ontem 28 de maio de 2019 completaram se 30 anos de uma das mais importantes conquistas brasileiras no automobilismo internacional a vitoria de emerson fittipaldi nas 500 milhas de indianapolis em 1989 foi a primeira vez que um brasileiro venceu a corrida e a primeira vez que um piloto de fora dos estados unidos vencia na indy em 23 anos hoje o brasil e o terceiro pais com mais titulos na formula 1 oito deles atras da inglaterra que tem 18 e da alemanha que tem 12 na indy 500 e a mesma coisa o brasil e o terceiro pais com mais vitorias foram sete o que coloca o nosso pais atras dos estados unidos que tem 72 vitorias e do reino unido que venceu oito vezes e tambem estamos bem colocados nos titulos dos monopostos americanos como o quarto pais que mais tem campeoes com quatro titulos em todos os casos o pioneirismo brasileiro foi de emerson fittipaldi com o recente aniversario de sua primeira vitoria na indy decidimos contar hoje como foi que tudo aconteceu fittipaldi ja era um piloto muito experiente em 1989 ele havia se aposentado 1980 com dois titulos em 1972 e 1974 um pela lotus e outro pela mclaren segundo emerson seus ultimos anos na formula 1 foram dificeis especialmente em 1981 e 1982 quando ele e o irmao wilsinho fittipaldi tentavam manter viva sua propria equipe na formula 1 a fittipaldi automotive apesar dos esforços e de resultados razoaveis os patrocinadores minguaram e a equipe faliu ao final da temporada de 1982 os irmaos fittipaldi estavam fora do automobilismo mas nao por muito tempo dois anos mais tarde em 1984 emerson fittipaldi voltou a correr de monopostos mas em vez de voltar a formula 1 o brasileiro foi para os estados unidos para competir na indy que na epoca ainda se chamava cart inicialmente o brasileiro disputou algumas provas por duas equipes menores a wit racing e a h&r racing a fim de se adaptar e se enturmar no novo ambiente na segunda metade da temporada emmo como ficou conhecido foi contratado pela patrick racing equipe de pat patrick fundada na decada de 1970 fittipaldi conseguiu resultados expressivos logo em sua primeira temporada cheia com a patrick racing incluindo uma vitoria em michigan e mais dois podios pelo segundo lugar foi um belo começo que rendeu a emerson uma parceria duradoura com a equipe americana uma parceria que chegou ao fim em 1989 quando o piloto migrou para a penske mas fittipaldi deixou a patrick racing em alto nivel em sua ultima temporada com eles o brasileiro ajudou a equipe a conquistar o segundo se seus dois titulos na formula indy 1976 e 1989 e a ultima de suas tres vitorias na indy 500 1973 1982 e 1989 o proprio emerson foi campeao da formula indy naquele ano vencendo alem da indy 500 outras quatro corridas de 15 no total a verdade e que fittipaldi era um dos favoritos para a ediçao de 1989 da indy 500 no ano anterior ele ja havia sido o segundo colocado e para aquela ediçao comandava o recem adotado penske pc 18 com motor chevrolet obtido apos um acordo com a fabricante de cigarros philip morris responsavel pela pintura da marlboro no carro de emmo era o melhor bolido do grid usado apenas pela patrick racing e pela propria penske alem disso naquela corrida o brasileiro largava na terceira posiçao atras de rick mears e al unser jr sem saber que este ultimo quase seria seu carrasco na prova sem frustrar as expectativas emerson assumiu a ponta logo na primeira volta — e a partir dali liderou boa parte da prova mas aquela nao seria uma vitoria facil na indy 500 nunca e https //www youtube com/watch v=4bco6s hm 8 emerson começou a sentir a pressao dos rivais na volta 150 com os jovens michael andretti e al unser jr ambos com 27 anos de idade e um ritmo bem mais urgente se aproximando no retrovisor o piloto brasileiro adotou um passo mais comedido buscando poupar combustivel a primeira ameaça concreta a vitoria de emerson veio quatro voltas depois quando ele foi ultrapassado por michael andretti poucos minutos depois porem o carro de andretti abriu o bico com o motor fundido expelindo fumaça o fim da prova para o norte americano veio na volta 163 faltando 36 giros para o final muita coisa ainda podia rolar a saida de andretti da disputa colocou al unser jr na segunda colocaçao ainda que alguns segundos atras de emmo para se aproximar do brasileiro little al decidiu sentar a bota pouco se preocupando com o alto consumo de combustivel sua estrategia pe na tabua era compreensivel com menos combustivel o carro ficava mais leve e mais rapido dali era torcer para nao parar por pane seca mas valia a pena tentar faltando cerca de vinte voltas para o final da corrida uma bandeira amarela foi levantada e a corrida passou a ser liderada pelo safety car fittipaldi aproveitou para encher o tanque planejando uma retomada com vigor apos o pit stop mas a parada levou tempo demais e a situaçao foi agravada por um caminhao de apoio que bloqueou sua saida unser por outro lado seguia firme com sua ousada estrategia ele decidiu nao parar para reabastecer aproveitando a travada de fittipaldi para tomar vantagem na pior das hipoteses ou seja se ficasse sem combustivel unser ficaria em segundo o terceiro colocado raul boesel vinha seis voltas atras dos lideres a principio deu certo depois da relargada na volta 185 fittipaldi ainda era o lider por cerca de tres segundos mas o carro de little al estava consideravelmente mais leve e com isto nas voltas seguintes ele conseguiu fechar o gap para apenas algumas fraçoes de segundo ficando diretamente atras de emmo foi ai que a briga virou corpo a corpo ou melhor carro a carro cada vez mais perto de fittipaldi unser conseguiu ultrapassa lo na volta 196 faltavam apenas quatro para o fim da prova a situaçao entao se inverteu emerson colava em little al nas curvas mas como seu carro estava mais pesado o americano se distanciava nas retas ainda que com cautela para nao secar de vez o combustivel foi assim por duas voltas ate a 198ª quando unser deu de cara com quatro retardatarios um deles ludwig heimrath jr deu uma segurada no norte americano na entrada da curva 2 facilitando a aproximaçao de emerson https //www youtube com/watch v=pollz1ypsaa perto da curva 3 o brasileiro tentou ultrapassa lo e seu carro escorregou levemente para a direita foi o lance final as rodas dos dois se tocaram e unser levou a pior seu carro se desequilibrou e acertou o muro com boesel la atras a vitoria era de emerson fittipaldi a primeira de um brasileiro em indianapolis depois de receber a bandeira amarela fittipaldi deu sua ultima volta no circuito escoltado pelo pace car ja fora do carro ileso unser acenou para o brasileiro da beira da pista embora as circunstancias da vitoria tenham causado polemica devido ao toque entre os dois carros o proprio al unser jr sabia que aquela havia sido uma briga muito boa e que a vitoria de emmo era justa e merecida emerson fittipaldi permaneceu com a patrick racing pelo restante da temporada e depois foi correr na penske como parte do arranjo feito no inicio do ano ele ainda venceu a indy 500 mais uma vez em 1993 ao todo emerson participou de 11 ediçoes da 500 milhas de indianapolis entre 1984 e 1994 em 1995 ele nao conseguiu se classificar depois de fittipaldi outros tres brasileiros venceram a indy 500 helio castroneves que foi o vencedor de 2001 sua estreia na prova 2002 e 2009; gil de ferran que venceu em 2003; e tony kanaan que foi o vencedor em 2013
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