanica era vw 1600 original mas varios clientes apelavam para preparaçoes diversas nelson piquet famosamente aterrorizava sao paulo com seu 828 com um motor a ar de 2 1 litros foram produzidos apenas 48 veiculos mas abriu caminho para outras investidas da dacon no nicho que veremos mais adiante economini 1982 a segunda crise do petroleo bateu forte no brasil ao inicio dos anos 1980 fazendo uma nova onda de carros urbanos aparecerem novamente feito baratas saindo dos bueiros a mais engraçada delas com certeza foi o economini gaucho criado por claudio roberto maruggi usando componentes da moto lambretta inclusive o motor monocilindrico dois tempos de 175 cm3 e 8 75 cv o carro tinha inclusive rodas de lambretta de dez polegadas infelizmente nao deu certo imagine um monte dessas coisinhas de 2 23 m de comprimento e 1 44 m de altura rodando por ai seria no minimo um mundo mais engraçado fibron 275 1982 outra tentativa impulsionada pela crise do petroleo o fibron de belo horizonte e um dos mais feios e descojuntados desenhos de carroceria ja colocados a venda aqui no brasil usava mecanica vw 1600 refrigerado a ar embora a empresa dissesse que estava fazendo bicilindricos derivados deles existiu tambem uma versao eletrica chamada fibron shock que nao causa choque nenhum foi criado com financiamento da finep orgao do ministerio de ciencia e tecnologia com tecnologia desenvolvida pela ufmg obviamente foi um fracasso retumbante gurgel xef 1982 o sucesso do 828 fez gurgel criar a sua versao de urbano como terceiro ou quarto carro mas como gurgel nao era nunca esportivo este seria mais voltado para o luxo um carro urbano para executivos tinha um nome que evocava isso xef se falava do mesmo jeito que chefe joao gurgel pegou um dos primeiros prototipos para seu uso dando mais peso no nome de carro do chefe sua mais interessante caracteristica era o fato de ter tres lugares todos na mesma e unica fileira de bancos foi um relativo sucesso com algo em torno de 200 unidade vendidas emis art 1986 a emis e uma industria carioca que tem suas origens na fabricaçao dos triciclos de paulo renha mas ficou famosa mesmo por seus buggy emis excepcionalmente bem projetados e de picapes fusca de fibra de vidro mas o art nao nasceu na emis o pequeno veiculo foi projetado por alfredo veiga que construiu 13 unidades em sua empresa orto design mas acaba por vender o projeto para a industria de buggy o carrinho era bem original em seu uso de varias peças de carros de serie como o para brisa de chevette e vendeu relativamente bem 161 unidades tinha como grande vantagem o baixo peso 730 kg o que o fazia bem rapido mesmo usando a onipresente mecanica vw 1600 arrefecida a ar e um chassi espinha dorsal proprio depois foi produzido no sul com o nome emisul minor pag nick 1988 em 1984 paulo goulart da dacon cria uma marca separada para seus carros especiais a pag teoricamente projects d’avant garde um rip off claro da tag que financiava motores porsche na f1 entao mas tambem era facil notar que pag eram as iniciais do nome de seu dono o nick era um carro na veia do anterior 828 e criado tambem por anisio mas e uma ideia genial usar de base uma vw saveiro encurtava se entre eixos e os balanços dianteiro e traseiro eram reduzidos com peças de fibra fazendo acabamento o porta malas atras criado se fechando o que sobrou da caçamba a cabine da saveiro era mantida intacta opçoes de motores originais e preparados existiam claro o carro de novo mais esportivo que um urbano classico fez bastante sucesso e gerou versoes de 4 lugares mais tarde baseada em santana sendo produzido ate 1991 gurgel motomachine 1990 mais uma tentativa de joao gurgel em fazer um urbano agora baseado em seu carro popular o br800 ao contrario do br800 este era para ser um carro chique e diferente vendido com sobrepreço e usando a estrutura que gurgel planejava para seu proximo projeto de popular tinha estrutura exposta e paineis de vidro por toda lateral fazendo o motorista se sentir um peixe num aquario era original e de pensamento independente como tudo que vinha de gurgel mas ninguem gostou por motivos obvios teve vida curta e pouco sucesso
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