no inicio existia apenas ano de fabricaçao; nada de ano modelo modificaçoes em carros eram feitas durante a produçao e nada mudava na verdade necessariamente entre um carro 1910 e a versao de 1911 foi alfred e sloan da gm que alem de criar a estrutura empresarial moderna das fabricas tambem fez o cronograma o ano/modelo a cada ano o carro deveria ter alguma mudança criava a sensaçao de novidade o desconforto que o carro que compramos zero km ano passado agora parecia velho e uma das bases que move a industria ate hoje por isso nem sempre um carro novo 2024 nem sempre e melhor que um de 2023 as vezes e so mudar por mudar para causar essas impressoes a obsolescencia programada antigamente carros enferrujavam e ficavam velhos rapido o que fazia da troca anual algo desejavel nao somente pela novidade; hoje isso nao e verdade mais claro que a tecnologia avança e na media os carros ficam melhores com o tempo mas antigamente algumas empresas pensavam em meios diferentes de operar essas preferiam fazer carros avançadissimos e vende los por muito tempo ao inves de um carro qualquer anualmente repaginado no metodo gm esse tipo de plano de negocio pode descrever a tesla tambem que demora bastante para lançar algo normalmente cria carros mais especiais por isso fazer parte do plano por isso nao e so em paises subdesenvolvidos que existem carros longevos que ficam muito tempo em produçao no primeiro mundo tambem veja por exemplo o mercedes benz sl da geraçao r107 durou de 1971 a 1989 o rolls royce silver spirit e seus irmaos bentley duraram 30 anos no mercado o avançado citroen ds 21 anos a venda na frança o jeep wagoneer original ficou em produçao nos eua de 1963 ate 1991 e o range rover original na inglaterra de 1970 ate 1996 ambos tiveram tanto sucesso que outros resolveram copia los criando hoje 98234791284129843 variaçoes diferentes no tema os carros mais vendidos da historia claro seguem este espirito o ford modelo t ficou em produçao 19 anos e o vw fusca muito mas muito mais que isso mas em ambos os casos foram coisas que nao conseguiram se repetir as empresas depois deles reverteram ao ano modelo talvez seja a convergencia tecnologica moderna que diminui a diferença entre marcas e tecnologias agora disponiveis a todos ou sera que a tesla prova que desistiram de tentar pensando nisso achamos oportuno uma lista dos 15 carros que permaneceram mais tempo em produçao justamente para pensarmos mais sobre o assunto sera que ainda e uma forma viavel e interessante de se fazer negocio ou hoje esses carros nao sao mais possiveis sem saber a resposta podemos apenas alimentar o assunto com informaçao aqui estao eles 15 land rover defender 33 anos [caption id= attachment_356890 align= aligncenter width= 896 ] 1983[/caption] o defender foi lançado em 1983 e acabou em 2016 mas e uma evoluçao de algo muito mais antigo o land rover original de 1948 o conceito e tao valido e unico que provocou celeuma quando foi descontinuado muita gente abandonou a land rover completamente por ter desistido dele [caption id= attachment_356891 align= aligncenter width= 999 ] 2016[/caption] e pior um bilionario ingles resolve que vai fazer sua propria versao dele ja que a land rover nao quer e o atual ineos grenadier se a ineos viver mais que a land rover algo que e dificil mas nao impossivel hoje vai ser realmente engraçado https //flatout com br/como a ineos salvou a historia do land rover literalmente/ 14 porsche 911 34 anos [caption id= attachment_356888 align= aligncenter width= 999 ] 1964[/caption] o 911 original mudou muito nesses anos todos desde o seu lançamento em 1964 claro mas era um so carro um desenho tao inerentemente certo que quando lançado causou estranheza; com o tempo parecia cada dia mais certo no final em 1998 ainda tinha o mesmo painel de instrumentos os mesmos vidros portas e grande parte da carroceria a partir de 1993 tinha suspensoes diferentes e mais sofisticadas mas o seu seis cilindros contraposto arrefecido a ar ainda era fiel ao desenho original de 1964 inclusive no cabeçote sohc de duas valvulas por cilindro opostas como em um dohc no detalhe quase tudo mudara mas era o mesmo carro [caption id= attachment_356887 align= aligncenter width= 999 ] 1998[/caption] um caro e sofisticado carro esporte no primeiro mundo 31 anos em produçao era a maneira dos porsche no inicio lembre se que o vw fusca tambem e dele e que o porsche 356 antecessor do 911 durou 16 anos no mercado tambem nao e a toa que a porsche e o que e hoje apesar de nunca mais ter conseguido repetir o feito do 911 original 13 volkswagen golf mk1 35 anos [caption id= attachment_356886 align= aligncenter width= 999 ] citigolf r 2008[/caption] esta e uma historia bem conhecida nossa de subdesenvolvimento como sabemos bem no mundo todo o golf mk1 a primeira geraçao do hatchback famoso lançada em 1974 apesar de enorme e estrondoso sucesso durou ate 1983 foi substituido por um novo carro de mesmo nome o golf mk2 mas nao na africa do sul la a vw local resolveu que o novo golf era muito grande e muito caro e o antigo vendia bem demais para ser descontinuado permaneceu sendo produzido e vendido no fim durou ate 2009 quando a europa estava no golf mk 6 12 renault 12 37 anos os executivos da renault acreditavam que o 12 se tornaria um verdadeiro carro mundial vendido nos quatro cantos do globo era o primeiro renault de traçao dianteira e vendeu nao so na europa mas atras da entao cortina de ferro na dacia romena onde so foi substituido pelo logan em 2006 na argentina viveu de 1971 ate 1994 tembem mas o mais esquisito e que a versao de carroceria diferente desenvolvida pela willys do brasil acabou sendo lançada como o ford corcel; tambem primeiro ford de traçao dianteira aqui virou o reprojetado e maior corcel ii em 1978 o del rey em 1981 e a pampa na mesma epoca a pampa com motor e cambio vw mas ainda com rodas de tres furos no padrao renault duraria ate 1997 11 peugeot 405 37 anos o peugeot 405 lançado na europa em 1987 e um carro bom o suficiente para ser nomeado carro do ano europeu em seu lançamento apesar de ser ainda um peugeot tradicional bem construido e feito para durar ja tem muito do moderno tambem traçao dianteira e estabilidade exemplar mas nao e nada excepcional para durar tanto o que acontece aqui e o terceiro mundo o carro foi fabricado no iran de 1993 ate 2023 e de 2019 em diante no azerbaijao onde quer que fique isso ainda esta em produçao 10 peugeot 504 38 anos outra historia da peugeot no terceiro mundo a gente conheceu o 504 um carro de traçao traseira e suspensoes independentes que era o estado da arte em seu lançamento em 1968 como uma picape de eixo rigido e 1 3 tonelada importada da argentina nos anos 1990 mas tambem foi produzido na china e a produçao para a nigeria terminou em 2006 9 mercedes benz g class 38 anos o g class atual lançado em 2017 tem a mesma cara do antigo mas e outro carro mais moderno a produçao do original ainda assim foi de 1979 ate 2017 https //flatout com br/o nascimento do mercedes benz g class/ e uma historia de desenvolvimento esta de um jipe extremamente espartano e simples com um diesel sem turbo com pouco mais de 70 cv para uma enorme limusine de luxo de mais de 500 cv para bilionarios mundo afora um caso realmente incrivel de uso jamais imaginado por seus criadores originais 8 toyota land cruiser 70 series 40 anos [caption id= attachment_356879 align= aligncenter width= 999 ] 1984[/caption] a historia deste land cruiser tem a ver com a australia era tao amado pelo publico local que a toyota resolveu manter o carro em produçao para aquele pais e outros mercados menores indefinidamente mesmo que versoes mais sofisticadas e mais modernas continuassem a aparecer [caption id= attachment_356878 align= aligncenter width= 999 ] 2023[/caption] quarenta anos depois do seu lançamento em 1984 continua em produçao neste meio tempo sua longevidade ficou famosa e o carro em 2023 recebeu um face lift e passou a ser vendido no japao tambem alem de outros mercados novos para ele ha um fim a vista para este projeto de 40 anos hoje incrivelmente nao 7 mini 41 anos [caption id= attachment_356877 align= aligncenter width= 999 ] morris mini minor 1959[/caption] o mini original como sabemos e a obra maestra do genio grego ingles nascido na turquia sir alec issigonis ate hoje e um exemplo de como se fazer um carro realmente pequeno realmente grande por dentro de quebra com uma rodinha de 10 polegada em cada canto e suspensoes por cones de borracha um kart de 4 lugares [caption id= attachment_356876 align= aligncenter width= 999 ] mini cooper 2000[/caption] o mini foi tao longevo por sua excelencia futurismo e baixo preço claro mas tambem por causa da decadencia da industria inglesa nos anos 1970 incapaz de produzir os incriveis sucessos dos anos 1950 e 1960 os ingleses nao conseguiam descontinuar este sucesso mesmo depois do aparecimento do metro nos anos 1980 teoricamente seu sucessor permaneceu foi so com a chegada da bmw e a criaçao de um carro retro de mesmo nome que acabou em 2000 6 citroen 2cv 42 anos [caption id= attachment_356874 align= aligncenter width= 999 ] citroen 2cv 1948[/caption] outra obra que parece atemporal apesar de antiga em detalhes construtivos hoje em dia funcionalidade e simplicidade sao o mote aqui o 2cv nao e particularmente pequeno como e o mini e sobre simplicidade extrema e funcionalidade; todo resto e sumariamente ignorado [caption id= attachment_356875 align= aligncenter width= 999 ] citroen 2cv charleston 1990[/caption] cada pequena parte do 2cv incorpora o design pela funçao e dane se a forma e um dos rarissimos carros totalmente despretensiosos que nao querem nem tem nada a provar a citroen construiu 5 1 milhoes de exemplares do 2cv incluindo 1 2 milhao de vans esse numero aumenta para mais de 9 milhoes quando consideramos carros derivados de 2cv como a serie ami o dyane e o mehari e e tao esquisito que podia ilustrar este verbete no dicionario durou de 1948 ate 1990 no primeiro mundo 5 a vw kombi t2 46 anos [caption id= attachment_356872 align= aligncenter width= 999 ] 1967 alemanha[/caption] se a gente contar a kombi t1 como o mesmo carro seriam 64 anos de produçao mas nao e justo apesar de levar quase tudo para a segunda geraçao a t2 de 1967 e na verdade um carro diferente [caption id= attachment_356873 align= aligncenter width= 999 ] 2013 brasil[/caption] mas era um projeto ainda hoje genial que outro carro leva seu proprio peso em carga hoje a kombi monobloco e com suspensoes independentes ainda hoje e um carro util e usavel e so parou de ser produzido por causa de legislaçao de segurança passiva o uso do motor 1 4 litro do polo aqui em seu fim mostrou que nao estava presa por legislaçoes de emissao; hoje poderia ainda existir com um 1 0 turbo com os mesmos 80 cv mas por canetada desaparece em 2013 4 lada niva 47 anos [caption id= attachment_356871 align= aligncenter width= 999 ] lada niva 1977[/caption] outro carro que ainda esta em produçao e portanto pode melhorar sua colocaçao aqui nesta lista ha muito que se dizer sobre um carro off road barato e parrudo como um meio de transporte que nunca para e facil de consertar e parrudo e tem o desenho classico da categoria por que motivo parar a produçao [caption id= attachment_356869 align= aligncenter width= 999 ] lada niva 2023[/caption] os russos que criaram este carro para ser barato e ir a qualquer lugar em 1977 nunca acharam um motivo para parar o nome lada dificilmente e sinonimo de qualidade mas o niva era solido o suficiente para sobreviver uma decada como veiculo de apoio a base russa na antartica a produçao continua ate hoje e acabou de passar por uma pequena reforma em 2020 mas o fim esta proximo; espera se que um novo modelo chegue em 2025 dificilmente claro sera um sucesso igual 3 hindustan ambassador 49 anos [caption id= attachment_356868 align= aligncenter width= 1000 ] morris oxford 1958[/caption] outro fenomeno terceiro mundista os indianos adoram manter coisas inglesas em produçao por decadas veja o que fez com a royal enfield mas seu mais famoso veiculo ingles produzido muito tempo alem do razoavel foi este a copia indiana do morris oxford serie 3 o hindustan embassador [caption id= attachment_356867 align= aligncenter width= 999 ] hindustan embassador 2006[/caption] o carro ingles de 1958 e algo totalmente esquecivel quatro em linha ohv traçao traseira cara de chapeu coco sobre rodas mas por algum motivo os indianos adoravam ele e permaneceu em produçao ate 2007 2 vw fusca 65 anos [caption id= attachment_356866 align= aligncenter width= 999 ] 1938 porsche mostra o vw para seu principal acionista [/caption] a longevidade do fusca parece mas nao e exatamente um fenomeno de 3º mundo quando parou de ser fabricado na alemanha em 1978 o vw ja tinha 40 anos de idade mesmo assim continuou naquele mercado importado do mexico por muito tempo ainda e so parou por legislaçao e um carro aparentemente imortal [caption id= attachment_356865 align= aligncenter width= 999 ] 2003 ultima edicion no mexico[/caption] aqui no brasil morreu em 1986 e voltou em 1993; morreu de novo em 1996 no mexico uma verdadeira instituiçao local o pequeno vocho durou ate 2003 e ate hoje e um carro presente na vida da maioria dos habitantes do mundo e o mais vendido da historia em sua configuraçao basica inicial 1 morgan four wheeler 83 anos [caption id= attachment_356863 align= aligncenter width= 999 ] 1936 morgan de 4 rodas[/caption] no meio dos anos 1930 a pequena empresa inglesa familiar de malvern link que vivia as custas da venda de carros esporte de tres rodas viu que seu tipo de veiculo nao tinha futuro resolve fazer um carro esporte agora com 4 rodas aplica sua conhecida suspensao dianteira por pilar deslizante e usando um motor coventry climax de 1122 cm³ com 34 cv e uma caixa de cambio meadows de quatro marchas lança o morgan 4/4 quatro lugares quatro rodas oitenta anos depois ainda esta produzindo carros derivados dele motores freios e eletrica mudara mas nos anos 2010 o morgan era um museu industrial vivo das tecnicas antigas de produçao de automoveis o mesmo chassi de aço a mesma carroceria toda de madeira revestida de aluminio batido a mao o ultimo carro era ford duratec de 2 0 litros em 2019 [caption id= attachment_356864 align= aligncenter width= 999 ] 2019 ainda em produçao[/caption] hoje se pode comprar um morgan com a mesma aparencia deste antigo mas nao e mais o mesmo o chassi e de aluminio adesivado moderno e a madeira esta la so como enfeite e piscadela ao passado continua legal pacas mas a velha tradiçao que acreditavamos pronta para durar para sempre acabou definitivamente nada e para sempre
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.