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Car Culture

Os 15 mais longevos carros da história

No início, existia apenas ano de fabricação; nada de ano-modelo. Modificações em carros eram feitas durante a produção, e nada mudava, na verdade, necessariamente, entre um carro 1910 e a versão de 1911. Foi Alfred E. Sloan, da GM, que, além de criar a estrutura empresarial moderna das fábricas, também fez o cronograma: o ano/modelo. A cada ano, o carro deveria ter alguma mudança. Criava a sensação de novidade, o desconforto que o carro que compramos zero km ano passado agora parecia velho. É uma das bases que move a indústria, até hoje. Por isso nem sempre um carro novo, 2024, nem sempre é melhor que um de 2023. Às vezes, é só mudar por mudar, para causar essas impressões, a obsolescência programada. Antigamente carros enferrujavam e ficavam velhos rápido, o que fazia da troca anual algo desejável não somente pela novidade; hoje isso não é verdade mais. Claro que a tecnologia avança, e na média, os carros ficam melhores com o tempo. Mas antigamente, algumas empresas