sim ja faz 80 anos que a primeira geraçao do opel kadett foi lançado o kadett c geraçao que deu origem a nosso querido chevrolet chevette ja era a quarta geraçao a primeira geraçao foi lançada em dezembro de 1936 o que significa que daqui ha algumas semanas o kadett completa 80 anos de existencia e por consequencia o proprio chevette e o astra tambem fazem aniversario de certa forma isto porque a ultima geraçao do kadett foi substituida pela primeira geraçao do astra f mas a linha evolutiva permaneceu tanto que no reino unido e na africa do sul a primeira geraçao do astra continuou se chamando kadett e por isto que o ultimo kadett se chama kadett e enquanto o primeiro astra se chama astra f note que as letras continuaram seguindo a ordem alfabetica o primeiro kadett era um carro compacto vendido como seda e conversivel vendido entre 1936 e 1940 nao da para dizer que ele era um carro revolucionario pois ele seguia as tendencias europeias da epoca carroceria sobre chassi para lamas bem destacados e motor de quatro cilindros longitudinal na dianteira com traçao nas rodas de tras vendeu ate bem mas o nome kadett so ressurgiu em 1962 como kadett a a cronologia atual começou ali em cima o kadett a embaixo o kadett b vendido como seda de duas ou quatro portas perua de duas portas e cupe o kadett a deu o tom que as duas geraçoes seguintes teriam visual limpo traçao traseira e boa dirigibilidade o kadett b foi lançado em 1965 e o kadett c em 1973 e e ai que as coisas começam a ficar interessantes na verdade afinal o chevette foi o primeiro kadett que tivemos e na verdade ele foi lançado aqui no brasil alguns meses antes de estrear na europa e por isto que a gente decidiu separar as versoes mais bacanas do kadett que tivemos por aqui e isto inclui o astra tambem voce nao ve nenhum problema com isto ve e claro que nao entao vamos la kadett fastback ou chevette cupe no brasil tivemos as versoes seda de duas portas e quatro portas a mais rara apos a reestilizaçao de 1980 hatchback e perua de duas portas mas sabe o chevette que faltou o cupe fastback com um caimento mais suave na traseira era um carro muito bonito e especialmente na versao gt/e lançada em 1975 com motor 2 0 de 115 cv e amortecedores bilstein a gas na traseira [youtube id= lid1drmwwke width= 620 height= 350 ] sem saber a opel estava criando um belo rival para o golf gti com motor 1 6 de 110 cv que seria lançado no ano seguinte e o bicho tem potencial como mostra este chevette de subida de montanha do qual falamos ha algum tempo chevette 2300hs no reino unido o kadett nao era vendido pela opel e sim pela vauxhall e o kadett c veja so tambem se chamava chevette e tinha um visual completamente diferente na dianteira no qual a entrada de ar para o motor ficava abaixo do para choque por la ele foi vendido com todas as versoes de carroceria mas a versao mais bacana era do hatchback o especial de homologaçao 2300hs lançado em 1976 ele tinha este nome porque o motor era um belissimo quatro cilindros de 2 3 litros com cabeçote de 16 valvulas dois carburadores stromberg e 135 cv o cambio era manual de cinco marchas da getrag e a suspensao era a mesma do fastback gt/e [youtube id= urtalq04su width= 620 height= 350 ] o visual bacanudo era inspirado pela versao de rali com spoiler na dianteira e faixas decorativas nas laterais no carro de competiçao o motor entregava 240 cv e garantiu que o chevette 2300hs vencesse o campeonato britanico de rali duas vezes em 1979 e 1981 superando o iconico ford escort rs1600 marajo tubarao a primeira versao do chevette vendido aqui e conhecida como tubarao por alguma razao alguem achou que a dianteira inclinada do modelo lançado em 1973 era parecido com o predador dos mares beleza o caso e que tendo sido lançada so em 1980 a marajo nao teve uma versao com a dianteira que para muita gente e a mais bonita o que e claro nao impediu que alguns entusiastas brasileiros realizassem a conversao por conta e uma questao de trocar os paineis da dianteira algo nao muito complicado mas custa caro caso nao seja feito por conta propria kadett d um breve adendo o kadett c foi o ultimo com traçao traseira a geraçao seguinte lançada em 1979 na europa foi o primeiro modelo de traçao dianteira da opel ou da vauxhall para os britanicos o kadett d era um carro mais quadrado mas era bonito e veja so foi a primeira aplicaçao do motor familia ii da general motors que foi largamente empregado em diversos modelos da chevrolet no brasil ate o inicio desta decada e deu origem ao famoso motor c20xe com comando duplo no cabeçote desenvolvido pela cosworth kadett gsi 16v o kadett e foi lançado na europa em 1984 e cinco anos depois passou a ser produido e vendido no brasil fabricado por aqui de 1989 a 1998 ele inclusive chegou a conviver com seu antecessor o chevette que continuou a ser fabricado ate 1994 quando foi substituido pelo muito mais moderno corsa o caso e que embora o nosso kadett tenha contado com algumas versoes bem interessantes como o gsi e seu motor 2 0 8v de 121 cv mas os europeus guardaram o melhor para si o kadett gsi 16v em 1988 um ano antes do lançamento no brasil o kadett gsi 16v foi apresentado na europa com uma versao de 16v do motor familia ii capaz de entegar 156 cv capaz de chegar aos 100 km/h em 7 7 segundos alias com injeçao eletronica e um motor bem parecido com o encontrado nos chevrolet brasileiros como o vectra e o astra ate nao muito tempo atras e o mais bacana e que fora os emblemas e a saida de escape dupla era praticamente impossivel distingui lo da versao 8v kadett seda quando foi lançado no brasil o kadett tinha uma missao ser o hatchback medio da linha visto que o monza hatchback lançado em 1982 nao fez tanto sucesso assim mesmo com a versao esportiva s/r tanto que os hatches basicos sairam de linha em 1986 e o s/r em 1988 para substitui lo a chevrolet passou a fabricar o kadett no brasil acertando a mao desta vez o monza seguiu ate o inicio da decada de 1990 como o seda da familia e a chevrolet ipanema que se chamava kadett caravan na europa tambem lançada em 1989 era a perua sendo assim nao havia espaço para o kadett seda de qualquer forma o visual do monza e mais interessante nao kadett 200ts na sexta geraçao o kadett passou a se chamar astra nos o conhecemos como astra belga pois ele era fabricado na belgica ainda que o motor fosse enviado daqui do brasil para que os europeus o instalassem por aqui ele foi vendido como hatchback de quatro portas e perua tambem de quatro portas e como sabemos e um carro com bastante potencial ainda que os europeus tivessem uma versao bem interessante do astra f o gsi 16v com motor 2 0 de 150 cv foram os sul africanos que ficaram com a versao mais legal de todas o kadett 200t s curiosamente na africa do sul o nome kadett foi mantido lançado em 1995 a letra t nao esta ali por acaso o motor era um 2 0 turbo igual ao encontrado nas versoes de traçao integral do vectra e do calibra com 204 cv acoplado a uma caixa manual getrag de seis marchas com isto o kadett 200t s era capaz de chegar aos 100 km/h em menos de oito segundos com maxima de 190 km/h astra turbo coupe o opel astra g foi vendido no brasil de 1999 a 2012 sendo um dos modelos mais longevos da marca por aqui tivemos algumas versoes interessantes do hatchback como o astra gsi 16v e tambem a versao seda na europa havia ainda a perua o conversivel e o cupe e e deste ultimo que lembrava bastante o irmao mais velho calibra na silhueta que temos aquela invejinha [youtube id= e2caxxluy1g width= 620 height= 350 ] a melhor versao de todas era o astra turbo coupe lançado em 2001 e dotado de um quatro cilindros turbo de dois litros 200 cv e 27 2 mkgf de torque acoplado a uma caixa manual de cinco marchas o motor era capaz de levar o esportivo ate os 100 km/h em 7 5 segundos com maxima superior a 200 km/h astra opc a atual versao de alto desempenho do astra que ja esta em sua quinta geraçao e a opc sigla que significa opel performance center o primeiro astra opc foi baseado no proprio astra g utilizava uma versao naturalmente aspirada do motor do turbo coupe com 160 cv e estava disponivel nas versoes hatchback de duas portas e perua a geraçao seguinte que chegou ao brasil como chevrolet vectra em uma manobra que ate hoje nao foi digerida pelos fas do classico dos anos 90 diga se tinha no astra opc seu hot hatch baseado no astra gtc versao de duas porta ele tinha motor 2 0 turbo de 240 cv acoplado a uma caixa manual de seis velocidades o conjunto era capaz de leva lo ate os 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de mais de 220 km/h o vectra gt/gt x era um carro bacana mas este seria muito mais legal nao concorda
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.