ha alguns dias decidimos fazer uma lista dos carros italianos mais emblematicos de todos os tempos e como de costume perguntamos aos leitores quais eram suas sugestoes depois de dar a primeira parte da lista agora chegamos a segunda voce nao vai deixar de conferir vai lancia delta esse negocio de carro de competiçao matador que faz sucesso nas ruas e mesmo com os italianos e o lancia delta e um dos maiores exemplos disso pois alem de ser o maior vencedor do wrc em todos os tempos com nada menos que seis titulos consecutivos para a lancia tambem e um icone dos esportivos de rua — alem de ser um hatchback para la de competente com desenho de giorgetto giugiaro um dos mais prolificos e consagrados projetistas do planeta nos estagios de rali sua gloria durou de 1987 a 1992 com os seis titulos consecutivos sendo conquistados com 46 vitorias nas seis temporadas do mundial de rali a receita traçao integral popularizada pela audi e um motor turbo — receita que nao por acaso tambem e a dos melhores hot hatches [youtube id= d_y_unxoldu width= 6w0 height= 350 ] a base foi o delta hf 4wd versao esportiva lançada em 1986 equipada com um motor de dois litros com comando duplo no cabeçote mas ainda com oito valvulas — exatamente aquele projetado por aurelio lampredi e que leva seu sobrenome no hatch de rua a potencia era de 165 cv e o torque de 29 1 mkgf que apareciam a baixas 2 750 rpm — na versao de competiçao chegava perto dos 300 cv o sistema de traçao integral com tres diferenciais normalmente dividia o torque em 56% para o eixo dianteiro e 44% para o eixo traseiro no entanto dependendo das condiçoes podia mandar ate 70% da força para as rodas traseiras o lancia delta integrale acabou sendo tambem o ultimo dos italianos a dominar os ralis pois depois dele a competiçao passou a ser dominada pelos japoneses mas era obvio que os comedores de macarrao largariam o trono em grande estilo ferrari 250 gto gran turismo omologato ja e uma combinaçao de palavras absurdamente italiana e como a ferrari e a mais famosa fabricante de supercarros italianos temos uma segunda representante nesta lista — depois da f40 na primeira parte a 250 gto que e simplesmente um dos esportivos italianos mais bonitos e mais caros do planeta inteiro a 250 gto e uma verdadeira demonstraçao de como os italianos dao igual importancia ao desempenho e a estetica dos automoveis o capo longo a pequena grade oval os respiros nas laterais e a traseira curta sao comuns a muitos grand tourers italianos no entanto a execuçao da formula e simplesmente matadora o capo longo esconde um v12 de tres litros que geralmente a beleza dos carros italianos das antigas e que nenhum deles e 100% igual ao outro entrega 300 cv o deslocamento e responsavel pela outra parte nome do carro porque arredondando para cima cada um dos cilindros desloca 250 cm³ a cada ciclo de combustao [youtube id= bjtnipnrunq width= 620 height= 350 ] a 250 gto e um carro de corrida que quase por acaso foi parar nas ruas a tipica maneira enzo ferrari de resolver as coisas so fizeram 39 delas entre 1962 e 1964 e sempre que uma delas aparece a venda a pedida nunca e menor que us$ 20 milhoes ou quase r$ 80 milhoes em conversao direta para se ter uma ideia uma laferrari — provavelmente o carro mais impressionante vendido atualmente — custava us$ 1 4 milhao quando nova e estamos falando de um carro com mais que o triplo da potencia e tecnologia hibrida de ponta no entanto talvez a caracteristica mais italiana da ferrari 250 gto e seu apelo sobre a imaginaçao dos entusiastas mesmo que nao tenha sido o carro de competiçao melhor sucedido da companhia de maranello sua belissima carroceria seu ronco musical o aluminio exposto do lado de dentro da carroceria o volante de madeira — aquela mistura perfeita de mecanica garagista e estetica refinada que so as melhores macchinas oferecem esta representada fisicamente na 250 gto alfa romeo sport spider que lista de carros italianos e esta que nao tem um roadster pois bem seus problemas acabaram e o alfa romeo sport spider e o proximo item desta lista isto porque ele veio em uma otima fase para a alfa romeo quando seus sedas e cupes estavam fazendo um enorme sucesso e a marca so precisava de um roadster para ficar realmente bem na fita junto ao publico assim em 1965 nascia o sport spider que foi apresentado no salao de genebra de 1966 e começou a ser fabricado ainda naquele ano quem foi ate la viu um carro novo mas com receita classica carroceria de linhas limpas de autoria de battista pininfarina fundador do famoso estudio de design que leva seu sobrenome motor dianteiro de quatro cilindros e traçao traseira a base era a do seda giulia 105 com entre eixos encurtado de 2 35 para 2 25 metros traseira baixa e uma simpatica dianteira com farois redondos encobertos por bolhas de acrilico — e claro o cuore sportivo que aqui ficava entre as duas laminas do para choque era uma receita tao boa que durou exatos 29 anos de 1966 a 1995 quando um spider de traçao dianteira e plataforma do fiat tipo foi lançado neste tempo todo o motor cresceu um pouco e ficou mais potente — de um 1 5 de 109 cv no primeiro modelo a um 1 6 com injeçao eletronica e 125 cv no ultimo — mas seu design basico ainda que corrompido por para choques modernos demais e vincos meio deslocados permaneceu fiat uno este aqui e um caso especial ele foi muito lembrado pelos leitores por sua onipresença no brasil onde atesta a longevidade dos carros italianos lançado mundialmente em 1983 no cabo canaveral simbolo da corrida espacial decadas antes o uno era o que havia de mais moderno na epoca e trazia tudo o que um bom popular italiano deveria ter visual quadrado bom para aproveitar o espaço interno suspensao independente nas quatro rodas motor economico e baixo preço se na italia o uno foi reestilizado em 1989 e deixou de ser produzido em 1995 por aqui sua vida foi estendida e ele so deixou de ser fabricado em 2013 quando a legislaçao impos a adoçao de airbags em todos os veiculos novos fabricados por aqui senao sua filosofia de menos e mais teria persistido claro com tantos carros muito mais potentes e seguros nas ruas talvez nao fosse uma boa ideia mas que venderia venderia e ele ainda mostrou que da um bom esportivo — tanto aqui no brasil quanto la fora o uno turbo e um hot hatch classico e cobiçado e sem escada no teto precisa mais para entrar nesta lista lamborghini miura se a italia e conhecida atualmente como a terra dos supercarros este cara aqui foi o primeiro deles — ao menos na definiçao moderna antes do miura ate existiam esportivos de rua com motor central traseiro como a ferrari 250 lme o ford gt40 mkiii mas estes eram derivados dos prototipos de competiçao e como tal eram simplesmente estonteantes e muito velozes so nao eram exatamente faceis de guiar ou confortaveis para os ocupantes a lamborghini tambem tinha seu grand tourer — o 350 gt que tambem foi o primeiro carro da marca que antes so fabricava tratores seu motor de 3 4 litros desenvolvido por giotto bizzarrini era capaz de desenvolver mais de 400 cv e girar a ate 11 000 rpm mas era um carro conservador demais com tres volumes bem definidos na carroceria configuraçao 2+2 e potencia reduzida para 270 cv a fim de garantir suavidade e durabilidade no fim das contas o 350 gt nao tinha desempenho para competir com os superesportivos nascidos nas pistas e tambem nao foi muito bem sucedido na hora de encarar os rivais [youtube id= pxhxli9yu0w width= 620 height= 350 ] ferruccio lamborghini entao percebeu que para chegar perto da concorrencia precisaria de algo ainda mais ousado um carro que fosse tao veloz e agil quanto o ford mkiii e especialmente a ferrari 250lm; mas que tivesse sido projetado desde o inicio como um carro de rua garantindo que fosse confortavel o bastante para ser usado regularmente o resultado foi o miura esportivo com o mesmo v12 do 350gt porem ampliado para quatro litros e montado em posiçao central traseira transversal para economizar espaço feito de chapas de aço perfuradas de 0 8 cm de espessura na parte central com componentes de aluminio nas extremidades o chassi era uma estrutura bastante leve e muito rigida o v12 alimentado por quatro carburadores weber 46 ida3c identicos ao do posrsche 911 da epoca o v12 do miura entregava agora 350 cv a 7 000 rpm com torque de 36 8 mkgf a 5 000 rpm era o bastante para chegar aos 100 km/h em sete segundos colocando os esportivos italianos em um novo patamar o resultado em poucos anos as outras fabricantes italianas apresentaram suas versoes da receita a ferrari sozinha veio com duas — a dino com motor v6 e a berlinetta boxer que deu origem a testarossa pegou a importancia do miura para a cultura automotiva italiana mençao honrosa vespa normalmente a gente nao abre exceçoes em nossas perguntas do dia mas desta vez nao houve como nao fazer isto a vespa pode nao ser um carro mas foi ao lado do fiat 500 o veiculo que colocou a italia sobre rodas na decada de 40 inovadora a scooter da piaggio tinha construçao monobloco unindo o escudo frontal a area para os pes e o alojamento do motor — um monocilindrico de 98 cm³ acoplado a uma caixa de tres marchas — em um unico componente estrutural a vespa foi tao popular que seu slogan — mais que uma scooter um estilo de vida — era 100% verdadeiro ha quem dedique sua vida a colecionar dirigir e estudar a vespa e a marca ate voltou a vende la modernizada com motores de 125 e 150 cm³ em 2013
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.