as redes sociais os entusiastas e a imprensa internacional estao fervorosos entre declaraçoes de amor a lamborghini e provocaçoes a porsche cujo 918 spyder amargou mais de cinco segundos de intervalo o fato e que neste momento nao se fala outra coisa senao o esmagador novo recorde do lamborghini huracan performante veja aqui o nosso tudo o que sabemos sobre ele no nurburgring nordschleife 6 52 01 no instante em que soube deste feito fiz exatamente como as recomendaçoes que a gente passa pra voces quando tem um video muito bacana desliguei o celular peguei um cafe quentinho aumentei o som reclinei na poltrona e maximizei a janela estava me mordendo de curiosidade como e possivel um superesportivo aspirado com supostos menos de 700 cv tenha destroçado o tempo dos tres hipercarros do apocalipse estava arrepiado com a mesma sensaçao de 24 de setembro de 2014 quando o viper acr destruiu o recorde do gt r e de todos os porsche de rua ja feitos e todos nos temos um grande carinho pela lamborghini mesmo que tecnicamente ela seja uma marca a serviço da vw atualmente para nos ela sempre sera a lambo dos miura countach diablo de valentino balboni em muitos sentidos mais italiana que a propria ferrari ao dar play contudo em menos de um minuto tive uma sobrecarga de informaçoes que me deixaram com um gosto amargo na boca o polemico on board abaixo temos o video que o canal oficial da lamborghini compartilhou ontem no youtube acompanhado da declaraçao no dia 5 de outubro de 2016 o huracan performante cravou um novo recorde de veiculos de produçao com 6 52 01 no nurburgring nordschleife com o piloto de testes da lamborghini marco mapelli [youtube id= 6ulsucerlqq width= 620 height= 349 ] ha muito o que se esclarecer e provavelmente tal luz so vira bem depois da apresentaçao no salao de genebra ou seja depois que toda a publicidade do feito estiver consumida isso se ela vier acompanhe 1 o carro esta aliviado em relaçao a configuraçao de fabrica se a ideia e declarar o carro como recordista de produçao o minimo que se espera e que ele esteja em sua configuraçao de fabrica mas temos um carro 1 sem banco do passageiro 2 sem forraçoes no teto e no assoalho e portas com todos os acabamentos removidos confira a 1 50 do video e possivelmente sem a folha interna 3 painel sem forraçao 4 com banco de competiçao e roll cage e 5 sem comandos do sistema multimidia e sem sistema de ventilaçao seria ingenuo acreditar que este carro esta carregando os alto falantes e todo o sistema de ar condicionado como peso morto nao foi a toa que a lamborghini colocou no destaque principal uma bumper cam e deixou o on board que interessa como thumbnail este carro e inclusive diferente dos outros modelos disfarçados que foram apresentados para alguns veiculos da imprensa como a alema sport auto veja aqui e confirme todos os detalhes de acabamento presentes ou seja o carro da volta de nurburgring e uma unidade especifica que foi aliviada e preparada a ponto de estar muito mais proximo a um veiculo de competiçao que um de rua com tantas modificaçoes visiveis penso em tudo o que pode ser feito e que nao esta a mostra veja penultimo paragrafo deste texto se os pontos 1 2 3 e 5 sao autoexplicativos para qualquer leigo voce talvez se pergunte por que uma gaiola roll cage faria um carro mais rapido qual seria a vantagem de se adicionar peso nao e mesmo a questao e que o roll cage e o fim da cadeia dos processos acompanhe o topico seguinte 2 o comportamento dos pneus nao parece normal para um r compound de rua todo fa de track days sabe bem o que significam siglas como r888 a048 e trofeo r e o nirvana da dinamica automotiva o mais proximo de slicks de competiçao que um pneu legal dot pode ser mas ainda assim ha um solido degrau separando os de slicks de competiçao de nivel internacional diferenças que nao apenas sao claras no cronometro mas tambem no comportamento e na experiencia sonora slicks permitem uma velocidade de entrada bem mais agressiva e soam de uma forma muito diferente em ritmo de pista slicks nao cantam frente a aderencia lateral no maximo murmuram um chiado de media frequencia so cantam numa travada de frenagem com um timbre menos encorpado e escandaloso que pneus de rua [youtube id= dw_jyod5tmy width= 620 height= 349 ] acima temos o teste da sport auto com o lamborghini huracan em nurburgring calçando justamente os pirelli trofeo r o pneu de rua mais agressivo que a pirelli vende hoje note o cantar que acontecem em algumas frenagens e em quase todos os passos de curva e a atitude diferente nas entradas de curva se comparado ao video da huracan performante deste post que nao canta e apresenta uma aderencia em curvas de baixa que nao parece ser condizente com um r compound de rua so que no melhor cenario em termos de performance este seria o pneu que o performante esta usando agora compare com o som e a dinamica dos slicks da ferrari 599xx alem do som procure observar as velocidades minimas nas curvas de baixa o maximo que voce ira ouvir e algo como no trecho adenauer forst 2 02 em condiçoes normais de tocada de pista nao se ouve praticamente nada [youtube id= t1ymudw177o width= 620 height= 349 ] curiosamente no outro on board oficial da lamborghini do aventador lp 750 4 sv abaixo a marca declara que o modelo esta calçando um jogo de p zero corsa pneu inferior ao trofeo r em termos de aderencia lateral so que o comportamento e sonoridade deste on board tambem remete a slicks [youtube id= cp krcepqem width= 620 height= 349 ] respondendo a uma pergunta la de cima uma gaiola pode sim fazer um carro mais rapido mesmo adicionando peso para isso acontecer e preciso que haja uma cadeia de processos pneus que gerem muito mais aderencia que o projeto original exigindo em decorrencia amortecedores e molas com carga exponencialmente maiores com mais aderencia a carroceria rola mais esta carga extra de suspensao e repassada diretamente a carroceria que flete e torce com a sobrecarga afetando diretamente a geometria da suspensao e em decorrencia limitando a aderencia lateral dos pneus o roll cage assegura a estabilidade da geometria da suspensao permitindo cargas agressivas de barras molas e amortecedores entre o preto e o branco muito cinza vale lembrar que em 2013 o pagani huayra foi envolvido em uma polemica quando cravou o recorde da pista do top gear destroçando o tempo ate mesmo do ariel atom v8 o site jalopnik ola ex colegas descobriu por meio de fotos divulgadas pelas redes sociais do proprio top gear que o huayra usava slicks de competiçao do zonda r com sulcos feitos a mao veja aqui a materia a pagani deu uma resposta diplomatica e pouco objetiva no fundo saiu pela tangente alem do indicador de desgaste na banda de rodagem caracteristico de slicks a propria metodologia de dimensoes mostrada no flanco eliminava qualquer sombra de duvida 265/645 r19 o 645 e o diametro em milimetros apenas pneus de competiçao usam este padrao pneus de rua incluindo semi slicks exibem em seu lugar a porcentagem da largura que representa a altura flanco do pneu no caso do huracan performante jamais chegaremos a conclusao alguma a unica possibilidade de sabermos a verdade e se alguem de fora do staff da lamborghini ou de seus parceiros conseguiu fotografar os pneus no dia do teste na materia a importancia real de se obter o recorde de nurburgring e como este feito ficou tao relevante deixamos claro uma serie de fatores e brechas que abrem uma enorme area cinza sobre esses recordes de nurburgring estes tempos de volta nao sao fiscalizados por nenhum orgao como a fia e a adac ficando totalmente dependente da etica das equipes de engenharia envolvidas no feito entao dissemos que nao havia como se fiscalizar paineis de carroceria de fibra de carbono pneus encomendados a fabricante com compostos especiais cargas de suspensao customizadas motor preparado especialmente para a volta em nurburgring relaçao de diferencial mais curta combustiveis de competiçao e reforços estruturais localizados os recordes de nurburgring ha muito tempo deixaram de ser ferramenta de desenvolvimento da engenharia para se transformar em uma das mais poderosas ferramentas da publicidade no meio dos esportivos virou uma corrida sem fiscalizaçao em que cada marca pode se declarar vencedora tendo um video para mostrar começamos assistindo ao video de hoje na esperança de celebrar e comentar a dinamica do carro que destruiu a ja quase impossivel marca do porsche 918 spyder mas terminamos receando pelo começo do fim da credibilidade das voltas no nordschleife
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