domingo dia 03/04 primeira etapa oficial valendo pontos da old stock race acho que nao preciso explicar do que se trata mas se voce veio ate aqui simplesmente porque viu opala na chamada da materia ja deve ter sacado sem duvidas o momento e historico por poder proporcionar aquela nostalgia que nao foi vivida para toda aquela galera da geraçao y que e apaixonada pelo gm250 e nao pode ter vivido a epoca dos opalas nas pistas pude ter a oportunidade de estar em interlagos na primeira etapa de testes que ocorreu no dia 21/12 e so posso te dizer uma coisa estar nos boxes em meio aquele monte de opalas com dois canos direto saindo pela lateral e urrando com força e simplesmente indescritivel sem contar que tive a oportunidade de conhecer grandes nomes como paulao gomes djalma fogaça e outras figuras bem conhecidas pela galera do meio automobilistico acho que começar falando um pouco desse marco praticamente historico te trara um pouco da ideia da vontade que estou sentindo de poder sentar no meu opala e poder acelera lo com força no autodromo bom sigo aqui com a quinta parte desta saga praticamente infinita mas que a cada dia me sinto mais motivado para seguir em frente confesso que houve uma diminuiçao do ritmo nos ultimos cinco meses devido a alguns contratempos envolvendo desde problemas com a carroceria a qual irei contar os detalhes mais a frente a ate um extrema falta de tempo por minha parte devido a transiçao de trabalho que tive para outra empresa e etc bom chega de choradeira e vamos ao que interessa sistema de freio no post anterior falei um pouco sobre a proposta do sistema de freio que ate entao eu tinha em mente para o projeto basicamente eu ja havia adquirido um par de wilwood forged dynalite de quatro pistoes que seriam usadas na frente mas meu amigo vou te falar sabe o ditado ta no inferno da um tapa no diabo bem e isso ai acabei colocando em mente que queria um sistema de freio poderoso para o projeto depois algum tempo levantando uma grana comecei a trocar uma ideia com alguns contatos e foi que conheci o tiago da atr de curitiba que prontamente me conseguiu um par de willwood grand national de seis pistoes e 4 discos fremax flutuantes sendo dois de 355 mm para a frente e dois de 310 mm para a traseira que serao utilizados junto com as pinças de quatro pistoes o jogo de pastilhas e da ecopads que fornece para a stock car gt3 cup challenge e etc estes discos flutuantes utilizam um cubo central parafusado tambem conhecido como sino e que haveria a necessidade de te los ja que a fremax atualmente nao os fabrica porem o tiago acabou conseguindo os sinos para os discos de 310 mm os mesmos eram usados na stock car na epoca dos omegas tendo a necessidade encontrar essas moscas brancas para os discos de 355 mm a unica soluçao seria usina los foi entao que encontrei o carlinhos um torneiro da regiao de interlagos que fabrica peças especificamente para o meio automobilistico combinamos uma data e fui pra capital levar roda pinças manga de eixo e tudo que era necessario para que ele pudesse calcular o offset correto dos sinos fiz questao de que os sinos fossem uma copia do modelo antigo mantendo a o visual retro dos anos 90 alem dos sinos aproveitei e pedi para que o carlinhos fizesse tambem os suportes das pinças traseiras fixadas no diferencial e os suportes das pinças dianteiras fixadas na manga de eixo ja que nao existe algo no mercado devido a adaptaçao extremamente especifica [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 99154 99167 ] e pra fechar a lista de peças fabricadas sob demanda algo que seria essencial para transformar um opala num carro digno de andar nas pistas sem que as rodas sejam ejetadas para fora e fazer um upgrade na manga de eixo dianteira substituindo o eixo que originalmente e em ferro fundido para uma ponta usinada em aço forjado 4340 ja com especificaçoes de encaixe do cubo do omega neste caso acabei unindo o util ao agradavel ja a furaçao do omega e compativel com as das minhas rodas da stock car carroceria no momento em que eu escrevo este post faz exatamente um ano e quatro meses desde que a carroceria começou a ser recuperada sim e um trabalho de formiguinha ja que envolve tanto a recuperaçao quanto a adaptaçao para se tornar uma carroceria robusta e pronta pra receber uma mecanica de competiçao e tudo isso sendo feita por duas pessoas que trabalham com extremo capricho e que precisam alem de tudo sobreviver com serviços paralelos ou todo mundo acha mesmo que eu tenho dinheiro suficiente pra banca los como meus restauradores exclusivos o fato e que situaçoes imprevisiveis acontecem e como citei la no começo aconteceram alguns contratempos como todo projeto de longa duraçao esta sujeito a acontecer o principal contratempo neste caso foi o fato de que a frente estava totalmente condenada chapas estampadas estavam avariadas assim como partes estruturais todas fuçadas e desalinhadas a soluçao entao nesse caso foi procurar uma nova frente ou um novo carro e foi o que aconteceu depois de uns dois meses procurando foi quando um amigo me chama no chat do facebook dizendo que tinha visto uma caravan 1978 sendo vendida numa casa que ficava a beira da estrada na saida de bragança paulista cerca de 45 km daqui de amparo logo entrei em contato com o dono e fui ve la chegando la junto ao meu restaurador a grande surpresa um carro com todos os podres ja conhecidos mas com uma frente extremamente boa pois ate entao eu so conseguia encontrar opalas e caravans com frentes ruins normalmente ja batidas amassadas e etc negociei o carro com o dono e acabei fechando com ele como era um carro que seria cortado e teria a documentaçao baixada no detran eu nao estava afim de pagar muito por isso e assim foi dois dias depois voltamos para busca la meu pai e a paradinha basica na beira da estrada pra colocar agua no radiador furado algumas fotos do carro com a mecanica desmontada e a frente ja cortada e jateada pronta para o implante [gallery link= file ids= 99168 99156 99145 99133 99162 99146 ] mais algumas fotos do processo de remoçao da frente ruim e o implante da nova [gallery link= file ids= 99147 99157 99135 99137 99169 99158 ] e aqui finalizava mais esta etapa que ate entao foi o maior bloqueio deste projeto as fotos acima sao do começo do ano de janeiro pra ca passei por algumas situaçoes que me obrigaram a pausar o projeto por uns dois a tres meses mas que agora em abril estou voltando com força total peço desculpa aos leitores e a equipe do flatout pela demora na entrega desta materia mas peço tambem que entendam que esta e so mais uma etapa da saga que continuara forte em sua trajetoria ja tenho um conteudo interessante para o proximo post e que sera mais tecnico pois envolve a montagem da mecanica que ja esta acontecendo vou tentar compartilhar um pouco dos macetes que pude aprender para se fechar um motor gm250 de competiçao tirando o maximo de proveito do seu potencial abaixo fecho esta materia com mais algumas fotos da outra metade da carroceria que ja esta finalizada [gallery columns= 5 link= file ids= 99148 99159 99149 99163 99164 99151 99142 99143 99166 99139 ] por enquanto e isso fiquem na paz e ate a proxima por rafael oragio project cars #105
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