ha exatos 45 anos a ferrari lançava o primeiro de seus modelos com motor flat 12 a berlinetta boxer o modelo tambem foi o primeiro com o nome ferrari a ostentar um motor central traseiro uma configuraçao que demorou a aparecer nos carros da marca porque enzo ferrari relutava em fazer um carro de rua assim por achar que seus clientes o achariam dificil de guiar [gt40 content search= ferrari widget= 1 title= as ferrari do gt40 ] ate que seu ex cliente ferruccio lamborghini lançou o miura que acabou se tornando o primeiro esportivo de motor central traseiro enzo entao lançou a dino 246 gt que nominalmente nao e uma ferrari apesar de usar um motor ferrari ser construida pela ferrari e vendida pela ferrari o modelo fez sucesso e convenceu o velho turrao que ninguem iria se matar se ele vendesse um carro com o motor atras da cabine e foi assim que em 1973 a ferrari apresentou seu supercarro com um 12 cilindros na traseira a 365 gt4 bb — ou berlinetta boxer apesar do nome igual ela era um carro bem diferente da 365 gt4 daytona que tinha um v12 dianteiro e tambem apesar do seu nome o motor nao era o mesmo v12 de 4 4 litros nem um boxer de verdade mas um flat 12 — tambem chamado de v12 a 180 graus como explicamos neste post a 365 gt4 bb foi produzida somente por tres anos e teve 387 exemplares o que a torna a mais rara das berlinetta boxer em 1976 ela foi substituida pela 512 bb que estreava um novo metodo de nomenclatura na ferrari que usava o deslocamento combinado ao numero de cilindros — ou seja 5 litros 12 cilindros — tambem originado pela dino 246 gt a potencia subiu de 340 cv para 360 cv mas a velocidade maxima diminuiu porque o peso tambem aumentou indo de 1 235 kg para 1 515 kg assim a 512 bb chegava apenas aos 288 km/h em vez de 302 km/h em 1981 veio a versao injetada a 512 bbi que mantinha a mesma potencia e velocidade maxima melhorando apenas o gerenciamento do motor e o consumo de combustivel apesar de ter sido produzida somente entre 1981 e metade de 1984 a 512bbi foi a mais popular das berlinetta boxer com 1 007 unidades produzidas a 512 bb carburada teve 929 exemplares entre 1976 e 1981 como voce bem sabe em 1984 chegou a ferrari testarossa que foi o terceiro modelo com o motor flat 12 ela tambem teve suas evoluçoes ao longo dos anos — primeiro como 512 tr e depois como f512 m — e permaneceu em produçao ate 1996 quando a produçao das ferrari flat 12 completou 23 anos aproveitando que esta curta mas importantissima linhagem esta completando 45 anos em 2018 e que ja falamos da testarossa anteriormente parece uma boa hora para conhecermos os detalhes da 512 bbi com estas fotos divulgadas pela loja americana lbi limited que esta vendendo este belo exemplar de 1983 começando pelo lado de fora voce ja deve ter notado que ela nao tem uma maçaneta aparente na porta somente o tambor da fechadura que trava/destrava o carro mas olhe de perto e voce notara esta alavanca camuflada no arco da janela voce so precisa puxa la na sua direçao e ecco o carro esta aberto voce vera o painel interno com design limpo sem botoes ou puxadores espalhados por ali o puxador fica dentro do porta objetos e a maçaneta interna fica escondida na parte superior da abertura entrando no carro voce encontrara o cinzeiro em lugar de destaque no carro — afinal estamos na europa nos anos 1970/1980 todo mundo fuma o cinzeiro fica perfeitamente posicionado na posiçao de repouso da sua mao esquerda la dentro tudo e revestido de couro e carpete os pedais ficam deslocados para a direita graças as caixas de roda imensas a alavanca de cambio fica colada no joelho direito do motorista e os instrumentos indicam tudo o que se passa com o motor o espaço para os pedais e apertado o tunel e a caixa de roda deixam o espaço exato para os tres pedais e nada mais a foto abaixo traz um golpe de vista a plaqueta que protege o carpete do tunel central esta refletindo o acelerador fazendo parecer que ha um quarto pedal aposto que voce notou mesmo foi o chicote aparente na foto acima nao e entao nao se trata de um carro mal cuidado mas do padrao da epoca mesmo a ferrari nao tinha muito mais que meia duzia de computadores naquela epoca e nenhum deles era usado na produçao dos carros o que resulta nesse tipo de visual mas voce nao se importaria com isso com aquele flat 12 la atras importaria mesmo na cabine a 512 bbi tinha outros atrativos como o volante momo radio toca fitas com equalizador da pioneer e ajuste eletrico dos retrovisores que era feito por esse mini joystick todo preto no console central ainda no console central logo ao lado do cambio ficam o interruptor da lanterna de neblina r fog e o pisca alerta hazard os interruptores com as setas sao os comandos dos vidros eletricos das portas acima tambem temos o comando do ar condicionado que e um pouco diferente do que estamos acostumados o botao a/c controla a temperatura do ar condicionado — menos frio ou mais frio somente o outro botao controla a velocidade do ventilador do ar condicionado o sistema de ventilaçao funcionava separadamente e era controlado mais abaixo ele era um proto ar condicionado dual zone os seletores de cima ao lado do joystick dos espelhos selecionava por onde o ar saia — topo do painel frente do painel embaixo do painel os dois interruptores menores ligavam o ventilador do lado do motorista fan/l e do passageiro fan/r individualmente voce poderia entao controlar a velocidade do ar de forma diferente em cada lado mas o controle de temperatura era unico as saidas direcionais no centro do painel e as saidas direcionadas para desembaçar o para brisa aqui da para ver melhor note acima que ha um braço mas duas palhetas era o jeito de ampliar a area de varrimento do limpador voltando ao interior vamos ver a area de carga da cabine obviamente ela e minuscula e fica atras dos bancos para acessa la voce precisa levantar esta alavanca e o que voce tem e essa visao tem ate uma daquelas cintas charmosas mas nao da para prender muita coisa ali mais acima ha uma bandeja que parece muito boa para guardar sua carteira e seu celular como na epoca os celulares nao eram populares nem caberiam ali dentro e mais um porta qualquer coisa alem da carteira mais acima fica o console das luzes internas a luz circular e aquela que se abre com a porta do carro voce pode mante la acesa com as portas fechadas se apertar o botao circular da esquerda o outro circulo maior na frente e uma luz de leitura direcional parecida com aquelas de onibus e aviao voce a acende pelo botao da direita uma olhada no teto e vamos de volta ao painel a instrumentaçao e completa como se espera de um esportivo desta epoca velocimetro na esquerda conta giros na direita temperatura da agua no topo pressao do oleo embaixo mais ao lado acima do radio mais dois instrumentos amperimetro e marcador de combustivel ao lado luzes espia para os cintos desafivelados e tampa do motor aberta no outro lado acima do equalizador ficam mais dois instrumentos o termometro do oleo e um relogio comum no meio disso o lugar mais bizarro que ja se colocou uma plaqueta de numero de serie sim e a coluna de direçao em frente ao quadro de instrumentos mas ha outra no vao da porta que veremos depois na hora de abrir o capo antes disso vamos ao porta luvas que e aberto por um botao sob o radio e ao lado das saidas frontais de ar e aqui esta ele aberto a foto esta escura mas ele tambem nao e muito profundo dois terços do compartimento os dois terços da direita sao ocupados pela caixa de fusiveis que tem estes escritos na tampa o outro cantinho que sobra e o porta luvas so luvas mesmo agora sim vamos la fora para abrir a tampa do motor voce precisa puxar uma alvanca na parede corta fogo ao lado do bagageiro quase escondida pelo cinto ao levanta la voce expoe nao apenas o motor mas tambem o bocal do combustivel que tambem e acessado pela portinhola aqui o flat 12 visto de cima a admissao recebe o ar pelo fundo das caixas dos filtros por meio destes dois tubos de metal no lado esquerdo da foto o coletor de admissao e alimentado por dutos que captam o ar na parte de fora; sao aquelas saliencias pretas no capo aquele retangulo preto la perto do vidro e a alavanca para liberar o capo por fora depois de destrava lo por dentro da cabine la dentro tambem fica a alavanca de abertura do porta malas/capo dianteiro e essa alavanca cromada abaixo do equalizador e la na frente voce topa com isso espaço para uma ou duas bolsas de mao ou um estepe se voce e do tipo prevenido o radiador os farois os cilindros mestre e o compartimento da bateria o radiador central resfria a agua do motor o ar condicionado usa outros dois trocadores de calor menores que nao aparecem nestas fotos abaixo fica claro para que servem os respiros do capo dianteiro extrair o ar que passa pelo radiador por ultimo mas nao menos importante um detalhe bastante curioso da 512bb as rodas metricas do sistema txr da michelin amplie a foto e voce vera que os pneus sao 240/55 r415 o diametro da roda e 415 mm o que equivale aproximadamente a 16 3 polegadas — o que exige pneus especiais da michelin para esta ferrari para encerrar algumas fotos
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