giorgetto giugiaro decidiu que ja era hora de sair da italdesign na quinta feira ele vendeu as açoes que ainda tinha 9 9% saiu do cargo de presidente honorario e disse que vai se dedicar a interesses pessoais seu filho fabrizio seguiu o mesmo caminho e entregou seu cargo de membro do conselho de admnistraçao se os dois vao parar ou criar mais alguma coisa so eles sabem o que e certo e que giugiaro criou alguns dos carros mais importantes do seculo 20 conheça nossa seleçao dos mais importantes vw golf carros divisores de agua sao sempre marcantes no caso do golf ou typ 17 ele nao foi o primeiro modelo refrigerado a agua da volkswagen essa primazia coube ao k70 mas a responsabilidade do golf foi maior ele deveria ser o sucessor do fusca como garantir que ele teria o mesmo sucesso chamar um designer talentoso e meio caminho andado e giugiaro foi o escolhido para a empreitada mas nao da maneira que voce poderia imaginar em 1969 quando o projeto começou giugiaro ainda nao tinha tanto prestigio ele acabou ganhando o projeto por uma feliz conjunçao de fatores primeiro a volks nao tinha um nome fechado para a empreitada segundo a diretoria da empresa pediu ao importador da marca na italia gerhard r guempert para indicar alguem terceiro no salao de turim daquele ano quatro dos seis dos carros de que o importador mais gostou no evento eram de giugiaro guempert indicou o designer para a empresa e o resto e historia a tecnologia necessaria para agradar a vw ja tinha ela viria da audi especialista em carros de traçao dianteira e com motor refrigerado a liquido e a tendencia era exatamente aquela aliada a motores de montagem transversal como o mini ja havia demonstrado bastava criar um produto confiavel robusto como o fusca mas atraente para uma nova geraçao de consumidores ela veio em 1974 na forma de um carrinho de 3 71 m de comprimento com 2 40 m de entre eixos 1 61 m de largura 1 40 m de altura e meros 790 kg com uma variedade de motores de 1 1 a 1 8 so dessa geraçao foram vendidas 6 milhoes de unidades ate o encerramento da produçao em 1993 giugiaro criou nao apenas o golf mas tambem sua identidade visual em todas as suas sete geraçoes o que mais identifica o golf e a larga coluna c em formato de l a frente com farois redondos e com o emblema vw bem no meio tambem e obra do italiano mas ela surgiu antes em um carro que tambem saiu da pena dele vw passat o b1 ou typ 32 tambem foi vendido aqui no brasil e nasceu em 1973 um ano antes do golf portanto e ja serviu de laboratorio para o motor com refrigeraçao a liquido dianteiro com traçao igualmente nas rodas da frente foi nele que estreou a nova dianteira da marca encomendado a giugiaro por kurt lotz entao presidente da volkswagen o projeto lembrava muito um golf vitaminado isso ate que lotz teve de renunciar a presidencia da empresa que foi entao assumida por um personagem que nos aqui no brasil aprendemos a admirar rudolf leiding um dos pais do sp2 ao lado do designer marcio piancastelli recentemente falecido leiding nao gostou do que viu e mandou refazer fa do corte de custos e do uso de componentes em comum para ganhar escala o executivo pegou uma volkswagen em crise o que demandava ainda mais cuidado com o dinheiro que era gasto deste modo ele mandou que a parte traseira do projeto fosse aliada as portas dianteira e plataforma de outro carro o audi 80 mecanicamente igual ao primo o passat tinha 4 19 m de comprimento 2 47 m de entre eixos 1 60 m de largura e 1 36 m de altura o passat tinha motores 1 3 a 1 6 alem de um 1 5 diesel e era oferecido em carrocerias de tres e cinco portas alem de uma versao perua foi produzido de 1973 a 1980 e seu sucesso foi significativo 2 milhoes de unidades vendidas no periodo vw scirocco construido sobre a mesma plataforma do golf o scirocco de primeira geraçao chamado de typ 53 tambem e obra do designer italiano mas teve uma historia para la de conturbada a ideia da vw era ter um substituto para o karmann ghia o projeto de um esportivo 2+2 foi rejeitado pela direçao da empresa mas submetido tambem a karmann que se apaixonou pelo carro e fez uma proposta a volks nos financiamos o desenvolvimento do scirocco e construimos; voces cuidam so do marketing beleza a volks topou ainda que nao tenha vendido horrores com apenas 504 153 unidades comercializadas em sete anos ate 1981 o scirocco ganhou segunda geraçao e foi vendido em varias partes do mundo pena que nao por aqui tinha 3 88 m de comprimento 2 40 m de entre eixos o mesmo do golf 1 63 m de largura 1 31 m de altura e motores de 1 1 a 1 7 audi 80 lançada em 1978 a segunda geraçao do audi 80 foi para as maos de giugiaro em razao dos bons resultados com os volkswagen o typ 81 ou b2 tinha 4 38 m de comprimento 2 54 m de entre eixos 1 68 m de largura e 1 37 m de altura e motores entre 1 3 e 2 1 de cinco cilindros em oito anos de produçao ate 1986 foram vendidos 1 4 milhao de audi 80 fiat uno se a volks contou com giugiaro para substituir o fusca a fiat chamou o designer para substituir o 127 carro mais vendido na europa ate aquele momento com 5 6 milhoes de unidades vendidas o resultado apareceu em 1983 com o primeiro carro mundial da fiat o uno alem do estilo inovador o uno recebeu no brasil o apelido de botinha ortopedica por conta de uma de suas caracteristicas mais inovadoras a traseira kamm um conceito aerodinamico desenvolvido pelo estudioso alemao wunibald kamm nos anos 1930 isso o tornava menos resistente ao ar e o uno nasceu com excelente coeficiente de 0 34 para a epoca o uno trazia outras caracteristicas de estilo interessantes como a eliminaçao de calhas e os vidros rentes a carroceria com 3 71 m de comprimento 2 40 m de entre eixos 1 61 m de largura e 1 40 m de altura o uno nasceu com motor 0 9 mas chegou a ser equipado ate com um 1 7 diesel mas o mais forte que o equipou foi o 1 4 turbinado da versao turbo se sua missao era superar os 5 6 milhoes de unidades do 127 carro do qual o 147 brasileiro derivou pode se dizer que o uno mais do que conseguiu foram vendidas 8 8 milhoes de unidades fiat panda antes do uno a fiat havia pedido a giugiaro que o ajudasse a criar um modelo capaz de substituir o 126 herdeiro direto do topolino apresentado em dezembro de 1979 ele começou a ser vendido em 1980 foi concebido segundo giugiaro para oferecer o maximo de espaço e de praticidade a ideia era fazer um carro calças jeans sem frescura sem firula quase como o maquinario militar com apenas 3 38 m de comprimento 2 16 m de entre eixos 1 46 m de largura e 1 45 m de altura ele tinha motores de 0 7 a 1 3 e era espaçoso demais para suas pequenas dimensoes o estilo pau para toda obra valeu a ele ate uma versao 4x4 fabricado ate 2003 ele vendeu 4 5 milhoes de unidades fiat punto nascido em 1993 o fiat punto ou projeto 176 surgiu para substituir o uno na europa quem melhor do que o cara que havia concebido o campeao de vendas da fiat para dar a ela um novo campeao foi o que giugiaro tentou fazer eleito carro europeu do ano em 1995 o punto trazia luzes traseiras altas na coluna c tinha 3 76 m de comprimento 2 45 m de entre eixos 1 63 m de largura e 1 45 m de altura mesmo sendo bem mais espaçoso que o uno ele tambem pesava pouco sua versao mais leve com motor 1 1 tinha apenas 830 kg o maior motor era um 1 7 turbodiesel mas o mais forte era um 1 4 turbo fiat grande punto o modelo que nos conhecemos no brasil como punto na verdade nasceu como grande punto chamado de projeto 199 ele nasceu em 2005 e tambem e filho de giugiaro em 2009 a mesma carroceria ganhou o nome punto evo mantendo o grande punto e em 2012 ele passou a ser chamado apenas de punto ate 2012 tanto o punto pioneiro quanto o novo ja haviam somado 8 5 milhoes de unidades o grande punto tinha 4 03 m de comprimento 2 51 m de entre eixos 1 69 m de largura e 1 49 m de altura com motores 0 9 twinair a 1 9 multijet fiat palio o chamado projeto 178 era um modelo mundial ou world car mas seu lançamento apenas em paises pobres ou emergentes valeu ao carro o termo third world car ou carro de terceiro mundo como era corrente falar de paises nao desenvolvidos na epoca da guerra fria esse carro era o palio projetado pelo instituto i de a a reestilizaçao do modelo feita em 2003 e obra de giugiaro o motivo de a fiat nao ter simplesmente fabricado por aqui o punto como muitos queriam era a pessima condiçao de nossas estradas que exigiam um modelo de carroceria muito mais robusta tanto que o palio de rali exige pouquissimas mudanças foi feito para ser um tanque de guerra e o fato de se manter em produçao mostra que a tarefa foi bem sucedida com 3 74 m de comprimento 2 36 m de entre eixos 1 61 m de largura e 1 45 m de altura o palio foi do nosso tradicional 1 0 ao 1 9 diesel das versoes de exportaçao alem de betim o palio tambem foi fabricado na argentina turquia polonia china india marrocos africa do sul venezuela e russia hyundai pony quando começou a ter pretensoes de fabricante a hyundai pediu ajuda a um certo designer italiano da colaboraçao entre eles surgiu o primeiro modelo da marca coreana a ser exportado o pony de 1975 mas nao foi apenas giugiaro que contribuiu para o sucesso do carrinho que tinha 4 03 m de comprimento 2 34 m de entre eixos 1 57 m de largura e 1 36 m de altura pesava apenas 910 kg o carro foi desenvolvido por george turnbull o diretor de desenvolvimento da austin morris que contratou mais cinco engenheiros britanicos de sua confiança kenneth barnett para o projeto da carroceria john simpson edward chapman e john crosthwaite para a engenharia do chassi e peter slater como engenheiro chefe os motores que vao de 1 2 a 1 6 sao todos de origem mitsubishi e o pony tinha peças do ford cortina modelo que a hyundai produzia sob licença primeiro carro coreano de produçao em massa o pony tambem foi o primeiro a ser exportado renault 19 lançado em 1988 o 19 foi um esforço da renault de aumentar sua presença em outros mercados era tido com um anti golf e suas vendas totais ficaram ate proximas das da primeira geraçao do volkswagen chegaram a 5 9 milhoes de exemplares ate o fim da produçao em 1999 com 4 16 m de comprimento 2 54 m de entre eixos 1 70 m de largura e 1 41 m de altura ele tinha um peso minimo de 886 kg muito pouco para um carro de seu tamanho mesmo com o pequenino motor 1 2 de suas versoes de entrada o maior motor era um 1 9 diesel e o mais potente era um 1 8 de 140 cv daewoo matiz esse projeto mostra o quanto giugiaro era insistente em 1992 a fiat convidou os carrozzieri para criar uma reinterpretaçao do 500 a ideia de giugiaro foi chamada de id cinquecento sem emplaca lo giugiaro criou no ano seguinte o lucciola um carro conceito com carroceria de aluminio e sistema hibrido de propulsao ou quase como gerador ele usava um motor diesel com catalisador de 7 5 cv que alimentava dois motores eletricos de 9 5 cv cada um instalados na traseira a maxima era de 100 km/h e ele podia funcionar por 8 horas seguidas no sistema hibrido ou 50 km so com a energia das baterias tambem nao houve interessados anos depois segundo giugiaro o presidente da daewoo teria se interessado pelo lucciola e pedido para que o designer italiano o ajudasse a transformar o carrinho em realidade com o mesmo motor 0 8 do tico bem como sua transmissao manual de cinco marchas nascia em 1998 o matiz carrinho de 3 50 m de comprimento 2 34 m de entre eixos 1 50 m de largura e 1 49 m de altura em 2003 giugiaro tambem ajudaria no projeto de um carro chines ainda que de modo indireto foi neste ano que a chery lançou o qq e foi processada pela gm que havia assumido o controle da daewoo a empresa americana provou por a+b que o qq era uma copia descarada do matiz inclusive porque suas portas serviam precisamente no matiz e vice versa lada samara voce ja deve ter ouvido falar que giugiaro foi o responsavel pelas linhas do lada samara mas esta e uma das mentiras mais persistentes do mercado giugiaro nao tem nada a ver com o samara nem com nenhum lada nenhum carro da marca consta da pagina da italdesign e so ha referencias de um suposto envolvimento do designer no projeto aqui no brasil em suma e uma historia que contaram por aqui e na qual todo mundo acreditou e que aparentemente nao tem fundamento
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.