FlatOut!
Image default
Top

Os carros mais legais que você pode comprar gastando entre R$ 50 mil e R$ 60 mil – parte 1

Você tem um orçamento de R$ 50 mil a R$ 60 mil para comprar um carro, mas não faz ideia do que quer levar — ou até faz, mas não sabe se vale a pena. Não se preocupe: o FlatOut está aqui para te ajudar se decidir!

Há alguns dias, perguntamos aos leitores quais eram os carros mais legais que se pode comprar com esta quantia. O passo seguinte vem agora: a primeira parte da lista com as respostas.

 

Renault Sandero RS

50-60-1 (13)

Sim, tem gente que vai chiar — primeiro, porque é um carro zero-quilômetro e esta lista costuma trazer, em sua esmagadora maioria, carros usados. Segundo, porque o atual preço de tabela do Sandero RS é R$ 60.600. Terceiro, “porque é um carro que se diz esportivo mas só tem 150 cv!”

50-60-1 (2)

Tudo bem, 150 cv pode não parecer muito em vista de outros hot hatches que existem por aí (por exemplo, o Citroën DS3, citado em uma das listas anteriores, que tem 165 cv). Mas a gente está falando de um carro que nasceu para ser barato mas recebeu o motor 2.0 do irmão maior Duster e tratamento especial da divisão Renaultsport francesa para ficar realmente divertido. A gente comprovou pessoalmente, aliás. Em termos de diversão e praticidade, fica difícil batê-lo entre os zero-quilômetro por este preço.

 

Volkswagen Jetta

50-60-1 (1)

O Volkswagen Jetta já apareceu outras vezes nesta série de posts, mas até agora só em sua geração anterior, a quinta, com motor de cinco cilindros, 2,5 litros e 150 ou 170 cv. Com nosso orçamento atual, porém, já dá para levar para casa um Jetta TSI fabricado em 2011 ou 2012.

jetta-1

Talvez você já saiba, mas não custa reforçar: o Jetta TSI tem um motor de dois litros com turbo e 211 cv e, tecnicamente, é um carro bem diferente da versão com motor naturalmente aspirado de dois litros e 120 cv (bem antiquado, diga-se) — principalmente por causa da suspensão traseira multilink, mais sofisticada que o eixo de torção do Jetta de entrada e capaz de lhe conferir um comportamento dinâmico bem superior. Os melhores exemplares, menos rodados e melhor cuidados, costumam custar a partir de R$ 58 mil.

 

Mini Cooper S

50-60-1 (4)

Outro carro que já apareceu em uma lista anterior, porém em outra versão. Esqueça o pequeno motor 1.6 16v aspirado de 98 cv: por menos de R$ 60 mil você já consegue comprar um Mini Cooper S da geração passada, fabricado em 2011 ou 2012, com menos de 50 mil km marcados no hodômetro.

50-60-1 (3)

E o que você leva com isto? Bem: um pocket rocket com motor 1.6 16v, turbo, injeção direta e 184 cv, com câmbio manual ou automático de seis marchas, capaz de chegar aos 100 km/h na casa dos sete segundos com máxima acima dos 220 km/h. Isto sem falar na dinâmica típica dos pequenos com suspensão firme e balanço quase inexistentes…

 

Audi A1

50-60-1 (6)

Este aqui é outro que está na parte de cima da no nosso orçamento de faz-de-conta, pois você vai ter sorte de achar um bom exemplar custando menos de R$ 55 mil. Dito isto, se você quer um hatch pequeno não necessariamente esportivo, porém capaz de entregar bastante diversão e ainda com design bem atual, é difícil superar o A1.

50-60-1 (5)

O motor é um quatro-cilindros de 1,4 litro TSI com 122 cv, suficientes para que o A1 chegue aos 100 km/h em 8,9 segundos com máxima de 203 km/h. Você pode escolher entre duas ou quatro portas, e a lista de equipamentos é farta, com airbags frontais, laterais e cortina; faróis de xenônio e controle eletrônico de estabilidade. Considerando seu tamanho e conjunto mecânico, é como se o Audi A1 fosse o Gol GTI que todo mundo quer, só que melhor.

 

Renault Mégane CC

50-60-1 (8)

Vai um conversível francês aí? O Mégane CC da geração passada custa, em média, R$ 55 mil e é um dos carros mais bonitos já vendidos pela Renault por aqui. O motor é um 2.0 turbo de 138 cv igual ao das outras versões, e o interior é capaz de levar quatro pessoas com bastante conforto para os ocupantes da frente — e a céu aberto, claro.

50-60-1 (7)

Um aspecto interessante é que se trata de um carro colecionável, pois a Renault só importou pouco mais de 200 unidades da França.

 

BMW 330i

50-60-1 (3)

É claro que não poderia faltar um BMW nesta lista! Por esta grana, uma das melhores opções é, sem dúvida, o 330i Motorsport E46. Além do seis-em-linha de três litros e 231 cv, ele tem uma série de upgrades de performance em relação aos outros 330i desta geração, como molas e amortecedores mais firmes, kit aerodinâmico exclusivo e freios maiores. Ah, e ele é capaz de chegar aos 100 km/h em sete segundos, com máxima de 247 km/h.

50-60-1 (2)

Agora, como estamos falando de um carro com apelo esportivo com mais de dez anos de uso, é sempre bom redobrar os cuidados na hora da compra — prefira exemplares de procedência garantida, dos quais se conheça todo o histórico de manutenção. Ah, e a esmagadora maioria dos carros têm câmbio automático de seis marchas — os que têm câmbio manual ZF de cinco marchas existem, mas são bem raros.

 

Volvo C30 T5

50-60-1 (10)

A gente já falou do Volvo C30 outras vezes mas, por menos de R$ 60 mil, já dá para comprar um T5 pós-facelift — ou seja, fabricado depois de 2010. Fora o visual atualizado da dianteira, é o mesmo hatch “de imagem” com duas portas, quatro lugares, tampa traseira de vidro e plataforma do Ford Focus de segunda geração, com suspensão traseira do tipo multilink.

50-60-1 (9)

A versão T5 tem um cinco-cilindros em linha de 2,5 litros com turbo e 220 cv, sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 7,1 segundos com máxima de 235 km/h.

 

Fiat 500

50-60-1 (12)

Outro que já apareceu nesta lista — na verdade, sugerido por nós mesmos, quando perguntamos quais eram is carros mais bacanas para comprar com algo entre R$ 25 mil e R$ 30 mil. No entanto, aquele era o Fiat 500 Cult, com motor Fire 1.4 8v de 88 cv. Com algo entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, já dá para pensar mais alto e descolar um 500 Sport Air, cujo motor 1.4 tem 16 válvulas acionadas por um atuador eletro-hidráulico e desenvolve 107 cv.

50-60-1 (11)

De série, ele traz ar-condicionado, direção com assistência elétrica, controles de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, e controle de cruzeiro — além de belas rodas de 16 polegadas exclusivas da versão.