tres semanas atras falamos aqui sobre os ford 1933/1934 principalmente do prisma de seu impacto no mundo dos anos 1930 o ford conhecido por seu baixo preço e qualidade se tornava um carro de alto desempenho e design iconico ao mesmo tempo com os novos motores v8 e o novo desenho que estreia em 1933 https //flatout com br/achados meio perdidos o ford phaeton 1933 do carde/ tambem esta semana passada soubemos que na argentina por meio do designer de 84 anos pedro campo e a empresa iconic auto sport o roadster de edsel ford criado na mesma epoca sera revivido como uma replica modernizada com mecanica de mustang moderno hora de ajudar voces a entenderam mais um pouco desses carros e o motivo de ainda lembrarmos deles praticamente 100 anos depois de aparecerem a replica modernizada argentina coisas assim nao acontecem a toa precisam por exemplo de gente como henry ford que mesmo ja velho e tendo feito suficiente ainda conseguiu colocar o motor ford v8 em produçao dando desempenho de packard em seu carro barato e de gente como edsel ford seu filho que mesmo tendo pouca influencia direta com o pai lentamente o colocava na direçao do mundo entao moderno onde design e alta performance eram tao importantes quanto qualidade e durabilidade https //flatout com br/por que henry ford ii chora em ford vs ferrari/ existem varios outros agentes na criaçao do ford 1933/1934 sim; gente como charles sorensen e outros mas o terceiro mais importante ator nesta fabula e outro eugene turenne bob gregorie este o designer contratado por edsel para criar um estudio de design na ford aqui vale explicar que henry ford era uma pessoa dos anos 1800 mais que dos 1900 para ele o modelo t era tudo que uma pessoa jamais precisaria e nao podia ser mudado o mundo se fosse por ele ainda andaria hoje de t o que nao ocorreu somente pelo fato de que a gm mostrou uma forma melhor um estudio de design e modelos novos todo ano que no fim dos anos 1920 obrigou o aparecimento do ford modelo a design quando gregorie entrou na ford nao era exatamente uma posiçao de prestigio henry e edsel henry era um mecanico um construtor de coisas um homem que trabalhava melhor com as maos tinha uma inata capacidade mecanica e uma mente criativa brilhante mas como todo mundo nao era perfeito nao acreditava em ensino superior por exemplo e era incapaz de entender seu proprio filho edsel ford era o oposto do pai timido cerebral sofisticado e educado era uma pessoa gentil e incapaz de ofender ninguem era tambem grande entusiasta do automovel e do design desde criança educado na fabrica era ele tambem o sucessor perfeito para seu pai; e so o fato de que nao viveu para se lo que impede a ford de ser ainda maior do que foi e e com edsel e seu entusiasmo quase obsessivo por carros muito parecido com o meu e o seu que começamos a historia de hoje o entusiasta edsel ford quando edsel nasceu henry e clara ford viviam numa casa alugada e henry era empregado da edison illumination company quando edsel completou dez anos ja eram milionarios e edsel ganha seu primeiro carro ford runabout modelo a de 1903 quando edsel faz 20 anos henry ford e o homem mais rico do mundo edsel rebocando amigos com seu ford model n 1906 edsel recebeu seu segundo carro um ford modelo n cinco anos depois do primeiro o modelo n era compacto e simples de operar mas era potente o suficiente para quebrar o braço de um homem se a manivela fosse acionada incorretamente preocupado com a possibilidade de edsel se machucar ao ligar o carro henry ordenou que um dos empregados ligasse o carro todas as manhas antes de edsel sair para a escola eram os dias anteriores as carteiras de motorista placas de pare e guardas de transito os unicos veiculos nas avenidas de detroit eram bondes carroças puxadas por cavalos e charretes e a unica restriçao que a cidade impunha a conduçao de veiculos motorizados era a possibilidade de a pessoa comprar uma das novas engenhocas o modelo n foi seguido por uma serie de outros automoveis por registros e fotografias sabemos que edsel teve um rolls royce um hispano suiza um locomobile um marmon um mercer um daimler um packard varios lincolns personalizados e um bugatti durante esses primeiros anos na fabrica da lincoln o bugatti tipo 35a 1929 de edsel em certa epoca ele possuia um total de 42 carros nao se sabe quantos desses automoveis caros e exoticos edsel possuia no total mas provavelmente era consideravel logo edsel se sentiu mais confortavel dirigindo um desses luxuosos automoveis do que um dos modelo t de seu pai ele certamente apreciava o estilo desses carros magnificos o que despertaria nele o amor eterno pelo design automotivo naturalmente eu me interessava por automoveis explicou como eu poderia evitar o t roadster que edsel fez sozinho 1910 ja pensou nisso o filho do dono da ford mais obcecado por carros que eu ou voce certa vez escreveu a um amigo sobre uma viagem com a familia para a california hoje eu estava correndo contra um winton no meu modelo t e o meu roadster chegou a 90 km/h no velocimetro meu pai e eu desmontamos outro carro e vamos testar aqueles carburadores holley na trilha do monte wilson quando eles chegarem acho que los angeles e a melhor cidade automobilistica do pais tem mais maquinas do que detroit ou ate mesmo chicago um monte de pierce arrows packards fiats peerless e ate alguns fords edsel feliz com seu mercer 1912 aos 16 anos edsel aventurou se de carro sozinho pela primeira vez quando com seu amigo philip worchester percorreu 965 quilometros de terra e sujeira de dearborn a chicago e vice versa edsel mandou construir um roadster modelo t especial para a viagem — com traseira boat tail e pintado de amarelo hoje essa viagem pode ser feita em questao de horas de automovel; no entanto naquela epoca edsel e seu companheiro levavam dois dias inteiros depois foi de detroit a sao francisco de carro com amigos outra viagem epica que naquela epoca exigia inclusive que todos a fizessem armados o roadster t de seis cilindros na oficina superequipada em cima da garagem na propriedade dos ford edsel tambem criou uma serie de modelo t especiais como era um entusiasta eram modificados para alta performance e estilo arrojado em 1910 desenha e cria um roadster espartano baseado no modelo t cujo design depois seria muito imitado depois ao redor de 1912 cria outro roadster especial com ajuda dos funcionarios das oficinas experimentais da fabrica um t de seis cilindros em linha obviamente edsel bryant ford era um de nos e t gregorie e edsel pouco antes do ano novo de 1931 bob gregorie recebeu um telegrama do engenheiro chefe de carrocerias da lincoln o telegrama dizia que a lincoln precisava de um designer de carroceria e que o cargo poderia ser dele se ele quisesse gregorie poderia começar imediatamente edsel e esposa com um de seus lincoln naquela epoca edsel ford era presidente da ford motor company mas so no papel; o senil henry ford ainda mandava ali e frequentemente deixava edsel louco com seus desmandos mas a lincoln era diferente ali edsel fazia o que queria la um studio de design formal aparece antes disso acontecer na ford justamente com a entrada de gregorie mas o studio era fisicamente localizado na ford; edsel começa assim pelos cantos bob gregorie no verao de 1931 poucos meses depois de gregorie ter começado na lincoln edsel ford recebeu noticias perturbadoras de lord percival perry gerente europeu da ford que disse que o modelo a nao estava vendendo bem no mercado britanico naqueles tempos de depressao o modelo a era caro demais para comprar caro demais para operar e grande demais para as ruas estreitas da europa e um novo horsepower tax baseado em deslocamento do motor estava proximo de faze lo invendavel um carro menor para a inglaterra especificamente era necessario ford model y 1932 o resultado disso e o ford model y de 1932; um carro com um motor de um litro que faria grande sucesso na europa de novo livre das amarras do pai edsel pode experimentar com desenhos mais modernos e assim o primeiro desenho de gregorie para a ford nao foi um lincoln mas um ford ingles ford 1933 um y maior se voce olhar o model y vai imediatamente ver que e uma miniatura do ford v8 1933 o sucesso do model y permite edsel usar o mesmo desenho criado para o carro ingles no americano em 1933 e este e o marcante veiculo que com seu estilo marcante e potente v8 colocou a ford de novo no topo da desejabilidade automotiva nos anos 1930 os ford v8 de edsel edsel no lançamento do ford v8 em 1932 pede a gregorie mais algo um carro especial para si inspirado nos carros europeus como o ss jaguar e os bugatti mas baseado num ford v8 roadster este o primeiro do que seria uma serie de carros continentais criados por gregorie para edsel era um speedster boat tail a carroceria e os paralamas foram fabricados na fabrica de avioes da ford entao meio ociosa com a grande depressao o primeiro ford continental de edsel 1932 o segundo carro continental e o mais famoso e elaborado deles e o carro agora replicado pelos argentinos edsel gostou do primeiro boat tail roadster de gregorie mas queria agora outro carro que fosse muito mais longo e mais baixo o modelo em escala do segundo roadster de edsel; as anotaçoes a mao na foto sao dele gregorie começou imediatamente ele esboçou algumas ideias e finalizou sua favorita em um modelo em escala testando o no tunel de vento da fabrica de aeronaves para ver como o ar fluia ao seu redor nesse modelo gregorie imaginou um carro substancialmente mais longo mais baixo e muito mais aerodinamico do que sua primeira tentativa o roadster em 1934 os farois eram separados da grade em v mas integrados na carroceria as rodas de aço especialmente fabricadas que tinham calotas artesanais com o simbolo v 8 da ford gravado em relevo tinham para lamas feitos a partir de para lamas de um aviao ford tri motor e que esterçavam junto com as rodas para alcançar o efeito de carro longo e baixo que edsel desejava gregorie foi forçado a fabricar um chassi inteiramente nova para o carro esportivo ele começou com um chassis ford 1932 mas quando ele e os rapazes da fabrica de aeronaves terminaram de cortar esticar e soldar provavelmente teria sido melhor construir uma estrutura especial do zero levaram quase tanto tempo para fabricar a estrutura quanto a carroceria toda parte mecanica era do carro de produçao de 1934 com 85 cv do ford v8 de valvulas laterais e 3 6 litros edsel adorou seu roadster e o usou regularmente ate sua morte prematura em 1943 algum tempo depois de pronto um face lift aconteceu e os faros ficaram maiores em pod na parte baixa do carro alem de linhas mais arredondadas; mais proximo do modelo original em escala mas nao foi o ultimo ainda em 1934 edsel instrui o designer a criar mais um carro baseado no ford 1934 mas com um chassi que fosse ainda mais baixo e longo na verdade o carro era um estudo de engenharia tambem de se mudar o chassi dos ford normais e assim permitir designs mais baixos largos e longos; mais modernos gregorie sempre achou que o chassi da ford era muito alto e muito curto para realmente acomodar designs elegantes ele diz que os fords que projetou durante a decada de 1930 eram atraentes mas mais atrevidos do que elegantes para mudar isso ele precisaria de um chassi inteiramente novo mas convencer henry ford da necessidade de um chassi ford mais longo e mais baixo era dificil porque henry ja achava que o carro ford era muito longo e muito baixo do jeito que estava de qualquer forma o carro aconteceu um magnifico tourer com proporçoes realmente europeias mas a grade do ford 1935 modificada o chassi era mais baixo e com o eixo dianteiro relocado 10 polegadas adiante da posiçao normal usava peças de produçao dos ford 1934 e 1935 os dois farois de longo alcance fixados no para choque foram retirados do roadster stutz pessoal de gregorie o carro tinha tambem direçao do lado direito; uma preferencia de edsel provavelmente vinda de seus bugattis e lancias mas estranho nos eua o chassi alterado de gregorie para o terceiro carro na fabrica da lincoln a ideia de edsel era fazer o chassi modificado na ford e arrumar um fornecedor para a carroceria e coloca lo em produçao como um ford mais chique mas a ideia logo foi esquecida; alem da dificuldade de achar um fornecedor interessado a brewster demonstrou algum interesse mas somente se a ford pagasse pela construçao de uma nova fabrica para fabrica las e isso era inaceitavel para a edsel havia o velho henry a convencer e por isso tudo morre a ideia o terceiro ford continental de edsel mas nao totalmente com interferencia de lord percival perry novamente o carro de edsel acaba chamando a atençao da jensen que a partir de 1936 começa a fazer carros especiais baseados nos ford v8 bem no estilo do que gregorie tinha feito para edsel jensen ford 1936 o novo jensen v8 tornou se instantaneamente um classico um dos primeiros hibridos da historia ein nao nao tinha motor eletrico hibrido costumava significar motor americano num carro europeu com um capo longo para lamas amplos e um perfil baixo o jensen de duas portas e quatro passageiros parecia esportivo e agil a maioria foi vendida no reino unido mas devido a sua aparencia elegante e desempenho esportivo alguns chegaram aos estados unidos principalmente em hollywood em 1936 clark gable encomendou um dos primeiros jensen a unica diferença era a grade do ford 1936 e nao 1935 jensen ford 1936 a jensen era antes um fabricante de carrocerias somente; agora fazia e vendia carros especiais ficaria famosa depois deste o seu primeiro carro a empresa sabemos ganha notoriedade mundial com carros como os interceptor e ff o que nos faz novamente pensar o que seria da ford se edsel nao tivesse sido vitimado tao cedo pelo cancer aos 49 anos de idade alimento para cabeça de verdade
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