jay leno o famoso colecionador de automoveis queixudo que nas horas vagas parece ter sido um comediante conta uma historia de quando chegou na california todas as pessoas que vao para la sonham em encontrar estrelas de cinema na rua; leno ficou mais impressionado com a fachada da fabrica da iskenderian racing cams quando a avistou de seu onibus chegando na cidade ohhhhh isky cams meu deus a empresa e feita de pura lenda tornada real e mesmo no inicio dos anos 1960 epoca em que leno se mudou para a california a lenda ja era inescapavel para os de nosso credo particularmente tenho que confessar que sou completamente pirado na mitica da empresa e de seu fundador; um dos pioneiros da atividade de hot rodding chamado ed iskenderian uma lenda viva esta com nada menos que 103 anos de idade completados no ano passado 2024 e o mais incrivel e que mesmo nesta idade avançada continua lucido e ativo graças ao apoio constante da familia ed ainda visita a sede da isky quase todos os dias da semana e para ele um lugar reconfortante; compreensivel considerando que a empresa se estabeleceu em sua localizaçao atual em gardena california em 1966 como explicar a lenda deste simpatico velhinho e sua marca mesmo aqui no isolado brasil ela e palpavel eu mesmo a conheci nos ainda mais isolados anos 1980 por meio de algumas revistas hot rod americanas que chegavam por aqui e revistas garotos era algo parecido a um tablet em tamanho feitas de multiplas telas muito esquisitas muito finas mostravam cada uma delas apenas uma imagem e texto fixos nas revistas eram empilhadas e encadernadas num volume so e assim podiam ser lidas uma apos a outra uma vez por mes aparecia uma nova para se comprar em banca foi por elas que descobri a existencia da california e de gente que desde os anos 1920 alterava seus ford modelo t e depois a e v8 para criar um tipo de carro diferente o hot rod o objetivo era velocidade seja atingindo velocidades incriveis nos lagos secos e planos da regiao seja na nascente arte da arrancada como competiçao nos anos 1980 algumas lendas desse meio ja estavam consolidadas mickey thompson; edelbrock; weiand mas especialmente uma marca que parecia onipresente e quase sinonimo de velocidade isky oficialmente ed iskenderian racing cams mas o apelido do fundador tambem identificava a empresa isky era sinonimo de velocidade mas tambem do hot rod uma forma de conseguir velocidade nao com dinheiro mas com conhecimento e habilidade mecanica fazendo modificaçoes voce mesmo e no processo criando carros unicos que desta forma se tornavam como arte uma expressao movel da alma humana imortal de seu criador particular eu me apaixonei perdidamente pela ideia e filosofia do hot rod e pelos isky cams [caption id= attachment_375419 align= aligncenter width= 999 ] o morcego negro isky equipped[/caption] peças de preparaçao da iskenderian porem aqui no brasil dos anos 1980 eram coisas extremamente exoticas quase impossiveis de se conseguir por aqui como uma cabeça de bacalhau sabiamos que existia mas nunca tinhamos visto nenhuma pessoalmente coisa rara mitica desejada mas distante foi so muitos anos depois em 2007 que consegui comprar um comando isky e colocar em um carro meu opala cupe 4100 1974 preto o infame morcego negro hot rod de verdade todos sabemos tem nome proprio no morcegao coloquei um comando isky fabricado em 1982 que encontrei em uma loja de peças de preparaçao em sao paulo; minha alegria com aquilo era imensuravel nem que fosse somente pela iconografia que evocava adesivo isky racing cam e a latinha de rev lube que guardo de lembrança ate hoje afinal o rev lube diz ali mesmo na lata nao esta a venda so quem tem comando isky o conhece o comando em si era um classico isky e montar e receber na hora um ganho claro de performance no carro este era bem tranquilo pouco mais agressivo que um de 250 s original um simetrico uma das tradiçoes da marca comando simetrico 260/260 para tucho hidraulico subiu 1000 rpm a rotaçao maxima e fez um carro bem mais alegre meu chevette azul atual tambem tem um comando isky nao a isky nao faz comandos de chevette o que aconteceu foi que o dono original do meu carro meu amigo paulo levi quando estava preparando o 1 6 litro do carro em 1988 comprou um comando zero km numa concessionaria chevrolet aqui botou ele na mala e foi para a california la pediu para a isky usina lo de acordo com o seu perfil z 330 270/270 simetrico de novo para tucho hidraulico com 400 de lift o pedido data de 27 de dezembro de 1988 o comando ainda esta no carro hoje em 2025 prestando serviços impecaveis nos dois carros a lenda para mim se consolidou como totalmente verdadeira ha ganho de rotaçao e potencia em altas rotaçoes claro e inequivoco; mas tambem nao me parecem ter perdido torque em baixa nos dois casos so melhoraram os carros sem contraindicaçoes bem consomem mais combustivel; mas provavelmente fruto do pe que fica mais pesado e nao o comando em si cavalo anda cavalo come e mais duraveis no chevette chega a ser inacreditavel tanto tempo funcionando tao perfeitamente nao e so uma lenda para mim e uma realidade bem presente o adesivo isky cams no vidro traseiro e sinal de algo especial claro ed iskenderian e tao velho quanto o hot rod americano em si uma das poucas vezes em que uma companhia desse tipo se mantem fiel a visao de seu fundador tem que se manter ele a visita todo dia para isso a historia de ed iskenderian existem milhares de definiçoes diferentes pra o termo hot rod e nenhum acordo sobre a definitiva tradicionalmente significa apenas um carro de rua modificado para ser mais rapido simples e direta esta e uma definiçao que apesar disso deixa de fora itens de aparencia cerne da controversia a este respeito a revista hot rod americana diz apenas um carro modificado por seu dono [caption id= attachment_375424 align= aligncenter width= 981 ] isky e seu roadster na capa da hot rod em 1948[/caption] um hot rod e por definiçao um carro unico entao e pegar um carro de rua produzido em serie aos milhoes e torna lo algo maior com o suor de seu corpo e a criatividade de sua cabeça se nao tivesse tanta tecnica engenharia e calculo envolvido seria considerado arte na verdade hoje tem este vies reconhecido hot rods famosos sao colecionados e expostos em museus tal qual renoirs e van goghs [caption id= attachment_375425 align= aligncenter width= 999 ] isky e seu roadster hoje[/caption] ed iskenderian ao nascer em 1921 na california filho de vinicultores na cidade de tulare nasce junto com os hot rods praticamente logo depois de ed nascer uma geada mata os vinhedos da familia obrigando a a se mudar para o centro do movimento a cidade de los angeles https //flatout com br/a origem do hot rod americano/ durante os anos 1920 uma mistura de varios fatores faz aparecer o hot rod primeiro carros velhos ja eram abundantes pela primeira vez na historia os ferros velhos apareciam em todos os cantos e com eles uma grande fonte de pesquisa e peças depois a industria aeroespacial americana se concentra na california sua natureza de alta tecnologia e alto risco intimamente ligada ao espirito do movimento hot rod com o boom desta industria na primeira guerra a economia e o know how tecnico da regiao esta inflado no inicio dos anos 1920 e pilotos e engenheiros envolvidos com avioes nao se contentavam com carros originais os jovens finalmente tinham acesso aos automoveis inicialmente usados e começaram a pegar estes carros velhos aos montes o que obviamente os deixou intimos com a mecanica deles e com modificaçoes criativas inicialmente apenas para mante los rodando sem gastar muito a consequencia clara e a formaçao de forte vinculo do jovem e seu carro dai para preparaçao e competiçao um pulo somente disse ed iskenderian eramos crianças andando de bicicleta gostavamos de consertar as bicicletas e aprendiamos consertando as meu pai tinha um ford modelo t e lembro que depois da escola dominical eu ficava do lado de fora olhando aquele motor — tirando um pouco da graxa dele — e tentando descobrir como funcionava um dia notei um pequeno carro passando pela rua com dois homens dentro — um modelo t mas muito mais baixo e leve claramente que o nosso pensei isso parece divertido descobri onde o motorista morava e ele me explicou como o fez como voce os desmonta paralamas rebaixa o carro e tudo mais ele me disse voce quer ver mais deles va ate os dry lakes no fim de semana isky tinha 14 anos de idade quando começou a frequentar os lagos os tais lagos eram entao o definitivo playground para os entusiastas do automovel a nordeste de los angeles acima das montanhas as vastas planicies absolutamente desertas e planas dos lagos secos do deserto de mojave jovens começam ja nos anos 1920 se reunir ali para descobrir em paz e longe da policia e cidade quem tinha o carro mais veloz ate ali era uma competiçao de velocidade maxima o caso de amor dos americanos com o quarto de milha partindo da imobilidade simplesmente ainda nao existia e o virus do automovel infectou definitivamente o jovem isky ele conta voce podia pegar um modelo t naquela epoca por muito pouco dinheiro cinco ou dez dolares meu tio me deu uma picape modelo t eu comecei a andar por ali com ela entao peguei um roadster depois disso mais leve e pronto para modificar e foi o que fiz george riley fazia um cabeçote de duas velas para o modelo t e um coletor que permitia abrir os dutos ate ficarem realmente grandes o carburador era winfield a maioria dos caras experientes gostava dos ford modelo a e b ou dos v 8s mas eu me apeguei ao t podiamos comprar cabeçotes com valvulas no cabeçote baratos as vezes cinco ou dez dolares o que era sensacional logico que com a respiraçao melhor rapidamente se quebrava o virabrequim e coisas assim e percebi que ia gastar muito dinheiro naquilo assim peguei um v8 flathead num ferro velho coloquei no meu t e nunca mais olhei para tras cheguei a 160 km/h nos lagos com ele sem santantonio ou cintos de segurança naquela epoca apenas um capacete e oculos e os oculos eram googles usados sobras da primeira guerra mundial depois de terminar o segundo grau isky começa a trabalhar como aprendiz de ferramenteiro foi aqui que desenvolveu a habilidade e a experiencia de usinagem que no futuro lhe seria de extrema utilidade mas sua carreira foi interrompida pela segunda guerra mundial se alistou no corpo aereo do exercito e serviu com o comando de transporte aereo repetidamente levando suprimentos para as ilhas do pacifico foi artilheiro de cauda de b29 tambem e mecanico de avioes durante o conflito ao voltar da guerra começa a preparar novamente seu roadster t com o v8; encomenda um comando para ed winfield o mestre da epoca mas winfield nao conseguia atender a demanda do pos guerra quotou seis meses de espera ate receber um comando foi ai que ed iskenderian percebeu uma oportunidade de negocios em 1946 ele comprou um torno que adaptou para usinar comandos; a ed iskenderian racing cams nascia ed iskenderian alem de mestre dos comandos de valvulas se mostraria tambem eximio promotor de sua marca e produtos na primeira bonneville speed week em 1949 norm lean e doug harrison tinham um roadster ford model a v 8 e eu dei a eles us$ 100 em dinheiro de patrocinio basicamente para a gasolina para irem ate bonneville e de volta eles voltaram de la com uma camiseta com meu logotipo pequeno com cerca de dez centimetros de diametro que eles mesmo tinham feito numa loja em los angeles entao descobri a serigrafia e aumentei o tamanho do logo; começamos a fazer essas camisetas vendiamos metade delas e davamos metade para os caras que corriam com nossos comandos algumas pessoas dizem que inventamos a publicidade em camisetas isso pode bem ser verdade… disse isky as propagandas diziam vencedores usam isky cams mesmo antes disso ser verdade logo os pilotos da nascar descobririam a empresa e o sucesso da empresa so aumentava antes do inicio dos patrocinios milionarios isky tinha um acordo de aperto de mao com don big daddy garlits em arrancada em 1966 o negocio de isky produzia cerca de 50 comandos por dia e mais do que isso durante a temporada de corridas nao estava mais sozinho agora tinha concorrencia de harvey crane e bruce crower isky no entanto manteve se a frente quando a primeira crise do petroleo chocou a america em 1973 isky introduziu seus comandos de valvulas mileamore eles melhoravam a economia de combustivel e o torque em baixa de uma so vez mas nao sem sacrificar a potencia a alta rotaçao claro isky era um mestre em acerto de comando nesta epoca se mostrou melhor ate que os que trabalhavam dentro dos fabricantes de automovel [caption id= attachment_375437 align= aligncenter width= 999 ] isky mantem seu primeiro torno funcionando [/caption] assim a empresa nunca parou ed iskenderian nao parece um homem rico e ha decadas um velhinho de roupas simples acumulador compulsivo de toda sorte de tralha; guarda absolutamente tudo em seu escritorio na fabrica original inclusive seu primeiro torno esta la; tipo da pessoa que nao se desfaz de nada mas e um velhinho simpatico e alegre que sempre viveu uma vida simples e sem fanfarra mas nao se engane e um multimilionario e todos os seus quatro filhos trabalham na empresa a veia acumuladora e facil de explicar iskenderian e uma criança da grande depressao americana de 1929 o que o levou a guardar coisas sabendo que poderia usa las um dia em sua fabrica ha uma area gigante no fundo dedicada a sua tralha um impossivelmente empilhado monte de coisa que vai de clips de papel guardados a objetos historicos importantes ja pensou quando ele partir e tiverem que vasculhar o local que sorte de tesouros e lixo e guardado ali mas de qualquer forma ele ainda nao partiu parece ainda bem e feliz aos 103 anos uma lenda viva sem nenhum remorso; a car and driver lhe perguntou em 2014 o que teria feito diferente se pudesse voltar no tempo ao que respondeu nada acho que fiz tudo certo amem
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