estamos prosseguindo com nossa serie de posts com os carros mais legais que um entusiasta pode comprar em determinadas faixas de preço — desta vez com os carros que custam de r$ 15 mil a r$ 20 mil ja conferimos a primeira parte da lista com as respostas no fim da semana passada agora chegou a vez de ver quais foram as outras sugestoes que voces deram chevrolet corsa c um hatchback de visual moderno bom desempenho mecanica conhecida e manutençao facil o chevrolet corsa c pode ser uma otima pedida terceira geraçao no mundo e segunda no brasil o corsa c foi lançado por aqui em 2002 e saiu de linha em 2012 quando estava disponivel apenas com a versao de 1 4 litro e 105 cv do motor familia i partindo de r$ 15 mil ja da para encontrar um corsa fabricado depois de 2009 com motor 1 4 e quilometragem razoavelmente baixa no entanto se fizer questao de mais potencia e nao se incomodar muito com o consumo de combustivel existe o corsa 1 8 com 109 cv — um exemplar pouco mais velhinho — 2005/2006 em media — em igual estado de conservaçao pode sair por coisa de r$ 18 mil com sorte voce encontra um corsa ss que tem o mesmo motor 1 8 porem uma interessante decoraçao esportiva e acabamento interno com detalhes em vermelho bmw 318ti compact comprar um bmw usado e sempre uma loteria existem muitos exemplares baratos no brasil especialmente da serie 3 dos anos 1990 mas boa parte deles foi negligenciada pelos donos anteriores — e comum que as pessoas se interessem pela chance de comprar um bmw acessivel mas esqueçam que a manutençao continua dispendiosa por isso o cuidado na hora de fechar negocio deve ser triplicado dito isso depois de garimpar bastante voce pode encontrar um serie 3 em bom estado com mecanica em dia por menos de r$ 20 mil e sao grandes as chances de que seja um serie 318ti compact versao hatchback do bmw e36 que foi importada entre 1991 e 1999 o motor e um quatro cilindros de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote 16 valvulas 140 cv e 17 8 mkgf de torque podendo ser acoplado a uma caixa manual de cinco marchas ou automatica de quatro marchas ainda que nao seja absurdamente potente e um conjunto bem interessante — afinal traçao traseira e dinamica no minimo correta sao caracteristicas de praticamente todo bmw mas lembre se com este tipo de carro a compra e apenas o investimento inicial — reserve uma graninha para peças e mao de obra que costumam ser mais caras e dificeis de encontrar honda civic sim o honda civic ja apareceu na lista anterior mas agora a gente esta falando da geraçao seguinte a setima vendida no brasil entre 2021 e 2007 apesar de ter dimensoes externas bem parecidas com a sexta geraçao 1997 2000 o novo civic era mais espaçoso e melhor acabado atras passou a trazer assoalho plano melhorando a acomodaçao para os passageiros de tras disponivel com duas versoes do motor de 1 7 litro e 16v— sem vtec com 115 cv ou 130 cv com comando variavel vtec— o civic de setima geraçao adotou uma postura mais sisuda — agora so era oferecido como seda de quatro portas nas versoes basica lx intermediaria lxl e de topo ex e claro que as duas ultimas com motor mais potente sao mais interessantes mas o desempenho do motor 1 7 16v sem vtec tambem e mais do que satisfatorio por algo entre r$ 15 mil e r$ 18 mil qualquer versao do civic de setima geraçao e uma das opçoes mais interessantes mercedes benz classe a pos 2003 quer um hatchback muito bem acabado com potencia na medida para divertir sem dar dor de cabeça equipado e robusto acredite por algo entre r$ 15 mil e r$ 20 mil o mercedes benz classe a primeira geraçao w168 pode ser a resposta para sua pergunta quando começou a ser vendido no brasil em 1999 o classe a custava o mesmo que um chevrolet vectra mas a mercedes benz estava confiante o tiro saiu pela culatra o brasileiro ainda nao estava preparado para um carro pequeno pelo preço de um seda medio por melhor que fosse resultado das 70 mil unidades anuais planejadas pela mercedes o classe a so vendeu pouco mais de 60 mil entre 1999 e 2005 — seis anos dito isto ate que a oferta de exemplares usados e ampla — alguns exemplares mais antigos ate podem ser achados por menos de r$ 10 mil estes contudo a gente nao recomenda prefira exemplares fabricados depois de 2003 o motivo o sensor maf que foi usado ate os modelos 2002/2003 pode ser problematico e praticamente impossivel de arrumar de forma viavel os carros posteriores a 2003 ja equipados com sensor map sao menos suscetiveis a defeitos e custam menos na hora da manutençao tanto o motor 1 6 16v de 102 cv a160 quanto o 1 9 16v de 125 cv sao satisfatorios em desempenho e ambas as versoes do classe a tem de bom espaço interno um porta malas surpreendentemente grande otimo acabamento e mecanica resistente componentes mecanicos nao custam caro; o mais dificil e encontrar mao de obra especializada a um preço razoavel volkswagen golf a quarta geraçao do golf foi vendida no brasil de 1999 a 2013 passando por uma reestilizaçao em 2007 os exemplares mais novos ja com o visual reformulado ainda nao baixaram dos r$ 20 mil — por esta grana voce consegue um bom exemplar do inicio dos anos 2000 bem cuidado e com sorte menos de 80 mil km rodados ainda que nao seja nenhu gti o golf com motor de 1 6 litro e 101 cv ou 2 0 de 116 cv e um carro bonito o design da quarta geraçao e um favorito dos fas que anda bem para uso comum bem equipado ate 2002 tinha ate trio eletrico e ar condicionado de serie e bem acabado alem de ter dinamica muito bem acertada caso o valor do seguro e a dificuldade de encontrar um exemplar que nao tenha caido nas maos de donos negligentes sejam demais para voce talvez o seda bora seja uma boa alternativa ele custa mais ou menos a mesma coisa porem tem seguro bem mais em conta pois e menos visado para roubo e nao costuma sofrer tanto nas maos de donos anteriores o golf e um carro muito popular para modificaçoes que nem sempre sao feitas com cuidado fiat uno turbo o fiat uno e outro carro que esta aparecendo pela segunda vez nesta serie no entanto estamos falando da versao mais adorada o uno turbo vendido entre 1994 e 1996 e dotado de um motor 1 4 de 8v com turbo e 118 cv seu desempenho era um dos melhores entre os hot hatches brasileiros da decada de 1990 0 100 km/h em 9 2 segundos maxima de 195 km/h seu visual nao era nada discreto e foram vendidas cerca de 1 800 unidades ou seja nao e um carro facil de achar [youtube id= gg5t4b w2fu width= 620 height= 350 ] enquanto praticamente qualquer versao do uno pode ser comprada por menos de r$ 10 mil um bom uno turbo — bem conservado e totalmente utilizavel mas nao impecavel — nao custa menos de r$ 15 mil novamente e preciso prestar atençao na mecanica e nos carros fuçados so feche negocio depois de ter certeza de que o trabalho de preparaçao foi bem feito e pode se preparar para garimpar bastante caso quebre um para choque ou saia lateral eles sao rarissimos de encontrar uma boa soluçao pode ser mandar fabricar por encomenda em fibra de vidro chevrolet opala o chevrolet opala e um dos carros que mais sentem os efeitos da especulaçao — aproveitando se da alta demanda muitos donos de carros impecaveis aproveitam para pedir bem caro por eles os modelos mais desejados como o ss de seis cilindros ou os ultimos sedas fabricados na virada da decada de 1990 raramente custam menos de r$ 40 mil dito isto ainda e possivel pagar um preço razoavel por um opalao ha exemplares custando menos de r$ 10 mil mas quase invariavelmente sao carros que ainda precisam de um bom talento por algo entre r$ 15 mil e r$ 20 mil porem ja da para encontrar um opala ou caravan em bom estado e praticamente pronto para curtir — enfase no praticamente pois sempre ha algo a ser feito quando estamos lidando com um carro com decadas de estrada claro e preciso levar em conta que voce esta comprando um carro antigo e que talvez mais ate que a mecanica uma estrutura integra e bastante importante
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.