de acordo com a definiçao mais basica possivel um carro e uma maquina com quatro rodas volante e motor que serve para transportar pessoas e objetos de um lugar para o outro simples assim a culpa e nossa se gostamos tanto destes objetos que no fundo sao so ferramentas criadas para facilitar nossa vida ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas nao estamos aqui para elucubraçoes filosoficas sobre o que faz um carro ser um carro e que nos torna tao fanaticos por automoveis concentre se na parte das rodas sao quatro nao e geralmente sim mas nem sempre de tempos em tempos uma fabricante geralmente uma empresa pequena de produçao artesanal resolve fazer um carro de tres rodas e isto acontece com mais frequencia do que voce imagina boa parte dos carros de tres rodas surgiu nos anos que sucederam a segunda guerra mundial quando baixo custo de desenvolvimento e produçao preço acessivel e economia de combustivel eram quesitos importantes muitos destes carros eram classificados como motocicletas de acordo com a legislaçao de vigente o que permitia certas vantagens como impostos mais baixos e isençao de crash tests dao trabalho e custam caro e outros empecilhos de homologaçao com isto companhias com menor capital podiam coloca los nas ruas mais facilmente o que nao aconteceria com carros de quatro rodas ao mesmo tempo em que ofereciam custo mais baixo e menos barreiras legais que carros convencionais os carros de tres rodas tambem eram mais praticos e seguros que as motos por ter carroceria fechada e protegerem o interior dos elementos e o melhor podiam ser conduzidos por quem so era habilitado para motocicletas ou seja eles juntavam coisas boas dos dois mundos ao preço de um visual muitas vezes desajeitado e no caso daqueles com duas rodas atras e uma na frente certa instabilidade em curvas por outro lado muitos usavam mecanica de moto o que significava economia de combustivel e manutençao barata os carros de tres rodas mais modernos porem tendem a seguir um caminho oposto com duas rodas na dianteira e uma na traseira eles apostam nesta configuraçao para reduzir peso e garantir um comportamento dinamico mais alegre e afiado e sao mais sofisticados com mecanica moderna e materiais nobres e eles mais caros pois nao sao meios de transporte alternativos e sim brinquedos de luxo para track days e passeios animados aos fins de semana nos separamos dez deles nesta lista entre carros de tres rodas classicos modernos e conceituais confira a seguir reliant robin este e provavelmente o mais famoso dos carros de tres rodas lançado no reino unido em 1973 e descontinuado em 2001 ele ficou famoso nos anos 2000 ao participar de um quadro no top gear no qual jeremy clarkson dirige um exemplar e sai tombando a cada esquina https //www youtube com/watch v=qqh56geu0x8 clarkson admitiu anos mais tarde que aquele exemplar em especifico teve o diferencial modificado para fazer aquilo de proposito e na verdade o reliant robin era bem estavel para um carro com apenas uma roda na dianteira mais do que isto ele vendeu muito bem beneficiando se justamente das facilidades que os carros de tres rodas tinham na europa perante a legislaçao na decada de 1980 a produçao ficava na casa das 300 unidades por semana o que dava em media 15 000 exemplares por ano o que nem todo mundo sabe ou lembra e que o reliant robin era sucessor de outro modelo de tres rodas o reliant regal que foi vendido entre 1953 e 1973 e tinha um estilo mais classico ate mesmo com certa influencia dos automoveis americanos em comum ele tambem tinha uma roda na dianteira e usava o mesmo arranjo de suspensao com apenas um amortecedor lembrando a suspensao traseira de algumas motocicletas bond bug fabricado por apenas cinco anos entre 1970 e 1974 o bond bug era baseado no reliant regal mas tinha uma proposta mais descolada quase futurista sua carroceria de fibra de vidro tinha linhas retas farois esbugalhados e capo em forma de cunha que de certa forma remetia aos esportivos e supercarros da epoca sua caracteristica mais curiosa porem era o acesso ao interior ele tinha um canopi que abria para cima enquanto as portas eram na verdade janelas de plastico flexivel o interior tinha uma pegada quase de carro de corrida com os bancos embutidos na carroceria e almofadados https //www youtube com/watch v=gbr0axtuboy o bond bug era anunciado como um carro divertido de guiar que de quebra era barato e economico e com seu pequeno quatro cilindros de 700 cm³ era capaz de chegar aos 122 km/h a fabricante dizia que sua sensaçao de velocidade era grande por conta da posiçao de pilotagem baixa e dizia que ele era uma alternativa mais descolada ao popular mini cooper peel trident ainda sobre fabricantes britanicas obscuras e carros de tres rodas baratos e obrigatoria a mençao a peel a fabricante de um dos menores carros do mundo o p50 que incidentalmente tambem tem tres rodas tao pequeno e leve que podia ser manobrado usando uma alça na traseira ele tambem foi explorado por jeremy clarkson em um episodio do top gear no qual ele entra no predio da bbc dirigindo um https //www youtube com/watch v=djfss0zxydo mas o p50 e so o mais famoso dos peel de tres rodas a fabricante tambem fez o trident que foi lançado em 1965 mesmo ano em que o p50 saiu de linha diferentemente do peel p50 o trident tinha um visual mais futurista lembrando um carro dos jetsons com seu canopi transparente o motor era o mesmo dkw de 49 cm³ e menos de 4 2 cv acoplado a uma caixa de tres marchas sem re [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269557 269556 ] foram feitas cerca de 45 unidades originalmente mas anto o peel p50 quanto o trident voltaram a ser produzidos em 2011 por uma empresa que comprou os direitos sobre os projetos e os comercializa como kit cars campagna t rex o campagna t rex nao e muito lembrado entre os esportivos de tres rodas mas e um dos mais tradicionais ele foi lançado em 1988 produzido em quebec no canada ele tem estrutura tubular dois lugares lado a lado e segue o mesmo projeto basico ha mais de trinta anos com alteraçoes apenas na carroceria o t rex foi criado pelo mecanico daniel campagna na decada de 1980 quando ele fazia parte da equipe tecnica de gilles villeneuve na epoca na scuderia ferrari quando deixou a equipe apos a morte do piloto o projeto paralelo ganhou força e tornou se o principal foco do engenheiro que a partir dali dedicou se integralmente ao t rex ate o inicio de 2019 quando a campagna fechou as portas https //www youtube com/watch v=4zrhkm0xodk classificado como motocicleta no canada e em algumas regioes dos estados unidos o t rex geralmente era oferecido como kit car e vem pronto para receber uma boa variedade de motores quatro cilindros vindos de motos grandes o mais popular era o bmw de 1 6 litro vindo da k1600 com 160 cv acoplado a um cambio sequencial de seis marchas polaris slingshot a polaris e mais conhecida por seus quadriciclos e atvs side by side que sao vendidos oficialmente no brasil inclusive mas se os off roaders da polaris geralmente usam motores pequenos de ate 750 cm³ o slingshot e um animal completamente diferente https //www youtube com/watch v=v6jtff3k ks movido por um motor gm ecotec de 2 4 litros e 175 cv ou mais recentemente por um 2 0 da prostar com 203 cv e redline de 8 500 rpm o polaris slingshot e anunciado como uma motocicleta de tres rodas nem tanto pela classificaçao perante a lei mas pelas suas caracteristicas dinamicas com tres pedais e alavanca de cambio ele e operado como um carro tem bancos concha e cintos de tres pontos mas a polaris recomenda que se use um capacete para dirigi lo no limite faz sentido considerando que ele nao traz qualquer tipo de proteçao alem de um para brisa que baixo e sem moldura e quase um defletor e tem potencial para chegar aos 100 km/h em menos de cinco segundos com maxima de 200 km/h peugeot 20cup este e um conceito mas esta aqui pela simples razao de que e bacana demais para nao ter sido produzido mostrado no salao de frankfurt de 2005 ele parecia um peugeot 207 com traseira de motocicleta e conceitualmente nao estava muito distante disto aproveitando a seçao frontal do hatchback e dando a ele um motor 1 6 turbo thp de 170 cv tudo com menos de 500 kg o restante da estrutura porem era um monocoque de fibra de carbono com habitaculo bipartido suspensao por braços triangulares sobrepostos na dianteira e monoshock na traseira nao havia qualquer sugestao de um para brisa ou teto a ideia era uma uma experiencia pura e sem filtros como em uma moto porem com a mesma operaçao de um automovel infelizmente o peugeot 20cup era uma ousado demais para passar de conceito morgan 3 wheeler muitos entusiastas consideram o 3 wheeler o carro de tres rodas supremo e da para entender o motivo criado em 1911 ele foi produzido por decadas antes de sair de linha em 1952 o modelo original deu origem a uma familia ate que ampla de roadsters com tres rodas e a receita foi seguida fielmente quando em 2011 a morgan resolveu traze lo de volta o 3 wheeler nao mudou muito nos ultimos nove anos e isto e otimo ele segue exatamente a mesma receita dos classicos com estrutura tubular pneus estreitos e um motor v twin a frente da grade o habitaculo acomoda duas pessoas sentadas no mesmo banco lado a lado o motor e um v twin de dois litros feito pela americana s&s cycles ligado a uma caixa mazda de cinco marchas com 115 cv e suficiente para levar o carro de 550 kg ate os 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 185 km/h tambem foi planejada uma versao eletrica mas esta nunca passou da fase de conceito vanderhall venice olhando de repente o vanderhall venice parece uma mistura de morgan 3 wheeler e caterham seven considerado uma moto de tres rodas ele e movido por um motor gm de 1 5 litro com turbo injeçao direta e 194 cv ligado a um cambio automatico de seis marchas com trocas por aletas no volante seus 662 kg permitem que ele va de zero a 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 210 km/h https //www youtube com/watch v=2x71spavmw4 como outros veiculos do tipo o vanderhall venice pode rodar nos eua como motocicleta de tres rodas ou autociclo o que significa que ele tem potencial para ser um substituto mais estiloso e pratico para uma motocicleta e ainda tem direçao hidraulica banco aquecido e sistema de som com bluetooth vandenbrink carver feito na holanda o vanderbrink carver certamente torna muito mais dificil a distinçao entre motos e carros de tres rodas como os outros veiculos desta lista ele tem volante e pedais de carro contudo ele tem duas rodas atras e uma na frente e inclina se nas curvas como uma moto nos eua ele e considerado uma moto de tres rodas mas na europa e preciso ter habilitaçao de carro para conduzi lo em qualquer lugar porem ele oferece uma experiencia completamente bizarra quase tao estreito quanto uma moto ele pode se inclinar em ate 45° enquanto as rodas de tras permanecem firmemente plantadas no chao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269538 269540 ] o motor de 660 cm³ embora pequeno como o de uma moto na verdade vinha do japao era usado nos kei cars da daihatsu com turbo e 65 cv ligado a uma caixa manual de cinco marchas e posicionado sobre o eixo traseiro ele era capaz de ir de zero a 100 km/h na casa dos oito segundos com maxima de 185 km/h https //www youtube com/watch v=tk4wzbymtio o carver tambem foi muito elogiado no top gear e jeremy clarkson disse que o carver foi um dos carros mais divertidos que ele ja conduziu por ser um veiculo extremamente nichado porem o carver nao durou muito apenas seis anos entre 2003 e 2009
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.