depois que perguntamos que carros e conceitos retro eram mais corretos com o passado de suas marcas ou homenageados recebemos tantas sugestoes legais que nao nos restou muito a fazer a nao ser incluir todos os que foram lembrados por nossos leitores mas nao caberia tudo em um post so primeiro falamos dos conceitos hoje na ultima parte deste top entram os modelos de produçao talvez um ou outro modelo tenham ficado de fora mas procuramos ser tao justos quanto era humanamente possivel se foi o caso corrija eventuais injustiças incluindo seu escolhido nos nossos comentarios talvez eles sejam mais lidos que as proprias materias que escrevemos merito dos melhores leitores do mundo automotivo algo de que podemos nos orgulhar demais no flatout e que pouco sites tem o privilegio de poder repetir bmw z8 se voce gosta de modelos antigos ja identificou de cara em que modelo o z8 se inspirou se nao conhece tanto a gente te conta e o roadster 507 um modelo em que a bmw apostou e se deu mal leia a historia completa nesse post nao vendeu como ela gostaria mas o fato de ter vendido pouco so 252 unidades produzidas e de ser bonito como era fizeram dele um classico instantaneo um 507 hoje vale uma pequena fortuna o z8 tambem nao vendeu o que a bmw esperava so 5 703 unidades sairam da fabrica mas ele era um senhor automovel desenhado por henrik fisker tinha carroceria toda de aluminio motor v8 4 9 de 408 cv a 6 600 rpm cambio manual de seis marchas 4 40 m de comprimento 2 50 m de entre eixos 1 80 m de largura e 1 32 m de altura pesava 1 585 kg um dia ele talvez seja tao raro quanto o 507 mas enquanto nao chega la e um carro que merece as melhores garagens ele e um primor < chevrolet camaro quando sua quarta geraçao bateu a caçoleta em 2002 o camaro era um animal considerado extinto pelo menos ate a gm ver que a ford estava vendendo mais do que paozinho quente a quinta geraçao do mustang a primeira que apelava ao desenho original se a ford podia fazer por que nao nos devem ter pensado os executivos — em especial o cara que havia dito a rick wagoneer todas as burradas que a gm andava fazendo naquela decada um tal de bob lutz que foi premiado por sua coragem com um cargo de vice presidente de desenvolvimento de produtos pegaram a plataforma zeta a mesma do omega australiano de traçao traseira e fizeram um carro com estilo que remetia a sua primeira geraçao com suspensao independente na traseira algo que o mustang nao tinha e a chevrolet passou a ford em vendas chevrolet ssr a ssr nao tinha uma inspiraçao especifica ela remetia a todas as picapes classicas da chevrolet e chegou na mesma epoca em que a onda retro teve mais força no começo dos anos 2000 e talvez tenha sido por causa dela que a gm tirou o pe nesse negocio de desenho nostalgico a ssr foi considerada pela revista time um dos 50 piores carros de todos os tempos mesmo com seu motor ls2 6 0 v8de corvette com 396 cv o chassi do suv trailblazer teria feito dela uma picape pesada pode ate ser mas ela tinha estilo e tende a se tornar um classico moderno a time que se dane chrysler pt cruiser eis o primeiro modelo retro a ter conhecido o sucesso em 2000 ele podia ter direçao imprecisa e que esterçava pouco podia ter um motor antiquado e gastao aliado a um cambio de quatro marchas que nao era dos melhores podia ser pesado e ruim de curva mas e um dos mais carismaticos da turma fez tanto sucesso que seu designer bryan nesbitt foi contratado pela gm a peso de ouro e se tornou um nome conhecido no meio equipado com um motor de quatro cilindros 2 4 na versao vendida no brasil ele tambem teve versoes 2 0 e ate 1 6 para um carro que pesava mais de 1 400 kg so o 2 4 dava conta do recado mesmo o pt cruiser tinha 4 29 m de comprimento 2 62 m de entre eixos 1 70 m de largura e 1 60 m de altura como era uma minivan disfarçada de carro descolado a versatilidade era seu ponto forte alem do estilo que fez ele provavelmente vender muito mais do que suas qualidades dinamicas permitiriam supor dodge challenger na esteira dos pony car saudosistas o challenger estranhamente foi um dos que ficaram mais para tras so nao perdeu do camaro que estreou dois anos depois mas sendo do grupo chrysler o pioneiro no saudosismo automotivo a lentidao da marca em lança lo e de fazer os entusiastas coçarem a cabeça no caso do flatout que tem com ele uma relaçao de estimaçao lamentamos tambem a demora em importa lo oficialmente algo que pode mudar depois que uma unidade do carro foi vista em testes em belo horizonte com nada menos do que o motor hellcat de 717 cv fiat 500 este e mais um exemplo de sucesso do estilo retro assim como o vw fusca ele perdeu o motor traseiro refrigerado a ar mas o charme continua todo ali o que evidencia o trabalho competente do designer roberto giolito uma das vantagens que carros saudosistas oferecem e que eles demoram a envelhecer o 500 ja esta no mercado desde 2007 e ficou sem alteraçoes ate bem recentemente oito anos sem modificaçoes e um recorde para um carro moderno no caso do 500 o resgate historico veio em um momento propicio com demanda por carros menores mais economicos e racionais se a embalagem e emocional so alguma trapalhada muito grande de produçao poderia levar ao fracassso e a fiat fez sua liçao de casa direitinho com seu atual campeao de vendas ford gt a ford nao tinha um supercarro como a chevrolet tem o corvette por que nao resgatar um do passado foi o que aconteceu com o ford gt lançado em 2005 com a bençao de carroll shelby era para o carro ter se chamado gt40 como o conceito abaixo mas a dona da marca a empresa safir gt 40 spares resolveu nao ceder o nome a ford na ultima hora por isso o superesportivo veio apenas com o nome gt e com uma carroceria que nao deixa de fazer referencia ao classico que ajudou henry ford ii a dar uma escovada daquelas na ferrari nas 24 horas de le mans com 4 64 m de comprimento 2 71 m de entre eixos 1 95 m de largura e apenas 1 13 m de altura o gt pesava 1 520 kg e usava um motor v8 5 4 de 558 cv a 6 500 rpm sua transmissao de seis marchas era fornecida pela ricardo teve apenas 4 058 unidades produzidas de 2005 a 2006 em 2016 o modelo deve ganhar sua segunda geraçao ou terceira se voce considerar o gt40 original ford mustang a ford descobriu um tremendo filao quando na duvida entre tirar seu pony car de linha ou dar a ele uma revitalizada daquelas escolheu homenagear o modelo original em sua quinta geraçao a referencia fez quem tinha sonhado em ter um mustang quando menino ter a chance de comprar o seu e os que tinham tido a chance de dirigir o original de matar as saudades produzido de 2005 a 2014 este mustang tinha 4 77 m de comprimento 2 72 m de entre eixos 1 87 m de largura e 1 38 m de altura o mustang teve tres motores um 4 0 v6 e dois v8 um 4 6 e um 5 4 ainda vinha com eixo rigido na traseira algo que a sexta geraçao abandonou por completo assim como um bocado do saudosismo ford thunderbird a primeira iniciativa nostalgica da ford nao foi o mustang mas sim o thunderbird lançado em 2002 ele durou apenas ate 2005 justamente o ano em que nasceu o mustang com cara de primeira geraçao ainda que fosse caprichado e muito bonito o thunderbird era um carro grande com 4 73 m de comprimento e 2 72 m de entre eixos mas apenas dois lugares deve ter feito pouco sentido para o consumidor americano da epoca que nao deu ao carro muita pelota a expectativa da marca era vender 25 mil por ano vendeu 31 mil no lançamento depois 11 mil depois 9 mil e saiu de linha a 11ª geraçao do thunderbird foi a ultima pena ele ter morrido em uma das mais inspiradas mazda mx 5 miata se um jornalista automotivo sabe alguma coisa de carros e poderia ajudar a construir um o miata e o melhor exemplo em 1976 quando trabalhava na motor trend o jornalista bob hall foi questionado por executivos da mazda sobre que veiculo a marca deveria produzir ele sugeriu um roadster pequeno e barato ao estilo dos roadster ingleses dos anos 1960 anos depois trabalhando na mazda os executivos lembraram da conversa e mandaram ele tocar o pau na ideia hall contratou o designer mark jordan e o resto e historia com 3 95 m de comprimento 2 27 m de entre eixos 1 68 m de largura e 1 28 m de altura o roadster pesava 940 kg tinha motores 1 6 e um 1 8 de 133 cv com traçao traseira quem ja entrou em um mx 5 chamado no japao de eunos sabe que a posiçao de dirigir era a pura expressao do tesao automotivo com um cambio de engates justinhos bem ao lado do volante nao foi a toa que vendeu muito e ainda arranca elogios de gente que manja dos paranaues como chris harris mercedes benz sls amg o sls amg nasceu com o objetivo de homenagear o 300 sl tanto que vinha tambem com portas asas de gaivota e linhas de carroceria muito parecidas ele talvez nao tenha o mesmo carisma do modelo ao qual presta reverencia mas cumpriu bem seu papel de ser um sonho de consumo enquanto foi produzido de 2010 a 2014 nem vamos falar muito dele seu velho conhecido ja falamos bastante por aqui apenas aprecie as imagens mini quando a bmw comprou a british motor corporation dona da marca mini tinha um belo de um pepino nas maos como produzir um carro moderno que fosse digno de manter a herança deixada por sir alec issigonis a resposta esta na foto ai de cima nao so a bmw conseguiu como foi fazendo mini virar maxi sem que isso interferisse no amor dos donos ao carro e o primeiro deles foi crucial no processo com apenas 3 63 m de comprimento mas 2 47 m de entre eixos o mini acabava nao aproveitando bem o fato de ter as rodas praticamente em cada um dos extremos da carroceria isso porque a posiçao de dirigir era baixa o que exigia que o banco do motorista fosse la para tras para haver espaço para as pernas era e ainda e um carro para quem gostava de dirigir tinha motores feitos no brasil pela tritec motors um 1 4 um 1 6 e um 1 6 com compressor e 222 cv plymouth prowler se o pt cruiser foi o primeiro retro a ter sucesso o plymouth prowler foi o primeiro retro moderno ponto e foi o poster na parede de muita gente alem da magda cotrofe e da vanusa spindler se voce nao as conhece procure no google produzido de 1997 a 2002 ele tinha motor v6 3 5 de 217 cv pesava 1 270 kg e tinha 4 20 m de comprimento 2 88 m de entre eixos 1 94 m de largura e 1 29 m de altura era um hot rod de fabrica nao fazemos ideia de por que ele nao vendeu mais alguns o criticavam por ter motor v6 mas com construçao em aluminio baixo peso traçao traseira e um motor de 217 cv o que mais poderiam querer ter vendido pouco foi uma tremenda sacanagem porsche 911 mas o 911 e retro sim desde que nasceu se dependesse de seus fas mais empedernidos ele inclusive continuaria com motor a ar olhe o atual o 991 ao lado do primeiro 911 a identidade esta ai ha pelo menos 50 anos e o porsche 911 ainda e o esportivo a ser batido pelos concorrentes ate hoje ninguem chegou nem perto disso considerando a atençao que a porsche da a seu modelo mais iconico tambem nao sera tao cedo que isso deve acontecer puma por enquanto ele e promessa como ja comentamos por aqui com a crise economica ele vem fazendo das tripas coraçao para voltar a vida como ja contamos por aqui mas nao sera uma tarefa exatamente facil ele entra aqui nao so pelo nome mas tambem pela nossa torcida de ver a puma de volta a vida ainda que essa volta se restrinja as pistas segundo designer do carro du oliveira o chassi esta em desenvolvimento volta puma shelby daytona mas ele nao e nostalgico dirao alguns e o proprio modelo do passado construido pela shelby e sem motor com algumas atualizaçoes e o mesmo cara feito para derrotar a ferrari nos anos 1960 verdade mas como deixa lo de fora o daytona e um icone da esportividade e no documento vai aparecer que e modelo 2015 preenche perfeitamente nossos requisitos vw fusca apresentado em 1997 o vw new beetle chamava a atençao e virou febre nos eua mas nao teve o mesmo sucesso em outros paises especialmente na europa onde jeremy clarkson o chamou de um golf com uma bolha vagabunda de fusca segundo o britanico era um carro que nao fazia sentido se o golf entao em sua quarta geraçao era muito superior em quase tudo virou carro de imagem no brasil depois de uma estreia de dar inveja chamando mais a atençao na balada do que bmw e companhia perdeu status e acabou virando uma pechincha para queimar estoque nao e o que acontece com o fusca para começar ele nao tem a menor pretensao de agradar ao mesmo publico que o new beetle queria atender sem a chance de ser racional e facil de manter como era o modelo original ele assumiu que e carro de imagem e nao negou fogo na motorizaçao vem com um 2 0 com injeçao direta turbo e 211 cv quem vai no banco de tras bate a cabeça no teto bate mas quem vai no banco de tras o porta malas e pequeno joga as malas e as compras no banco de tras que ninguem usa o fusca se transformou em um saudosista feito para andar forte e faz esse papel muito bem mençao honrosa morgan nao vamos falar de um modelo da morgan em especifico tem o 4/4 o three wheeler o roadster e lorota a historia de que eles tem chassi feito de madeira e e sempre foi de aço a madeira e usada na estrutura da carroceria seja como for os morgan sao construidos a mao em um processo que consome muito mais tempo do que qualquer fabricante moderno sequer poderia imaginar perder as filas de espera levavam anos mas parece que deram uma diminuida devem levar meses os morgan nao sao nostalgicos sao o proprio passado que resiste ate os dias de hoje atualizado no que a lei exige mas fiel ao que importa o prazer de dirigir dizem que dirigir um morgan e uma experiencia transcedental ainda nao tivemos o privilegio de tirar a prova vale a pena assistir como eles sao construidos para fechar com chave de ouro cada morgan e uma obra de arte [youtube id= p4c9i250pc4 width= 620 height= 349 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.