quando se pensa em esportividade o nome da toyota nao e o primeiro que vem a mente isto e especialmente verdadeiro no brasil onde toyota e sinonimo de hilux e corolla com uma ocasional mençao ao etios os tres veiculos sao competentes no que fazem e vendem bem ainda que isto nao seja 100% verdade no caso do etios cujo visual polemico afastou muita gente mas nao sao exatamente carros considerados entusiastas [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= jdm a venda no brasil ] acontece que a toyota e uma marca cheia de historia e de carros lendarios para os gearheads o mitico supra; o celica vencedor do wrc nos anos 90; o ae86 e sua associaçao inquebravel com initial d e a cultura do drift; o gt86 que e um dos ultimos esportivos old school que se pode comprar hoje em dia so para citar alguns entao pense duas vezes antes de falar que a toyota so faz carros sem graça o mesmo vale para sua divisao de luxo a lexus e e disso que vamos tratar neste post em setembro de 2017 a lexus deu inicio a sua renovaçao no brasil preparando o mercado para o lançamento da nova geraçao do lexus ls seu primeiro e mais luxuoso modelo prometido para o inicio de 2018 os caras ate renovaram o site para receber os novos interessados curtimos a iniciativa mas a lexus aposta em um segmento que no brasil e dominado com folga pelas grandes alemas audi mercedes e bmw e ha uma boa razao alem de oferecerem carros bons elas tem uma imagem muito associada ao status algo que vale ouro em nosso mercado e isto pode complicar bastante a vida de uma marca de origem japonesa com sucesso nos estados unidos que preza mais pela qualidade de construçao e pelo atendimento atendimento pre e pos venda o consumidor brasileiro costuma associar a necessidade por tais qualidades a marcas mais comuns como honda nissan e a propria toyota no setor premium o negocio e mesmo ter presença e tradiçao heritage como se diz em ingles acontece que ao menos do ponto de vista tecnico e pratico a lexus tem plena capacidade de competir de igual para igual com as europeias se dependesse unicamente dos carros a lexus faria mais sucesso no resto do mundo e nao apenas nos estados unidos podemos estar errados mas isto nao nos impede de querer demonstrar isto com quatro carros diferentes que a lexus produziu em seus 29 anos de historia e que mostram suas diferentes facetas sim e uma marca relativamente nova mas antes vamos a uma pequena aula de historia em 1980 o governo dos estado unidos limitou a quantidade de carros que poderiam ser importados do japao para os eua a 1 68 milhao por ano era uma maneira de evitar que as fabricantes americanas perdessem uma fatia muito grande do mercado para os japoneses que conquistaram os norte americanos com seus carros economicos e baratos de comprar e manter [youtube id= et4j673pvzi width= 620 height= 350 ] comercial do corolla 1980 nos eua com o passar dos anos mesmo com o limite aumentado para 1 85 milhao em 1984 e para 2 3 milhoes em 1985 as fabricantes japonesas chegaram a conclusao de que que ainda era possivel ganhar mais dinheiro com exportaçoes para os eua como mandando para la os modelos mais caros oras assim em 1986 o honda legend começou a ser exportado para os eua rebatizado como acura legend em 1987 a nissan anunciou que criaria a marca infiniti para atender aos americanos com mais exclusividade entao dois anos depois a toyota estreou sua propria submarca para o mercado norte americano a lexus e sua estreia nao poderia ser melhor lexus ls 400 [youtube id= bpp6vu6zvhu width= 620 height= 350 ] sabemos que voce estava esperando por este momento o primeiro lexus lançado no mundo foi o ls 400 tambem conhecido como o carro do street fighter ii sua relaçao com o game muda de acordo com a idade os mais velhos gastaram muitas fichas no fliperama; os mais jovens jogaram no super nintendo no playstation no sega saturn no game boy no wii o que nao muda e um dos modo favoritos de todo mundo o bonus stage no bonus stage voce tinha de destruir um carro na porrada e nos especiais mas esse carro nao era qualquer carro era um lexus ls 400 de fato um dos predicados do lexus ls 400 era sua construçao robusta e nao era para menos projetado a partir de 1983 o seda japones foi feito para concorrer com os melhores do planeta em termos de conforto desempenho qualidade de construçao e ate mesmo pos venda e manutençao em agosto de 1983 eiji toyoda o presidente da toyota lançou aos engenheiros de sua companhia um desafio construir o melhor carro do planeta nao havia restriçoes de tempo orçamento plataforma ou componentes utilizados estamos falando do inicio dos anos 80 quando a economia do japao ainda estava a todo vapor e as fabricantes tinham dinheiro de sobra a ideia era mesmo criar algo totalmente novo para encarar os melhores do planeta seguindo esta logica os engenheiros da toyota decidiram criar um rival para os sedas de luxo alemaes em especial o bmw serie 7 e o mercedes benz classe s tanto e que o estilo da carroceria era o mesmo com tres volumes bem definidos e linhas sobrias e volumosas testado em tunel de vento o novo carro obteve o coeficiente de arrasto aerodinamico cx 0 29 baixissimo para um seda de rua a plataforma era totalmente nova com suspensao independente por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas suspensao ajustavel a ar opcional o motor v8 tambem era novo o 1uz fe com deslocamento de quatro litros comando duplo nos cabeçotes e 32 valvulas entregava 254 cv e 36 mkgf de torque e era ligado a uma tambem nova transmissao automatica de quatro marchas levando a força para as rodas traseiras mesmo pesando entre 1 700 kg e 1 750 kg o lexus ls 400 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 5 segundos com velocidade maxima de 250 km/h no inicio dos nos 90 quanto mais botoes um carro tinha no painel mais f*da ele era ele era mais leve que o bmw e o mercedes benz sua velocidade final era maior e sua cabine mais silenciosa a 100 km/h em boa parte graças aos paineis duplos na carroceria e aos suportes de borracha para o motor que agiam como complemento ao isolamento acustico o lexus ls foi um dos primeiros sedas de luxo com airbag no volante cintos ajustaveis retrovisor eletrocromico e bancos eletricos com memoria eles memorizavam ate a posiçao do retrovisor tudo isto em 1989 [youtube id= ljpk_9x4xcy width= 620 height= 350 ] com isto o ls 400 conquistou o mercado de imediato abocanhando logo de cara o premio de carro do ano do japao quando foi lançado fabricada ate 1992 a primeira geraçao do ls 400 teve cerca de 165 000 exemplares produzidos e muitos deles estao na ativa ate hoje com mais de 350 000 km marcados no hodometro o motor v8 alias seguiu em produçao ate 2013 atualmente o lexus ls esta em sua quinta geraçao e e justamente a maior novidade da lexus para o brasil em 2018 ele chega na versao ls 500h com motor v6 naturalmente aspirado de 3 5 litros mais dois motores eletricos para entregar 359 cv o mercado de luxo contudo e bastante concorrido por mais que muitos fas brasileiros de carros saibam da reputaçao de indestrutiveis dos lexus e tenham ate certo carinho pelo ls 400 por causa de street fighter ii a companhia ainda nao tem o que o mercado quer ainda que estas sejam boas qualidades e uma tarefa ardua competir com o status e o nome das grandes alemas lexus is esse negocio de competir contra os alemaes foi levado a serio pela lexus em 1998 foi a vez de responder ao sucesso dos sedas de apelo esportivo germanicos o bmw serie 3 e o mercedes benz classe c para isto a marca apostou em um estilo mais ousado boa dinamica e motores que nao eram extremamente potentes mas eram espertos ah claro e traçao traseira voce provavelmente vai lembrar do lexus is com outro nome toyota altezza como ele era vendido no japao e apareceu em gran turismo 2 de 1999 o titulo alias marcou a estreia da lexus e de diversas fabricantes europeias e americanas na franquia do playstation lexus is e toyota altezza eram o mesmo carro [youtube id= gvfto6zoigi width= 620 height= 350 ] uma saudade passar horas e horas e horas nisso o is de primeira geraçao foi vendido entre 1999 e 2005 com duas diferentes opçoes de motor is200 com um quatro cilindros de 153 cv; e is250 com um seis em linha de tres litros com comando duplo no cabeçote e 220 cv de nome 2jz ge o seis em linha era a versao naturalmente aspirada do motor do supra de quarta geraçao o 2jz gte talvez seja por causa das lembranças de gran turismo 2 mas de fato o visual do lexus is era bem agradavel e ajudou a garantir o premio de carro do ano em 1998 mas nao foi so isto o carro tambem acelerava bem indo de zero a 100 km/h em 9 3 segundos com velocidade maxima de 216 km/h nos estados unidos o lexus is vendeu mais de 22 000 exemplares em um ano a versao is200 com cambio automatico foi bem melhor nas vendas isto nos deixa meio surpresos pois nossa escolha seria a versao is300 com cambio manual imagina so um seda japones do tamanho do corolla com uma versao naturalmente aspirada do motor do supra com pedal de embreagem e traçao traseira [youtube id= 99xrqct_xm4 width= 620 height= 350 ] no entanto o lexus is de primeira geraçao sera para sempre lembrado por outra coisa suas lanternas traseiras com lentes transparentes com elementos internos coloridos elas ficaram conhecidas como lanternas altezza e reimaginadas para praticamente todos os carros que existem voce ja deve ter visto um peugeot 206 um gol g3 um fiat uno um vw quadrado qualquer um ate o santana ou vectra b com lanternas neste estilo elas foram extremamente populares no inicio dos anos 2000 e eram vistas em nove entre dez carros tunados ao estilo velozes e furiosos ou need for speed underground 2 no entanto tambem costumam ser citadas no meio do design automotivo como influencia para as lanternas transparentes com elementos de led que vieram na segunda metade dos anos 2000 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] lexus lf a o lexus lf a e um dos carros mais legais do mundo ponto final o ronco de seu v10 de cinco litros e aterrador seu desenho e conceitual e inconfundivel ha quem diga que e feio e talvez seja mesmo mas isto nao importa e seu desempenho certamente o coloca entre os carros mais velozes de todos os tempos o lf a começou a ser concebido em 2000 e foi uma tentativa de mostrar que juntas a expertise tecnica da toyota e a reputaçao da lexus produziriam algo realmente inacreditavel com desempenho acima de todos os carros do mundo ja em 2004 os primeiros prototipos do novo automovel começaram a ser vistos em nurburgring o primeiro conceito apresentado em 2005 foi uma tentativa visivel de romper com a estetica da decada anterior com muitos cantos vivos e linhas abruptas alem de elementos cromados porque aparentemente uma nova decada espacial estava começando ja era possivel enxergar algumas das linhas do carro que chegou as ruas em 2009 mas naquela epoca a toyota chamou o lexus lf a de exercicio de design sem planos de entrar em produçao o carro foi muito bem recebido no circuito de saloes do automovel e a toyota decidiu seguir adiante com seu desenvolvimento o resultado foi um segundo conceito que foi apresentado em 2007 com linhas mais condizentes com a realidade estrutura monocoque de aluminio em vez de fibra de carbono e planos para um motor v10 naturalmente aspirado montado na dianteira em 2008 o conceito lf a ganhou uma versao roadster e em 2009 a versao de produçao apareceu no salao de toquio o lexus lfa foi produzido entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 e curiosamente todos os carros sao modelo 2012 exatamente 500 exemplares foram fabricados neste periodo o motor era um v12 de cinco litros com comando duplo variavel no cabeçote carter seco como nos motores de competiçao componentes internos forjados valvulas de titanio e capacidade para girar a ate 9 500 rpm a potencia maxima de 560 cv chegava as 8 700 rpm enquanto o torque maximo de 48 9 mkgf de torque a 6 800 rpm 90% deles disponiveis ja as 3 700 rpm [youtube id= 2fvy05 ouzm width= 620 height= 350 ] o motor foi desenvolvido junto com a yamaha caras que entendem uma ou duas coisas sobre motores giradores o unico cambio disponivel era um manual automatizado de seis marchas numeros brutos 0 100 km/h em 3 7 segundos velocidade maxima de 326 km/h 1 480 kg quarto de milha em 11 6 segundos mas o que ficou na memoria de verdade foi o ronco que coisa linda lexus is f outro carro que foi apresentado no salao de toquio de 2007 ao lado do segundo conceito do lf a e isto tinha um significado muito grande era a confirmaçao de alguns boatos que circulavam desde 2005 dizendo que a lexus estava preparando uma divisao de alto desempenho chamada f sport algo parecido com o que a bmw faz com a divisao m e a mercedes com a amg maior defeito do lexus is f esta enorme capa no motor era verdade e a segunda geraçao do lexus is lançada em 2005 foi a base para o primeiro modelo f da lexus ele começou a ser vendido logo depois do salao e se chamav is f era uma especie de c63 amg made in nihon com um v8 de cinco litros todo feito de aluminio com comando duplo no cabeçote 423 cv a 6 600 rpm e respeitaveis 51 5 mkgf de torque a 5 200 rpm seu tempo de zero a 100 km/h era de 100 km/h em 4 6 segundos com velocidade maxima limitada eletronicamente em 270 km/h [youtube id= u1cwabkmv2o width= 620 height= 350 ] para se ter uma ideia o 0 100 km/h do bmw m3 e92 lançado no mesmo ano e equipado com um v8 de quatro litros e 420 cv levava o mesmo tempo para ir de zero a 100 km/h e tinha velocidade maxima limitada em 250 km/h claro numeros nao dizem muita coisa e o is f tambem ficou a sombra dos rivais alemaes no mercado norte americano talvez por isso o is f atual lançado em 2013 nao tenha ganhado uma versao f
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