ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram os acidentes nao fatais mais sinistros que eles ja haviam visto nao faltam exemplos — afinal o automobilismo e um esporte absurdamente perigoso mas de vez em quando os pilotos tem sorte e saem andando daquilo que restou de seus casos outros precisam de muita força de vontade para recuperar se das sequelas e as vezes ate voltam a correr nossa sugestao foi o insano acidente de martin donnelly na formula 1 definitivamente um dos acidentes mais chocantes que ja aconteceram mas as sugestoes de voces definitivamente nao ficam atras vamos conferir entao a primeira parte da lista robert kubica gp de montreal 2007 [youtube id= atrzvwaynim width= 620 height= 350 ] o acidente do polones robert kubica foi um dos mais impressionantes na historia recente da formula 1 na 29ª volta do grande premio do canada kubica foi contornar uma hairpin e atingiu o carro de jarno trulli que na epoca pilotava pela toyota e acabou passsando por cima de uma saliencia na grama com isto o carro levantou voo e kubica nao conseguiu frear ou mudar de direçao acertando o muro a 300 km/h causando um impacto de 75g com o safety car na pista kubica foi removido do carro e levado para o centro medico do circuito onde teve sua condiçao declarada como estavel a principio acreditava se que o piloto havia sofrido uma fratura na perna mas depois foi constatado que ele hacia sofrido apenas uma concussao leve e uma torçao no tornozelo ele passou a noite em observaçao e foi liberado no dia seguinte stan fox indianapolis 1995 [youtube id= ndm6sztwks4 width= 620 height= 350 ] o mais lembrado de todos nos comentarios foi o acidente do americano stan fox na indy 500 de 1995 o acidente aconteceu no primeiro minuto logo na primeira volta da corrida — fox perdeu o controle do carro e acertou o muro do lado direito da pista seu carro partiu se ao meio e todo o conjunto dianteiro se soltou deixando as pernas do piloto desprotegidas e um milagre que ele nao as tenha perdido nao foi a toa que escolhemos uma imagem do impacto para abrir este post varios outros carros se envolveram no acidente e destroços ficaram espalhados por toda a pista fox sofreu diversos ferimentos pelo corpo e ficou com um coagulo no cerebro removido as pressas pouco depois da batida sua recuperaçao levou varios meses e depois disso fox abandonou a carreira no automobilismo ele continuou envolvido com o esporte porem fundando a organizaçao friends of the fox para dar apoio a pilotos que sofreram traumas na cabeça e ajuda los a voltar a acelerar dito isso esta historia tem um desfecho tragico em 2000 stan fox morreu em um acidente de carro quando bateu em um caminhao a caminho de um evento automotivo na nova zelandia jeremy foley pikes peak [youtube id= zeureppabby width= 620 height= 350 ] na ediçao de 2012 da pikes peak international hillclimb a subida de montanha mais famosa do planeta jeremy foley e o navegador yuri kouznetsov deixaram muita gente apreensiva ao cair da montanha nao e preciso explicar muito em uma curva de alta para a esquerda o lancer evolution da dupla perdeu aderencia e desceu rolando pelo penhasco [youtube id= bwdc1yi3og8 width= 620 height= 350 ] a visao e assustadora — o carro capota varias vezes e no processo quase todos os paineis da carroceria se soltam deixando a gaiola de proteçao piloto e navegador expostos no video acima a dupla diz que a unica coisa que conseguiam pensar era vamos morrer agora e que depois do segundo giro voce perde completamente o senso de direçao e sente como se estivesse dentro de uma maquina de lavar incrivelmente ambos sairam andando do acidente e um deles sofreu apenas com um ombro deslocado detalhe naquele ano pela primeira vez a subida de montanha aconteceu em uma pikes peak completamente asfaltada niki lauda nurburgring nordschleife 1976 [youtube id= pygjrtwhwi8 width= 620 height= 350 ] o acidente de niki lauda e sem duvida um dos mais famosos da historia da formula 1 — nao apenas pelo quanto foi impactante mas tambem pelo contexto da epoca nurburgring nordschleife a rivalidade entre lauda e james hunt e o fato de estamos falando da decada de 1970 quando os carros definitivamente nao eram seguros como hoje a corrida decima da temporada teve 14 voltas pelo circuito que na epoca tinha 22 km de extensao hoje em dia sao 20 km a dupla da ferrari largou na ponta com niki logo atras de hunt e foi marcada por uma chuva repentina que ocasionou diversas trocas de posiçao na primeira volta e levou diversos pilotos a iniciar a prova com pneus de chuva minutos depois a chuva parou e lauda fez uma visita aos boxes para colocar pneus de pista seca na analise medica que fizemos em 2014 contamos a historia em detalhes entre aqueles que tinham feito a parada estava niki pressionado para voltar as primeiras posiçoes seguido por guy edwards ele passou a exmuhle e vinha em direçao a bergwerk atras de carlos pace quando inexplicavelmente tocou a zebra interna da pequena curva cega a esquerda que a antecede segundo relatos a suspensao do seu carro se quebrou neste momento fazendo com que niki perdesse o controle do veiculo a mais de 200km/h para rodar e se chocar violentamente com o muro de pedras a direita o carro voltaria para a pista ja incendiado edwards conseguiu se desvencilhar dos destroços mas brett lunger e harald ertl ainda colidiriam com lauda [youtube id= jatgkovkows width= 620 height= 350 ] consciente e vendo sua ferrari consumida por chamas cada vez maiores niki tinha perdido seu capacete ja no primeiro choque e sentia a pele do seu rosto queimar enquanto lutava para sair do cockpit felizmente os dois pilotos envolvidos no acidente se juntaram a arturo merzario e edwards na retirada de niki das chamas com o veiculo de resgate chegando 40 segundos depois do evento lauda ainda conseguiu sair em pe do carro mas logo perdeu a consciencia e cinco minutos depois foi removido para o hospital de mannheim niki sofreu extensas queimaduras apos a exposiçao ao fogo por cerca de 50 segundos notadamente na sua face com escalpo lado direito sobrancelhas e palpebras como maiores alvos o mais impressionante e que niki que brigava pelo titulo conseguiu voltar a correr apenas seis semanas depois do incidente ainda com uma bandagem na cabeça e severas deformaçoes no rosto hunt venceu no nurburgring e ficou com o titulo mas lauda ainda garantiu o vice campeonato sua historia nao virou filme por acaso rubens barrichello imola 1994 [youtube id= xemsimtr4aq width= 620 height= 350 ] todos sabem que no gp de san marino no circuito de imola em 1994 o mundo perdeu ayrton senna no entanto outro brasileiro tambem sofreu um acidente terrivel naquele fim de semana rubens barrichello durante os treinos da sexta feira barrichello que vivia uma otima fase na jordan estava confiante para aquela que seria a terceira corrida da temporada entao na segunda volta dos treinos ao contornar a curva variante bassa do circuito de imola ele decidiu ir cerca de 15 km/h mais rapido que na volta anterior aquele foi seu erro o carro saiu da trajetoria e acertou uma zebra relativamente alta que funcionou como uma rampa e fez com que o jordan 194 de barrichello decolasse e acertasse o muro a 223 km/h o carro entao atingiu o chao com o bico e capotou repousando de lado os fiscais de prova e medicos correram ate o local e encontraram barrichello inconsciente no cockpit respirando com dificuldade por causa do sangue que saia de um corte em seu rosto e foi rapidamente entubado — o que garantiu que ao chegar ao centro medico sua condiçao tivesse melhorado sensivelmente os treinos foram interrompidos e eddie jordan temendo pela vida de seu piloto aproveitou para ir conferir seu estado la ele encontrou ayrton senna que foi o primeiro a ver barrichello de volta a consciencia ele esta bem disse em estado de choque claro mas esta bem como ja dissemos todos sabemos o que aconteceu depois infelizmente o acidente de senna dois dias depois nao pode entrar nesta lista kenny brack texas motor speedway 2003 [youtube id= hy8fggii1wa width= 620 height= 350 ] em 2003 o piloto sueco kenny brack pilotava na indy racing league ele vinha de uma carreira de dez anos iniciada na formula ford sueca e na formula 3 britanica antes de partir para a indy em 2000 mas naquele ano sofreu o acidente que acabou com sua carreira nos monopostos depois de enroscar as rodas de seu carro com as de tomas scheckter brack decolou e foi arremessado em direçao ao alambrado do circuito o carro se partiu ao meio submetendo brack a uma desaceleraçao de 214 g — o numero mais alto ja registrado em um acidente na historia do automobilismo ele sofreu fraturas no osso esterno no femur esmagou uma vertebra e quebrou os tornozelos a recuperaçao levou 18 meses e embora ele tenha voltado a correr nas 500 milhas de indianapolis de 2005 e em algumas outras ocasioes este acidente praticamente decretou o fim de sua carreira na indy de qualquer forma so o fato de ter saido vivo foi questao de pura sorte
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.