desde que o homem descobriu a roda ele procurou um jeito de faze la girar mais rapido alias este e quase um instinto natural nosso e foi a verdadeira motivaçao para a invençao da roda fazer as coisas mais rapidamente alguns homens contudo transformaram essa busca pela velocidade na historia de sua vida e acabaram t a historia do automovel carlo abarth e um desses caras apesar do nome italiano abarth era austriaco nasceu em 1908 em viena logo apos a formaçao do imperio austro hungaro filho de uma burguesa vienense e de um segundo tenente do exercito imperial dos habsburgo a familia abarth era originaria da regiao de trento que pertencia a austria mas passou ao dominio italiano apos a dissoluçao do imperio austro hungaro seus avos eram proprietarios de um hotel em merano e com o fim do exercito imperial seu pai mudou para a italia para administrar o negocio da familia e acabou optando pela cidadania italiana desde cedo ele demonstrava paixao pela velocidade tecnica e espirito competitivo ainda adolescente ele participava de corridas de patinete com os amigos de seu bairro mas como era mais novo acabava em desvantagem para tentar ser mais rapido ele pegou um cinto de couro e pediu ajuda ao sapateiro de sua rua para criar um revestimento para as rodas do patinete com o pneu ele nao estava mais sujeito aos pedriscos e a poeira da superficie e finalmente conseguiu vencer os amigos mais velhos aos 16 anos ele começou a trabalhar na carrozzeria castagna em milao juntou dinheiro para estudar engenharia em viena ja como engenheiro ele foi trabalhar em uma oficina vienense chamada degan onde era responsavel pela fabricaçao de quadros de motos e bicicletas seus projetos ganharam destaque no cenario motociclistico austriaco da epoca — estamos falando do final dos anos 1920 — e abarth acabou apresentado ao campeao nacional de motociclismo joseph opawsky que o levou para trabalhar na motor thun uma famosa fabricante de motos da epoca em seu novo emprego abarth se tornou piloto de testes e projetista aos 20 anos em 1928 criou seu primeiro chassi de moto meses depois ele foi chamado para substituir um dos pilotos da equipe da fabrica que havia adoecido na primeira sessao de treinos ele fez o melhor tempo e em vez de comemorar teve que se defender das acusaçoes dos proprios colegas eles alegaram que abarth modificada a moto de forma irregular e o obrigaram a trocar a moto para a segunda sessao com a moto trocada ele conseguiu novamente o melhor tempo e novamente foi recompensado com a inveja dos colegas ele acabou abandonando a prova por uma quebra mecanica — que foi considerada suspeita pela imprensa local rejeitado pelos colegas de trabalho abarth deixou a thun e em 1929 comprou uma grindlay peerless 250 usada e a preparou para começar a correr profissionalmente com uma serie de vitorias abarth acabou chamando a atençao das fabricas alemas e britanicas e conseguiu um contrato com a dkw nessa mesma epoca ele criou a primeira moto com a marca abarth uma dkw 250 monocilindrica com arrefecimento liquido em 1930 na corrida viena innsbruck abarth sofreu um grave acidente que causou uma lesao permanente no joelho impedindo o de competir durante sua recuperaçao ele desenvolveu um novo abafador de escape menos restritivo enquanto tentava a aprovaçao da comissao medico desportiva para voltar a correr ele nunca conseguiu o jeito foi tentar outra categoria os sidecars com uma moto sidecar criada por ele proprio abarth organizou um desafio de velocidade contra o trem expresso do oriente ao longo dos 1 370 km que separavam as cidades de ostend e viena a corrida chamou a atençao ganhou publicidade e colocou abarth em uma nova posiçao no motociclismo austriaco mas seu joelho continuou um problema que lhe colocou em desvantagem nas competiçoes novamente abarth usou sua inventividade criando uma suspensao de braço oscilante que permitia inclinar a roda externa do sidecar para otimizar a aderencia e conseguir velocidades mais altas venceu praticamente tudo o que disputou nos tres anos seguintes algumas fontes mencionam ate que ele foi pentacampeao austriaco embora nao haja nada muito concreto que comprove esta afirmaçao nessa epoca contudo a austria vivia um periodo de muita instabilidade politica e social o chanceler dollfuss havia sido assassinado e a situaçao terminaria com a anexaçao da austria a alemanha nazista abarth voltou a italia requereu a cidadania italiana de seus pais e começou a correr com as cores italianas em 1934 na velha bota conheceu ferdinand piech neto de ferdinand porsche e acabou casando se com sua secretaria o problema na italia era que benito mussolini e seu regime fascista haviam acabado de aderir a politica nazista de adolf hitler o casal entao atravessou o adriatico e se refugiou em ljubljana a capital da iugoslavia onde abarth abriu um posto de combustiveis em 1939 naquele mesmo ano abarth sofreu um acidente quase fatal e parou de correr para piorar as coisas os italianos anexaram a iugoslavia em 1941 e os nazistas invadiram o pais em 1943 a iugoslavia so se livrou dos invasores em 1945 com o fim da guerra abarth voltou a italia mudou seu nome para carlo reencontrou seu amigo ferdinand piech e tornou se o representante italiano do estudio de design da porsche abarth tambem entrou em contato com o piloto tazio nuvolari que por sua vez o apresentou a piero dusio um industrario presidente do juventus que bancava a cisitalia uma fabricante que teve relativo sucesso com seu carro de corridas d46 dusio encarregou abarth de construir um novo monoposto revolucionario baseado em um projeto do dr ferdinand porsche o cisitalia 360 que tinha um sistema de traçao integral complexo e um boxer de 12 cilindros central traseiro de 300 cv so que nessa epoca o dr porsche estava detido em uma prisao francesa acusado de colaborar com os nazistas seu filho ferry usou todo o dinheiro de sua participaçao na cisitalia para pagar a fiança e libertar porsche para piorar as coisas a complexidade do carro sugou todos os recursos financeiros de dusio e em 1949 a cisitalia quebrou e dusio foi embora para a argentina levando o prototipo abarth que nao recebeu um tostao da cisitalia juntou o que restou da empresa e fundou a abarth & c em 31 de março de 1949 em sociedade com seu amigo guido scagliarini o logotipo escolhido ostentava o signo astrologico de carlo o escorpiao com um monoposto d46 dois 204 spider e dois carros ainda nao terminados recuperados da cisitalia carlo fundou sua propria equipe de corrida a squadra abarth na sexta ediçao da lendaria mille miglia em 1949 a abarth alinhou quatro carros no grid um deles pilotado pelo proprio scagliarini que chegou em quinto lugar geral [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 225413 225414 ] para bancar a equipe de corrida abarth aproveitou sua vasta experiencia em escapes de moto para desenvolver uma linha completa de escapes esportivos para carros com tubo direto sem restriçoes e passagens laterais de fibra de vidro o que ajudava a melhorar o fluxo de ar produzindo mais potencia ao mesmo tempo em que entoava um ronco mais agradavel com uma campanha publicitaria atraente e acabamento caprichado nas peças — elas eram pintadas dee preto fosco com a borda do tubo cromada — ele convenceu centenas de motoristas a pagar caro pelas peças e assim alavancou o crescimento de sua preparadora no fim de 1950 com pouco mais de um ano de atividades a oficina de carlo abarth tinha 40 funcionarios e ja havia vendido mais de 4 500 escapes mas o ano da virada para abarth foi 1958 quando a fiat lançou um novo carro o 500 com pouco mais de tres metros e apenas 500 kg ele era um verdadeiro carro urbano projetado para atender a demanda pos guerra e motorizar a italia so que abarth um campeao das pistas logicamente viu o potencial daquele carro leve e barato ele pegou um fiat 500 comum e deu a ele seu toque de midas com graxa aumentou a taxa de compressao do motor de 479 cm3 instalou um carburador weber 26 img modificou os sistemas de alimentaçao e de admissao e claro instalou um de seus kits completos de escape o resultado foi o iconico abarth 595 que nao so dobrou a potencia de 13 cv para 26 cv mas tambem melhorou dramaticamente o comportamento dinamico do carro por fora ele permaneceu praticamente inalterado e a unica pista de que aquele nao era um 500 comum eram as rodas e pneus mais largos na decada seguinte os anos sessenta a abarth obteve sucesso nas subidas de montanha e corridas de carros esporte principalmente nas categorias entre 850 cm3 e 2 000 cm3 nas quais competia com porsche 904 e ferrari dino o grande destaque dessa epoca foi a vitoria de hans herrmann na ediçao de 1963 dos 500 km de nurburgring a abarth rapidamente tornou se simbolo de potencia e desempenho de modo que passou a fazer parte da cultura popular italiana dizem que na epoca os clientes dos cafes e restaurantes nao pediam um cafe forte com licor e sim um cafe abarth as vitorias nas pistas estavam sendo otimas para a reputaçao da marca mas tudo aquilo tinha um preço — bem caro diga se de passagem o estilo administrativo da abarth concentrava se mais nas vitorias do que nos lucros e por isso em agosto de 1971 a fiat comprou a abarth o ultimo carro produzido efetivamente por carlo abarth no periodo independente foi o autobianchi a112 abarth que voce deve conhecer dos games gran turismo e obteve relativo sucesso nos ralis europeus a fiat transformou a abarth em sua divisao de rali e o sucesso continuou com o vice campeonato em 1973 74 e 75 e uma trinca no rali de portugal de 1974 quando tres fiat 124 abarth rally chegaram nos primeiros lugares mas o melhor da decada veio em 1976 com o lançamento do fiat 131 rally abarth abaixo que conquistou tres campeonatos mundiais de construtores — 1977 1978 e 1980 — e outros dois de pilotos com markku alen em 1978 e walter rohrl em 1980 infelizmente apesar das vitorias a decada nao fechou com chave de ouro tomado por uma doença severa carlo abarth morreu em 23 de outubro de 1979 tambem sob o signo de escorpiao sem seu fundador o nome abarth continuou no automobilismo durante os anos oitenta mas desta vez batizando os carros da lancia a abarth ainda faria o fiat strada/ritmo abarth 130 tc movido por um motor 2 0 de comando duplo e dois carburadores duplos de 130 cv mas foi so isso nas duas decadas seguintes o nome abarth foi esquecido pela propria fiat ate ser trazido de volta no punto e no stilo no inicio dos anos 2000 felizmente depois de quase 20 anos a fiat percebeu o potencial da abarth e a relançou como divisao esportiva com direito a substituiçao dos emblemas e lojas proprias depois de lançar o punto 500 e o roadster 124 pela divisao hoje a linha abarth consiste nas reediçoes do 595 e 695 nos eletricos 500e e 600e e claro nos brasileirissimos pulse abarth e fastback by abarth esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental 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