ha alguns dias contamos aqui no flatout a breve historia do jaguar xkss versao de rua do d type que foi o precursor do e type e era praticamente um carro de corrida com para brisa para choques cromados e placas mencionamos tambem que steve mcqueen o astro dos filmes bullit e as 24 horas de le mans ambos lançados mais ou menos na mesma epoca teve seu exemplar aproveitando deste pequeno fato decidimos dar um passeio pela coleçao de carros que steve mcqueen teve ao longo de sua vida porque e dificil dizer se ele era um ator entusiasta ou um entusiasta que por acaso trabalhava como ator para se ter uma ideia mcqueen chegou a competir de verdade com carros de corrida como no campeonato britanico de turismo o btcc em 1961 com um mini cooper; e nas 12 horas de sebring em 1970 quando venceu na categoria ate tres litros revezando com peter revson ao volante de um porsche 908 nesta ultima com a perna esquerda engessada depois de um acidente de moto apenas duas semanas antes no ano seguinte mcqueen colocou o mesmo carro nas 24 horas de le mans como camera car sua ideia inicial era dividir o volante de um porsche 917 com sir jackie stewart naquela corrida mas havia um problema mcqueen estava gravando o filme as 24 horas de le mans le mans lançado naquele mesmo ano e os produtores da pelicula ameaçaram deixar o projeto caso ele entrasse na corrida eles temiam pela vida do autor e o prejuizo que sua morte iria causar [youtube id= pt59amora78 width= 620 height= 350 ] no fim das contas mcqueen ainda conseguiu ficar com alguns dos carros usados no filme que eram genuinos prototipos de competiçao nos vamos falar mais deles e dos outros automoveis incriveis que o ator teve a seguir porsche 356 speedster steve mcqueen comprou seu primeiro carro zero quilometro em 1958 quando sua carreira como ator começou a decolar antes disso ele ganhava mais dinheiro competindo em corridas de motocicletas do que atuando seu primeiro grande sucesso foi a serie de faroeste wanted dead or alive que foi ao ar de 1958 a 1961 [youtube id= iozdhnqhxsw width= 620 height= 350 ] e ate estranho ver steve mcqueen sem um carro por perto o porsche 356 speedster preto era seu carro de uso diario e tambem seu brinquedo nas pistas ja em 1959 mcqueen inscreveu o porsche para corridas em willow springs e laguna seca no entanto em 1960 seus papeis no cinema e na tv começaram a ficar cada vez mais frequentes e por isso steve mcqueen vendeu o porsche para o amigo bruce meyer sete anos depois convenceu meyer a vende lo de volta jaguar xkss o jaguar xkss nao foi o primeiro carro da coleçao de steve mcqueen mas certamente e o mais famoso ele comprou seu exemplar em 1957 ano em que facinoras mascarados the great st louis bank robbery foi lançado o carro nao era zero quilometro mas tinha tudo o que um entusiasta precisa para se divertir uma carroceria leve feita de aluminio; um seis em linha de 3 4 litros exatamente igual ao da versao de competiçao capaz de entregar 250 cv cambio manual e traçao traseira e apenas dois lugares um para o motorista outro para sua bela garota sem falar no seu visual de tirar o folego o xkss de mcqueen era branco com interior vermelho ele tradicional repintou o carro de verde british racing green e mandou forrar o interior de preto a bela garota no caso era a esposa de mcqueen neile em uma ocasiao que se tornou famosa mcqueen foi parado pela policia por excesso de velocidade neile estava ao seu lado gravida de seis meses e o ator inventou a desculpa de que sua mulher estava em trabalho de parto o policial pediu desculpas e escoltou o casal para o hospital quando os homens da lei foram embora mcqueen disse a enfermeira que se tratava de um alarme falso anos depois do acontecido mcqueen comentou a respeito neile ficou furiosa nao falou comigo pelo resto do dia mas por deus funcionou eu nao levei a multa mcqueen vendeu o carro em 1969 mas acabou o comprando de volta em 1977 e ficando com ele ate 1980 quando morreu de cancer de pulmao o xkss de mcqueen passou por alguns donos antes de voltar as maos da jaguar que o restaurou completamente como parte do programa de continuaçao da serie original como contamos aqui o plano era fazer 25 unidades mas so 16 carros foram feitos em 1957 antes que um incendio destruisse a fabrica onde o xkss era construido os nove exemplares restantes so foram concluidos agora usando ferramental da epoca e moldes originais ferrari 512 porsche 908 e ford gt40 os planos para filmar as 24 horas de le mans começaram a surgir na cabeça de steve mcqueen em 1969 pouco depois da estreia de bullitt o ator gostou muito de filmar as cenas de perseguiçao do filme que ate hoje e uma das mais realistas da historia do cinema e decidiu que seu proximo filme usaria carros de corrida de verdade um dos carros usados na produçao do filme foi este ford gt40 que era da equipe gulf mirage antes de ser vendido a solar productions companhia cinematografica aberta por mcqueen e tinha um vasto historico acumulado em corridas de longa duraçao a verdade e que naquela epoca mesmo as equipes de fabrica nao eram muito apegadas aos carros de corrida que iriam se aposentar sem imaginar que eles um dia teriam valor historico elas simplesmente os vendiam a preços modicos para ajudar a arcar com os custos de desenvolvimento mcqueen tambem nao teve pena do carro ele arrancou o teto para fixar uma camera de video e um assento nada seguro para seu operador desse modo as imagens capturadas para o filme eram extremamente autenticas eram carros de corrida de verdade com pilotos de verdade correndo em le mans de verdade boa parte do tempo era o proprio mcqueen quem estava ao volante do gt40 assim que as filmagens de as 24 horas de le mans acabaram a solar productions vendeu o carro que trocou de maos varias vezes antes de ser completamente restaurado em 2003 steve mcqueen tambem acabou comprando dois carros usados no filme um porsche 908 e uma ferrari 512s os dois carros haviam participado das 12 horas de sebring no ano anterior mcqueen ao volante do porsche e mario andretti com a ferrari 512 o prototipo italiano acabou vencendo a corrida com 23 segundos de vantagem sobre o alemao porsche 911s [vimeo id= 5719430 width= 620 height= 350 ] steve mcqueen era fanatico por porsche nao foi a toa que escolheu o lendario porsche 917k como protagonista de as 24 horas de le mans mas o prototipo um dos carros de corrida mais insanos ja feitos pelo homem nao somos nos que estamos dizendo nao foi o unico envolvido na produçao este 911s 1970 e o carro que mcqueen aparece dirigindo nos creditos iniciais para ele e foi vendido ao ator em junho de 1970 ele ja tinha outro 911s na mesma cor cinza slate grey em sua casa nos eua um exemplar de 1969 e pode ser que tenha achado mais facil comprar outro carro quando se mudou para a europa no ano seguinte do que transporta lo de barco pelo atlantico o carro era equipado com quase todos os opcionais possiveis ar condicionado silencioso vidros escuros radio blaupunkt revestimento interno de couro e farois auxiliares com lentes amarelas exigencia das leis de transito francesas na epoca o 911s passou anos desaparecido antes de ser restaurado e leiloado em 2011 quando foi arrematado durante um evento em monterey na california por us$ 1 3 milhao r$ 4 milhoes em conversao direta ferrari 250 gt lusso steve mcqueen podia ser fanatico por porsche como dissemos no item anterior mas seu daily driver era uma ferrari mais precisamente uma 250 gt lusso versao mais refinada e elegante da ferrari 250 gt swb e ultima variante de rua da ferrari 250 o motor era o mesmo v12 de tres litros e 300 cv usado nas outras 250 abrigado por um chassi tubular e coberto por uma bela carroceria construida pela carrozzeria scaglieti entre 1963 e 1964 351 exemplares foram fabricados o carro foi comprado pela esposa de mcqueen neile como presente para o marido em 1963 e ele deve ter gostado segundo consta o ator ficou quatro anos com a ferrari e a dirigia regularmente pelo sul da california a 250 gt lusso marrom foi comprada em 1997 pelo colecionador mike regalia que ficou com ela ate 2007 e a restaurou ao longo de 4 000 horas de trabalho sozinho e a vendeu por us$ 2 3 milhoes r$ 7 1 milhoes em conversao direta porsche 911 turbo o primeiro carro que steve mcqueen comprou zero quilometro foi um porsche e o ultimo tambem como contamos neste post o 911 turbo era o melhor porsche que se podia comprar em 1976 e steve mcqueen garantiu o seu pintado de cinza slate grey claro conhecido tambem como 930 o 911 turbo era dotado de flat 6 de tres litros que sobrealimentado entregava 264 cv e era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 1 segundos com maxima de 246 km/h mcqueen gostava de pilotar em vias publicas de forma bem empolgada a ponto de realizar uma pequena modificaçao no carro o painel era equipado com um botao que desligava todas as luzes na traseira desse modo caso alguem como a policia o seguisse durante um de seus passeios noturnos ficaria mais dificil que registrassem sua placa mcqueen tambem instalou rodas fuchs mais largas — de 7 e 8 para 8 e 9 frente e traseira respectivamente o ator descobriu que estava com cancer de pulmao em 1979 mas ainda curtiu o carro por alguns meses antes de vende lo a uma concessionaria porsche da regiao nos anos seguintes o carro passou por um punhado de maos de produtores e atores de hollywood e jamais saiu da regiao sul da california onde mcqueen morou no fim da vida [youtube id= topvqd5o_eo width= 620 height= 350 ] hoje em dia o carro esta totalmente restaurado e foi leiloado em 2015 pela agencia mecum
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.