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Os carros mais vendidos no Brasil em 2020
Mais um ano encerrado com o Chevrolet Onix na liderança do mercado brasileiro. Os hatches da Chevrolet (afinal, são dois carros com o mesmo nome engrossando a lista), venderam 16.566 unidades em dezembro e acumularam 135.367 unidades ao longo do ano — uma vantagem de 48.796 unidades sobre o vice-líder, o Hyundai HB20.
Sim, o Hyundai recuperou a vice-liderança do mercado mesmo depois de passar alguns meses atrás do melancólico Ford Ka. Em meados de abril ele iniciou sua retomada que o colocou novamente na segunda posição mensal consecutivamente e lhe garantiu a vice-liderança. Com o bom desempenho do hatchback e do crossover Creta, a Hyundai conquistou definitivamente a quarta posição entre as fabricantes, atrás apenas de Fiat, Volkswagen e GM.
Sim, a Ford, com sua estratégia de oferecer dois carros com quase dez anos de mercado e um crossover chinês que só não é mais criticado por respeito à marca, conseguiu o inimaginável e já não faz mais parte das “quatro grandes”. À primeira vista parece um erro administrativo, mas executivos são competentes de forma geral, então parece ser o caso de uma gradual “desistência” do mercado brasileiro.
O título de sedã mais vendido do país também continuou com a Chevrolet, que somou o “Joy Plus” e Onix Plus na conta de 83.403 unidades, que também colocou o sedã compacto-crescido na terceira posição do ranking anual.
O quarto carro mais vendido do Brasil — e também a picape mais vendida do Brasil — foi a Fiat Strada, que acumulou 80.050 unidades ao longo do ano e superou o Volkswagen Gol com uma vantagem de quase 10.000 unidades.
O Ford Ka, antigo vice-líder, ficou apenas com a sexta posição e quase foi ultrapassado pelo Fiat Argo, o sétimo colocado. O Ford fechou 2020 com 67.501 exemplares e o Fiat com 65.493 — uma diferença de apenas 2.008 unidades.
Na sequência vem o novo SUV/crossover mais vendido no país: o Volkswagen T-Cross. O modelo despontou durante a pandemia, auxiliado em parte pelas vendas da versão Sense, voltada ao público PCD. O modelo superou o Jeep Renegade, que parecia se encaminhar para mais um ano na liderança, mas não conseguiu manter o ritmo de vendas diante do rival mais equipado e com motor turbinado. Ficou em nono geral.
O top 10 do ano é fechado pela outra picape da Fiat, a Toro, que praticamente não tem rivais no mercado (Duster Oroch?) e vendeu 53.891 unidades em 2020.
Walter de Silva revela Porsche 550 moderno que a fabricante cancelou
Embora não seja exatamente o herdeiro do 550, o Porsche Boxster age e é encarado como tal. Ele também tem apenas dois lugares, um comportamento dinâmico exemplar e motor central-traseiro como seu ancestral. Mas o 550 era um carro bem mais compacto — mesmo se comparado ao 356, que é um Porsche pequeno, se comparado ao 911.
Nós já vimos anteriormente os carros “perdidos” que a Porsche pensou em fazer, mas não fez, só que ainda havia um segredo que foi revelado somente nesta semana pelo designer Walter de Silva: o 550one Little Bastard.
O nome é uma referência explícita ao 550 Spyder de James Dean, possivelmente o 550 Spyder mais famoso da história. Segundo o designer, o projeto foi uma encomenda pessoal do então presidente da Porsche, Ferdinand Piëch, e seria a versão Porsche da plataforma compartilhada com Volkswagen e Audi, que também daria origem ao roadster VW Bluesport e a um cupê da Audi que, aparentemente, jamais foi revelado.
O projeto, infelizmente, acabou engavetado e nenhum dos três carros saiu do papel. Na época falava-se sobre um esportivo compacto produzido pela parceria da Volkswagen com a Porsche, e ele até chegou a ser chamado de baby-Boxster. Era o 550one Little Bastard. Você não tem a impressão de que, às vezes, a história que não aconteceu seria mais interessante do que a realidade?
Stellantis será iniciada em 16 de janeiro
A fusão dos grupos FCA e PSA, anunciada em dezembro de 2019, irá finalmente se concretizar no próximo dia 16 de janeiro. A data foi anunciada nas primeiras horas desta terça-feira (5) após as reuniões dos conselhos administrativos das duas fabricantes, que aprovaram a integração das empresas.
O comunicado, assinado por ambos os grupos, dizia o seguinte: “Após as aprovações das reuniões de conselho realizadas hoje, e a obtenção das autorizações regulatórias no mês passado, FCA e o Grupo PSA planejam concluir a fusão em 16 de janeiro de 2021”.
A formação da Stellantis (o nome escolhido pelas duas fabricantes que compõem o novo grupo) resultará no quarto maior grupo automobilístico do planeta, com mais de 8.700.000 veículos vendidos apenas em 2019, receita na casa dos € 165 bilhões e lucro de cerca de € 7 bilhões por ano.
Gazoo Racing irá apresentar seu novo carro de Le Mans em 15 de janeiro
Pois é… eu também achava que a Toyota já havia apresentado o carro em outras ocasiões. Quando mostraram o “conceito” GR Super Sport ou quando levaram o protótipo camuflado para Le Mans em 2020. Mas pelo jeito ainda há algo a ser revelado e a Toyota decidiu que irá mostrar o que ainda precisa ser mostrado no próximo dia 15.
Esperamos que seja realmente a revelação completa do carro, afinal, essa história de mostrar o carro camuflado, depois revelá-lo sem mostrar os detalhes técnicos e na semana seguinte despejar os dados com conta gotas já está manjadíssima e certamente irrita o público (digam aí nos comentários o que acham do pinga-pinga de informações).
Quando falo que já sabemos como será o carro, é porque a Toyota já confirmou que ele será baseado no TS050 LMP1 e que ele é chamado, por ora, de GR Super Sport. Seu visual já foi apresentado na forma de carro conceito e o carro já apareceu camuflado, praticamente sem alterações, durante os eventos da 24 Horas de Le Mans de 2020.
A Gazoo Racing já confirmou que o carro terá 680 cv na versão de corrida, o que também indica que ele poderá ter uma versão de rua, ainda que os especiais de homologação não sejam exigidos pela FIA ou pelo ACO. Apesar de o atual TS050 desenvolver quase 1.000 cv e o regulamento limitar a potência em 680 cv, é provável que o GR Super Sport mantenha o V6 biturbo de 2,4 litros combinado ao sistema elétrico de seu antecessor.
A temporada de 2021 do Mundial de Endurance começa no dia 19 de março, quando será disputada a 1000 Milhas de Sebring. As demais provas serão a 6 Horas de Spa em 1º de maio, a 24 Horas de Le Mans em 12-13 de junho, a 6 Horas de Monza em 18 de julho, a 6 Horas de Fuji em 26 de setembro, e a 6 Horas do Bahrein em 20 de novembro.
Calendário da Fórmula 1 deste ano ainda não está confirmado
O calendário da Fórmula 1 para 2021 mal foi anunciado e já pode estar comprometido. O motivo é, claro, a maldita pandemia, que pode afetar a realização da prova inaugural da temporada, o GP da Austrália. Por ora, espera-se que o Grande Prêmio seja apenas adiado, segundo relatos do site Motorsport.
Caso o adiamento seja mesmo confirmado, a temporada será iniciada somente em 26 de março, no GP do Bahrein, em vez de 21 de março, que é a data original do GP da Austrália. Além disso, a quarta prova da temporada, prevista para o fim de semana de 23 a 25 de abril, ainda não foi confirmada segundo a atualização mais recente dos gestores da Fórmula 1, que divulgaram o calendário acima no dia 1º de janeiro.