como a maioria das fabricas surgidas no periodo pos guerra a honda foi fundada para motorizar uma naçao com um meio de transporte racional e barato mas soichiro honda seu fundador era um verdadeiro entusiasta e por isso quando começou a construir carros na decada de 60 decidiu fazer o que todo apaixonado faria um esportivo seu primeiro carro de passeio o s360 foi um roadster pequeno e leve com motor de moto capaz de girar 9 000 vezes por minuto e era empolgante de dirigir dele surgiu a serie s que gerou o classico s800 e mais tarde o moderno s2000 e o atual s660 na decada de 70 seus esportivos foram deixados de lado para a criaçao dos modelos mundiais o civic e o accord que iniciariam a invasao japonesa na america entao preocupada com a economia de combustivel a honda so voltou a produzir esportivos nos anos 80 quando ja firmada nos eua resolveu enfrentar rivais como a serie z da nissan/datsun os esportivos leves da toyota e ate mesmo a santissima trindade esportiva ferrari lamborghini e porsche foi nesse contexto que ha exatos 30 anos em 1989 ela lançou o nsx ate hoje seu esportivo mais iconico considerado por muitos o melhor honda de todos os tempos essa historia contudo começou cinco anos antes em 1984 quando a honda encomendou aos italianos da pininfarina a estilizaçao do projeto hp x honda pininfarina xperimental o nascimento do ns x o carro seria equipado com o motor c20a do honda legend um v6 de dois litros com comando simples no cabeçote e 145 cv instalado na traseira do carro entre o eixo e a parte posterior da cabine que era inspirada no cockpit dos avioes de caça durante a finalizaçao do projeto o alto comando da honda solicitou aos engenheiros que começassem a desenvolver um carro que pudesse ser tao rapido quanto qualquer modelo vindo da italia ou da alemanha [gallery type= grid columns= 2 size= medium link= file ids= 217284 217269 217273 217272 217271 217270 217274 217280 217283 217282 ] os alvos originais do nsx eram a ferrari 328 e o porsche 911 sendo o esportivo italiano o benchmark de desempenho para a honda a ideia era nao apenas supera los em linha reta e nos circuitos mas tambem oferecer um supercarro acessivel que pudesse ser usado no dia a dia e fosse confiavel como os consagrados modelos familiares caso do civic do accord e do legend para o desafio de encarar uma ferrari a honda sabia que o motor 2 0 nao seria suficiente entao a honda optou pelo v6 de 2 7 litros do honda legend topo de linha que tambem nao se mostrou adequado e foi substituido por um novo v6 de tres litros com comando duplo nos cabeçotes este motor ainda nao tinha o comando variavel vtec mas ja desenvolvia um nivel satisfatorio de potencia com seus 253 cv tanto que foi usado em 15 mulas de testes e estava cotado para entrar em produçao quando a honda estudando a durabilidade do motor decidiu fazer uma ultima modificaçao o motor teve seu bloco e cabeçote redesenhados e os comandos de valvulas ganharam o recem lançado sistema de variaçao vtec ate entao disponivel apenas no acura integra as bielas foram feitas com titanio para reduzir a massa reciprocante e permitir o aumento de 700 rpm de sua faixa util de rotaçoes o que significa que ele poderia girar ate 8 000 vezes por minuto no fim o motor recebeu o comando variavel vtec que havia estreado no integra de segunda geraçao por fora ele manteve sua ampla area envidraçada porem agora otimizada por shigeru uerhara que estudou a visibilidade de 360 graus do cockpit do caça f 16 e adotou um design semelhante nao apenas para melhorar a visao do motorista mas tambem porque o f 16 tinha uma cabine avançada em relaçao ao resto do corpo — algo tambem observado nos monopostos de corrida uehara percebeu que aquela configuraçao nao permitira apenas uma melhor visibilidade mas tambem ajudaria a equilibrar o peso enquanto a traseira alongada traria estabilidade direcional em alta velocidade estruturalmente o ns x foi o primeiro modelo produzido em serie a usar um semi monocoque integralmente de aluminio que incorporava um subchassi e componentes de suspensao todos tambem feitos de aluminio isso permitiu uma reduçao de quase 200 kg em relaçao a uma estrutura semelhante feita de aço enquanto os braços de aluminio na suspensao reduziram mais 20 kg — uma reduçao importante na massa nao suspensa o carro ainda tinha um recurso inedito chamado pivo de conformidade compliance pivot quando o carro passa por um ressalto e o pneu e submetido a uma força longitudinal a qual o pneu e a suspensao devem acompanhar o movimento e absorver o impacto o pivo de conformidade acopla o braço superior ao braço inferior e e conectado aos braços por meio de juntas esfericas assim eles se movem juntos quando a suspensao se move o pivo rotaciona mantendo a geometria da suspensao praticamente inalterada sem afetar sua capacidade de absorçao dos impactos esse sistema do nsx acabou influenciando gordon murray no desenvolvimento da suspensao do mclaren f1 usando seu know how das pistas estamos falando do final da decada de 80 o auge da honda na f1 e todos os recursos de automobilismo disponiveis a honda nao hesitou em gastar tempo e dinheiro em testes e pesquisas para aplicar toda a tecnologia possivel no carro os testes de longa distancia para acerto de chassi foram feitos por satoru nakajima em suzuka e mais tarde ayrton senna fez um teste com o carro tambem em suzuka onde iniciou seu envolvimento com o projeto https //youtu be/lo5wdmjgygo apos este primeiro teste famoso por ter sido registrado em video senna ainda participou de uma bateria de cinco dias de testes para acerto da suspensao e do comportamento dinamico do carro alem de ter pilotado o carro em nurburgring nordschleife o americano bobby rahal tambem teve participaçao no desenvolvimento do esportivo https //www youtube com/watch v=sdytjs8nxrm eis o honda nsx com o desenvolvimento pronto o ns x foi apresentado ao publico em fevereiro de 1989 durante o salao de chicago e em outubro do mesmo ano no salao de toquio durante o salao de chicago a honda salientou a tecnologia do carro sua baixa estatura de apenas 1 17 metro e seu campo de visao de 312 graus alem do motor reforçado com bielas de titanio pistoes forjados e comando variavel e da suspensao com componentes de aluminio ele tambem tinha um complexo processo de pintura de 23 etapas que incluia uma camada de cromato de especificaçao aeronautica para proteger as chapas de aluminio o carro como nao poderia ser diferente foi muito bem recebido pelo publico mas a honda achou melhor mudar seu nome para nsx antes de iniciar sua produçao no inicio de 1990 ele começou a ser vendido no japao e em novembro chegou aos eua com a marca de luxo da honda a acura o motor com o sistema vtec era capaz de girar 8 300 rpm e produzia 273 cv a 7 100 rpm com torque de 29 mkgf a 5 700 rpm despejados nas rodas de 16 polegadas do eixo traseiro as dianteiras tinham 15 polegadas a faixa vermelha do conta giros começava nos 8 000 rpm e com ele o honda nsx chegava aos 270 km/h e tinha uma aceleraçao de zero a 100 km/h em 5 6 segundos os numeros eram equivalentes aos do porsche 911 e da ferrari 348 o esportivo alemao tinha mais torque 31 6 kgfm porem menos potencia 250 cv por isso acelerava em 5 9 segundos e nao passava dos 260km/h a ferrari com seu v8 era somente 0 1 segundo mais rapida que o nsx e superava a velocidade maxima em 5 km/h apesar de ter estudado os concorrentes da ferrari lamborghini e porsche e conseguido um equilibrio ideal entre a versatilidade para o uso diario e o desempenho para uso esportivo esse equilibrio foi conseguido por meio de algumas concessoes que tiveram que ser feitas ao lado esportivo da balança por isso em 1992 a honda decidiu desenvolver uma versao mais radical do nsx com modificaçoes para desempenhar melhor na pista ao custo de menor conforto e conveniencia foi assim que nasceu o nsx type r mais conhecido como nsx r para faze lo a honda removeu o isolamento acustico o sistema de audio o estepe o sistema de ar condicionado e o controle de traçao os bancos de couro com ajuste eletrico deram lugar a novos bancos de competiçao da recaro feitos de fibra de carbono e kevlar as rodas originais de liga leve foram substituidas por rodas enkei de aluminio forjado e a alavanca de cambio de couro deu lugar a uma peça de titanio o resultado foi uma reduçao de 120 kg para um total de 1 230 kg alem disso a honda mexeu na suspensao originalmente o nsx tinha suspensao mais firme atras o que aumentava a transferencia de peso para a traseira e deixava o esportivo sobre esterçante nas saidas de curva para o nsx r a honda inverteu as coisas e colocou molas mais firmes na frente deixando a traseira mais macia e mais pregada no chao com isto o comportamento dinamico do do nsx r ficou mais neutro foram feitos 483 exemplares entre setembro de 1992 e novembro de 1995 exclusivamente para o mercado domestico japones a concorrencia fica acirrada ao longo da decada de 90 a ferrari lançou a memoravel 355 enquanto a porsche renovou o 911 era evidente que o nsx precisaria de upgrades para nao ficar para tras a resposta veio em 1997 quando a honda aumentou o deslocamento do motor de tres para 3 2 litros e reconfigurou o sistema de escape substituindo a tubulaçao e os coletores de ferro por outros de aço inoxidavel o resultado foi um aumento de potencia para 294 cv e de torque para 30 9 kgfm para otimizar a entrega da potencia as rodas traseiras o cambio de cinco marchas foi substituido por um de seis marchas close ratio e a embreagem passou a usar um disco bimassa de menor inercia alem das mudanças mecanicas a honda tambem fez algumas mudanças estruturais no carro adotando uma liga de aluminio 50% mais forte que a original permitindo o uso de chapas mais finas nas portas para lamas capo e cobertura do motor sem comprometer a rigidez a torçao o carro ficou somente 10 kg mais pesado porem mais potente e mais rigido com isso ele passou a acelerar de zero a 100 km/h em 4 5 segundos — o mesmo tempo da ferrari f355 e meio segundo a menos que o porsche 996 carrera 4s para se ter uma ideia a porsche so conseguiu igualar o desempenho com seu flat 6 aspirado em 1999 quando lançou o 996 gt3 sendo pareo para os melhores esportivos da europa o nsx conseguiu permanecer no topo por mais cinco anos antes de receber uma nova atualizaçao o facelift ela chegou em 2002 e levou embora os farois escamoteaveis ja anacronicos no inicio dos anos 2000 e tambem agravantes em caso de atropelamentos alem dos farois as lanternas foram redesenhadas bem como o spoiler traseiro e as tomadas de ar diantiras o novo visual conseguiu rejuvenescer o carro de forma que ele nem parecia ser um projeto de 13 anos embora o motor tivesse permanecido o mesmo a honda revisou a suspensao do nsx com novas molas mais rigidas na dianteira e na traseira barras estabilizadoras mais espessas e pneus traseiros mais largos com as mudanças no visual o coeficiente aerodinamico chegou a 0 30 e melhorou o tempo de aceleraçao de zero a 200 km/h em 0 2 segundo e elevou a velocidade maxima para 282 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 217290 217288 ] a evoluçao mecanica ficou para o nsx r novamente restrito ao mercado japones como no nsx type r dos anos 1990 o foco principal foi a reduçao de peso que aplicou a mesma receita do anterior porem tambem removendo a assistencia hidraulica da direçao e adotando componentes de fibra de carbono a estrutura com isso o nsx chegou aos 1 270 kg mas o motor v6 de 3 2 litros foi balanceado manualmente por artesaos da honda no esquema one man one engine e teve o mapa do acelerador eletronico revisado o que permitiu respostas mais rapidas e subidas de giro mais soltas a honda declarava os mesmos 294 cv porem a potencia pode ter sido subestimada por questoes de homologaçao e/ou tributarias mesmo assim em 2002 ele foi levado ao nurburgring nordschleife onde com motoharu kurosawa ao volante completou a volta em 7 56 o mesmo tempo da ferrari 360 challenge stradale que era 100 cv mais potente que o nsx r — e era a terceira geraçao de ferraris v8 lançada desde que o nsx chegou ao mercado o fim da primeira parte o supercarro da honda contudo duraria somente mais tres anos em 2005 depois de 15 anos de estrada ele finalmente deixou a linha de produçao sem deixar um substituto durante 15 anos o nsx permaneceu praticamente o mesmo recebendo apenas refinamentos e atualizaçoes e nesse tempo ele jamais perdeu o status de supercarro o que comprova a confiabilidade e a mitica do projeto como vimos em outra ocasiao o nsx foi a referencia para gordon murray na hora de criar o mclaren f1 murray teve um nsx durante sete anos e ate hoje o considera um dos grandes carros ja construidos no momento em que dirigi o nsx todos os carros que tinha como referencia para desenvolver meu carro lamborghini ferrari e porsche foram apagados da minha cabeça e obvio que o mclaren f1 seria mais rapido que o nsx mas o comportamento dinamico e o conforto do honda seriam minhas novas referencias no projeto gordon murray o sucessor do nsx so chegaria onze anos depois depois de quase dez anos de projeto mas isso e uma outra historia
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