na semana passada perguntamos aos leitores quais eram os carros widebody — isto e com a carroceria alargada e nao apenas molduras nos para lamas — mais fodasticos ja feitos no mundo nossa sugestao foi uma dupla de mercedes benz explosiva — o 190e 2 5 16 cosworth evo ii e o 560sec amg agora chegou a hora de conferir quais foram as sugestoes de voces começando pelos originais de fabrica ah um detalhe importante antes de começarmos alguns dos carros sugeridos por voces nao eram exatamente widebody — nao tinham todo o painel dos para lamas alargado e sim apenas os arcos sao carros bacanas mas por questao de criterio tiveram que ficar de fora estamos entendidos entao vamos la audi sport quattro o audi quattro original de 1981 era a versao de homologaçao do audi 80 para o campeonato mundial de rali wrc porem era bem mais musculosa — os para lamas mais largos eram so parte das modificaçoes que incluiam um motor cinco cilindros de 2 1 litro comcomando simples no cabeçote injeçao e turbo capaz de entregar 305 cv sua maior novidade porem era o sistema de traçao integral antes dele os carros de rali tinham apenas traçao dianteira no entanto e o audi sport quattro de 1984 a versao mais lendaria com a menor distancia entre eixos o carro ficava mais agil e compensava o fato de o motor ficar pendurado na dianteira — os rivais do grupo b de rali tinham quase todos motor central traseiro o aspecto do carro contudo ficava um tanto desproporcional — especialmente com os para lamas alargados nada disto impediu que cada um dos 214 exemplares fabricados para as ruas seja uma verdadeira preciosidade bmw m3 e30 a direita o carro de corrida sem pintura e a esquerda a versao de rua quase a mesma coisa nao quando a gente disse que o widebody sao comuns em carros de homologaçao nao estavamos brincando o bmw m3 esportivo mais emblematico da marca bavara tambem surgiu para homologar um carro de corrida — o m3 que faria sua estreia no dtm deutsche tourenwagen meisterschaft o campeonato alemao de carros de turismo [youtube id= gl1j1zfs5sa width= 620 height= 350 ] foi em 1985 a bmw nao tinha um carro de corrida para entrar no dtm mas queria muito faze lo entao eles perceberam que tinham a base perfeita o bmw serie 3 e30 que fora lançado em 1982 e tinha traçao traseira suspensao independente por braços semi arrastados e o porte perfeito para competir em provas de turismo no entanto seu grande trunfo era o motor o s14 um quatro cilindros em linha de competiçao que usava um bloco oriundo dos bmw neue klasse e cabeçote com comando duplo que era em essencia o cabeçote do seis em linha m88 que equipou o lendario m1 e a primeira geraçao do m5 com dois cilindros a menos o quatro cilindros de 2 3 litros era capaz de entregar 320 cv e girar a mais de 8 000 rpm e ajudou o carro a ganhar o titulo da dtm logo em 1987 seu ano de estreia e novamente em 1989 a versao de rua claro era menos potente para garantir a durabilidade e a usabilidade do carro em vias publicas — e ainda assim estamos falando de 195 cv em um quatro cilindros 2 3 aspirado que foi apresentado ha mais de tres decadas capaz de levar o m3 e30 ate os 100 km/h em menos de sete segundos e herdou a carroceria mais larga do carro de corrida mercedes benz clk 55 amg dtm dissemos que a amg antecipou a receita dos atuais black series la nos anos 1980 com o 560sec amg widebody — carroceria alargada preparaçao mecanica de primeira mas isto aconteceu de novo depois — em 2004 foi produzida uma ediçao especial do clk 55 amg inspirada nos modelos que disputavam a dtm na epoca [youtube id= gqrpjbfeb5i width= 620 height= 350 ] ate o bodykit era praticamente o mesmo dos carros do campeonato mas em vez do v8 de quatro litros e menos de 500 cv usados por força do regulamento o clk dtm amg pode usar uma versao ainda mais brutal do v8 5 4 do clk 55 com um compressor mecanico que levou a potencia dos 367 cv para 582 cv um cupe com bodykit de carro de corrida e mais potente do que ele fodastico e pouco porsche 911 gt2 evo faz pouquissimo tempo que falamos do porsche 911 gt2 evo — para nos o mais extremo de todos os 911 air cooled e para os puristas o verdadeiro santo graal ele e baseado no porsche 911 993 ultima geraçao com motor arrefecido a ar e foi criado em 1995 como especial de homologaçao para a categoria gt1 da fia — a mesma do 911 gt1 que venceu as 24 horas de le mans tres anos depois o 911 gt2 evo trazia varias modificaçoes de carro de corrida — começando pelo interior completamente aliviado trazendo apenas um banco com cinto de competiçao claro rollcage homologada pela fia e ate um sistema de supressao de incendio o cambio era manual de seis marchas levando a força para as rodas traseiras e obviamente nao havia sistemas eletronicos para te ajudar a domar os 600 cv que a porsche conseguiu extrair do motor 3 6 turbo que vinham acompanhados de 67 7 mkgf de torque os pneus eram mais largos para compensar a força extra e precisavam ficar alojados sob para lamas pornograficamente largos a porsche so fez 11 exemplares do 911 gt2 fazendo dele um dos mais raros de sua especie mercedes benz sl65 amg black series a gente ate falaria do mercedes benz c63 amg black series mas como ja dissemos a real e que ele tem os arcos dos para lamas bem largos e nao os para lamas em si alem disso gostamos tanto dele que ate fizemos um post especial de despedida mas nao se preocupe vai ter black series nesta lista sim e nao vai ser qualquer um deles eis o sl65 amg black series [youtube id= xqwqzp9uzxu width= 620 height= 350 ] se voce gosta do c63 amg black series por causa de seu v8 naturalmente aspirado de 6 2 litros e 517 cv o sl65 amg black series de 2008 tem um v12 biturbo de seis litros 670 cv — e o torque so fica em 102 mkgf por causa do limitador eletronico sem ele o torque seria de 122 mkgf com cambio automatico de cinco marchas o sl65 amg black series vai ate os 100 km/h em 3 9 segundos aos 200 km/h em 11 segundos e continua acelerando ate os 320 km/h e ele sim e um widebody — basta ver como todo ele e mais largo nao e para menos os pneus traseiros de medidas 325/30 calçam rodas de 20x11 5 polegadas peugeot 205 t16 falando em grupo b nao tem como nao citar o bicampeao da categoria 1985 e 1986 o peugeot 205 t16 ele tinha um quatro cilindros turbo de 16 valvulas produzia cerca de 350 cv e ficava logo atras do banco do piloto conectado a um sistema de traçao integral com distribuiçao de torque selecionavel por meio de engrenagens epiciclicas era um monstro sua versao de homologaçao era um pouco mais mansa com 200 cv mas mantinha o visual robusto da carroceria alargada cuja parte traseira se levantava toda para mostrar o motor — nem parecia que sua base era o mirrado porem divertido 205 hatch
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