FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os carros mais vendidos em 2020, Stellantis será criada ainda neste mês, o calendário da F1 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Os carros mais vendidos no Brasil em 2020

Mais um ano encerrado com o Chevrolet Onix na liderança do mercado brasileiro. Os hatches da Chevrolet (afinal, são dois carros com o mesmo nome engrossando a lista), venderam 16.566 unidades em dezembro e acumularam 135.367 unidades ao longo do ano — uma vantagem de 48.796 unidades sobre o vice-líder, o Hyundai HB20.

Sim, o Hyundai recuperou a vice-liderança do mercado mesmo depois de passar alguns meses atrás do melancólico Ford Ka. Em meados de abril ele iniciou sua retomada que o colocou novamente na segunda posição mensal consecutivamente e lhe garantiu a vice-liderança. Com o bom desempenho do hatchback e do crossover Creta, a Hyundai conquistou definitivamente a quarta posição entre as fabricantes, atrás apenas de Fiat, Volkswagen e GM.

Sim, a Ford, com sua estratégia de oferecer dois carros com quase dez anos de mercado e um crossover chinês que só não é mais criticado por respeito à marca, conseguiu o inimaginável e já não faz mais parte das “quatro grandes”. À primeira vista parece um erro administrativo, mas executivos são competentes de forma geral, então parece ser o caso de uma gradual “desistência” do mercado brasileiro.

O título de sedã mais vendido do país também continuou com a Chevrolet, que somou o “Joy Plus” e Onix Plus na conta de 83.403 unidades, que também colocou o sedã compacto-crescido na terceira posição do ranking anual.

O quarto carro mais vendido do Brasil — e também a picape mais vendida do Brasil — foi a Fiat Strada, que acumulou 80.050 unidades ao longo do ano e superou o Volkswagen Gol com uma vantagem de quase 10.000 unidades.

O Ford Ka, antigo vice-líder, ficou apenas com a sexta posição e quase foi ultrapassado pelo Fiat Argo, o sétimo colocado. O Ford fechou 2020 com 67.501 exemplares e o Fiat com 65.493 — uma diferença de apenas 2.008 unidades.

Na sequência vem o novo SUV/crossover mais vendido no país: o Volkswagen T-Cross. O modelo despontou durante a pandemia, auxiliado em parte pelas vendas da versão Sense, voltada ao público PCD. O modelo superou o Jeep Renegade, que parecia se encaminhar para mais um ano na liderança, mas não conseguiu manter o ritmo de vendas diante do rival mais equipado e com motor turbinado. Ficou em nono geral.

O top 10 do ano é fechado pela outra picape da Fiat, a Toro, que praticamente não tem rivais no mercado (Duster Oroch?) e vendeu 53.891 unidades em 2020.

 

Walter de Silva revela Porsche 550 moderno que a fabricante cancelou

Embora não seja exatamente o herdeiro do 550, o Porsche Boxster age e é encarado como tal. Ele também tem apenas dois lugares, um comportamento dinâmico exemplar e motor central-traseiro como seu ancestral. Mas o 550 era um carro bem mais compacto — mesmo se comparado ao 356, que é um Porsche pequeno, se comparado ao 911.

Nós já vimos anteriormente os carros “perdidos” que a Porsche pensou em fazer, mas não fez, só que ainda havia um segredo que foi revelado somente nesta semana pelo designer Walter de Silva: o 550one Little Bastard.

O nome é uma referência explícita ao 550 Spyder de James Dean, possivelmente o 550 Spyder mais famoso da história. Segundo o designer, o projeto foi uma encomenda pessoal do então presidente da Porsche, Ferdinand Piëch, e seria a versão Porsche da plataforma compartilhada com Volkswagen e Audi, que também daria origem ao roadster VW Bluesport e a um cupê da Audi que, aparentemente, jamais foi revelado.

O projeto, infelizmente, acabou engavetado e nenhum dos três carros saiu do papel. Na época falava-se sobre um esportivo compacto produzido pela parceria da Volkswagen com a Porsche, e ele até chegou a ser chamado de baby-Boxster. Era o 550one Little Bastard. Você não tem a impressão de que, às vezes, a história que não aconteceu seria mais interessante do que a realidade?

 

Stellantis será iniciada em 16 de janeiro

A fusão dos grupos FCA e PSA, anunciada em dezembro de 2019, irá finalmente se concretizar no próximo dia 16 de janeiro. A data foi anunciada nas primeiras horas desta terça-feira (5) após as reuniões dos conselhos administrativos das duas fabricantes, que aprovaram a integração das empresas.

O comunicado, assinado por ambos os grupos, dizia o seguinte: “Após as aprovações das reuniões de conselho realizadas hoje, e a obtenção das autorizações regulatórias no mês passado, FCA e o Grupo PSA planejam concluir a fusão em 16 de janeiro de 2021”.

A formação da Stellantis (o nome escolhido pelas duas fabricantes que compõem o novo grupo) resultará no quarto maior grupo automobilístico do planeta, com mais de 8.700.000 veículos vendidos apenas em 2019, receita na casa dos € 165 bilhões e lucro de cerca de € 7 bilhões por ano.

 

Gazoo Racing irá apresentar seu novo carro de Le Mans em 15 de janeiro

Pois é… eu também achava que a Toyota já havia apresentado o carro em outras ocasiões. Quando mostraram o “conceito” GR Super Sport ou quando levaram o protótipo camuflado para Le Mans em 2020. Mas pelo jeito ainda há algo a ser revelado e a Toyota decidiu que irá mostrar o que ainda precisa ser mostrado no próximo dia 15.

Esperamos que seja realmente a revelação completa do carro, afinal, essa história de mostrar o carro camuflado, depois revelá-lo sem mostrar os detalhes técnicos e na semana seguinte despejar os dados com conta gotas já está manjadíssima e certamente irrita o público (digam aí nos comentários o que acham do pinga-pinga de informações).

Quando falo que já sabemos como será o carro, é porque a Toyota já confirmou que ele será baseado no TS050 LMP1 e que ele é chamado, por ora, de GR Super Sport. Seu visual já foi apresentado na forma de carro conceito e o carro já apareceu camuflado, praticamente sem alterações, durante os eventos da 24 Horas de Le Mans de 2020.

A Gazoo Racing já confirmou que o carro terá 680 cv na versão de corrida, o que também indica que ele poderá ter uma versão de rua, ainda que os especiais de homologação não sejam exigidos pela FIA ou pelo ACO. Apesar de o atual TS050 desenvolver quase 1.000 cv e o regulamento limitar a potência em 680 cv, é provável que o GR Super Sport mantenha o V6 biturbo de 2,4 litros combinado ao sistema elétrico de seu antecessor.

A temporada de 2021 do Mundial de Endurance começa no dia 19 de março, quando será disputada a 1000 Milhas de Sebring. As demais provas serão a 6 Horas de Spa em 1º de maio, a 24 Horas de Le Mans em 12-13 de junho, a 6 Horas de Monza em 18 de julho, a 6 Horas de Fuji em 26 de setembro, e a 6 Horas do Bahrein em 20 de novembro.

 

Calendário da Fórmula 1 deste ano ainda não está confirmado

O calendário da Fórmula 1 para 2021 mal foi anunciado e já pode estar comprometido. O motivo é, claro, a maldita pandemia, que pode afetar a realização da prova inaugural da temporada, o GP da Austrália. Por ora, espera-se que o Grande Prêmio seja apenas adiado, segundo relatos do site Motorsport.

Caso o adiamento seja mesmo confirmado, a temporada será iniciada somente em 26 de março, no GP do Bahrein, em vez de 21 de março, que é a data original do GP da Austrália. Além disso, a quarta prova da temporada, prevista para o fim de semana de 23 a 25 de abril, ainda não foi confirmada segundo a atualização mais recente dos gestores da Fórmula 1, que divulgaram o calendário acima no dia 1º de janeiro.