as 24 horas de le mans tem mais de nove decadas de historia em todo este tempo inumeras maquinas verdadeiramente iconicas passaram pelo asfalto do circuit de la sarthe mas quais foram os mais iconicos e o que vamos tentar responder com esta lista alfa romeo 8c 2300 le mans um dos maiores vencedores dos primordios de le mans e o alfa romeo 8c 2300 com seu motor de oito cilindros em linha de 2 3 litros dai no nome equipado com compressor mecanico roots e capaz de entregar 145 cv o alfa 8c venceu as 24 horas de le mans entre 1931 e 1934 — uma das maiores demonstraçoes da dominancia dos italianos em la sarthe jaguar d type o jaguar d type foi estreou em 1954 foi projetado para usar o mesmo motor de seis cilindros em linha e 3 4 litros do c type porem sua carroceria de aluminio leve e extremanente aerodinamica somada a estrutura inovadora do tipo monocoque e aos 245 cv do motor e voce tem um carro que depois de chegar em segundo em seu primeiro ano partiu para uma sequencia de tres vitorias entre 1955 e 1957 — sendo que no ultimo ano as quatro primeira posiçoes foram ocupadas pelo jaguar d type ford gt40 carroll shelby e o gt40 mkiv eis uma das maiores lendas o fruto de um trabalho conjunto entre a ford britanica e carroll shelby que deu fim a uma sequencia de seis anos de vitorias da ferrari em le mans vencendo a prova de 1966 na qual tambem ficou com a segunda e a terceira posiçoes a 1969 foi o carro mais importante na carreira de dan gurney que venceu com ele em 1967 e inventou a tradiçao do banho de champagne naquele ano [youtube id= kma01duhdpy width= 620 height= 350 ] os primeiros gt40 a competir tinham motores de sete litros 427 pol³ e 485 cv para 1968 e 1968 os carros eram equipados com motores v8 de 4 9 litros e 425 cv porsche 911 gt1 apesar de se chamar 911 o gt1 so tinha a parte dianteira da estrutura vinda de um 993 todo o resto era derivado de outra lenda da porsche em le mans o 962 — incluindo o boxer 3 2 de seis cilindros com turbo intercooler e quatro valvulas por cilindro capaz de entregar 600 cv o carro venceu na categoria gt1 nas 24 horas de lemans de 1996 mas sua maior conquista veio dois anos depois quando ficou com o primeiro lugar na classificaçao geral foi a 16ª vitoria da porsche em le mans um recorde que permanece ate hoje audi r10 tdi desde 2006 as 24 horas de le mans sao dominadas pela audi com exceçao de 2008 quando o vencedor foi um peugeot o carro que deu inicio a dominaçao pelas quatro argolas foi o r10 tdi que tambem foi o primeiro carro movido a um combustivel alternativo a vencer a prova ele nao tem um visual absurdamente marcante um ronco matador ou algo do tipo mas se hoje todas as grandes equipes investem em prototipos hibridos a culpa e do audi r10 ferrari testa rossa a ferrari disputou le mans inumeras vezes e por nove vezes foi a vencedora da corrida — seis delas em sequencia entre 1960 e 1965 nos dois primeiros anos a vencedora foi a ferrari tr ou 250 testa rossa quem tambem venceu em 1958 a testa rossa era derivada da 250 de rua que por sua vez tambem deu origem a 250 gto — provavelmente a ferrari classica mais cultuada e cara de todas o motor era um v12 de tres com comando simples no cabeçote e 300 cv bentley speed 8 o bentley speed 8 e um carro iconico porque simplesmente selou o retorno da bentley a le mans depois de quase sete decadas com uma vitoria em 2003 o motor era um v8 de quatro litros turbinado de 600 cv e foi desenvolvido em parceria com a audi — que como ja vimos se tornaria a mais recente força dominante na corrida de longa duraçao mais antiga do planeta mazda 787b um motor wankel de quatro rotores e 2 6 litros que ronca como um enxame de abelhas enfurecidas nao e o suficiente para voce tudo bem o mazda 787b usou sua usina rotativa de 700 cv a 9 000 rpm para vencer as 24 horas de le mans em 1991 e deixar as cores verde e laranja para sempre marcadas na memoria de todo fa de automobilismo escuta so [youtube id= hxvjzk3qap8 width= 620 height= 350 ] jaguar xjr 9 em 1988 a jaguar reviveu seus dias de gloria em le mans com o xjr 9 construido por ninguem menos do que a tom walkinshaw racing o carro tinha um v12 de 7 litros e mais de 700 cv e o usou para vencer a ediçao daquele ano foi o primeiro passo para que a jaguar se tornasse a quarta equipe de fabrica que mais venceu em le mans com sete vitorias — a ultima delas em 1990 com o xjr 12 mclaren f1 gtr gordon murray o pai do f1 nao o fez para ser um carro de corrida ele nao queria que sua criaçao feita para ser o carro de rua perfeito competisse nas pistas mas a insistencia de algumas equipes privadas era tanta que ele foi convencido — e o mclaren f1 gtr cujo motor v12 bmw de 6 1 litros e 600 cv era menos potente do que o do carro de rua acabou vencendo le mans logo na estreia em 1995 porsche 917 o pequeno monstro o turbopanzer o carro que botava medo ate nos pilotos e o 917 o primeiro porsche a conquistar le mans — e um dos mais violentos rapidos e cheios de historias que ja passaram pela competiçao seu primeiro motor foi um flat 12 refrigerado a ar de quase 600 cv e nas versoes turbinadas — inscritas por equipes privadas depois que a fia baniu o 917 de le mans beliscava os 1 000 cv o 917 e a materializaçao de toda a loucura garra e engenharia que sao postas a prova todos os anos nas 24 horas de le mans leia tudo sobre ele aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.