a verdade e que a gente nao precisa de motivo para fazer uma lista com os alfa romeo mais incriveis ja feitos os alfa sao carros incriveis — mesmo os piores deles tem ao menos alguma coisa interessante seja a beleza o ronco do motor ou mesmo algo intangivel em sua personalidade nao da para saber direito e por isso que a alfa romeo desperta tantas paixoes e e uma daquelas marcas que colecionam o melhor tipo de fa aqueles caras que dedicam sua vida a conhecer estudar e trabalhar nos seus modelos caras como o mecanico oswaldo barros que nos deixou na ultima terça feira dia 19 de julho oswaldo ja passava dos 80 anos dos quais mais de 60 a mecanica ele começou aos 15 anos de idade e nao parou mais — em 1965 aos 21 ja havia aberto sua oficina especializada em alfa romeo em 1973 comprou seu primeiro carro com o cuore sportivo na dianteira um fnm jk 2150 1070 foi so seu primeiro alfa romeo depois ele comprou um spider 1974 um gtv 1973 que foi um presente a seu filho e os dois competiram juntos ate 1999 um 145 1998 e um 166 1999 porque alfista que e alfista nao se contenta com um so oswaldo barros lidou com os alfa romeo ate o fim de sua vida — mesmo depois de fechar a oficina utilizou o lugar para cuidar de seus carros nada mais justo que homenagear este icone para os fas do cuore sportivo com uma lista dos alfa romeo mais iconicos ja feitos sem ordem especifica porque todos sao especiais disco volante em 1952 a alfa romeo criou o 1900 c52 para participar de corridas de prototipos esporte ele tinha este nome por causa do motor um quatro cilindros de 1 997 cm³ com comando duplo no cabeçote bloco de aluminio e 158 cv a 6 500 rpm a suspensao usava braços sobrepostos na dianteira e eixo rigido na traseira e os freios eram a tambor o carro usava um chassi tubular que vestia uma carroceria de aluminio projetada pela carrozzeria touring o que ela tinha de especial alem de ser estonteante como bem todo alfa romeo da epoca tinha um design bastante curioso — largo nas laterais que iam avançando ate a parte debaixo do carro como um disco voador dai a segunda parte de seu nome disco volante como ele e mais conhecido originalmente foram feitos tres exemplares do disco volante em 1952 sendo que no ano seguinte dois deles foram modificados para testes aerodinamicos um deles foi convertido em cupe enquanto outro teve as laterais remodeladas para ficar com um formato mais convencional ainda naquele ano outros dois exemplares do roadster foram construidos recebendo um seis em linha com bloco de ferro fundido 3 5 litros e 230 cv era o suficiente para uma velocidade maxima de 240 km/h — 63 anos atras um deles foi desmontado pouco depois de ser fabricado e por isso quatro exemplares do disco volane no total sobrevivem ate os dias de hoje giulia ti voce ja deve ter ouvido falar do alfa romeo giulia super ou sprint aqui no flatout especialmente do belissimo modelo cupe que foi um dos maiores sucessos da alfa na decada de 1960 no entanto o carro em questao e a versao seda projetada por giuseppe scarnati que tambem nao deixa nada a desejar trata se de um carro peculiar as proporçoes nao sao exatamente sensuais com tres volumes bem definidos e uma silhueta bastante quadrada no entanto o giulia seda tem um charme quase indescritivel eu uma identidade visual bastante marcante e por baixo da carroceria um conjunto mecanico de primeira motor de quatro cilindros twin cam de 1 3 litro e 80 cv ou 1 6 litro de ate 112 cv; com bloco e cabeçote de aluminio camaras de combustao hemisfericas e virabrequim forjado o cambio era manual de quatro giulia 1300 ou cinco marchas e obviamente levava a força do motor para as rodas traseiras [youtube id= vdkgxoc0zh0 width= 620 height= 350 ] isto ajuda a entender como um carro de visual ate careta podia ser um esportivo tao bom a ergonomia do interior e excelente para uma tocada animada; os 106 cv do motor so precisavam puxar 990 kg e a traçao traseira somada a suspensao independente nas quatro rodas mcpherson com braços inferiores na dianteira e braços arrastados na traseira garantia um excelente comportamento nas curvas isto sem falar na carroceria que apesar de quadradona era surpreendentemente aerodinamica o cx do giulia e de apenas 0 34 menor que o do porsche 911 da epoca spider nenhum carro expressa melhor o espirito das barchetta italianas que o alfa romeo spider o modelo foi produzido ininterruptamente entre 1966 e 1993 passando por tres geraçoes conhecidas como duetto coda tronca duck tail e ultima — todas em referencia a traseira do roadster com linhas simples e puras carroceria leve e um acerto dinamico primoroso o spider se tornou um classico instantaneo e um dos maiores simbolos da cultura italiana e do prazer de dirigir originalmente a primeira geraçao pesava apenas 990 kg e tinha motores que iam de 1 3 a 1 8 de 89 a 132 cv depois ele ganhou um 2 0 de 132 cv com mais torque — 17 8 mkgf em vez dos 16 8 mkgf do 1 8 — em sua segunda geraçao e perdeu o 1 3 na terceira a ultima serie feita entre 1990 e 1993 trazia somente os motores 1 6 e 2 0 este ultimo com potencia reduzida para 129 cv aquela altura o carro ja havia perdido a pureza do design original com para choques envolventes e lanternas inspiradas no alfa romeo 155 mas continuava sendo um dos melhores roadsters que se podia ter giulia sprint poucos carros podem ser considerados unanimidades entre os entusiastas na verdade e impossivel saber com certeza mas apostamos que nao existe alguem que nao goste do classico alfa romeo giulia cupe de traçao traseira com carroceria projetada por giorgetto giugiaro motor de quatro cilindros com comando duplo no cabeçote baixo peso e dinamica absurdamente divertida entre os alfa pequenos e esportivos fica dificil competir com ele na verdade dependendo da sua paixao pela alfa romeo talvez voce ache que nao existe carro melhor que um giulia sua melhor versao porem era o giulia gta carro de competiçao feito pela autodelta que na epoca atuava como divisao de competiçao da alfa o a do nome significa alleggerita — que pode ser traduzido como aliviada de fato com paineis de aço substituidos por aluminio janelas de plastico e interior reduzido ao que fosse estritamente necessario para acelerar eram carros bem leves — pesavam em media 850 kg o alfa gta era sucessor direto da alfa giulia sprint gt de 1963 desenvolvido pela autodelta para disputar corridas a partir de 1965 ele era basicamente um giulia com uma severa dieta de reduçao de peso que incluia paineis de carroceria de aluminio em vez de aço e elementos estruturais feitos de chapas de aço mais finas a dieta era tao extrema que os componentes da carroceria nao eram soldados mas colados ou rebitados as rodas eram de magnesio — o material super leve da epoca — e as janelas de policarbonato com tudo isso a versao de rua pesava apenas 820 kg contra 948 kg do giulia sprint gt a motorizaçao variava de 1 3 de 96 cv do gta junior ao 2 0 de 240 cv do gtam com velocidade maxima de 175 km/h a 240 km/h 33 stradale pegue um carro de corrida — nesse caso o autodelta tipo 33 da divisao de corridas da alfa — troque sua carroceria por algo que faça o transito parar e pronto voce tem o alfa romeo 33 stradale que para nos e um dos mais belos supercarros de todos os tempos ele foi feito em 1967 e como naquela epoca voce nao podia simplesmente inserir um algoritmo em um computador e esperar uma prensa estampar algumas chapas de aluminio para formar todas essas curvas voluptuosas cada um dos dezoito exemplares teve que ser modelado a mao por isso todos eles eram diferentes em alguns detalhes — os primeiros modelos tinham farois duplos enquanto os ultimos usaram um farol de luzes simples o motor era um v8 de apenas dois litros com curso curto 78 mm x 52 2 mm — um dos fatores que o permitia girar ate 10 000 vezes por minuto esses motores tambem foram feitos a mao entao a potencia maxima e diferente em cada um dos carros variando entre 220 e 240 cv montreal em 1967 a alfa romeo foi a expo 67 em montreal no canada com um cupe conceitual baseado no alfa giulia com motor 1 6 e estilizado por um marcelo gandini recem contratado pela bertone na epoca muitos carros conceito nao tinham nome oficial e por isso o modelo ficou conhecido como montreal tres anos depois a versao de produçao foi apresentada no salao de genebra mas com algumas diferenças o motor quatro cilindros de 1 6 litro deu lugar a um v8 de 2 5 litros com 200 cv e injeçao mecanica — bem mais apetitoso e derivado do 33 stradale que por sua vez tem origem nas pistas alem do motor seu principal atrativo era a dianteira com os farois parcialmente cobertos por grelhas retrateis foi o primeiro alfa romeo v8 produzido em grande escala e chegava aos 100 km/h em apenas 7 1 segundos e acelerava ate os 224 km/h segundo a revista quattroruote apesar do visual deslumbrante e do motor empolgante o montreal nao foi muito bem vendido com apenas 3 917 unidades produzidas entre 1970 e 1977 — e segundo consta uma delas esta no brasil 164 a gente ja falou algumas vezes que a alfa romeo e uma das poucas fabricantes que conseguem fazer carros de traçao dianteira realmente desejados por qualquer entusiasta e boa parte da culpa disso e do alfa romeo 164 o grande seda de traçao dianteira foi desenvolvido pela fiat em parceria com a saab as duas empresas criaram a plataforma que deu origem a quatro modelos o fiat croma o lancia thema o saab 9000 e o alfa 164 por isso passou a se chamar tipo quattro o alfa romeo 164 e o mais refinado da familia com visual elegante e quase futurista para a epoca em que foi lançado ele foi produzido de 1988 a 1997 e neste meio tempo teve algumas versoes bem interessantes como o 164 q4 dotado de um v6 de tres litros e 232 cv mais traçao integral so isto ja basta para justificar sua reputaçao — o 164 e um dos carros mais desejados pelos fas do cuore sportivo mas tem mais o seda ja recebeu ate um motor v10 de formula 1 o carro era em essencia um monoposto coberto com uma bolha identica a carroceria de um 164 porem feita de fibra de carbono e com a seçao traseira removivel para dar acesso ao motor o resultado era um carro com motor v10 traçao traseira e peso de apenas 750 kg o v10 projetado para a equipe ligier de formula 1 deslocava 3 5 litros e entregava 620 cv a 13 300 rpm e 39 mkgf a 9 500 rpm testado em autodromo o carro atingiu uma velocidade maxima de 340 km/h alem de completar o quarto de milha 402 m em apenas 9 5 segundos ah e nao ha nada mais confuso e sensacional do que ver um seda grande com este ronco estridente mesmo sabendo que por baixo ele e um carro de formula 1 apesar de promissor o carro jamais teve copias produzidas para a realizaçao de um novo procar a unica apariçao do 164 procar em um autodromo foi a apresentaçao antes do grande premio de monza de 1988 registrada no video acima 145 o alfa 145 e um dos frutos da globalizaçao de plataformas introduzido pelo grupo fiat no inicio dos anos 1990 sua base era a plataforma tipo due que estreou no fiat tipo um nome bastante criativo por sinal e modificada tambem seria utilizada nos fiat brava e marea alem de modelos da lancia como o delta e o dedra era um hathback de visual marcante com soluçoes de design arrojadas algumas inusitadas para a epoca — que podem ser explicadas com duas palavras chris bangle dianteira baixa em forma de cunha e uma ampla area envidraçada que envolvia todo o perimetro do carro vincos laterais marcantes que se uniam na dianteira e na traseira formando um v os farois pequenos ladeiam o cuore sportivo e a traseira traz as lanternas alongadas que por muito tempo foram a marca registrada do design alfista o alfa romeo 145 qv lançado em 1995 honra o nome que tem tendo recebido o motor de dois litros e 16 valvulas usado em algumas versoes do alfa romeo 155 seda conhecido por sua vocaçao para divertir ao volante mesmo nas versoes que nao sao declaradamente esportivas o que acontece quando voce coloca um motor que ja e potente em um carro menor e mais leve a resposta um hot hatch instantaneo e que hot hatch o motor e o famoso alfa romeo twin spark com duas velas de igniçao por cilindro e comando duplo variavel no cabeçote a alimentaçao fica por um sistema multiponto sequencial com diametro de 83 mm e curso de 91 mm o deslocamento total e de 1 969 cm³ e a potencia e de 150 cv a 6 200 rpm e o torque de 18 9 mkgf a 4 000 rpm o resultado e um carro capaz de chegar aos 100 km/h em exatos nove segundos com velocidade maxima de 210 km/h — algo impressionante ha vinte anos e empolgante ate hoje brera em 2002 a alfa romeo apresentou um de seus mais belos carros conceito o brera cupe com proporçoes de grand tourer carroceria desenhada por giorgetto giugiaro e um v8 maserati de 400 cv debaixo do capo com a boa recepçao do carro no salao de genebra a alfa prometeu uma versao de produçao para 2005 entao tres anos depois no mesmo salao de genebra o brera foi revelado ele tinha as mesmas linhas do conceito porem em uma escala menor tornando se um cupe medio que dividia a plataforma com o alfa romeo 159 teve tres opçoes de motor a gasolina 1 75 litro com turbo e 200 cv 2 2 aspirado de 185 cv e um v6 de 3 2 litros e 260 cv e era um carro absurdamente bonito ainda que de acordo com a imprensa especializada seu desempenho nao correspondesse tanto assim ao visual quer dizer de acordo com jeremy clarkson que criticou o acabamento do interior a falta de precisao dinamica e a ergonomia do italiano acontece que bem o brera e um dos mais belos carros ja feitos pela alfa romeo o que bem nao significa pouca coisa e ele prova que mesmo sendo um carro apenas razoavel nao e de todo ruim por causa do ronco do v6 de 3 2 litros todo alfa romeo consegue ser desejavel 8c competizione a verdade e que o argumento da beleza e forte na hora de falar bem de qualquer alfa romeo o 8c competizione e outro esportivo que agrada em cheio pelo visual — afinal e um cupe com motor dianteiro cuore sportivo na dianteira linhas sensuais e inspiraçao nos carros de competiçao da decada de 1930 — e ainda por cima e movido por um v8 ferrari de 4 7 litros e 450 cv bastante parecido com o da 458 italia o 8c competizione foi apresentado em 2003 como conceito no salao de frankfurt na alemanha e tres anos depois no salao de paris de 2006 teve sua versao de produçao anunciada cerca de 1 400 interessados fizeram suas encomendas mas a alfa romeo so produziu 1 000 exemplares — 500 cupes e 500 conversiveis o 8c competizione era capaz de chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima anunciada em 292 km/h no entanto testes de revistas especializadas superaram os 300 km/h com ele agora ele nao era perfeito — como todo alfa romeo começando pelo peso 1 540 kg dos quais 47% sao de peças de fibra de carbono passando pela rodagem dura direçao pesada ainda que direta e comportamento imprevisivel segundo os britanicos da autocar voce nunca sabe se o carro vai sobre esterçar ou contornar a curva firme e afiado mas quer saber de uma coisa dane se ele e um carro absurdamente lindo e a gente teria um de todo jeito
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.