a historia de hoje e de um carro tao lendario que se recusa a morrer a empresa de sidney allard foi uma das pioneiras em juntar motores v8 americanos em chassis europeus de alto desempenho criando algo que se chamava de hibrido nao eletricidade e combustao mas o melhor de todas as escolas um v8 americano num chassi americano que sabia fazer curvas e frear com classe o allard j2 o carro esporte mais radical da allard na verdade criou um genero de carro um que se repetiu poucas vezes depois no shelby cobra no dodge viper mas tambem em carros da tvr no panoz roadster e em todas as vezes que um roadster minimo recebeu um v8 americano furioso um tipo de carro que todos gostamos sidney allard entao era um cara diferente um inovador daqueles que cria algo onde antes havia nada mas mais que isso era um gentleman um piloto corajoso aparentemente desprovido de medo um mecanico bruto a vontade com forja martelo e bigorna uma pessoa divertida e engraçada tanto em conversa de bar como na vida profissional um hot rodder tradicional num pais nada acostumado com isso um pai de familia presente amoroso envolvido um empresario de sucesso um amigo leal com quase 2 metros de altura um sujeito grandao mas que com oculos redondos cabelo bem penteado e um sorriso na cara nao amedrontava ninguem [caption id= attachment_375771 align= aligncenter width= 999 ] em um rali nos anos 1950 sidney e a esposa[/caption] nao importa de que fase de sua multifacetada vida falemos uma coisa transparece claramente para qualquer um que entenda a historia de sydney herbert allard tratava se de um ser humano excepcional um entusiasta que tal qual ferry porsche e enzo ferrari no pos guerra criou uma fabrica de carros esporte basicamente para financiar suas atividades no esporte motor mas diferente dos outros dois allard queria pilotar ele mesmo sendo esse seu maior interesse o banco do piloto os carros da allard tiveram seu apice no curto periodo que vai de 1948 ate 1954 e sua fama provem basicamente de um monstro que inspira tanto medo quanto admiraçao algo feio cru e principalmente assustador assustador em seu barulho grave serio bravo na obvia exposiçao de seus ocupantes ao mundo la fora em sua incrivel capacidade de velocidade em sua desconcertante capacidade de colocar todas as suas quatro rodas apontando cada uma para um lugar diferente um verdadeiro monstro cuspidor de fogo algo famoso nao pela aparencia mas pela fama de letal se usado levianamente mas terrivelmente efetivo se entendido um carro de vida e sucesso curtos mas cuja influencia ainda e sentida o allard j2 o mais incrivel e que mesmo tendo efetivamente desaparecido nos anos 1960 como fabricante de automoveis ainda existem duas empresas chamadas allard fazendo allard j2 e derivados hoje tanto tempo depois mas antes de falar delas vamos lembrar rapidamente da historia da allard original allard a marca do pos guerra nos anos 1930 sydney allard era filho de um empresario de sucesso que dentre outras coisas tinha uma concessionaria ford em putney um suburbio de londres chamado adlards & co o porque de adlards e nao allard a empresa existia antes dos allard a comprarem criando uma confusao incrivel sempre que se conta essa historia [caption id= attachment_375777 align= aligncenter width= 999 ] o allard special repare na suspensao dianteira que nem traseira de fusca [/caption] sidney era um piloto amador e sua categoria preferida era aquele bem peculiar e eminentemente ingles tipo de competiçao a motor chamado de trials esse tipo de competiçao off road coloca carros em impossivelmente apertados morros lamacentos onde a traçao a agilidade e a manobrabilidade extrema sao importantissimos um percurso e marcado no meio do mato para ser percorrido no menor tempo possivel e sem cometer faltas diversas um carro de cada vez [caption id= attachment_375779 align= aligncenter width= 999 ] o ford v8 no allard[/caption] obviamente com acesso facil aos carros da ford sydney competia basicamente com ford v 8 sendo ele mesmo um fa do motor ford v8 cabeça chata que aparecera nos eua em 1932 logo evolui para criar um carro dedicado para as competiçoes usando os restos de dois carros acidentados um ford v 8 e um bugatti t51 e criado o allard special ainda nao era possivel saber disso mas era a genese da marca allard [caption id= attachment_375778 align= aligncenter width= 999 ] a infame suspensao do allard eixo cortado no meio[/caption] logo estava fazendo carros de corrida para amigos; usando chassis e motores ford uma novidade era suspensao independente dianteira feita em casa inspirada nas conversoes de leslie ballamy este tipo de suspensao era extremamente arcaica uma conversao de eixo rigido dianteiro em suspensao independente para faze lo se cortava fisicamente o eixo ao meio e pivotava se os dois pedaços restantes no meio do chassi claro que as molas e amortecedores tinham que ser modificados tambem e dois braços extras se tornam necessarios para controlar o movimento mas era uma modificaçao barata e relativamente efetiva bellamy sabia o que fazia vendia a conversao somente com modificaçoes no eixo traseiro tambem basicamente uma barra panhard lateral e ajuste de carga das molas para que o comportamento do carro fosse coeso [caption id= attachment_375780 align= aligncenter width= 999 ] o allard j1[/caption] claro que comparado a uma suspensao moderna a soluçao de fundo de quintal nos anos 30 nos parece pifia e muitos teoricos mantem que o eixo rigido bem acertado e muito melhor que a conversao tecnicamente um braço oscilante dianteiro propensa a imensas variaçoes de camber mas como um pacote completo mais acertado e desenvolvido que o equipamento de fabrica e visando competiçoes fez muito entusiasta feliz e foi a base de todo carro allard [caption id= attachment_375774 align= aligncenter width= 999 ] allard j2[/caption] mas chega a segunda guerra mundial e com ela claro outras preocupaçoes mais importantes sydney allard passa o conflito em sua oficina trabalhando em reparo e peças de reposiçao de caminhoes ford para o governo quando o conflito acaba encontra se numa posiçao otima para retomar as atividades do pre guerra tinha vasto estoque de peças e motores v 8 ford e mercury instalaçoes maiores uma quantidade maior de funcionarios e um mercado avido para carros de todo tipo depois de seis anos sem vendas de carros novos usando os motores ford v8 de 3 6 litros no pos guerra entao a allard vira fabricante de carros especiais inicialmente sedas conversiveis e ate peruas mas o allard j1 era um carro de trials com dois lugares e sem capota e um prototipo do carro esporte allard em 1948 chega na allard alguem importante para a historia da companhia o russo/americano zora arkus duntov com a falencia da sua ardun em nova york zora se mudara para a inglaterra para tentar um novo começo muito antes de sua famosa historia com os corvettes na gm la se aproxima de sydney inicialmente para tentar vender o cabeçote ardun um cabeçote ohv hemi para ford v8 mas logo os dois se tornam amigos e o russo acaba empregado na empresa de sydney num periodo muito fertil que acabaria em 1952 [caption id= attachment_375781 align= aligncenter width= 999 ] zora apoiado num j2r na allard[/caption] os antigos motores v 8 ford de valvulas laterais estavam se tornando obsoletos entao zora monta varios esquemas para contornar isso de um lado importa peças de preparaçao dos eua para oferecer como kits nos allards cabeçotes de maior taxa de aluminio da edelbrock carburaçoes multiplas stromberg e muitos outros vendidos tambem ao publico em geral começam um movimento hot rod ingles bem menor que o americano claro mas analogo de outro lado inicia a produçao de cabeçotes ardun na allard criando mais uma opçao de aumento de potencia fora isso faz muito do que e o seu real talento acerto de comportamento dinamico de carros esporte do monoposto de corrida aos allard de rua passando pelos j2 de uso misto zora arkus duntov coloca sua marca na empresa e na eficiencia em pista dos allard [caption id= attachment_375782 align= aligncenter width= 999 ] allard j2x frente mais comprida [/caption] e e ai que aparece o j2 um carro esporte para pista agora o j2 era um roadster extremamente espartano mas com um v8 americano na europa eram basicamente ford cabeça chata mas qualquer motor podia ser montado la para exportar para os eua ia sem motor e la recebia todo tipo de motor; mas principalmente os cadillac ohv de 5 4 litros https //www youtube com/watch v=3nqls6mlsgk o chassi e tipo escada tradicional exclusivo na frente sao adotadas molas helicoidais e amortecedores telescopicos mas a geometria basica do eixo rigido cortado em dois para virar independente permanecia atras grande novidade a suspensao era um engenhoso de dion criado por sydney usando componentes ford barato mas muito eficiente os freios enormes tambores eram inboard na traseira perto do diferencial e nao na roda o cambio era ford manual de tres marchas ou la salle de quatro o allard j2 cadillac se tornaria uma lenda temida em toda pista que aparecesse [caption id= attachment_375775 align= aligncenter width= 999 ] allard cadillac[/caption] com o motor cadillac o carro pesava apenas 900 kg a seco distribuidos 45/55% entre a dianteira e a traseira respectivamente o carro media menos de 3 8 metros no total e o entre eixos era de 2 540 mm interessante notar que a bitola traseira era 100 mm menor que a dianteira que media 1 435 mm em 1952 aparece o j2x facilmente identificado pelo nariz mais comprido que acaba depois das rodas dianteiras necessario para jogar o motor mais a frente tal modificaçao teve dois objetivos mais espaço no cockpit e um pouco mais de peso na dianteira para ajudar o comportamento dinamico isto e mais um sem fim de ajustes e modificaçoes criadas por sydney e zora no carro tornam esta indiscutivelmente a melhor versao para se andar rapido apesar do nariz comprido nao ajudar a aparencia de um carro que ja era feio por natureza tambem nao teve tanto sucesso em pista quanto a versao anterior em 1952 a concorrencia era muito mais sofisticada de mercedes a jaguar de ferrari a porsche e o velho chassi pre guerra modificado perdia sua vantagem quao violento era um j2x um j2x de rua chegou a ser cronometrado no quarto de milha nos 13 segundos e um 0 100 km/h em aproximadamente 5 seg estes tempos foram alcançados em pneus diagonais de rua de 6 25 16 mas o carro ficava cada vez menos competitivo em corridas com novos modelos rivais mais sofisticados substituindo força bruta por finesse encerra produçao por volta de 1955 allan allard sidney vem a falecer em 1965; ate 1975 a allard motor company se dedicava a modificar fords na inglaterra como o allardette um ford anglia com compressor no motor entre outras modificaçoes o filho de sidney alan assumiu o controle da empresa nessa epoca e continuou a comercializar superchargers shorrock e wade conversoes de motor acessorios para motor e coisas assim em 1975 finalmente fecha as portas depois de envolvido com restauro de allard classicos por muito tempo em 2012 alan forma uma nova empresa a allard motor company limited com o objetivo central de reviver a allard como uma fabricante especializada em carros esportivos apos um intervalo de cerca de 60 anos desde que o ultimo allard autentico foi construido em londres o primeiro carro construido foi uma continuaçao allan ainda tinha o buck de madeira usado para fazer o carro de corride allard jr baseado no j2 com motor cadillac de 5 7 litros o carro de chassi 3407 participara das 24 horas de le mans de 1953 allan resolve fazer uma continuaçao exata deste carro e cria o chassi 3408 um novo carro 70 anos depois a carroceria diferente no chassi do j2 e com um bravo v8 cadillac preparado para mais de 300 cv fizeram do leve jr pesa 990 kg um carro realmente rapido mesmo para os padroes de hoje; zora foi cronometrado em le mans a 240 km/h; incrivel para 1953 https //www youtube com/watch v=6hezwxqp3dg os planos incluiam a volta do j2x mas acaba por nao acontecer a empresa e seriamente afetada pela intervençao da pandemia de covid so o 3408 e terminado e desde entao a empresa tem se dedicado a restauraçao de allards antigos mas a empresa garante que se voce quiser um allard antigo construido hoje pode fazer um para voce o jr pode ser encomendado a partir dos £ 180 000 na inglaterra caro mas um dos seis carros originais nao sai por menos de £ 600 000 hoje no canada [caption id= attachment_375786 align= aligncenter width= 999 ] o novo j2x mkiii[/caption] existe hoje tambem a allard motor works localizada em montreal quebec canada a empresa e de roger p allard que apesar do nome nao tem ligaçao nenhuma com os descendentes de sidney allard a empresa fazia uma nova versao do allard j2x chamada j2x mkii mas agora evoluiu para o j2x mkiii embora pareça semelhante ao j2x original e totalmente diferente um carro novo e diferente mas com a aparencia original e um j2x em espirito continua um chassi esportivo com um v8 americano mas e tudo bem mais moderno [gallery ids= 375790 375789 375788 ] a carroceria e em fibra de vidro e dimensionalmente diferente do original; o chassi e um conjunto de aço soldado moderno parrudissimo as suspensoes sao duplo a sobreposto nos quatro cantos feitas pela empresa com braços tubulares atras os freios agora discos willwood estao inboard para lembrar do carro original; o par traseiro e ford de 9 polegadas com autoblocante o cockpit e maior e a posiçao de dirigir mais deitada https //www youtube com/watch v=nxteyxk5fpc o motor agora e um gm ls com 430 cv e 59 mkgf acoplado a transmissao moderna tremec tko de cinco velocidades o carro atende as normas dos eua para replicas de baixo volume apesar de ser aceito em clubes americanos da marca como um allard e na verdade uma replica; mas uma que pelo menos esta no espirito do carro senao na forma exata o desempenho e de tirar o folego 0 100 km/h na casa dos 4 segundos e a velocidade maxima e mais limitada a sua coragem de enfrenta la a ceu aberto que o carro este novo j2x custa a partir de us$ 244 000 nos eua
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