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Panamera Sport Turismo: a super perua da Porsche finalmente está entre nós

Em junho do ano passado, a Porsche conseguiu aquilo que parecia impossível: deixou o Panamera bonito. A segunda geração trouxe uma silhueta melhor trabalhada, proporções verdadeiramente harmônicas e detalhes de design de muito bom gosto. Nunca duvidamos que o Panamera fosse um bom carro, mas só agora ele havia ficado desejável.

Mas você deve lembrar que o visual da segunda geração do Panamera nos foi apresentado pela primeira vez como uma perua, lá em 2012, no Salão de Paris: o conceito Panamera Sport Turismo fez todo mundo pensar “está aí um Panamera que eu teria”: uma perua elegante e esportiva, de entre-eixos longo, balanços curtos, proporções musculosas e uma bela traseira.

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Ficamos bem satisfeitos com o visual da segunda geração do Panamera, mas ficamos mesmo atiçados pela versão perua. Depois de nos provocar por alguns anos, a Porsche finalmente apresentou sua versão de produção, às vésperas do Salão de Genebra, onde o carro fará sua primeira aparição pública. E devemos dizer que não ficamos nem um pouco decepcionados.

De acordo com a Porsche, o Panamera Sport Turismo é totalmente diferente do sedã a partir das colunas “B”, ou seja, a partir do início das portas traseiras. A linha dos vidros, em vez de cair suavemente como no sedã, permanece quase horizontal e termina em uma queda mais abrupta. Já o teto mais longo possui um caimento bem menos dramático. Segundo a Porsche, isto proporciona uma silhueta que ainda remete um cupê, porém com uma coluna “D” mais larga e robusta típica das peruas. E também torna mais fácil entrar e sair do carro sem bater a cabeça. O Sport Turismo mede 5,05 m de comprimeito, 1,43 de altura e 1,93 de largura, com entre-eixos de 2,95 m.

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Além disso, o aumento na capacidade do porta-malas é notável: são 520 litros, ou 1.390 litros com o banco traseiro rebatido totalmente rebatido. E é fácil colocar tanta coisa no compartimento de carga, pois a abertura da tampa traseira (que é elétrica) vai até o para-choque, como deve ser, e o assoalho do porta-malas é quase totalmente plano.

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As lanternas traseiras são praticamente iguais às do sedã, o que é uma escolha muito acertada pois, para nós, estão entre as peças de iluminação mais bonitas entre os automóveis atuais. Na verdade, achamos que finalmente o Panamera atingiu o auge de sua beleza com o Sport Turismo.

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Outro detalhe inédito é o spoiler traseiro ativo, que faz parte do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA). Ele se posiciona em três ângulos diferentes, dependendo do modo de direção, e é capaz de gerar até 50 kg de downforce adicionais na traseira.

Até 170 km/h, a asa traseira se retrai em sete graus, reduzindo o arrasto e melhorando o consumo de combustível. Acima de 170 km/h, a peça se move automativamente para o modo de alto desempenho, levantando-se em um grau para aumentar a estabilidade e a aderência lateral. Nos modos Sport e Sport Plus, isto acontece já a 90 km/h. Agora, quando o teto solar está aberto, o sistema PAA faz com que a asa traseira se levante em 26 graus acima dos 90 km/h, reduzindo o barulho do vento no interior do carro.

 

O interior, aliás, é tão impressionante quanto no sedã, trazendo o mesmo design e o belo cluster com conta-giros analógico e instrumentos digitais.

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O Panamera Sport Turismo também aproveita-se de todos os recursos eletrônicos e dinâmicos do sedã, como o controle de cruzeiro adaptável, redução eletrônica de rolagem e esterçamento das rodas traseiras. No modelo S, ainda há o sistema de suspensão a ar ajustável.

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Voltando ao banco traseiro: pela primeira vez, ele acomoda três pessoas. A Porsche diz que o Panamera Sport Turismo é um 4+1, capaz de levar quatro pessoas com conforto, mais um quinto passageiro meio espremido no meio do banco de trás (desde que ele não seja uma mulher usando saia). Há, ainda, a possibilidade de optar por dois bancos traseiros individuais ajustáveis, como é de série no sedã. Parece melhor assim.

Os motores serão os mesmos do Panamera sedã. A gasolina, um V6 de 2,9 litros e um V8 de quatro litros, ambos com dois turbocompressores do tipo twin-scroll instalados entre as bancadas de cilindros. O Panamera 4 e o Panamera 4S usam o V6, com 330 cv no primeiro e 440 cv no segundo. Há também o Panamera E-Hybrid, que terá o V6 de 330 cv somado a um motor elétrico de 132 cv. O Panamera Turbo Sport vem com o V8 biturbo de 550 cv. E ainda tem o Panamera 4S Diesel, com um V8 de quatro litros e 422 cv. Todas as versões do Panamera Sport Turismo vêm equipadas com o sistema de tração integral ativo da Porsche. A transmissão ainda não foi confirmada, mas tudo indica que será a mesma PDK de dupla embreagem e oito marchas utilizada no sedã.

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O Panamera Sport Turismo, como já dissemos, fará sua primeira aparição pública no Salão de Genebra, que começa no dia 7 de março. Ele chegará ao mercado europeu no dia 7 de outubro, e ao outros mercados no início de novembro, incluindo o Brasil: embora sem data exata, a Porsche do Brasil confirmou que o Sport Turismo chega às lojas no fim deste ano. Teremos todas as versões, menos o modelo a diesel: Panamera 4 Sport Turismo, Panamera Turbo Sport Turismo e Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo. Preços e pacotes ainda serão definidos, bem como a data exata de início das vendas.

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