depois da compra por acaso do opala e as pequenas manutençoes iniciais descritas no primeiro post passei a utilizar o carro com relativa frequencia [gt40 content search= opala widget= 1 ] foi bastante interessante conhecer pessoas nos encontros virar o carinha do opala para alguns colegas de trabalho e afins andar e ver as pessoas na rua reparando no carro parar no posto e alguns frentistas nao encontrarem o bocal de abastecimento curiosos me perguntando se eu estou vendendo mesmo que eles nunca fossem comprar e as classicas esse e 4 ou 6 canecos bebe muito tao logo quanto a parte bacana que todo carro antigo oferece os problemas tambem começaram nao posso reclamar muito porque meu opala nunca precisou de um guincho e deve continuar assim mas o primeiro problema realmente chato e perigoso foi no famigerado carburador inicio do faça voce mesmo levei o carro para um mecanico perto de casa que ja havia realizado alguns serviços no chevette e no corsa sempre com resultados satisfatorios ele fez a limpeza e regulagem do dfv228 incluindo a troca do kit de reparos a principio o serviço ficou bom mas apos alguns dias o carro começou a morrer sem motivo aparente independente de tempo em funcionamento ou temperatura quando morria ficava alguns minutos sem ligar ate que depois dava partida e funcionava normalmente por mais um periodo aleatorio identifiquei que quando isso ocorria o carburador nao injetava combustivel e ao abrir a tampa a cuba encontrava se totalmente vazia expliquei para o mecanico entao o nivel da boia foi regulado por ele sem resultado positivo a bomba e filtro de combustivel foram trocados o tanque retirado para limpeza tudo isso tambem sem resultado positivo aconteceram duas situaçoes onde o carro morreu bem tarde da noite e eu tive que pegar um pouco de gasolina da garrafa no porta malas para encher a cuba e seguir o caminho a noite e sozinho nao e uma situaçao muito legal foi nesse momento que decidi aprender o maximo possivel sobre mecanica e assim conseguir resolver grande parte dos problemas sozinho apos muita pesquisa cheguei ao video do opala na veia onde o caio orienta quanto ao nivel da cuba cheia ser de 37 ml de combustivel [youtube id= pyvfz8sqtzu width= 620 height= 350 ] o onv tem sido um canal muito importante para meu aprendizado sobre manutençao li muito e assisti a diversos videos sobre desmontagem e funcionamento do carburador para ter certeza de que nao faria besteira principalmente por meu pai dizer que carburador e muito complicado de mexer so mecanico que manja etc desmontei regulei nivel de cuba montei acertei a mistura e nunca mais o carro apresentou o problema de morrer do nada confesso que foi uma grande satisfaçao conseguir resolver o problema com minhas proprias maos depois deste episodio passei a fazer mais coisas no carro sozinho dois pontos que deram um tcham a mais no visual foram trocar os frisos cromados do para brisa e vigia traseiro e pintar a grade dianteira [youtube id= xqmvzammu0i width= 620 height= 350 ] video tutorial sobre a troca dos frisos com muita paciencia e calma pintei com tinta spray colorgin decor aluminio quanto a parte azul da gravata preferi manter original continuei usando o carro mas percebi que o ponteiro de temperatura demorava muito para subir e depois ficava muito acima do normal tipico sintoma de ausencia da valvula termostatica e obstruçao no radiador aproveitei o embalo e ja fiz uma revisao geral no arrefecimento incluindo troca da colmeia e limpeza do radiador; troca da bomba d agua; troca da carcaça/tampa da valvula termostatica; instalaçao de valvula termostatica; troca de mangueiras; troca da tampa do radiador; troca da helice/ventoinha; uso de aditivo e agua desmineralizada [youtube id= lu3hj_uckac width= 620 height= 350 ] mais um tutorial basico foi realizado mais um enorme numero de reparos entre a data de compra fev/2015 ate encostar o carro para funilaria e pintura geral set/2016 nao vou listar todos pois o numero beira algo em torno de 50 itens desde reparo de alternador e conserto de limpador de para brisa passando por peças de acabamento como emblema chevrolet do volante ate revisao na suspensao e regulagem de valvulas funilaria e pintura o carro ja apresentava um estado gera bacana e com estrutura bastante integra antes da compra mas era um carro realmente usado nao um enfeite de garagem portanto apresentava uma serie de problemas na carroceria que me incomodavam e para agravar a situaçao houve um pequeno acidente numa das idas ao auto eletrico que resultou num pequeno amassado na porta do lado direito [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188600 188611 188610 188608 188607 188606 188605 188604 188603 188602 188601 188612 188615 188613 188617 188614 188609 188616 ] varios riscos e pontos de corrosao espalhados pela carroceria desalinhamento da saia dianteira e para choques infiltraçao de agua no porta malas etc nesse momento eu nao possuia condiçoes para fazer uma restauraçao de verdade no carro entao decidi somente dar aquela revitalizada sanar as corrosoes e repintar o carro todo agora o ponto era a escolha do funileiro/pintor meu pai descobriu que um antigo colega de trabalho dele o renato havia aberto uma oficina na rua de casa entao levamos o carro para ele fazer um orçamento confesso que o ponto principal para fechar com ele foi um serviço realizado em uma caravan que regularmente aparece aqui no bairro assim pude ter uma boa noçao da qualidade previsao de conclusao do serviço foi de tres meses mas como sempre vi o pessoal reclamando que funileiro e sempre muito enrolado e etc ja esperava ficar mais tempo sem o opala fui acompanhando o andamento do serviço mas nao tive nenhuma dor de cabeça grave com o funileiro durante o processo meus problemas foram os custos nao esperados como a correria para comprar algumas peças uma maquina de vidro que quebrou e o escapamento que quebrou no dia em que fui levar o carro para resolver o problema da maquina de vidro tem momentos que esses carros testam sua paciencia o carro me foi entregue com apenas 15 dias de atraso entao ok fiquei bastante satisfeito com o resultado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188618 188661 188660 188659 188662 188657 188658 188656 188655 188654 188653 188652 188651 188650 188649 188647 188648 188646 188645 188643 188644 188641 188640 188633 188642 188639 188638 188637 188636 188635 188634 188630 188632 188631 188629 188627 188628 188626 188625 188624 188623 188622 188621 188620 188619 188667 188666 188665 188664 188663 188669 188668 ] durante o processo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188670 188678 188676 188675 188674 188673 188672 188671 ] carro pronto interior depois da pintura decidi higienizar o interior do carro mesmo que eu ja tivesse planos sobre a substituiçao dos bancos dianteiros e mudança da tapeçaria conclui que seria um bom investimento para ja curtir o carro em um melhor estado possivel a higienizaçao foi feita pelo victor manzano tambem de guarulhos sp lembram se daquele opala 82 silverstar que eu vi em 2014 em aguas de lindoia fotos no post 1 entao e dos pais do victor depois de comprar o meu os conheci em encontros e so apos bastante tempo que percebi se tratar do mesmo carro mundo pequeno nao ele faz o serviço manualmente utilizando cadillac apc com esponja de melamina o serviço ficou muito bom especialmente nos forros de porta e teto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188680 188681 ] somente uma mancha preta nao saiu do banco motorista provavelmente alguma graxa ou sujeira anormal da pra ver legal o antes e depois comparando os quebra sois ao fundo o diplomata do victor primeiro passeio pos revitalizaçao carro bonito por dentro e por fora nao havia melhor maneira de curtir se nao indo assistir a final da old stock race de 2016 com o bonus de desfilar pela pista antes da corrida agradeço ao clube do opala de guarulhos por terem cedido uma das vagas do desfile para mim apesar de nao poder acelerar muito afinal era so desfile foi uma experiencia sensacional andar em interlagos minha namorada filmou o feito [youtube id= cbqt2ivk1ec width= 620 height= 350 ] william moreira largando na minha frente com sua caravan e a malinha no teto mais manutençoes no inicio de 2017 foi realizdo o recondicionamento da caixa de direçao estava com quase 1/4 de folga o resultado foi bom e melhorou bastante a dirigibilidade entao comecei a ensinar minha namorada a dirigir o carro mas depois da terceira aula eis que piso no freio e o motor oscilava a marcha lenta junto a um som uuiiiiiuuuuuu perto do pedal servo freio furado desempregado contei as moedas e comprei um servo freio novo decidi trocar sozinho era isso ou ficar sem andar ate arrumar outro emprego depois de muita pesquisa consegui e o resultado ficou excelente [youtube id= o0rkfvc4yqm width= 620 height= 350 ] video tutorial sobre a troca do servo freio ate ai tudo muito legal mas voces devem estar se perguntando mas e o bendito cambio na coluna cambio na coluna e outras melhorias empregado novamente planejei a substituiçao do miolo de igniçao instalaçao de farois de milha cromados e faixas brancas nos pneus levemente inspirado pelos chevrolet impala do fim da decada de 70 e inicio de 80 dando uma olhada nos grupos de whatsapp de opaleiros vejo um anuncio de opala 80 sendo desmanchado era tambem bege bem detonado entrei em contato com o vendedor para ver o que havia disponivel e para minha surpresa a caixa de cambio tres marchas com as varetas de acionamento fechamos negocio e ja levei a caixa para o mecanico revisar tudo revisado e pronto para ser montado no carro comprei uma alavanca de cambio nova e o kit de reparo das varetas levei para o mecanico e aproveitei para que fossem realizados mais alguns serviços como a troca de pivos terminais de direçao flexiveis de freio embreagem e retifica do volante do motor [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188683 188687 188689 188686 188685 188684 ] agora e so trocar a caixa de cambio sem dificuldade nenhuma certo errado com a caixa tudo ok suportes ok mas as varetas nao uma das varetas apos montada na caixa nao chegava ate a coluna por sorte um colega do mecanico que tem um opala 79 tres marchas foi ate a oficina e comparando as varetas que eu havia comprado nao eram iguais surgiram duas opçoes procurar outra vareta correta ou o mecanico se dispos a cortar e soldar a que eu ja tinha para possibilitar a montagem gostaria de poder ter comprado outra vareta mas ja estava com o orçamento apertado entao o mecanico fez o ajuste tecnico necessario e pronto depois de alguns meses comprei essa tal vareta correta mas ela tambem apresentou o mesmo problema da anterior ate agora ninguem soube explicar a razao mas o carro ainda roda com umas das varetas soldadas sem problemas agora sim carro pronto sai do serviço e fui direto para a oficina dei uma volta e a experiencia foi muito legal bem diferente de dirigir o cambio normal no assoalho pensei que teria mais dificuldade para me adaptar mas ate que foi bem rapido e interessante como nas ruas de bairro se nao houver necessidade de parar o carro totalmente basta engatar a segunda marcha e esquecer o cambio [youtube id= lulkura2uxa width= 620 height= 350 ] porem nao ficou perfeito os engates da re segunda e terceira marcha estavam bons mas a primeira estava muito problematica so engatava com o carro completamente parado e mesmo parado nao era sempre que engatava quase sempre eu ia engatar a primeira mas a alavanca nao chegava a posiçao entao eu tinha que jogar a segunda depois tentar a primeira novamente as vezes dava certo se nao desse tentava engatar a terceira e depois a primeira e tambem nao era garantia de funcionar resumindo andar com o carro na cidade principalmente durante a semana e transito intenso ficou um saco [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o mecanico disse que a causa do problema estava dentro da coluna de direçao lembrando que quando comprei o carro a coluna de direçao para cambio tres marchas ja estava la como teoricamente todo o resto do sistema de transmissao estava revisado e pela falta de outro mecanico que entendesse deste tipo de cambio aceitei e continuei usando o carro naquela situaçao mesmo mais algumas melhorias comprei dois pneus 195/70 para a traseira o carro veio do antigo dono com os quatro pneus 185/70 levei as rodas para pintura em aluminio opalescente depois para um balanceamento das rodas e por fim pintei o motor na cor original azul xingu [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188690 188691 188692 188693 ] tapeçaria desde que o cambio voltou a ser na coluna me incomodava razoavelmente com o fato de permanecerem os bancos separados e o buraco no carpete entao me mantive atento aos anuncios de banco inteiriço na internet mas sempre eram preços absurdos por bancos em estado deploravel ate que certo dia aparece um por um preço pagavel em mogi das cruzes/sp [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188695 188696 ] levei o carro para o auto capas tio aqui em guarulhos para troca do carpete e reforma dos bancos fev/2018 o resultado ficou muito bom esse banco dianteiro tem o assento bem alto excelente para minha estatura e muito macio virou outro carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 188697 188698 188699 188703 188702 188701 188705 188704 188706 188707 ] voltando ao cambio carro quase pronto conversando com um amigo sobre o cambio e minha dificuldade para engatar a primeira marcha ele comentou sobre outro mecanico que talvez pudesse me ajudar entrei em contato e fui a sua oficina ele deu uma volta no carro e me disse que o problema nao era trambulador ou algo dentro da coluna mas sim dentro da caixa de cambio apesar de o cambio ter sido totalmente desmontado e revisado confiei na opiniao dele combinamos que depois eu levaria o carro para ele desmontar a caixa e verificar eis que para meu azar ou sorte neste mesmo dia um pouco mais tarde engatei a re e quando solto o pe da embreagem traa desengato o carro engato novamente a re e quando tiro o pe da embreagem aquele barulho de engrenagens raspando e nada de o carro se movimentar para tras sei que numa situaçao dessas o correto seria chamar um guincho pois se realmente algo quebra dentro da caixa ao andar com o carro as particulas oriundas quebra podem danificar o restante das peças mas fiquei injuriado testei as marchas para frente que funcionaram normalmente ate o momento o opala nunca tinha andado de guincho nao seria diferente naquele dia entao fui para casa assim mesmo carros velhos testam a paciencia de seus donos constantemente tem horas que da vontade de fazer igual ao cidadao do video [youtube id= or0jwyvpqx0 width= 620 height= 350 ] toco fogo meerrmo mim deu trabalho eu toco fogo mas a resoluçao deste problema e mais algumas historias vao ficar para o proximo post muito obrigado pela leitura e ate mais por felipe leonardo da silva project cars #481
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