sabe por que carroll shelby foi o unico homem capaz de derrotar enzo ferrari em seu proprio jogo porque carroll shelby era um enzo ferrari ao seu modo carroll e enzo foram militares os dois foram pilotos bem sucedidos os dois acabaram impedidos de continuar correndo os dois se tornaram chefes de equipe e os dois se tornaram construtores de automoveis eram antagonistas mas so por que eram exatamente iguais e por ser exatamente igual shelby conseguiu derrotar ferrari carroll shelby nasceu em 11 de janeiro de 1923 na pequena de leesburg no texas filho de warren e eloise shelby aos sete anos de idade o pequeno carroll foi diagnosticado com regurgitaçao mitral um defeito nas valvulas cardiacas que pode causar insuficiencia cardiovascular algo que causou problemas de saude a shelby ao longo de toda a sua vida e foi crucial para sua decisao de abandonar a carreira de piloto e dedicar se a engenharia o problema no coraçao nao impediu carroll shelby de alistar se no exercito e servir a força aerea dos estados unidos durante a segunda guerra mundial atuando como instrutor de voo e piloto de testes com o fim do conflito shelby ja graduado sargento foi dispensado e passou por diversos empregos ele foi dono de uma frota de caminhoes basculantes operario em um poço de petroleo e sim criador de galinhas por um breve periodo antes de envolver se com pilotagem isto aconteceu em 1952 quando shelby começou a correr com o mg tc 1949 emprestado de um amigo ed wilkins e ele venceu quatro corridas naquele ano em provas para automoveis de baixo deslocamento a partir dai as coisas andaram rapido depois de vencer mais algumas corridas nos eua em 1953 shelby conseguiu viajar para a america do sul com patrocinio do sports car club of america scca e do automovil club argentino aca a fim de disputar os mil kilometros de la ciudad de buenos aires foi na argentina que carroll shelby conheceu john wyer que na epoca era responsavel pela equipe de fabrica da aston martin e tambem se tornaria o responsavel por introduzir shelby ao automobilismo europeu carroll shelby viajou para a europa em 1954 la ele disputou corridas ao volante do aston martin dbr3 de john wyer no circuito de aintree no reino unido e depois em la sarthe na frança nas nao nas 24 horas de le mans em seguida shelby participou dos 1000 km de monza revezando o volante do aston martin com graham whitehead e conquistando a quinta posiçao; e de uma corrida em silverstone parte de uma equipe de tres carros sendo que os outros dois eram conduzidos por peter collins e roy salvadori e ficando com as tres primeiras posiçoes o desempenho de carroll shelby era definitivamente promissor seu segredo nem ele mesmo sabia quando questionado ele simplesmente dizia algo nas linhas de eu so chegava la e pilotava e acabava ganhando os anos seguintes foram repletos de triunfos e pequenas tragedias ainda em 1954 com a equipe de donald healey ele voltou para os estados unidos conseguiu abocanhar 17 recordes de velocidade em bonneville salt flats com um austin healey supercharged [caption id= attachment_253206 align= aligncenter width= 999 ] foto moss motoring[/caption] ele aproveitou para dar uma esticada na carrera panamericana onde sofreu um acidente e ficou oito meses em recuperaçao antes de voltar a correr so para retornar em 1955 ano em que decidiu correr com tony paravano dono de uma equipe de ferrari entre 1955 e 1956 shelby venceu por volta de 40 corridas de curta e longa duraçao por toda a europa ao volante dos cavallini rampanti paralelamente em 1956 shelby decidiu abrir sua propria concessionaria a carroll shelby sports cars em dallas no texas uma forma de garantir renda caso suas empreitadas nas pistas dessem errado era mesmo uma questao de prevençao pois a carreira de shelby ao volante ia muito bem ao ponto de ele ser considerado o piloto do ano pela revista sports illustrated em 1956 e 1957 incrivelmente quando algo o afastava das pistas nada tinha a ver com os problemas no coraçao em setembro de 1957 foi um acidente em riverside com o maserati de 4 5 litros de john edgar que lhe tirou do cockpit por um mes e exigiu 72 pontos e uma cirurgia no rosto para reconstruir seu nariz e alguns ossos da face em novembro porem com o mesmo carro na mesma pista shelby estava de volta e cruzou a linha de chegada a frente de masten gregory e do mitico dan gurney em 1958 shelby tornou a pilotar um aston martin dessa vez na equipe de david brown e novamente para conduzir carros da aston martin desta vez o monoposto dbr3 com o qual o texano competiu no gp da belgica; e o prototipo dbr1 que ele dividiu com salvadori nos 1 000 km de nurburgring corrida que terminou cedo para a dupla por conta de problemas mecanicos na segunda volta em compensaçao o colega de equipe stirling moss foi o vencedor a tentativa de carroll shelby nas 24 horas de le mans naquele ano contudo foi um tanto vergonhosa ele teve de desistir no ultimo instante por uma crise de disenteria no ano seguinte porem a sorte virou novamente com a aston martin shelby correu com um dbr1/300 em sebring e nas 24 horas de le mans novamente dividindo o posto com roy salvadori e a dupla se deu bem conquistando a primeira e unica vitoria de um aston em le mans melhor ainda outro dbr1 veio logo atras com maurice trintignant e paul frere no comando a vitoria em le mans foi considerada o ponto alto da carreira de carroll shelby como piloto ele seguiu correndo por mais alguns meses com os carros da maserati incluindo o 250f e o birdcage pouco tempo depois em dezembro de 1960 suas recorrentes dores no peito — que foram diagnosticadas como angina pectoris e tratadas com alguns comprimidos de nitroglicerina antes de cada corrida levaram o homem famoso por correr com macacoes tipo jardineira a abandonar o cockpit e concentrar se na construçao de um esportivo americano sorte a nossa shelby tinha o simples objetivo de derrotar os corvettes em circuitos mistos mas acabou fazendo muito mais e transformou seu nome em uma respeitada marca construindo cobras e mustangs de alto desempenho sem mencionar os dodges turbinados dos anos 80 que eram divertidissimos de guiar dizem que foi durante as 24 horas de le mans de 1959 que carroll shelby ficou impressionado com o desempenho do roadster ac ace que competia nas categorias menores do automobilismo europeu e foi isto que plantou a semente para o nascimento da shelby american em 1962 shelby voltou para os estados unidos em 1960 e abriu uma escola de pilotagem e preparadora tudo em uma mesma empresa para sua primeira criaçao ele lembrou do pequeno ac ace e como contamos neste post em setembro de 1961 shelby escreveu uma carta a charles hurlock o dono da ac cars perguntando a ele se nao estaria interessado em fabricar um ace modificado para receber um v8 small block da ford havia um bom motivo os ace usavam mecanica bristol e a bristol estava em vias de encerrar a fabricaçao de motores https //www youtube com/watch v=t9mjy mpspi o shelby cobra como foi batizado segundo carroll shelby o nome lhe ocorreu em um sonho nasceu como rival para o chevrolet corvette e teve apoio oficial da ford foi graças a ele que shelby conseguiu estreitar sua ligaçao com a ford algo que definitivamente contribuiu para a reputaçao lendaria que o texano tem hoje em dia e permitiu que ele se envolvesse em diversos projetos que hoje sao reverenciados como o cobra daytona e o gt40 que de fato conseguiu superar a ferrari nas provas de longa duraçao na europa shelby nao foi o mentor do gt40 mas seu envolvimento no programa culminou com a adoçao do motor v8 big block de sete litros e em quatro vitorias em le mans entre 1966 e 1969 paralelamente a parceria com a ford rendeu o nascimento do mustang gt350 carro responsavel por construir a reputaçao do pony car como vencedor de corridas fossem pegas de semaforo arrancadas legalizadas ou mesmo disputas em circuitos https //flatout com br/shelby salvou mustang/ shelby preparou o motor v8 289 com um novo coletor de admissao e retrabalho de fluxo para entregar entre 275 cv e 310 cv na versao de rua e passando dos 400 cv na versao de competiçao a gt350r em 1967 foi a vez do gt500 que tinha uma pegada mais luxuosa e motor big block ambos viraram icones da cultura muscle car e ambos perduraram ate 1969 quando a parceria com a ford foi encerrada na decada de 1970 shelby passou por uma fase de desilusao com a industria automobilistica dos estados unidos e foi morar na africa do sul ele acreditava que as normas cada vez mais restritivas para consumo de combustivel e emissao de poluentes colocariam um fim no mercado de esportivos e por isso investiu em outras areas incluindo o ramo alimenticio com sua propria marca de pimenta chili em po em 1976 contudo algo aconteceu o texano compareceu a um um encontro de proprietarios de carros da shelby realizado na california com a presença de mais de 600 carros e ate mesmo de alguns pilotos que ja haviam trabalhado com shelby isto começou a reacender a chama entretanto demorou mais alguns anos para que carroll shelby retornasse ao mundo dos carros mais precisamente foi em 1982 quando lee iacocca o chamou para uma parceria com a chrysler o mercado estava bastante mudado com carros compactos de traçao dianteira usando o nome de lendas da decada de 1960 como o triste dodge charger de quinta geraçao feito sobre a plataforma l body ele era um carro interessante ate considerando a epoca em que foi feito mas o problema era mesmo o nome charger shelby ficou encarregado de dar a ele um pouco mais de força e personalidade e ele o fez com um motor 2 2 turbo de 175 cv o que era praticamente outra heresia considerando que shelby era ferrenho defensor do deslocamento como melhor forma de aumentar a potencia de um carro acontece que bem e preciso se adaptar aos novos tempos o dodge omni que usava exatamente a mesma plataforma do charger porem nao tinha um legado gigantesco para sustentar foi melhor recebido e shelby tambem deve ter se sentido mais a vontade com ele criando uma especie de rival para o golf gti o carro foi lançado em 1984 e seu nome era dodge omni glh a sigla era para goes like hell algo como anda pra diabo em uma traduçao livre e de fato o carro de 1 000 kg ia de 0 a 100 km/h em 8 7 segundos o omni glh ate que vendeu em quantidade razoavel com 3 285 unidades emplacadas em 1986 shelby aprimorou a receita e criou o shelby glhs de goes like hel and s more ou anda pra diabo e mais um pouco com o mesmo motor 2 2 de 175 cv que ja havia usado no charger https //flatout com br/o nascimento do dodge viper/ a parceria com a chrysler durou ate 1989 e foi a ultima que carroll shelby fez antes de afastar se novamente da industria de larga escala mas ainda rendeu um fruto lendario o dodge viper lançado naquele mesmo ano e que de certa forma era um esportivo fiel a filosofia original de carroll shelby usando um motor v10 de oito litros e 400 cv em uma carroceria relativamente compacta e leve depois do viper shelby focou se em sua propria companhia retomando a produçao do shelby cobra usando chassis que haviam sobrado da decada de 1960 e tambem dedicando seu tempo livre a processar companhias que estavam utilizando suas marcas de forma indevida quase sempre entrando em acordos longe da justiça ele tambem recebeu um transplante de coraçao em 1990 o que o levou a fundar nos anos seguintes uma instituiçao de caridade dedicada a pacientes com problemas cardiacos com o seu nos anos 2000 shelby voltou a trabalhar junto com a ford servindo como consultor no projeto do ford gt renascido e emprestando sua experiencia e sua marca ao novo shelby gt500 baseados no mustang de quinta geraçao e ele passou seus ultimos anos dedicando se a promoçao de seu legado talvez por saber que o final de sua vida se aproximava shelby morreu em 2012 de insuficiencia cardiaca aos 89 anos de idade ele foi uma das pessoas que sobreviveram por mais tempo com um transplante de coraçao no peito
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