na semana passada perguntamos aos leitores quais eram os melhores carros para um entusiasta que quisesse gastar ate r$ 15 mil e logo depois fizemos a primeira parte da lista com as respostas como nao havia espaço para tantas sugestoes bacanas chegou a hora de ver o que ficou para a parte 2 honda civic se o atual honda civic e um seda medio que custa entre r$ 78 mil e r$ 94 mil e esta longe demais desta faixa de preços o mesmo nao pode ser dito dos modelos mais antigos os carros de quinta e sexta geraçao raramente ultrapassam os r$ 15 mil e ha uma boa variedade de carrocerias e motorizaçoes um civic ex versao mais equipada com motor de 1 6 litro com comando variavel vtec e 127 cv em bom estado pode sair por r$ 12 mil se voce souber onde procurar existem versoes ainda mais em conta como o civic seda ou hatch de quinta geraçao com motor de 1 5 litro e 92 cv que pode ser encontrado por menos de r$ 10 mil so atente para um detalhe os motores da honda sao conhecidos por sua longevidade e por isso e dificilimo encontrar um exemplar que tenha rodado menos de 100 mil km um carro que tenha garantia de procedencia e o melhor caminho — a nao ser que o seu plano seja criar um project car citroen xsara vts com menos de r$ 12 mil da para encontrar um citroen xsara inteirinho nao e um mau negocio o motor pode ser de 1 8 litro e 112 cv ou 1 6 litro e 110 cv nos modelos mais novos basicamente o mesmo usado nos citroen c3 e c4 peugeot 206 207 e 307 a oferta de equipamentos e ampla ate nas versoes mais basicas — com ar condicionado direçao assistida vidros e travas eletricos e airbag duplo sao de serie em todo xsara — o espaço interno e excelente e o visual e bem atraente ate hoje agora se o que voce quer e um carro com bom desempenho saiba que o citroen xsara vts com motor 2 0 de 167 cv e capaz de chegar aos 100 km/h em menos de sete segundos com maxima de 225 km/h e que seu comportamento dinamico e excelente para um traçao dianteira um destes custa de r$ 12 mil a r$ 15 mil mais que isto so os impecaveis mesmo o que e um preço bem atraente considerando o desempenho so nao esqueça de tomar todos os cuidados necessarios antes de comprar um esportivo — eles costumam levar uma vida mais digamos agitada que as versoes comuns fiat uno ainda que muita gente seja ironica na hora de exaltar as qualidades do fiat uno e bem verdade que a botinha ortopedica da fiat e uma boa pedida para quem quer gastar pouco na hora de comprar e manter um carro suas peças estao entre as mais faceis e baratas do mercado os motores sao economicos e verdade seja dita poucos carros sao tao comunicativos com o motorista quanto ele agora se isto e bom ou ruim depende do ponto de vista se voce quiser um meio de transporte barato que sendo leve e bem acertado ate possa lhe garantir um pouco de diversao qualquer versao do fiat uno mille com motor 1 0 lhe serve — os mais velhinhos com motor fiasa e carburador podem ser encontrados na faixa de r$ 5 mil enquanto os mais novos fabricados depois de 2010 ja podem ser encontrados por menos de r$ 15 mil [youtube id= gg5t4b w2fu width= 620 height= 350 ] agora se o que voce procura e um esportivo nao se preocupe ainda que r$ 15 mil nao bastem para comprar um uno turbo em bom estado vamos falar dele mais adiante pode ter certeza as versoes esportivas 1 5r 1 6r e 1 6r mpi com motores de 85 cv ou 94 cv sao bem espertas apesar da potencia inferior a media entre os esportivos da epoca — em grande parte graças ao baixo peso e a suspensao muito bem calibrada os preços oscilam entre r$ 6 mil e r$ 14 mil dependendo muito do estado de conservaçao uma boa dica se fizer questao de originalidade procure um exemplar bonito — peças de acabamento como lentes dos farois auxiliares e molduras dos para lamas sao dificeis de encontrar e costumam custar caro chevrolet kadett espaço interno para la de razoavel mecanica consagrada visual agradavel e bom preço o chevrolet kadett e um dos carros que melhor unem estas caracteristicas o medio pequeno tem motores de 1 8 ou dois litros com carburador ou injeçao eletronica nas versoes fabricadas a partir de 1992 acomoda muito bem cinco pessoas e dificilmente da problemas mecanicos os exemplares muito baratos costumam ser bastante surrados mas algo entre r$ 7 mil e r$ 9 mil ja compram um kadett inteirinho com sorte voce ate encontra um gsi com motor 2 0 injetado de 121 cv bancos recaro visual exclusivo e em alguns casos painel digital por menos de r$ 15 mil mas a gente o deixaria para a proxima lista quer mais espaço interno ainda procur uma ipanema — a perua de duas ou quatro portas tem exatamente a mesma mecanica do kadett e pode ser ate mais barata renault twingo quem nao compra carro por metro pode se dar muito bem com o twingo o pequenino mede so 3 43 metros de comprimento mas tem espaço interno surpreendente para os quatro ocupantes — e ainda e possivel deslizar o banco traseiro sobre trilhos para optar entre espaço interno ou para a bagagem ele tem painel digital que nao e dos melhores acabamento em cores alegres e mecanica relativamente simples o modelos mais antigos fabricados em 1995 e 1996 vieram com o motor cleon de 1 2 litro que um parente distante do cht usado pela ford e pela vw ele tinha 55 cv e foi substituido em 1997 pelo 1 2 d7f de 60 cv em 2000 quando as regras do ipi passaram a ser baseadas em cilindrada em vez de potencia o motor foi substituido pelo 1 0 8v do clio d7d de 59 cv na metade de 2001 veio o 1 0 16v de 70 cv — que combina muito bem com o baixo peso do carro os preços variam bastante os exemplares mais antigos ainda podem ser encontrados por r$ 6 mil a r$ 8 mil enquanto os mais novos — especialmente a versao initiale com couro nos bancos e mais itens de conforto e conveniencia custa entre r$ 12 mil e r$ 14 mil ah e tem mais uma coisa os bancos do twingo ja viravam uma cama antes do honda fit ford fiesta mk4 e mk5 a plataforma do ford fiesta de quarta geraçao e muito parecida com a do ka — o que significa que ele tem praticamente a mesma agilidade somada ao bom acerto de suspensao ele tambem custa praticamente o mesmo que um ka e tambem pode ser equipado com o motor rocam de 1 6 litro e 95 cv estes sao mais dificeis de encontrar mas voce tambem pode procurar um exemplar com motor 1 0 de 65 cv a principal vantagem do fiesta em relaçao ao ka e o espaço para cinco pessoas em vez de quatro — alem do porta malas maior claro o visual tambem e mais convencional — ainda que o modelo mk5 produzidos depois de 1999 com a dianteira seguindo a linguagem de design new edge sejam melhor aceitos que o mk4 que e conhecido como tristonho por causa do desenho dos farois os preços variam entre r$ 8 000 e r$ 12 000 chevrolet vectra esta cada vez mais dificil encontrar um vectra gsi esportivo equipado com o mitico motor c20xe de dois litros 16 valvulas e 150 cv por menos de r$ 15 mil uma boa alternativa para quem quer um vectra porem sao os modelos de segunda geraçao o design do seda de origem opel e um dos melhores ja vistos em solo brasileiro — ha quem diga que o vectra continua atual ate hoje — mas nao e so isto seus motores de dois ou 2 2 litros sao confiaveis e razoavelmente potentes o 2 2 com cabeçote de 16 valvulas tem 138 cv espaço e acabamento interno sao excelentes e ha um bom mercado para o seda se voce gosta de pegar a estrada a carroceria aerodinamica ajuda na velocidade e no consumo os preços variam entre r$ 10 mil e r$ 15 mil que te compram um exemplar muitissimo bem conservado sabendo onde procurar peugeot 306 o peugeot 306 e o irmao maior do 106 ambos foram vendidos na mesma epoca e seguem a mesma escola estilistica mas o 306 e um modelo medio com motores mais potentes e opçao por seda hatch e perua o conversivel nao costuma custar menos de r$ 25 mil fora do nosso limite para esta lista o melhor negocio em termos de custo beneficio e sem duvida o 306 reestilizado fabricado entre 1999 e 2001 que pode ser comprado por algo entre r$ 7 000 e r$ 10 mil e e equipado com motor 1 8 16v de 112 cv o mesmo do xsara no entanto se tiver um respiro um pouco maior talvez os esportivos s16 motor de dois litros e 152 cv e gti motor 2 0 16v de 167 cv novamente igual ao do xsara lhe apeteçam os preços partem de r$ 12 mil mas e muito dificil encontrar um exemplar original a venda vw fusca o vw fusca ainda e um dos carros antigos mais acessiveis que se pode ter e seu preço depende muito mais do estado de conservaçao e da vontade do dono do que do ano de fabricaçao em si — excluindo e claro exemplares antigos e impecaveis que ja entram no territorio dos carros de coleçao e plenamente possivel comprar um fusquinha rodando so para curtir por coisa de r$ 4 mil se quiser algo um pouco mais moderno e confiavel talvez voce encontre um fusca itamar dos ultimos fabricados na decada de 1990 por cerca de r$ 15 mil nosso teto para esta lista e claro que e preciso tomar cuidado e escolher um exemplar que ao menos estruturalmente esteja integro no resto — motor cambio lataria e interior — e facil dar jeito peças sobressalentes algumas ate mesmo novas sao faceis de achar alem disso voce nao precisa se apegar a originalidade se nao quiser um dos grandes baratos de ter um fusca e poder deixa lo com a cara e a mecanica que mais lhe agradarem so que e bom lembrar nesse caso a compra do carro e apenas o investimento inicial vw golf mk3 ha alguns anos era praticamente impossivel encontrar um vw golf de terceira geraçao — modelo vendido no brasil entre 1994 e 1999 — os exemplares baratos de ate r$ 10 mil eram mal cuidados e para conseguir um golf mk3 em estado razoavel so pagando pelo menos r$ 15 mil algo mudou pois hoje em dia ate que se encontram carros bonitos e conservados por algo entre r$ 8 mil e r$ 12 mil a versao mais completa glx com trio eletrico e bancos de veludo; e o golf gti com visual esportivo e carroceria de duas portas sao equipadas com motor 2 0 8v de 114 cv ja o golf gl versao de entrada que começou a ser importada em 1995 tinha motor de 1 8 litro e 90 cv [youtube id= enjzz7xsfoi width= 620 height= 350 ] diz se que por vir da alemanha o golf gl e melhor construido e acabado enquanto a dupla mexicana deixa um pouco a desejar neste quesito no entanto bom espaço interno mecanica robusta e dinamica mais do que correta sao comuns a todas as versoes nao deixe de ler a primeira parte da lista
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.