ha alguns dias perguntamos a voces quais sao os carros franceses mais emblematicos da historia voce sabe os carros que melhor expressam o estilo frances de se fazer carros desde que os franceses começaram a fazer carros como dissemos no post pergunta os franceses tem basicamente dois estilos completamente opostos ou apelam para a receita basica o famosos feijao com arroz para criar grandes esportivos ou entao buscam soluçoes exoticas de engenharia para fazer melhor e inovar agora depois de centenas de votos em representantes destas duas vertentes aqui esta a primeira parte da lista com os carros escolhidos por voces renault avantime quer uma prova de que os franceses fazem o que bem entendem com seus carros o renault avantime a marca sempre foi a mais conservadora do trio frances mas neste modelo eles chutaram o balde produzido somente entre 2001 e 2003 ele era uma mistura de minivan/monovolume com cupe 2+2 e como se nao bastasse a mistura pouco convencional ele ainda tinha farois lanternas rodas e pintura de carro conceito [youtube id= kdvjau4amyi width= 620 height= 350 ] e nao so isso para suportar impactos sem a coluna b a estrutura do teto e feita de aluminio enquanto o restante da estrutura e de aço os paineis das portas e laterais por sua vez sao de composito para manter o peso baixo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 103732 103731 ] por dentro a excentricidade continua o quadro de instrumentos e centralizado as saidas de ventilaçao ficam no pe do para brisa os bancos traseiros sao mais altos que os dianteiros e as portas sao tao longas que precisam de uma dobradiça dupla para voce poder sair do carro em um estacionamento comum tem mais sendo um carro sem coluna b significa que as janelas traseiras tambem se abrem e ele ainda tem teto solar o que tornam o avantime um carro meio conversivel uma minivan cupe meio conversivel quem mais poderia fazer um carro desse se nao os franceses citroen 2cv o pequeno 2cv dispensa apresentaçoes ele tem o valor simbolico que o fusca tem para a alemanha que o fiat 500 para a italia o mini para o reino unido e o ford t para os eua foi o carro que colocou sua naçao sobre rodas com um projeto simples pratico e acima de tudo acessivel ele tambem e um dos melhores representantes daquela simplicidade certeira dos franceses ele nao precisou de nenhuma soluçao mirabolante para se manter vendavel e confiavel por quase 60 anos nas primeiras versoes ele tinha apenas amperimetro e velocimetro — nivel de combustivel era medido com uma regua graduada a alavanca de marchas era conectada diretamente ao cambio sem varoes e/ou cabos e as portas so apareceram na ultima hora antes do lançamento substituindo a lona encerada que cobria as aberturas a tampa do porta malas e o teto contudo foram mantidos de lona o que tornava o 2cv conversivel os bancos dianteiros eram uma estrutura unica um quadro metalico com trama de molas e cobertura de tecido voce podia desmonta lo e usar na praia ou no campo com exceçao do sistema de freios o 2cv nunca teve nenhum sistema hidraulico — a suspensao usava molas e amortecedores de massa [youtube id= hkp7brfopeu width= 620 height= 350 ] e mesmo com tanta simplicidade ele se tornou um icone frances claro conta muito o fato de ser um carro barato para tempos dificeis — a frança so voltou a riqueza e ao glamour do seu periodo pre guerras na segunda metade dos anos 1960 — mas tambem tem muito a ver com a engenhosidade dessa simplicidade essa formula repetida com sucesso em tantos carros franceses começou com o 2cv citroen ds um dos maiores classicos nao apenas de sua fabricante mas de toda a historia do automovel o ds foi o carro que redefiniu a citroen e os carros franceses [youtube id= kzw_ersgfry width= 620 height= 350 ] lançado em 1955 seu estilo limpo e vanguardista ia totalmente contra a moda da epoca que carregava os carros com barbatanas cromados pontoes e capos alongados o ds tinha balanços curtos teto em queda entre eixos enorme e o mesmo das picapes ford f 150 dos anos 1990 rodas traseiras cobertas que faziam com que ele parecesse flutuar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 77022 77008 ] e nao era apenas o visual a inovadora suspensao hidropneumatica transformava essa impressao em realidade ja explicamos como o negocio funciona mas em resumo ele usa um sistema de esferas hidraulicas que mantem o carro sempre nivelado e consegue absorver as irregularidades e impactos com mais eficiencia que as molas e amortecedores de tubos hidraulicos o sistema combinava esportividade e estabilidade com tanta eficiencia que durante um atentado ao presidente frances charles de gaulle o motorista conseguiu fugir com um pneu furado salvando a vida do general alpine a110 o a110 era o irmao mais valente do alpine a108 a versao original do nosso willys interlagos e e mais um representante da formula de simplicidade que marca os esportivos franceses ate hoje apesar da mecanica renault nesta epoca essa era a unica relaçao entre as marcas — a alpine so foi transformada em divisao esportiva da renault em 1973 e junto com a gordini que preparava o motor cleon fonte do a110 formou a renaultsport mas esta e uma outra historia baseado no 4cv ele usava motor traseiro longitudinal e arrefecido a agua com cilindrada variando de 950 cm³ a 1 650 cm³ e potencia entre 55 e 140 cv a suspensao era independente nas quatro rodas e a carroceria era um monobloco de fibra de vidro apoiada em um chassi tipo backbone que resultava em apenas 620 kg — uma soluçao simples e adotada por muitos fabricantes de esportivos da epoca [youtube id= e9f1ydjkjys width= 600 height= 350 ] mas o que o torna tao frances e sua presença nas pistas — alem e claro do seu uso pela gendarmerie alem de ser o primeiro campeao do wrc o alpine a110 foi o primeiro grande esportivo moderno da frança nas pistas renault 5 turbo em 1976 marc deschamps designer do estudio bertone deu ao vice presidente da renault jean terramorsi a ideia de fazer um renault 5 com motor central traseiro inspirado no lancia stratos — o carro que roubou o titulo do wrc da renault assim e claro que terramorsi adorou a ideia e a aprovou imediatamente bom para o mundo que dois anos depois ganhou o renault 5 turbo [youtube id= piiwpphjg4w width= 620 height= 350 ] o renault 5 turbo partia da carroceria de um r5 normal mas tinha para lamas muito muito mais largos que o modelo original para acomodar as bitolas maiores e os dutos de ar para o motor as modificaçoes foram desenhadas por marcello gandini ou seja o renault 5 turbo e tipo um countach hatch feito na frança mais ou menos isso a ideia original era colocar um v6 na traseira como era o lancia stratos mas a renault aparentemente nao tinha muitos recursos na epoca e por isso teve que usar o 1 4 turbo do renault 5 alpine sobrealimentado por um turbocompressor garrett t3 operando a 0 9 bar e com um intercooler em um dos para lamas traseiros o motor passou a entregar 160 cv a 6 000 rpm e levava o carro do zero aos 100 km/h em sete segundos e a maxima de 210 km/h agora pare e pense em outro hatchback com um motor turbo no lugar do banco traseiro achou ele e mais velho que o renault 5 turbo nao e por isso que este cara conquistou seu lugar nesta lista somente os franceses pensariam em fazer algo tao absurdo assim e so eles continuam fazendo isso ate hoje nao e mesmo twingo bugatti type 35 e bem provavel que voce nao esperava encontrar a bugatti aqui afinal nome italiano e a propriedade alema fazem a gente esquecer que ela e francesa se ao menos tivessem mudado o nome como giovanni alesi bem o fato e que a bugatti fez um dos carros mais iconicos e vitoriosos da historia da frança o type 35 sim esqueça a opulencia inutil do veyron e a beleza pornografica do type 57 atlantic o mais emblematico de todos e o type 35 aquele bugattinho azul com rodas de liga leve o primeiro a usa las que voce encontra em todo concours d elegance e em goodwood o primeiro deles foi lançado em 1924 e usava um oito em linha de dois litros com tres valvulas por cilindro que produzia 90 cv sem grande esforço a suspensao usa eixos rigidos e feixes de mola e no total o carro pesava pouco mais de 700 kg depois do type 35 original a bugatti lançou algumas variaçoes do modelo o type 35a veio em 1925 como uma versao mais barata com motor mais simples e menos potente — que lhe rendeu o apelido de tecla uma marca de bijuteria famosa na epoca em seguida foi a vez do type 35c que usava um compressor roots para produzir 130 cv e foi lançado tambem em 1925 no ano seguinte veio o type 35t tambem conhecido como targa florio por ter sido desenvolvido para — adivinhem so — a corrida italiana targa florio a principal mudança era o motor 2 0 que ganhou curso de 100 mm e passou a deslocar 2 3 litros em 1927 foi a vez do ultimo da serie o type 35b essa ordem de letras e uma verdadeira pegadinha que era uma mistura do type 35c com o type35t motor de 2 3 litros com compressor roots para produzir 140 cv [youtube id= rfpghpucz3s width= 620 height= 350 ] estas cinco variaçoes do type 35 somaram mais de 1 000 vitorias em corridas ao longo dos quatro anos em que o modelo foi produzido — o que faz dele um dos carros de corridas mais vitoriosos da historia entre as conquistas mais notaveis estao cinco vitorias consecutivas na targa florio entre 1925 e 1929 e o mundial de grand prix de 1926 peugeot 205 gti o peugeot 205 gti veio ao mundo na mesma epoca que a segunda geraçao do golf gti — o hatch que inventou o hot hatch assim para sobreviver neste mundo cruel o 205 gti tinha a obrigaçao de ser melhor que o volkswagen e cara ele foi demorou um pouco e verdade — afinal nos primeiros anos o 205 gti era equipado com o motor xu5 1 6 8v com razoaveis 105 cv suficientes para levar seus 883 kg aos 100 km/h em 8 7 segundos [youtube id= wofeuksxqfu width= 620 height= 350 ] mas foi em 1986 que o 205 gti desbancou seu rival alemao e entrou para a historia como um dos melhores hot hatches de todos os tempos a peugeot atualizou o modelo com o novo motor xu9ja de 1 9 litro e 130 cv com essa alteraçao a aceleraçao baixou 1 segundo superando o golf gti em 0 3 segundo e nao foi so isso a versao 1 6 ganhou um novo cabeçote com valvulas maiores que ajudaram a potencia a chegar aos 115 cv e reduziram o tempo de aceleraçao para 8 5 segundos com essas duas versoes nas ruas o peugeot 205 gti era o hot hatch a ser batido nos anos 1980 alem de conquistar a simpatia da critica e do publico que comprou nada menos que 61 600 exemplares deste asterix sobre rodas
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