o chevette brasileiro foi o primeiro carro da chamada plataforma t a ser lançado ainda em 1973 isso mesmo sendo projetado na opel alema onde seis meses depois seria lançado como a terceira geraçao do opel kadett mostra como e de que forma foi feito apesar do projeto ser responsabilidade da opel engenharias do mundo todo deram seus pitacos e necessidades o chevette e talvez o primeiro carro realmente mundial da gm sendo produzido em todo lugar onde o gigante americano tinha fabrica ou associada holden isuzu daewoo vauxhall opel e chevrolet tanto nos eua quanto no brasil mas outra curiosidade aqui quando lançado no brasil apesar de ser um chevrolet chevette nao se encontrava chevrolet ou o logotipo da gravatinha em nenhum lugar do carro apenas chevette aparece escrito em todo lugar onde se identifica o carro em logotipos atras e na frente nas calotas e no volante ate nas marcaçoes de vidro apenas gm aparece qual seria o motivo em todo resto do mundo tinha nome e sobrenome foi so no primeiro facelift de 1978 que apareceram indicaçoes que aquilo e afinal de contas um chevrolet o carro foi na verdade muito modificado para cada pais onde foi vendido o carro americano por exemplo que aparece mais tarde em 1975 era diferente em design mas tambem em espirito um acerto geral bem mais flacido de suspensao e comportamento alem de mais pesado negando as unicas caracteristicas realmente boas do pequeno carro baixo peso e otimo comportamento andando a moda mas no resto do mundo foi reconhecido pelo que era um bmw ’02 com serias restriçoes orçamentarias na opel do inicio dos anos 1970 nao e segredo para ninguem todos admiravam a bmw e a opel se tornou uma opçao mais barata a eles a posiçao de dirigir do kadett c e estranhamente similar a do bmw as rodas sao de dimensoes identicas uso momo para os bmw no meu chevette e o lay out basico e parecidissimo o chevette apenas mais barato e menos sofisticado em tudo; o eixo traseiro e rigido ao inves de independente por exemplo o chevette foi desenhado para usar pneus radiais; algo raro entao mas a gm sendo a gm versoes com pneu diagonal eram as basicas aqui; o radial era opcional o opel kadett e o chevette brasileiro sao muito parecidos na verdade a carroceria fora acabamento e praticamente a mesma por exemplo assim como o chassi com sua suspensao dianteira por duplo a sobreposto e a traseira com eixo rigido mas controlado em rotaçao pelo tubo de torque em movimentaçao longitudinal pelas duas bandejas inferiores com molas helicoidais e transversalmente pela barra panhard mas nao sao o mesmo carro o kadett durou ate 1979 e manteve o design original basico; aqui ja teve facelift com frente americana em 1978 e continuou evoluindo e a venda ate 1994 o kadett alemao de 1980 ja era outro carro o kadett d ja tinha traçao dianteira mas nao veio ao brasil; o nosso kadett e o e que depois substituido pelo astra na intençao de deixar claro como e apresentar a voces a versao mais sensacional do kadett hoje resolvi listar essas diferenças começando pela maior o motor 1 o motor opel que nunca foi para um opel o motor do chevette nacional e o mesmo que seria usado na gm americana e na isuzu japonesa; por isso e por nunca ter acabado debaixo do capo de nenhum opel muita gente diz por ai que e um motor isuzu o que e um erro foi sim desenhado pela opel para o novo projeto mundial mas para o seu proprio kadett julgou que ja tinha opçoes em sua linha suficientes e as usou os motores opel para o kadett c eram dois basicamente as versoes mais baratas de farois redondos como o chevette vinham com o pequeno ohv quatro em linha que fora lançado no primeiro kadett de 1962 este motor era conhecido por ser duravel e girar liso e alto; apesar de pouco potente [caption id= attachment_372520 align= aligncenter width= 999 ] o motor ohc do chevette[/caption] no kadett c fez parte da linha ate o final em 1979; dali em diante seria gradualmente substituido pelo familia 1 nas subsequentes geraçoes do carro com taxa de 9 2 1 um carburador de corpo simples o motor do kadett media 79 x 61 mm e 1196 cm³ para dar 60 cv a 5 400 rpm opcionalmente vinha com taxa menor de 7 8 1 e 52 cv mais de 80% dos kadett c foram produzidos com este motor tinha a mesma potencia do nosso 1 4 mas reporta se porem que era mais liso e girador [caption id= attachment_372516 align= aligncenter width= 790 ] o 1 2 litro ohv do kadett[/caption] para quem achou o nosso junior 1 0 fraco saiba que a opel vendeu uma versao ainda mais fraca do ohv na europa ainda que sem muito sucesso o 1 0 com o mesmo motor de 993 cm³ do kadett a aqui com 40 cv montado na caravan a marajo do kadett c era sofrivel e o carro mal chegava a 120 km/h [caption id= attachment_372518 align= aligncenter width= 999 ] o cih de 4 cilindros 1 6 1 9 e 2 0 litros no kadett[/caption] o motor cih cam in head era a opçao mais potente esta familia que contava com versoes de quatro e seis cilindros em linha era como se um motor ohv mas sem pushrods o comando estava no cabeçote mas operando balancins direto via seus tuchos o motor 3 0 que recebemos no omega faz parte desta familia [caption id= attachment_372513 align= aligncenter width= 656 ] cih comando no cabeçote mas como num ohv[/caption] mas nos dois primeiros anos o kadett c era apenas com 1 2 litro no maximo em 1975 apareceria o gt/e com o cih de 1 9 litro e depois com dois litros em 1978 em 1977 aparece tambem uma versao 1 6/s de com 85 x 69 8 mm e 1584 cm³ a potencia era similar ao nosso 1 6 aos 75 cv; nosso 1 6/s a alcool daria 82 cv a partir de 1988 2 carrocerias o nosso chevette tubarao de 1973 a 1977 tinha so uma carroceria disponivel o seda de duas portas essa seria a versao mais comum na alemanha tambem onde os clientes do vw se acostumaram com sedas familiares com apenas duas portas a versao basica diferia do nosso carro em muito pouco; calotas logotipos acabamento mas as versoes mais acabadas vinham com farol retangular e rodas de aço de desenho diferente mais largas com pneus radiais mas nao era somente esta carroceria que estava disponivel la havia por exemplo a kadett caravan igual a que receberiamos em 1982 mas la com a frente tubarao o seda quatro portas tambem nao era muito popular na alemanha como aqui mas o resto da europa aceitava o bem o hatchback nao apareceu imediatamente so em 1975 o vauxhall chevette ingles basico era um hatch e por causa dele a alemanha criou o kadett city importando peças de estamparia de ellesmere port a planta da gm inglesa e finalmente a ultima diferença o kadett nunca teria versao picape como a nossa chevy 500; embora algumas caravan tenham sido convertidas para furgoes de carga e para serviço no correio alemao 3 cabriolet de fabrica um dos mais desejados dos kadett c aparceu em 1976 o kadett aero era um meio conversivel que conseguia direçao ao ar livre mantendo a estrutura do teto e as portas como um lancia beta era feito pela baur em stuttgart; o teto removivel targa em cima era removivel e guardado no porta malas; a parte de tras de lona rebaixada como um conversivel normal [gallery ids= 372509 372510 372523 372524 372525 372526 ] era obviamente caro de se fazer e de se vender; nao fez muito sucesso por isso apenas pouco mais de 1200 carros foram feitos e hoje sao cobiçados aqui no brasil tivemos uma copia criada fora da gm a envemo vendia uma conversao chamada minuano que usava desenho semelhante e hoje ainda mais raro que o alemao nunca vi um ao vivo 4 tubarao facelift em 1978 o nosso chevette ganha a frente americana que aqui ganhou o apelido de pontiac pela semelhança com alguns firebird mas na alemanha o carro estava em fim de vida em 1980 chegaria um carro completamente novo de traçao dianteira por isso ganhou apenas um pequeno facelift e melhorias em detalhes no ano/modelo 1978 basicamente recebiam farois maiore incorporando tambem indicadores de direçao agora posicionados diretamente adjacentes as luzes nos cantos dianteiros do carro o logotipo blitz da opel tambem era maior e mudou da borda dianteira do capo para a grade 5 cupe e o gt/e mas a grande diferença do nosso chevette para o alemao e a versao cupe; presente no lançamento era a versao esportiva ainda que no inicio mecanicamente identica aos outros carros da linha mas tudo mudaria em 1975 com o gt/e este foi criado basicamente para competir em rali mas era uma versao de produçao normal foram os primeiros carros de rali de dois campeoes na lancia walter rohrl e massimo miki biasion lançado em 1975 era um rival direto do entao novissimo golf gti mas de traçao traseira o motor era o cih de 1 9 litros; media exatamente 93 x 69 8 mm e 1897 cm³ a grande novidade era a injeçao bosch le jetronic para 105 cv a 5400 rpm num carro abaixo de 900 kg era uma fera mas nao foram essas a unicas alteraçoes claro barras estabilizadoras enormes amortecedores a gas bilstein um interior esportivo preto com um volante de tres raios um tacometro e outros instrumentos os freios a disco dianteiros e tambores traseiros eram maiores as rodas esportivas de 5 5 ″ completavam o exterior em amarelo e preto ou um exterior de uma so cor normal opcional pouco solicitado uma caixa de cambio de 5 marchas close ratio da zf e um diferencial autoblocante opcional fazem donos de chevette brasileiros salivar fazia 0 100 km/h em 9 8 segundos e chegava a 185 km/h [gallery ids= 372535 372536 372537 372534 372533 372529 ] em 1978 com o face lift o gt/e muda tambem os carros recebem um novo esquema de cor agora amarelo e branco junto com os novos farois mas a maior mudança estava sob o capo o motor high performance 2 0e cih aumentado para 95 x 69 8 mm e 1979 cm³ e efetivamente 2/3 do motor seis em linha do omega que receberiamos em 1993 com o mesmo diametro e curso; 2/3 de sua potencia seriam 110 cv mas o kadett gt/e tinha mais que isso 115 cv a 5600 rpm o gt/e de segunda fase e o mais veloz dos kadett c fazia o 0 100 km/h em 8 5 segundos e chegava a 190 km/h eu ficava feliz so com o diferencial autoblocante ja mas era bem mais que isso um carro feito todo para andar rapido canalizando o potencial do chassi que raramente foi utilizado em carros de fabrica se lutz e seus amigos esconderam um carro esporte em seu carro barato mundial este potencial so foi realizados mesmo aqui
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