na uniao sovietica os carros dirigem voce ok esta piada ja e bem velha mas tudo bem — o que importa e que na semana passada fizemos uma pequena lista com alguns dos carros mais bacanas produzidos sob regimes comunistas em especial aqueles que vieram da uniao sovietica e adjacencias agora chegou a hora de conhecer mais alguns deles vamos la camaradas gaz m72 pobeda na parte anterior desta lista dissemos que o lada niva produzido pela primeira vez em 1977 foi o primeiro utilitario moderno do mundo — ele tinha motor dianteiro traçao 4x4 com reduzida suspensao independente e construçao monobloco em vez de carroceria sob chassi a receita deu tao certo que segue praticamente sem alteraçoes ate hoje no entanto durante as decadas de 1940 e 1950 a uniao sovietica produziu aquele que pode ter sido de fato o primeiro suv de todos o gaz m72 pobeda foi uma versao construida em serie limitada do gaz m20 pobeda que foi fabricado na uniao sovietica entre 1946 e 1958 o nome pobeda em cirilico Победа que significa vitoria em russo foi escolhido por josef stalin o m20 tinha um motor quatro cilindros de 2 1 litros e 55 cv nao era exatamente veloz mas apesar das condiçoes precarias de desenvolvimento e fabricaçao era um carro espaçoso confortavel e querendo ou nao foi um dos pioneiros da industria automotiva sovietica pois exigia um modelo de produçao eficiente que ainda nao existia — teve que ser inventado e tres anos antes de sair de linha o m20 acabou dando origem ao primeiro utilitario esportivo moderno [youtube id= 6cdcpuzjqzg width= 620 height= 350 ] nao se sabe exatamente como aconteceu — alguem deve ter achado que era uma boa ideia colocar o eixo dianteiro a suspensao com feixes de molas semielipticas e a caixa de transferencia de um jipe militar o gaz m69 sob o carro de passeio o eixo traseiro era totalmente novo enquanto o motor e a transmissao permaneciam intocados o ganhava uma dose extra de agressividade graças as caixas de roda cortadas e o interior continuava como o de um carro de familia com bancos confortaveis espaço interno generoso e itens de conforto como aquecedor e limpadores de para brisa alias o gaz m20 foi o primeiro carro russo a contar com limpadores eletricos lada laika para muitos entusiastas este aqui e o sinonimo de carro sovietico e ha um bom motivo ele foi um dos primeiros a desembarcar no brasil na epoca da abertura das importaçoes em 1990 com o laika a lada esperava explorar o nicho dos carros populares ao oferecer um dos carros mais baratos do mercado deu certo — o seda ou perua foi bastante popular no inicio daquela decada e alem do preço conquistou pela robustez mecanica quando chegou aqui o laika ja era um projeto ultrapassado — o que ajuda a explicar o preço baixo ele foi lançado na russia em 1970 como vaz 2101 a lada e uma divisao da vaz uma versao produzida sob licença do fiat 124 que havia sido lançado na europa em 1966 e rapidamente tornou se um dos carros mais vendidos do velho mundo depois de vinte anos e duas ou tres reestilizaçoes o laika ganhou uma cara propria mas continuava usando motores de quatro cilindros projetados pela fiat alem de diversos itens mecanicos e de acabamento comuns aos modelos da marca italiana no brasil ele tinha motores quatro cilindros de 1 5 litro e 75 cv ou 1 6 litro e 78 cv sim era um carro fraco para a epoca a qualidade de construçao e acabamento nao era das melhores mas a suspensao era resistente o bastante para suportar nossas estradas e dificilmente os motores davam problemas alem disso ele tem traçao traseira e cambio manual — caracteristicas que podem fazer do laika um bichinho bem divertido se voce souber o que fazer com ele zil 112 sports a zil pode ter ficado famosa fabricando limusines para os chefes de estado sovieticos mas voce sabia que foram eles quem criaram um dos carros de corrida mais incriveis ja feitos na russia o zil 112 sports nasceu em 1961 e competiu ate 1969 esta estranha mistura de shelby cobra e ferrari 250 testa rossa tinha um v8 de sete litros na dianteira capaz de entregar 270 cv e leva lo ate os 100 km/h em nove segundos com velocidade maxima de 270 km/h a suspensao dianteira bem como o sistema de direçao vinham do gaz volga enquanto a suspensao traseira usava um eixo dedion com braços triangulares sobrepostos apenas dois exemplares foram feito — um deles esta exposto em um museu na letonia enquanto outro pertence a um colecionador sueco stratopolonez este daqui e um dos carros mais insanos a sairem de uma fabrica instalada em um pais afetado pelo regime comunista sovietico em 1977 algum polonez maluco pegou um fso polonez — hatchback vendido entre 1976 e 2002 na polonia feito com base no seda fiat 125 — colocou nele o motor v6 de um lancia stratos e foi disputar ralis isto aconteceu em 1977 e para muitos entusiastas poloneses o stratopolonez e o carro de rali mais fodastico de seu pais o maluco em questao era o filho do entao primeiro ministo da polonia que competia em ralis ele tinha um lancia stratos algo que bem so seria possivel mesmo para o filho do primeiro ministro e estava doido para correr com ele tanto que em seu primeiro rali acabou destruindo completamente o lancia por sorte ele conseguiu salvar o conjunto mecanico do carro — um v6 de 2 4 litros preparado para entregar 260 cv e a fso fabricante do polonez decidiu aproveitar para transformar um exemplar em carro de rali eles conseguiram nao apenas colocar o motor do stratos na porçao central traseira do carro mas tambem todo seu sistema de suspensao para ajudar a resfriar as coisas foi providenciado um radiador de caminhao na dianteira e os para lamas alargados dao ao carro um que de grupo b considerando a origem italiana do projeto do polonez e o parentesco da fiat com a lancia da para dizer que o stratopolonez e o mais perto que o mundo chegou de um lancia delta russo [youtube id= eenivsglddy width= 620 height= 350 ] o detalhe e que antes de sua estreia em um rali que aconteceu em 1978 o stratopolonez jamais havia sido testado em um estagio relatos da epoca contam que o carro rodou incontrolavelmente por tres vezes durante a prova mas era tao rapido que venceu mesmo assim e continuou competindo ate 1985 quando os pilotos poloneses devem ter cansado de desafiar a morte e o aposentaram incrivelmente o stratopolonez continua inteiro e atualmente repousa no museu de tecnologia de varsovia skoda rapid a gente ja falou aqui do skoda 130lr compacto tcheco de motor traseiro que competiu em ralis e e chamado de o porsche 911 dos pobres por causa disso o que a gente nao mencionou e que ele acabou dando origem a um carro verdadeiramente esportivo — para os padroes da antiga uniao sovietica claro [youtube id= y3gbnusgnxk width= 620 height= 350 ] o skoda rapid utilizava a mesma base do 130lr porem tinha uma carroceria muito mais atraente e arrojada com dianteira que lembrava os volkswagen da epoca e uma elegante traseira fastback com motor de ate 1 3 litro e 62 cv nao era exatamente potente — e nem rapido sendo capaz de chegar aos 100 km/h em em 15 segundos com maxima de 153 km/h mas o rapid era tao bom de curva que a revista britanica autocar o chamou de treino para o porsche 911 o que certamente quer dizer alguma coisa o rapid foi vendido de 1984 a 1990 ele tambem e um dos poucos carros da uniao sovietica a sobreviver ate hoje e mais do que isto tornar se um sucesso no ocidente claro o atual rapid e um seda baseado no volkswagen jetta mas ainda e um destinho melhor que cair no esquecimento
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.