a primeira lembrança que eu tenho do uno e a do meu pai aparecendo num sabado de manha em casa com algum dos modelos r novinho em folha por alguma razao ele pegou emprestado o carro do irmao para usarmos naquele dia entao fomos a jumbo eletro comprar algumas coisas dentre as quais uma caixa de chocolate lollo depois disso havia os fiat uno da cooperativa onde meu pai trabalhava e tambem do gerente do banco — um 1 5r amarelo ai eles começaram a ficar mais comuns principalmente depois que inventaram o mille e o negocio do carro popular de repente as ruas ficaram infestadas pelo pequeno fiat ele era uma opçao barata como primeiro carro como carro novo como segundo carro da familia e como carro de trabalho mesmo com a chegada do palio de segunda geraçao ele continuou por ali firme e forte carregando escadas ferramentas e a mao de obra que move o pais — nao apenas no formato de hatchback mas tambem como picape e furgao de carga afinal a fiorino e um uno nao e mesmo depois de quase dez anos fora de linha o original nao a segunda geraçao ele ainda e uma presença constante nas ruas de todo o brasil nao tanto quanto ja foi um dia mas ainda muito marcante para um carro encerrado ha 10 anos — e um tanto impressionante para um carro que esta completando 40 anos nesta semana sim o uno original foi apresentado em 18 de janeiro de 1983 no ultimo lugar onde um brasileiro de 2023 imaginaria ver um uno o cabo canaveral — aquela base de lançamento da nasa nos eua um uno na nasa explicaria muita coisa nao quem diria afinal que um lancia de giugiaro se tornaria um dos carros mais populares do brasil chegando ao ponto de ser um sucessor espiritual do fusca — por que nao graças a seu trabalho no lancia delta giorgetto giugiaro acabou contratado para projetar outros carros para as marcas do grupo fiat em 1980 por exemplo foi lançado o fiat panda criado para ser um carro intermediario entre o 126 o pequeno compacto de motor traseiro derivado do fiat 500 porem com uma carroceria mais retilinea e o 127 e notavel a semelhança entre os tres o fiat panda inaugurava uma nova identidade visual criada por giugiaro com grandes farois retangulares linhas ainda mais retas e para choques envolventes de plastico alem de incorporar um novo logo para a fiat maior em relaçao a grade dianteira naquela epoca a fiat colocou a autobianchi sob o controle da lancia que na epoca estava sob o comando de gian mario rossignolo e caiu sobre ele a responsabilidade de dar inicio ao desenvolvimento de um sucessor para o a112 que fazia muito sucesso mesmo do alto de seus dez anos de idade sem grandes mudanças seguindo o script rossignolo convocou giorgetto giugiaro para dar forma aos primeiros prototipos do novo autobianchi existem imagens de alguns deles mas nem todas acompanham detalhes tecnicos ate porque a maioria deles nao passou da fase estatica e alguns sequer chegaram a sair do papel a certa altura do projeto foi decidido que o novo carro seria vendido como lancia e nao autobianchi era o inicio do processo de descontinuaçao da autobianchi ao final do qual em 1995 a marca seria totalmente absorvida pela lancia o prototipo lancia bcde como foi chamado e esse cara ai embaixo as proporçoes sao quase identicas as do uno e os farois tem praticamente o mesmo formato a grade contudo tem a identidade visual da lancia na epoca e a traseira difere significativamente do que se veria no fiat a semelhança continua no interior com direito a uma versao mais sofisticada do painel conhecido como satelite com comandos em pequenos consoles ao lado do quadro de instrumentos as principais diferenças sao as maçanetas das portas que nao tinham o desenho embutido do uno e a presença de dois limpadores de para brisa estava praticamente pronto mas no fim das contas acabou se transformando no uno e como isso aconteceu a questao e que rossignolo tinha certas diferenças ideologicas com vittorio ghidella entao presidente do grupo fiat ainda em 1979 gian mario rossignolo decidiu deixar o grupo fiat migrando para uma fabricante de componentes mecanicos sueca chamada skf industrie onde assumiu o cargo de diretor com sua saida o projeto do sucessor do autobianchi a112 mudou completamente e acabou se tornando um compacto baseado no fiat panda tambem com design de giorgetto giugiaro e uma semelhança mais do que passageira com o fiat uno ele foi de fato lançado em 1985 dois anos apos o uno na maioria dos mercados ele era vendido como lancia y10 usando apenas na italia o nome de autobianchi y10 em 1995 a autobianchi afoi enfim absorvida pela lancia desaparecendo do mercado vittorio ghidella tinha uma ideia para aproveitar o lancia bcde usa lo como base para o sucessor do fiat 127 que havia passado recentemente por uma reestilizaçao que nao foi muito bem sucedida e tornou o desenho do carro mais pesado e envelhecido em vez de renova lo de forma satisfatoria giorgetto giugiaro foi enfim encarregado de finalizar o design do carro dando a ele o desenho que foi revelado ao mundo em 18 de janeiro de 1983 durante um evento no cabo canaveral no estado da florida a ideia era associar o fiat uno ao futuro era no cabo canaveral que ficava uma das bases de lançamento de foguetes da nasa com carroceria retangular entre eixos longo em relaçao ao comprimento ampla area envidraçada e excelente aproveitamento de espaço o fiat uno de fato foi um dos carros mais modernos de seu tempo uma recepçao que tambem teve no brasil um ano depois em 1984 — apesar de o fiat uno brasileiro ter mais em comum com o 147 do que com o uno europeu talvez tenha sido esse o segredo do sucesso uma base racional como era o fusca quando foi concebido mas com uma embalagem primorosa acertada por um dos grandes designers da historia quem poderia dizer o contrario
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