quando completam 30 anos de fabricaçao os carros fabricados la fora podem finalmente entrar no brasil entre os donos de carros brasileiros bem conservados porem a ambiçao e outra obter a placa preta quer dizer a placa preta pode ser colocada em qualquer carro ou moto nacional ou importado que alcance o nivel de originalidade exigido pela legislaçao e certificado pelos clubes de carros antigos mas nosso foco sao os carros brasileiros talvez ate por uma questao de identidade e orgulho por que nao o caso e que em 2020 uma nova leva de carros brasileiros completa tres decadas de fabricaçao e agora pode receber a honraria neste post vamos falar deles lembrando que o que vale no caso da placa preta e o ano de fabricaçao e nao o ano modelo ou seja carros 1990/91 tambem estao inclusos alem disso em alguns carros estamos falando de versoes especificas lançadas em 1990 volkswagen santana ex um bom exemplo e o volkswagen santana ex a versao de despedida da primeira geraçao do primeiro vw de luxo do brasil o santana para os padroes modernos nao era um carro de luxo mas naquela epoca quando a volkswagen ainda estava as voltas com o fusca e com a transiçao do boxer aircooled na traseira para algo mais sofisticado e moderno era quase inimaginavel que a volks tivesse um carro tao grande bem equipado e bem acabado em sua linha [gallery type= grid link= file size= medium ids= 248058 248060 248061 ] o santana comum pode receber placa preta desde 2014 afinal ele foi lançado em 1984 a versao ex de 1990 foi criada para ficar um nivel acima e por conta disto recebia motor 2 0 com injeçao eletronica praticamente o mesmo do gol gti lançado dois anos antes 125 cv e opcionalmente cambio automatico ele tambem tinha teto solar bancos revestidos em couro grade dianteira de desenho exclusivo e rodas bbs de 14 polegadas fiat uno mille da mesma forma que o vw santana ex o fiat uno brasileiro que era diferente do italiano tendo mais em comum com o fiat 147 do que com o uno deles foi lançado em 1984 revolucionando o segmento dos pequenos e forçando a concorrencia a se modernizar uma situaçao praticamente oposta do que ele se tornou no fim da vida mas foi em 1990 que o uno ganhou sua versao mais bem sucedida o uno mille com motor fiasa de 994 cm³ e 48 cv feito sob medida para ganhar beneficios fiscais pagando menos impostos ele podia custar mais barato e esta foi a receita para seu sucesso [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 248063 248064 ] mas os primeiros mille nao tinham apenas o motor menor eles eram depenados ate o limite perdendo retrovisor direito saidas de ar na dianteira acabamento no console central e certos instrumentos no painel oferecendo apenas o minimo aceitavel em um automovel barato hoje em dia com o publico mais maduro um popular pelado e motivo para torcer o nariz entre os colecionaveis porem versoes pe de boi tem seu apelo por serem raras e muitas vezes terem sido equipadas pelos proprios donos com o passar dos anos grancar futura esta lista nao estaria completa sem um fora de serie e o ano de 1990 trouxe um dos mais curiosos a minivan grancar futura criada port toni bianco a futura era um clone da renault espace de primeira geraçao lançada na frança anos antes em 1984 a diferença e que ela era uma iniciativa de armando george neto dono de uma concessionaria ford em sao paulo sp e por isso usava o mesmo motor dos ford corcel belina e del rey da epoca o volkswagen ap 1 8 pois estamos falando da era da autolatina e a salada nao acabava ai a futura tambem tinha lanternas de fiat elba volante de chevrolet monza e instrumentos de del rey foram feitos pouquissimos exemplares por volta de 160 deles um dos problemas era o momento em 1990 o mercado brasileiro havia acabado de abrir as portas para carros importados e os veiculos fora de serie foram perdendo espaço sendo assim encontrar uma grancar futura em estado de conservaçao e originalidade bom o suficiente para receber a placa preta ja e um merito por si so volkswagen apollo se o ford verona pode receber a placa preta desde o ano passado em 2020 e a vez de seu irmao gemeo o vw apollo o clone do verona era fabricado na mesma linha de montagem e diferia apenas em pequenos detalhes do lado de fora como as lanternas fume ligadas por um aplique refletivo o emblema na dianteira e os nomes das versoes que eram gl gls e a partir de 1991 vip o painel de instrumentos tambem era diferente com um design mais proximo mas nao muito do que se via nos volkswagen [gallery type= grid link= file size= medium ids= 248069 248071 248070 ] o moto era sempre o ap 1 8 carburado de 105 cv o verona por sua vez estava disponivel tambem com o cht 1 6 de 78 cv e o que mudava eram apenas detalhes de acabamento e lista de equipamentos hoje em dia o apollo nao e um carro absurdamente colecionavel mas tem fas pelo exotismo de ser um ford vw o que acontece ate mesmo fora do brasil e pela qualidade do projeto que e indiscutivel apesar da vida curta foram vendidos 53 130 exemplares entre 1990 e 1992 fiat elba csl quatro portas alem do fiat uno sua versao perua tambem ganhou uma versao inedita em 1990 a elba quatro portas uma raridade naquele tempo quando os brasileiros ainda tinham certo preconceito com carros que nao fossem de duas portas eles os achavam menos seguros tanto em caso de roubo ou furto quanto em acidentes [caption id= attachment_248073 align= aligncenter width= 960 ] foto miau[/caption] a carroceria de quatro portas inicialmente estava disponivel para a versao de topo csl que tambem recebia o novo motor sevel de 1 6 litro ainda carburado com 84 cv a injeçao veio em 1991 e a potencia aumentou para 88 cv a elba csl tinha acabamento diferenciado com cromados nos para choques era uma epoca esquisita esteticamente falando ; faixas escuras nas laterais; painel de instrumentos com design diferente mais baixo; e volante de quatro raios com maior diametro chevrolet kadett turim outro exemplo de versao especial que agora pode receber placa preta e o chevrolet kadett turim ele nao era um esportivo como o gs de 1989 ou o gsi de 1992 mas sim uma ediçao comemorativa que aludia a copa do mundo fifa realizada na italia era uma referencia ao futebol mais sutil em comparaçao ao que a volkswagen costuma fazer [caption id= attachment_248075 align= aligncenter width= 999 ] foto brunelli veiculos antigos[/caption] o carro em si ganhava alguns itens decorativos como faixa preta na lateral algo relativamente comum naquela epoca spoiler na traseira rodas com acabamento diamantado e revestimentos internos exclusivos o motor era o familia ii de 1 8 litro carburado com 95 cv chevrolet monza 500 ef uma serie especial mais interessante e rara que a chevrolet fez naquele mesmo 1990 era o monza 500 ef uma homenagem a emerson fittipaldi que no ano anterior havia conquistado a vitoria nas 500 milhas de indianapolis e de quebra o titulo da formula indy [caption id= attachment_248078 align= aligncenter width= 928 ] foto quatro rodas[/caption] o carro em si era baseado no monza classic se vinha apenas nas cores preto ou vinho com faixas nas laterais alusivas a versao spoiler na tampa do porta malas interior revestido com couro preto toca fitas removivel e a cereja do bolo injeçao eletronica no motor 2 0 suficiente para entregar 116 cv no total 5 000 exemplares foram fabricados e a busca por um exemplar em bom estado pode ficar mais dificil a partir de agora ja que o carro pode ser equipado com a placa preta
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