ha alguns dias perguntamos a nossos leitores quais eram os carros com os farois mais bacanas ja feitos como esperavamos o assunto rendeu e voce sugeriram muita coisa interessante entre carros modernos e antigos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nossa sugestao foi o belissimo citroen sm e seus seis farois protegidos por lentes de vidro em um conjunto otico que unia estetica futurista e luxuosa de form magistral depois fizemos a primeira parte da lista com as respostas que pode ser conferida aqui a segunda parte voce ve agora fiat marea sugerido por luiz ag hoje em dia farois com lentes plasticas com elementos internos individuais sao bem comuns no brasil e no mundo contudo quando o fiat marea foi lançado no brasil em 1998 eles eram novidade as linhas robustas da dianteira do marea eram arrematadas por farois baixos e largos perfeitamente proporcionais a face frontal que antes do facelift de 2001 tinham molduras internas escurecidas o resultado era uma dianteira elegante e imponente que ao mesmo tempo era dotada de muita delicadeza porsche 928 sugerido por blackpointer costumamos pensar em farois escamoteaveis ou retrateis como aqueles cobertos por uma capa na cor da carroceria ficando totalmente ocultos quando recolhidos mas nao precisa ser assim sempre o porsche 928 grand tourer com motor v8 dianteiro lançado pelos alemaes em 1977 e um bom exemplo disto o desenho da dianteira baixa era complementado pelos farois redondos voltados para cima rentes a superficie da carroceria quando acesos porem eles se levantavam e ficavam bem destacados da carroceria remetendo aos farois usados pela maioria dos carros ate a decada de 40 cuja carcaça tinha perfil aerodinamico de gota apesar de nao ser o carro com a dianteira mais harmonica do mundo com os farois acesos o porsche 928 acabava ficando com um ar atrapalhado bastante charmoso alfa romeo brera sugerido por felipe albuquerque de almeida graças a uma avaliaçao publicada por jeremy clarkson o belissimo alfa romeo brera cupe esportivo de quatro lugares fabricado entre 2005 e 2010 ficou com a fama de ser so isto belissimo clarkson falou mal do comportamento dinamico do carro de seu consumo de combustivel e de seu desempenho bruto dizendo que para medir seu zero a 100 km/h nao era necessario um cronometro voce precisa de um geologo alguem que ache que a velocidade com a qual o monte everest se move sentido oeste e impressionante pouco importa se o alfa romeo brera e so bonito porque ele e muito bonito algo que em grande parte deve se a sua dianteira com tres farois circulares de cada lado do cuore sportivo sendo que os farois mais ao centro sao mais avançados em relaçao a carroceria enquando os farois das extremidades sao recuados alem de ter uma cara de mau extremamente harmonica e bem proporcionada gostamos deste desenho porque remete aos carros esportivos dos anos 70 que muitas tinham farois redondos simples posicionados desta mesma forma na dianteira o alfa romeo 159 sucessor do belissimo 156 tambem adotou farois assim volkswagen passat gts pointer foto rafael bruner sugerido por braulio pinto perto dos outros itens desta lista o passat gts pointer parece humilde demais mas o contexto de seus farois os torna bem interessantes se voce curte o passat sabe que foi em 1983 que ele adotou a frente com quatro farois retangulares que nas versoes mais caras como o gts pointer tinham molduras com a face interna cromada elas pareciam meio exageradas na epoca mas sem duvida sao mais discretas que a maioria dos farois dos carros modernos mas o caso e que a frente do passat pos 1983 era praticamente uma copia da dianteira do audi 5000 versao norte americana do audi 100 de terceira geraçao para quem nao lembra o audi 100 era o carro que ficava acima do audi 80 que por sua vez foi o carro que deu origem ao volkswagen passat a diferença era que no caso do audi 5000 os farois tinham aquele formato porque a legislaçao norte americana obrigava todos os carros a terem farois retangulares que podiam ser simples ou duplos o departamento de estilo da vw do brasil tinha carta branca para utilizar elementos de design de outros modelos do grupo volkswagen mesmo os que so fossem comercializados la fora e foi assim que o passat ganhou a estilosa dianteira do audi 5000 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] buick riviera 1965 [youtube id= r2dd3f_yu 8 width= 620 height= 350 ] sugerido por peter este gif diz tudo a primeira geraçao do buick riviera foi vendida entre 1963 e 1965 o formato basico do carro permaneceu o mesmo assim como sua identidade visual mas os modelos de 1963 e 1964 tinham farois mais convencionais expostos alojados na grade enquanto as setas ficavam sob telas nas extremidades dos para lamas dianteiros em 1965 a buick decidiu chutar o balde e migrou os farois para baixo destas telas mas como os farois nao podiam ter seu facho de luz obstruido por nenhum objeto quando acesos foi preciso bolar um esquema para estas telas se abrirem o resultado foi o efeito palpebra extemamente charmoso disponivel apenas no modelo 1965 lincoln navigator sugerido por racelogic o lincoln navigator e um suv quase tao grande quanto o rolls royce cullinan com 5 33 metros sao so dois centimetros de desvantagem no comprimento ainda que o navigator tambem fique atras em luxo e tenha metade dos cilindros ele e movido por um v6 ecoboost turbo de 3 5 litros e 455 cv isto nao quer dizer que o utilitario esportivo de alto luxo nao seja altamente luxuoso nos cabe neste post o exemplo dos farois de led que se acendem automaticamente quando a chave chega perto o suficiente começando pela mira da lincoln no centro da grade enquanto os farois em si acendem de dentro para fora e um daqueles detalhes que nao servem para nada alem de nos fazer exclamar oh mas esta e uma das coisas mais legais dos veiculos de luxo cizeta moroder v16t [youtube id= hrvw bssp 8 width= 620 height= 350 ] sugerido por pedro gibran fonseca com 20 unidades produzidas entre 1991 e 1995 cizeta moroder v16t foi o fruto da parceria entre o engenheiro automotivo claudio zampolli cujas iniciais c z sao pronunciadas ci e zeta em italiano e o compositor de trilhas sonoras giorgio moroder com design de marcello gandini originalmente gandini pretendia usar o desenho do cizeta v16t no lamborghini diablo mas a lamborghini achou o visual exagerado demais e nao era para menos alem de ser largo demais por causa do motor v16 montado na transversal ele tinha nao dois mas quatro farois escamoteaveis o que lhe dava um ar meio alienigena bastante apropriado para um supercarro tao exotico
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.