se voce tem boa memoria vai lembrar que ha alguns dias perguntamos a respeito dos conceitos mais legais que mereciam ganhar as ruas mas ficaram so na promessa ou nem isso nossos dois exemplos foram o gol gt apresentado pela volks em 2016 e o nazca c2 o supercarro da bmw que acabou cancelado entre outras razoes por causa do desenvolvimento dos alemaes no projeto do mclaren f1 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foram dezenas de boas sugestoes e por isso nos decidimos separar a lista em duas partes aqui e aqui so que ainda nao foi suficiente entao eis a parte 3 jaguar b99 sugerido por mr harold a quarta e atual geraçao do jaguar xj mais tradicional seda de luxo da companhia britanica foi lançada em 2008 como modelo 2009 e rompeu todo os laços com as geraçoes anteriores em termos de design tornando se um automovel completamente diferente o perfil quadradao deu lugar a uma silhueta arrojada com traseira fastback e farois que remetem aos olhos de um felino mas e se a jaguar tivesse mantido a abordagem classica bem poderiamos ter nas ruas algo mais parecido com o jaguar b99 o carro foi projetado no estudio italiano bertone pelos designers michael robinson e adrian griffiths buscando distanciar se do estilo de ian callum que estava modernizando a linha da jaguar a dupla decidiu inspirar se em geoff lawson projetista que passou 15 anos trabalhando na jaguar e tem no curriculo nomes como o supercarro xj220 o grand tourer xk e o proprio jaguar xj de terceira geraçao sendo assim o bertone 99 ate tinha farois estreitos e agressivos assim como as lanternas mas sua silhueta era muito mais proxima do que se via no xj classico era um carro muito bonito com dianteira longa e imponente traseira curta e proporçoes robustas ja seu conjunto mecanico acenava para o futuro no salao de genebra de 2011 o jaguar b99 foi apresentado em duas versoes ambas com motor de 1 4 litro so que o papel deste motor era apenas gerar energia eletrica para alimentar os motores eletricos nas rodas um dos conceitos tinha dois motores no eixo traseiro e o outro chamado b99 gt tinha quatro motores dois em cada eixo o b99 foi bem recebido no evento e na epoca especulou se se ele nao poderia ser um novo jaguar x type a fabricante tratou de esclarecer que o carro era apenas um exercicio de design e uma plataforma de testes para novas tecnologias sem intençao de ir para as ruas peugeot oxia sugerido por filipe lawrence um supercarro da peugeot sim e seria de uma ousadia imensa por parte dos franceses comercializa lo nao faz muito sentido hoje mas na epoca talvez fizesse um pouco em 1988 ano em que o peugeot oxia foi apresentado a fabricante ainda estava com os titulos de 1985 e 1986 no wrc com o 205 t16 frescos na memoria e se preparava para levar o peugeot 405 t16 que usava o mesmo motor para pikes peak com o lendario ari vatanen ao volante vatanen quebrou o recorde da subida de montanha nos eua e tudo foi devidamente registrado no classico curta metragem climb dance [youtube id= ueuzg37gfdm width= 620 height= 350 ] entao a peugeot tinha todo o direito de ousar e apresentar ao mundo um supercarro que caso fosse produzido certamente teria admiradores fieis o peugeot oxia nao usava o quatro cilindros 1 8 turbinado dos carros de competiçao mas tinha um v6 biturbo de de 2 8 litros capaz de entregar 680 cv a 8 200 rpm detalhe era o mesmo motor v6 que equipava por meio de um acordo o delorean dmc 12 embora este fosse naturalmente aspirado e entregasse apenas 130 cv a versao usada pelo oxia era igual ao do peugeot p88 prototipo que a fabricante colocou nas 24 horas de le mans em 1987 1988 e 1989 e foi aposentado por problemas mecanicos o supercarro de 4 6 metro tinha cambio manual de cinco marchas traçao nas quatro rodas e era totalmente funcional tanto que a peugeot conseguiu chegar aos 349 km/h com o oxia no circuito alemao de nardo pertencente a volkswagen alem disso o superesportivo tinha uma especie de central multimidia com telefone e radio que ao que consta tambem era responsavel por gerenciar o ar condicionado e ate uma versao primitiva de um navegador por gps naturalmente que o projeto jamais ganhou as ruas mas talvez o emblema da peugeot tenha sido o problema sem tradiçao no segmento a fabricante decidiu concentrar se nas competiçoes bentley hunaudieres sugerido por douglas duarte da silva o bentley hunaudieres por outro lado era um carro bem mais plausivel era 1999 e a volkswagen havia acabado de comprar a bentley e a bugatti em uma tacada so a rolls royce tambem mas esta acabou vendida a bmw no salao de genebra daquele ano o conceito bentley hunaudieres foi apresentado com o objetivo de mostrar ao mundo o que a volks estava pensando e fazer com a tradicional fabricante britanica de carros de luxo a seus cuidados batizado com o nome da famosa reta do circuito de la sarthe palco das 24 horas de le mans o bentley hunaudieres era um supercarro com motor w16 central traseiro de oito litros e 64 valvulas se voce acha que estas especificaçoes sao estranhamente parecidas com as do bugatti veyron saiba que nao e coisa da sua cabeça na pratica o w16 quadriturbo usado pelo veyron e por seu sucessor o chiron e uma evoluçao do motor do hunaudieres que so nao foi produzido porque pouco depois a vw decidiu que a bentley continuaria sendo uma marca de sedas e cupes de alto luxo e que os hiperesportivos ficariam com a bugatti cadillac cien sugerido por diogo oliveira o cadillac cien foi revelado em 2002 para comemorar os 100 anos da fabricante cien significa cem em espanhol mas tornou se outra frustraçao para os entusiastas ainda que seja uma marca americana voltada ao luxo a imagem da cadillac poderia se beneficiar de um superesportivo bacanudo como o cien que jamais foi pensado para as ruas mas era um conceito totalmente funcional mais do que isto o acerto dinamico do carro foi feito pela prodrive a empresa britanica que cuida dos carros de competiçao da subaru o carro foi feito sobre uma estrutura monocoque de fibra de carbono e aerogel material solido de densidade baixissima feito a base de gel de silica muito leve e resistente o motor era um v12 de 7 5 litros desenvolvido pela cadillac com comando duplo no cabeçote e 760 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas o motor era bastante avançado para a epoca e foi importante como plataforma de testes para tecnologias que hoje sao relativamente comuns como a desativaçao dos cilindros para reduzir o consumo de combustivel o v12 podia funcionar como um seis em linha de de 3 75 litros [youtube id= ns nwythz98 width= 620 height= 350 ] o cien tinha a identidade visual classica da cadillac nos anos 2000 masm com motor central traseiro possuia proporçoes de supercarro a carroceria era inspirada pelo caça lockheed martin f 22 de acordo com a fabricante enquanto o interior trazia uma atmosfera mais elegante com couro marrom metal escovado e linhas limpas e industriais como outros conceitos desta lista rolaram boatos de que o cadillac cien seria produzido ainda que em quantidade limitada mas acabou ficando no conceito [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] lamborghini cala sugerido por rodrigo nunes o conceito cala de 1995 pode ser encarado como o lamborghini gallardo de um universo paralelo ele seria o sucessor do lamborghini jalpa modelo de entrada da marca que fora descontinuado em 1988 por causa dos problemas financeiros pelos quais a marca vinha passando na epoca sob o dominio da chrysler na primeira metade dos anos 90 as coisas foram melhorando em 1994 com a lamborghini ja nas maos da companhia indonesia megatech o cala começou a tomar forma ele foi apresentado no salao de genebra de 1995 e com um v10 de montado em posiçao longitudinal era um conceito totalmente funcional a carroceria projetada pela italdesign sob a batuta de giorgetto giugiaro era bastante arrojada com elementos arredondados que no fim das contas jamais foram vistos em um lamborghini de rua contudo a compra da lamborghini pela audi em 1998 acabou levando ao cancelamento do projeto que deu lugar ao lamborghini gallardo lançado em 2003 o gallardo tambem tinha um v10 longitudinal e tornou se o lamborghini mais bem sucedido da historia poderia ter sido o cala em seu lugar yamaha ox99 11 sugerido por ronnie petersohn ao ouvir o nome da yamaha talvez voce pense logo em motos ou instrumentos musicais ou talvez voce lembre que a companhia japonesa ja se envolveu em alguns projetos automotivos como o supercarro toyota 2000gt e o motor do ford taurus sho e como ja dissemos aqui mesmo no flatout os caras ja fizeram ate um superesportivo com motor de formula 1 em 1989 a yamaha começou a fornecer motores para a alema zakspeed mas o carro movido por um motor v12 de 570 cv nao era pareo para as maquinas movidas pelos motores cosworth judd e ferrari que passavam tranquilamente dos 700 cv a zakspeed abandonou a formula 1 depois da temporada e a yamaha decidiu que aproveitaria o motor em um supercarro de rua que seria batizado ox99 11 apresentado em 1992 o ox99 11 era um ousado supercarro de dois lugares em fila indiana ou tandem que usava o v12 de 3 5 litros e 400 cv a 10 000 rpm como componente estrutural segundo a yamaha ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 5 segundos com maxima de 350 km/h um foguete ha 26 anos e ate hoje em dia foram feitos tres exemplares um prototipo para teste e dois para fotos de divulgaçao para a imprensa quem dirigiu disse que ele era muito rapido mas ainda precisava de refinamento dinamico de qualquer forma nos anos 1990 uma recessao economica estourou no japao e a yamaha se viu forçada a cancelar o ambicioso projeto por tempo indeterminado prometendo retoma lo quando a economia melhorasse a economia melhorou mas a volta do ox99 11 nunca aconteceu chrysler firepower sugerido por moparrules em 2005 a chrysler apresentou no salao de detroit o conceito firepower imagine um dodge viper mais sofisticado ligeiramente mais confortavel e melhor acabado era esta a ideia para tal a fabricante americana deu ao carro um v8 hemi de 6 1 litros e 430 cv capaz de levar o cupe de zero a 100 km/h em 4 5 segundos o cambio era automatico e levava a força para as rodas de tras o interior era refinado com acabamento em metal e revestimentos de couro bicolor e a suspensao tinha acerto que segundo relatos da epoca dava ao firepower uma diribilidade mais proxima da de um aston martin do que da de um dodge viper o firepower poderia ter colocado a chrysler mais perto das fabricantes europeias e dado inicio a exploraçao de um novo nicho com algo analogo ao mercedes amg gt ou o jaguar f type mas novamente os bean counters decretaram que o projeto nao era muito lucrativo e a companhia cancelou o firepower ainda em 2005
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