ainda que hoje em dia boa parte dos motores dos carros seja coberta por capas plasticas ainda ha quem prefira o visual da mecanica exposta embalados nesta onda perguntamos aos leitores quais sao os carros com motor exposto seja inteira ou parcialmente mais legais de todos os tempos no feriadao voce conferiu a primeira parte da lista com as respostas agora vamos a segunda lancia 037 stradale sugerido por thagofb o lancia 037 e um bolido do grupo b de rali feito nos mesmos moldes do rs200 que apareceu na parte anterior um bolido projetado especialmente para a competiçao e dotado de um belo quatro cilindros sobrealimentado atras dos bancos a principal diferença e que ele foi feito por italianos e por isso seu visual e bem mais atraente e ou nao e parte da razao para isto e que ele foi projetado com base no lancia montecarlo um fastback esportivo desenhado pela pininfarina sendo um carro muito bem proporcionado logo de cara o lancia 037 divide a porçao central do monobloco com o montecarlo mas traz subchassis exclusivos na dianteira e na traseira e paineis de kevlar na carroceria [youtube id= cwwhulwcmki width= 620 height= 350 ] em vez de um turbocompressor o motor de dois litros com comando duplo no cabeçote tem um supercharger abarth volumex operando entre 0 6 e 0 9 bar e entrega 205 cv a 7 000 rpm e 23 mkgf de torque a 5 000 rpm nos 200 exemplares fabricados para homologaçao da para enxerga lo pelo vidro traseiro pena que de tao raro o 037 stradale dificilmente revele seu motor em boas fotos na versao de competiçao o motor entregava ate 350 cv com deslocamento ampliado para 2 1 litros e foi capaz de garantir ao 037 rally o titulo do wrc em 1983 foi o ultimo titulo da traçao traseira no mundial de rali o que por si so ja vale a mençao do lancia 037 em qualquer lista abarth 1000 tc sugerido por marcos pastori quando perguntamos a voces quais os carros com motor exposto mais legais falavamos a respeito dos que ja viessesm de fabrica com a mecanica aparecendo no entanto nada impede que se abra exceçoes e o abarth 1000 e uma delas isto porque ele pode nao ter saido assim da fabrica da fiat na decada de 1950 mas a preparadora do italo austriaco carlo abarth manteve relaçoes estreitas como a fabrica italiana de automoveis de turim desde que foi fundada em 1949 e foi inteiramente comprada pela fiat em 1971 o motor do carro nao e exposto de fabrica mas e quase isto o abarth 1000 tc era feito com base no fiat 600 o irmao maior do fiat 500 que usava um motor arrefecido a agua na traseira o quatro cilintros de 986 cm³ entrega 91 cv o que e bem aceitavel considerando a idade do carro e fica totalmente exposto o tempo todo ele cabia no cofre claro mas o capo aberto ajudava a resfria lo de forma mais eficiente e ainda tinha açao aerodinamica reduzindo o arrasto aerodinamico e a turbulencia atras do carro o capo aberto aumentava a velocidade maxima do abarth 1000 tc em 10 km/h [youtube id= e9romzznp3a width= 620 height= 350 ] o abarth 1000 tc foi produzido de 1960 a 1970 e seu principal publico eram pilotos independentes e por isso que existem alguns exemplares emplacados rodando pela europa e e por isso que decidimos inclui lo na lista chevrolet corvette zr1 sugerido por caiozr1 esta foi uma sugestao polemica o chevrolet corvette zr1 da geraçao passada c6 tinha uma janela de acrilico no capo por onde era possivel ver o intercooler do compressor que ficava entre as bancadas de cilindros do motor v8 e uma bela visao mas ha quem diga que nao conta como visao do motor depois de muito considerar decidimos que conta sim afinal o compressor do tipo twin screw da eaton e um periferico do motor e atua para aumentar sua potencia e o intercooler ajuda o sistema a funcionar sempre na temperatura ideal e que potencia o v8 de 6 2 litros entregava nada menos que 630 cv potencia de sobra para um carro lançado em 2009 e 83 mkgf de torque tudo canalizado por uma transmissao manual de seis marchas para as rodas traseiras claro era o suficiente para chegar ate os 100 km/h em 3 4 segundos e alcançar a velocidade maxima de 330 km/h um dos corvette mais velozes de todos os tempos [youtube id= xrlczotzd2u width= 620 height= 350 ] a cobertura de acrilico para o intercooler e completamente desnecessaria mas talvez por isso seja tao bacana ferrari 250 gt drogo sugerido por ewerson matia falando em coberturas de acrilico no capo eis a mesma soluçao empregada em um classico a ferrari 250 gt drogo que tinha este nome por causa da carrozzeria responsavel por suas formas o chassi e o conjunto mecanico sao ferrari e seguem a receita de quase todas as outras 250 construçao tubular e um v12 de tres litros na dianteira projetado por gioacchino colombo com tres carburadores de corpo duplo e algo entre 250 cv e 300 cv a ferrari 250 gt breadvan tambem foi construida pela drogo e por isso tambem tem o capo com a bolha transparente e e justamente o conjunto de carburadores e suas cornetas que da para ver atraves da bolha de acrilico no capo era assim porque giotto bizzarrini havia projetado uma carroceria bastante parecida com a da ferrari 250 gto mas ainda mais baixa para garantir a aerodinamica perfeita por isso os corpos de borboleta ficavam acima da linha do capo e exigiam a bolha transparente o visual matador foi praticamente um efeito colateral ariel atom sugerido por johnatan peicho se a lista e de carros com motor exposto deixar o ariel atom de fora seria um pecado o esportivo britanico e praticamente um motor preso a um chassi tubular com alguma carenagem comandos para o motorista farois e lanternas da para ver quase tudo atraves dele o motor o cambio os componentes da suspensao e da direçao quase uma aula de anatomia automotiva [youtube id= ppxpjhzp_5m width= 620 height= 350 ] produzido desde 2000 o ariel atom ja teve alguns motores diferentes atras dos bancos o famoso k20 da honda de dois litros com supercharger e ate 350 cv; o general motors ecotec de ate 2 2 ou 2 4 litros tambem com supercharger e potencia entre 205 cv e 300 cv; e um v8 de tres litros projetado pela hartley com pistoes forjados virabrequim plano comando duplo nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro alem de carter seco e injeçao eletronica sequencial para entregar 500 cv e girar a mais de 10 000 rpm em todos os casos o motor respira livre e ainda nos proporciona uma bela visao tao pouca roupa tem uma razao de ser o ariel atom e um carro absurdamente leve pesando pouco mais de 600 kg no caso do ariel atom com motor v8 isto se traduz em 1 2 kg/cv e e claro que ele e nosso favorito lamborghini miura sugerido por allan guimaraes olhe bem da sim para enxergar parte do motor olhando o miura pelo lado de fora repare nas cornetas espiando pela persiana do vigia e sutil mas e um toque de agressividade que faz diferença em um automovel elegante como o miura voce ja deve saber mas nao custa relembrar note que o v12 de quatro litros e 350 cv fica montado na transversal formando uma unica peça com a carcaça da transmissao manual de cinco marchas a fim de economizar espaço nos primeiros carros o motor era alimentado por quatro carburadores weber 46 ida3c identicos ao do posrsche 911 da epoca e era capaz de levar o miura ate os 100 km/h em sete segundos [youtube id= m5s0nbcjsfm width= 620 height= 350 ] agora se voce quiser mesmo ver o motor procure um miura svj e uma variante especial feita para as pistas aparentemente o motor mais potente com novos comandos de valvulas igniçao eletronica carter seco e escape menos restritivo entregava 440 cv precisava respirar melhor e por isso a abertura na traseira e maior saca so
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