no dia 5 de outubro de 1955 em paris começava a historia de um grande carro faz um pouco mais de 60 anos — mais precisamente 60 anos e 9 dias — mas a gente acha que ainda da tempo de contar aqui no flatout um pouco sobre o citroen ds um dos maiores classicos nao apenas de sua fabricante mas de toda a historia do automovel pensando bem talvez este pequeno atraso ate combine um pouco com o espirito do citroen ds dizemos isto porque apesar de ser um verdadeiro classico ele nao era muito veloz nunca teve motores de mais de quatro cilindros e a versao mais potente fabricada a ultima de 1973 tinha 141 cv em seu motor 2 3 com injeçao eletronica no entanto da para dizer com toda a certeza que o ds e uma prova de que ser rapido nao e a unica coisa que transforma um automovel em uma lenda e de qualquer forma nada impediu o ds de fazer sucesso ate mesmo nos ralis ha algum tempo contamos no site a historia do citroen traction avant e dissemos que ele foi o carro que inventou o futuro alem de ser um dos pioneiros no emprego da traçao dianteira para carros de passeio o traction avant tinha construçao monobloco e considerando que foi lançado em 1934 um visual bastante moderno com postura mais assentada e proporçoes menos parecidas com as de uma carruagem sem cavalos no entanto se voce acha que o sucesso do traction avant foi motivo para que a citroen se acomodasse e porque voce nao conhece os franceses o traction avant ficou 23 anos em produçao ate 1957 mas ja em 1937 a marca começou a trabalhar em seu sucessor isto significa que o carro apresentado naquele 5 de outubro de 1955 no salao do automovel de paris foi o resultado de nada menos que 18 anos de desenvolvimento se voce fosse um dos presentes no evento de apresentaçao do citroen ds certamente nao conseguiria tirar seu queixo do chao quer dizer esta e a maior probabilidade segundo consta nos primeiros 15 minutos de exposiçao a citroen recebeu 743 encomendas so no primeiro dia foram 12 000 interessados no carro [youtube id= bz3ekkdfwvu width= 620 height= 350 ] e esse pessoal nem precisou esperar muito o carro exposto no salao era um modelo de produçao totalmente funcional e os primeiros exemplares nao demoraram mais que algumas semanas para serem entregues quem comprava um citroen ds nao levava para casa apenas um carro comprava tambem uma manifestaçao da nova identidade de design da citroen e um simbolo do orgulho que os franceses tem de seu senso estetico — algo que nunca havia sido tao importante para a imagem de um pais que ainda se reerguia depois da segunda guerra mundial so o cofre do ds ja era muito mais complexoque um 2cv inteiro e isto e ate curioso pois ao mesmo tempo que a citroen pretendia se destacar no segmento de luxo com o ds e nao media esforços ou recursos para tal seu carro chefe pun intended era o frugal 2cv que era tao minimalista que ganhou o apelido de guarda chuva sobre rodas o ds ficava no extremo oposto suas linhas foram cuidadosamente modeladas para seguir o caminho oposto dos grandalhoes e espalhafatosos carros americanos com seus motores v8 cromados em abundancia e rabos de peixe a dianteira era baixa a grade do radiador era tao discreta que parecia ausente e os farois eram peças circulares bem simples a partir do para brisa a curvatura do teto era suave e ia ate a extremidade traseira onde ficavam as lanternas incorporadas ao para choque no meio de tudo isto quatro portas uma grande area envidraçada e um generoso entre eixos de 3 12 metros as rodas traseiras encobertas davam a impressao de que o carro estava flutuando na verdade quando se dirigia ele parecia estar mesmo uma das caracteristicas mais marcantes do ds era o sistema de suspensao hidropneumatica que usava um circuito hidraulico e esferas acumuladoras no lugar de molas e amortecedores o sistema foi testado no eixo traseiro das ultimas unidades do traction avant e nos demos uma explicaçao bastante detalhada a respeito do assunto neste post o principio de funcionamento da suspensao hidropneumatica da citroen sempre foi em essencia o mesmo desenvolvido pelo engenheiro paul meges o sistema consiste em um circuito hidraulico com oleo mineral e nitrogenio pressurizado no lugar das molas e amortecedores o que se tem sao as chamadas esferas acumuladoras contendo gas e o fluido hidraulico o gas e o elemento elastico da suspensao comprimindo se e expandindo se de acordo com as irregularidades da superficie o fluido hidraulico fornece a sustentaçao e controlado por uma bomba possibilita que se altere a altura da suspensao e ate mesmo caso necessario se dirija o carro sobre apenas tres rodas a suspensao hidropneumatica do citroen ds permitia que se escolhesse entre tres niveis de altura e o fluido hidraulico tambem atuava os freios e a embreagem era de fato um sistema bastante complicado e dispendioso na hora de fazer a manutençao no entanto voce nao espera simplicidade mecanica de um carro de luxo espera dito isto o resto da mecanica do ds era surpreendentemente simples como ja dissemos os motores sempre tinham quatro cilindros o deslocamento variava entre 1 9 e 2 3 litros com potencia entre 75 e 141 cv em essencia eram os mesmos motores ja usados no citroen traction avant porem ligeiramente modernizados com novos componentes — incluindo um sistema de injeçao eletronica adotado nos ultimos anos o ds tambem nao contava com alguns itens que eram vistos como essenciais em um carro de luxo como vidros eletricos ou sistema de ar condicionado por outro lado isto nao significa que seu interior era basico ou frugal quer dizer ele nao era muito recheado mas seu acabamento era impecavel o design nao convencional com volante de um raio so retrovisor montado no painel e um cluster que trazia uma barra horizontal em vez de instrumentos circulares era uma atraçao a parte alem disso o entre eixos longo garantia um espaço impressionante aos ocupantes especialmente no banco traseiro o silencio e a suavidade ao rodar tambem eram grandes atrativos tanto que ao longo dos 20 anos em que foi produzido — as ultimas unidades foram fabricadas em 1975 — o citroen ds um dos carros de luxo de maior sucesso da frança sendo usado ate mesmo pelo presidente frances charles de gaulle em 1962 quando o carro presidencial um citroen ds conversivel foi alvejado por uma organizaçao terrorista o sistema hidropneumatico permitiu que o carro continuasse rodando mesmo com os pneus furados e evitou uma provavel tragedia agora apesar de tudo a citroen nao demorou muito para perceber que o ds podia ser um carro mais versatil assim em 1957 a citroen apresentou o id uma versao mais simples do ds com menos equipamentos — sem direçao assistida ou embreagem hidropneumatica — e motor de 1 9 litro e 69 cv a proposito os nomes dos carros tem significados especiais em frances a pronuncia das letras ds e identica a da palavra deesse que significa deusa em frances id e pronunciado exatamente igual a idee ou ideia em frances faz sentido nao o ds/id tambem teve uma versao perua que podia vir nas configuraçoes break ou familiale ambas traziam uma terceira fileira de bancos sendo que no primeiro caso eram bancos voltados um para o outro menores enquanto a segunda tinha um banco de tres lugares rebativel agora so porque os motores de quatro cilindros do ds nao eram tao potentes nao significa que ele nao tinha capacidade de fazer bonito nas pistas ou melhor nos estagios de rali em 1959 um citroen ds venceu o rali de monte carlo apesar de nao ser muito mais potente do que os carros que rodavam nas ruas o frances se saiu muito bem graças a eficacia da suspensao hidropneumatica que o permitia acelerar em altas velocidades mesmo em terrenos acidentados naquele ano o piloto frances paul coltelloni tambem venceu outros seis ralis conquistando o titulo europeu [youtube id= 5ulo9poohw0 width= 620 height= 350 ] o ds tambem conquistou o rali da finlandia com pauli toivonen que venceu em casa na ediçao de 1962 e outra vitoria em monte carlo em 1966 — ainda que toivonen so tenha ficado com o primeiro lugar porque os mini cooper que chegaram antes foram desclassificados por irregularidades nos carros curiosamente as vitorias nos ralis quase nao sao lembradas quando se menciona o citroen ds talvez isto se de pela força de seu legado entre os carros de luxo especialmente da propria citroen com metade dos cilindros e da potencia dos principais concorrentes alemaes e americanos tamanho relativamente compacto e tecnologias ineditas em sua ousadia o ds conseguiu ser um sucesso por duas decadas ininterruptas e influenciou diretamente todos os seus sucessores na filosofia de design e no vanguardismo apesar de gostarmos e muito dos carros da marca ds especialmente o baixinho e invocado ds3 lamentamos um pouco o fato de o nome do ds ter sido transformado em submarca e mais ainda o fato de a suspensao hidropneumatica ter ficado no passado depois que c6 ultimo modelo equipado com ela saiu de linha a contribuiçao do ds para a imagem dos carros de luxo jamais sera esquecida
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