com todo o escandalo que jeremy clarkson o apresentador falastrao desbocado e irreverente acabou demitido do top gear no inicio de 2015 depois de dar um soco em um dos produtores do programa e perder o emprego jezza foi seguido pelos colegas james may e jeremy clarkson e agora esta prestes a lançar seu novo programa no serviço de streaming amazon prime — e the grand tour promete ser o que top gear ja nao e mais mas isto nao importa tanto agora o que importa e que com tantos acontecimentos jeremy clarkson ainda conseguiu tempo para dirigir alguns carros — quer dizer alguns dos carros mais desejados do planeta — e escrever sobre eles em sua coluna no caderno driving do the sunday times agora que a poeira baixou jezza decidiu juntar suas impressoes a respeito dos dez melhores carros que dirigiu em 2015 e 2016 e uma boa hora para ver mais uma vez o que torna um carro bom o bastante para jeremy clarkson um cara que e reconhecidamente digamos exigente quando se trata de automoveis vamos dar uma olhada em alguns trechos das impressoes de clarkson a respeito de seus nove carros favoritos — como sempre cheios de metaforas hiperboles e aquele humor acido tipicamente seu mazda mx 5 miata motor quatro cilindros dois litros 160 cv a 6 000 rpm 20 4 mkgf de torque a 4 600 rpm desempenho 0 100 km/h em 7 3 segundos velocidade maxima de 215 km/h o que clarkson disse o modelo antigo foi esportivo mais vendido do mundo por cerca de 25 anos graças a combinaçao de baixo preço praticidade e um fator sorriso por minuto bem algo logo ao lado de um jogo de twister com scarlett johansson e cameron diaz nuas o novo e ainda melhor ele e organico cru e simples e passa a sensaçao que um esportivo deve passar esse carro e a cura para a depressao de verdade voce simplesmente nao consegue ficar de mau humor enquanto o dirige alfa romeo 4c motor quatro cilindros 1 75 litro turbo 240 cv a 6 000 rpm 35 7 mkgf de torque a 2 200 rpm desempenho 0 100 km/h em 4 5 segundos velocidade maxima de 255 km/h o que clarkson disse eu nunca dirigi nenhum outro carro de rua mainstream que gerasse uma descarga de afeiçao tao grande quanto o alfa romeo 4c nunca o motivo pelo qual as pessoas gostam dele e simples ele e esportivo interessante e diferente mas nao e nem um pouco ameaçador pense nele como um filhote de ferrari e um carro terrivel e ainda assim eu adorei qualquer outro veiculo com seu refinamento e sua eletrica perfeitos nao consegue deixar de agir como uma maquina enquanto que o alfa romeo com suas falhas e sua tendencia de ir para onde quiser age como um ser humano mercedes amg gt s motor v8 quatro litros biturbo 510 cv a 6 250 rpm 66 2 mkgf de torque a 1 750 rpm desempenho 0 100 km/h em 3 8 segundos velocidade maxima de 310 km/h o que clarkson disse o mercedes amg gt s pesa pouco mais de 1 5 tonelada o que e pouco para um carro do seu tamanho e da para perceber — e quase irritante porque atras do volante parece que voce esta sentado na traseira de um navio petroleiro o capo e tao longo que se chegar na hora voce se atrasa 20 minutos e ele nao e so comprido ele tambem e tao largo que alguem poderia pousar um helicoptero medio nele e voce nem perceberia e eu acho que sei por que este e um muscle car moderno e o mustang da mercedes voce sente quando dirige ele e cru de todos os veiculos nesta categoria ele quase com certeza seria minha escolha ford focus rs motor quatro cilindros dois litros turbo 350 cv a 6 000 rpm 48 4 mkgf de torque a 3 200 rpm desempenho 0 100 km/h em 4 7 segundos velocidade maxima de 265 km/h o que clarkson disse depois que o escort rs cosworth saiu de linha a ford meio que perdeu a mao bem com o focus rs voce nao precisa de muito mais que 100 metros para perceber que eles criaram algo muito especial mesmo a velocidade de james may no meio de uma rotatoria o carro parece mais esperto que o normal parece um nissan gt r isto acontece porque ele usa um dos sistemas de traçao integral mais avançados ja usados em qualquer carro de qualquer preço o motor de 2 3 litros e menos impressionante mas mesmo assim 350 cv sao suficientes para lhe dar um belo golpe quando voce acelera e um belo rosando debaixo do capo ford mustang gt motor v8 cinco litros 415 cv a 6 500 rpm 54 mkgf de torque a 4 250 rpm desempenho 0 100 km/h em 4 8 segundos velocidade maxima de 250 km/h o que clarkson disse por incrivel que pareça este icone americano de 415 cv e 250 km/h custa menos do que eu paguei por um volkswagen golf gti ele e considerado um carro esportivo mas isto e como chamar o flying scotsman nota um dos mais conhecidos trens do reino unido que viaja entre edimburgo e londres desde 1862 de trem esportivo ele nao e e pesado demais o que ele e porem e um muscle car e voce percebe logo no segundo metro e uma maquina que quer transformar seus pneus em fumaça e contornar todas as curvas de lado volvo xc90 d5 awd motor quatro cilindros dois litros turbodiesel 225 cv a 4 250 rpm 47 9 mkgf de torque entre 1 750 e 2 500 rpm desempenho 0 100 km/h em 7 8 segundos velocidade maxima de 220 km/h o que clarkson disse quando a segunda geraçao do xc90 foi entregue na minha porta nao me impressionei tanto com seu visual mas meu deus que carro grande grande mesmo mas o tamanho paga seus dividendos no interior onde voce agora tem um porta malas e lugar para sete adultos nao cinco adultos e muitas reclamaçoes dos adolescentes sentados la atras e olha eis um bom lugar para estar os mostradores as texturas o subwoofer refrigerado a ar e o design sao maravilhosos e e muito simples tambem so tem oito botoes no painel — sem contar o botao de partida — porque tudo e controlado por algo que pode ate nao ser um ipad mas se parece muito com um bmw m2 motor seis em linha turbo tres litros 370 cv a 6 500 rpm 51 mkgf de torque a 1 450 rpm desempenho 0 100 km/h em 4 5 segundos velocidade maxima de 250 km/h o que clarkson disse ele nao e so rapido nas retas ele tambem e rapido nas curvas e nao e so rapido mas um completo deleite ele e tao bom que depois de algumas curvas eu estava radiando de alegria eu gosto do m3 antes do atual — daquele com motor v8 — e adoro o atual m6 gran coupe isto sem falar no m5 original de 290 cv o sleeper definitivo ele parecia uma caixa de papelao mas acelerava como uma nave espacial ele sempre foi meu m favorito ate agora ferrari 488 gtb motor v8 biturbo 3 9 litros 670 cv a 8 000 rpm 77 6 mkgf de torque a 3 000 rpm desempenho 0 100 km/h em tres segundos velocidade maxima de 330 km/h [youtube id= v0qmkb5pquo width= 620 height= 350 ] o que clarkson disse ha quem diga que a 488 nao e uma ferrari de verdade porque ela e turbinada e que turbos nao tem lugar em um puro sangue como ela sim eu entendo mas nao vamos esquecer que a ferrari de corrida de gilles villeneuve era turbinada e que a melhor ferrari de todas — a f40 — usava induçao forçada e tambem nao vamos esquecer que graças aos modernos sistemas de gerenciamento a gente nem consegue mais perceber que estao usando bruxaria para colocar ar e combustivel dentro do v8 ele nem soa como um motor turbo ele tem ronco de ferrari um ronco maligno um ronco maravilhoso e meu deus como e boa de dirigir [ ] nao conheço nenhum carro de motor central traseiro tao amigavel quanto este que esteja tao do seu lado nao ha subesterço nenhum e a traseira tambem nao da nenhum impulso repentino a antiga 458 nao era tao boa quanto o mclaren 12c mas sua sucessora coloca o cavalo rampante de volta no topo em termos de pilotagem ela e — nao ha outra palavra — perfeita lamborghini aventador motor v12 sete litros 700 cv a 8 250 rpm 70 3 mkgf de torque a 5 500 rpm desempenho 0 100 km/h em 2 9 segundos; velocidade maxima de 350 km/h [youtube id= tq1ddiwhw4m width= 620 height= 350 ] o que clarkson disse o aventador nao e o melhor supercarro ele e grande e pesado e se voce for dar uma hot lap com ele em um autodromo e quiser dar outra esquece porque os freios vao superaquecer e falhar sim ele ja foi superado ha tempos nas retas e nas curvas pelos novos hipercarros hibridos mas por mais que façam um monte de barulhos diferentes eles nao conseguem competir com o ronco visceral do t rex que mora debaixo da tampa do motor do aventador se me dessem a chance de escolher qualquer supercarro ele seria minha escolha eu admiro muito o mclaren p1 mas o que voce preferia ter como bicho de estimaçao um robo eletronico inteligente e sofisticado ou um brontossauro fodao vauxhall zafira tourer 1 6 cdti tech line motor 1 6 turbodiesel quatro cilindros 136 cv e 30 5 mkgf desempenho 0 100 km/h em 11 3 segundos velocidade maxima de 194 km/h o que clarkson disse o antigo modelo nao tinha uma boa reputaçao mas subindo uma montanha o que me deixou impressionado foi como o motor deste zafira e brilhante depois passei por uma saliencia e nao senti nada nunca vi um carro tao bom em se recusar a transmitir as irregularidades da pista para a cabine nem mesmo o rolls royce phantom o que faz dele o carro mais confortavel do mundo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.