voce sabe como e uma das responsabilidades que a paixao por carros traz no banco do carona e a de ser o consultor automotivo da familia sempre que algum parente vai trocar de carro o primeiro numero discado e o seu e nao o da concessionaria por um lado isso e legal afinal voce podera influenciar o parente em questao a comprar um carro legal mas ha o outro lado sendo um fa de carros os fatores que voce leva em conta em uma compra sao diferentes dos fatores que sua tia ou seu avo levaria ai voce corre o risco de indicar um baita carro legal mas que tem potencial para ser um pesadelo para esse ente querido voce nao se preocupa com desvalorizaçao mas seu tio que renova a garagem a cada cinco anos se importa muito com isso voce tambem nao se importa em comprar um carro usado procurar peças na internet esperar uma semana com o carro na garagem e as vezes ate consertar o carro sozinho mas nao espere que sua prima faça o mesmo volta e meia voces se perguntam nos comentarios quem compra carro zero quilometro com os preços que os carros estao custando bem procure a resposta na garagem de seus familiares que tratam os carros como uma ferramenta de trabalho e instrumento de lazer nao por falta de conhecimento mas porque para a maioria das pessoas incluindo gearheads que usam o carro diariamente com a familia um carro zero com garantia de fabrica e um plano de revisoes programadas e realmente a melhor opçao ainda que isso custe muito caro como sempre foi no brasil por isso quando alguem te pede ajuda para escolher um carro zero voce precisa deixar um pouco de lado aqueles usados incriveis pelo preço de carros novos e tentar ser um pouco racional e foi o que eu tentei fazer na ultima vez que me perguntaram que carro comprar pensei em cada um dos modelos novos vendidos no brasil ate a faixa dos r$ 115 000 — que e onde estacionaram os sedas medio grandes atualmente — e coloquei no papel quais carros eu compraria ou recomendaria atualmente ate r$ 45 000 hyundai hb20 comfort 1 0 comecei a lista pela faixa dos r$ 45 000 porque nao sei se voce notou nao temos mais carros populares no brasil os modelos de entrada agora partem da regiao mais alta dos r$ 30 000 quando equipados com o minimo para se dirigir com dignidade em um pais que faz 25º c no inverno escolhi o hyundai hb20 por uma serie de motivos começando pelo preço segundo o site da hyundai brasil voce sai da loja a bordo de um desses hatches por r$ 42 500 — r$ 1 790 a menos que o ford ka e r$ 480 a menos que o fiat uno perto deles acho o hyundai hb20 mais bem acabado e melhor construido alem de ter uma suspensao bem equilibrada entre dinamica e conforto o motor kappa 1 0 de 80 cv me agradou pelo consumo suavidade e desempenho para o porte do carro alem disso ele ja vem com o basico desejavel ar condicionado radio com bluetooth vidros travas eletricas e ate isofix teve um bom desempenho nos testes de segurança da latin ncap e seu espaço e suficiente para uma familia de quatro pessoas ou para um casal sem filhos por combinar bom espaço preço e equipamentos portanto ele seria minha escolha nessa faixa quer mais barato se nao precisar de quatro portas e nao conseguir de jeito algum os r$ 42 500 do hyundai minha opçao e o gol 1 0 trendline duas portas sai por r$ 39 640 com ar condicionado direçao hidraulica vidros e travas eletricas e tem o motor 1 0 de tres cilindros de 82 cv que roda 10 km/l na cidade e ate 15 km/l na estrada com gasolina ou 8 6 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com etanol ate r$ 55 000 volkswagen up tsi no inicio de 2016 cogitei comprar um up tsi na ocasiao ele ainda era novidade mas mesmo assim encontrei unidades a venda abaixo do preço da tabela na faixa dos r$ 41 000 nesta segunda fase do modelo ele ficou mais caro e devolveu ao gol o posto de modelo de entrada mas assim mesmo seria minha escolha o motor 1 0 tsi e o fator decisivo ele e o que temos de mais proximo do que pode ser considerado atual nesta reta final da decada de 2010 ah sim a ford e a hyundai tambem oferecem motores turbo mas o da ford e bem mais caro r$ 74 000 e o da hyundai r$ 49 830 nao tem injeçao direta resta o up tsi que agora parte de r$ 52 800 e um valor grande para um carro assim pequeno mas a motivaçao da compra e o desempenho do motor com folego de sobra para encarar estradas de serra e ultrapassagens e empolgar o motorista em uma estradinha sinuosa e vazia combinado a uma excelente economia de combustivel o programa de etiquetagem do inmetro obteve 11 1 km/l com etanol em percurso rodoviario e 16 1 km/l com gasolina em termos de desempenho a unica coisa que nao me agrada tanto e a maciez da suspensao se ele fosse mais firme como o golf ou o antigo polo ficaria na medida para meu gosto ah e o controle de traçao tambem entra em açao muito facilmente ele poderia ser um pouco mais permissivo ou menos invasivo o espaço no banco traseiro e somente ok e voce provavelmente nao tera muito conforto se quiser viajar com mais tres adultos mas pode funcionar bem para familias de tres pessoas ou casais com filhos que ainda nao chegaram a adolescencia quer mais espaço por pouco menos que o up tsi minha escolha com porta malas maior e espaço para filhos crescidos ou mais adultos seria o logan expression 1 6 sce o modelo pode ser encontrado na faixa dos r$ 52 000 e vem equipado com o novo motor 1 6 16v sce de 118 cv comando duplo variavel e start stop que o leva aos 100 km/h na casa dos 10 segundos enquanto retorna ate 13 km/l na estrada ate r$ 70 000 renault sandero rs eu falei em ser racional em motores modernos de injeçao direta er bem preciso deixar isso de lado por um momento porque pela primeira vez em muito tempo temos um bom esportivo de verdade a venda por um preço razoavelmente acessivel melhor ainda com a grife renaultsport o publico que ha decadas espera um novo gol gti encontrara no sandero rs o sucessor espiritual do esportivo muita gente torceu o nariz por nao ser um renault de verdade ele nasceu como um dacia vale lembrar por nao ter um motor turbo ou com um salto enorme de potencia mas ele usa uma receita tradicional simples e eficiente voce pega o motor de um carro maior/mais pesado e instala em um carro menor/mais leve era assim com o primeiro gol gt e com o primeiro gol gti nao por r$ 64 400 e exatamente isso o que o sandero rs oferece a voce 150 cv a 5 750 rpm 20 9 mkgf a 4 000 rpm capacidade de chegar aos 100 km/h em 8 segundos e de passar tranquilamente dos 200 km/h a potencia extra talvez nao justifique o preço mas o sandero rs e um legitimo renaultsport o que significa que ele ganhou o tratamento completo da divisao esportiva com suspensao recalibrada freios mais competentes e um acerto dinamico exemplar que e exatamente o que se espera de um hot hatch minha escolha contudo custaria r$ 2 000 a mais o sandero rs racing spirit que inclui os pneus michelin pilot sport 4 — os mesmos usados pela amg nos modelos a45 e cla 45 — que custam bem mais que estes r$ 2 000 extras quer algo mais racional nao que um soft roader seja racional mas se voce quer algo mais familiar que um sandero rs o crossover duster e seu porta malas de 475 litros pode ser uma alternativa pelos mesmos r$ 66 000 da para comprar um exemplar da versao expression com o motor 1 6 16v sce de 120 cv capaz de rodar ate 11 km/l com gasolina em percurso urbano ate r$ 85 000 volkswagen golf comfortline 1 0 tsi sim eu gosto do motor 1 0 tsi da volkswagen mesmo que aqui ele custe r$ 77 250 e pouco mais que o fiesta titanium ecoboost porem com o porte e nivel de equipamentos do focus por esse preço o hatch tem espaço suficiente para uma familia de quatro pessoas — com filhos adultos inclusive — controle de traçao e estabilidade sete airbags sistema multimidia com touchscreen de 6 5 polegadas o motor aqui tem 125 cv vale lembrar e embora seja 10 cv mais fraco que o 1 6 sigma do focus trata se de um motor turbo com injeçao direta com 20 mkgf de torque a 2 000 rpm — o que o ajuda a chegar aos 100 km/h em 9 9 segundos enquanto roda ate 12 km/l na cidade e 14 3 km/l na estrada com gasolina com etanol os numeros sao 8 4 km/l e 10 1 km/l respectivamente alem disso o focus custa somente r$ 50 reais mais barato e traz apenas os airbags frontais obrigatorios outra opçao nessa faixa de preço seria o citroen c4 lounge thp mais potente e com o mesmo nivel de equipamentos porem a cesta basica de peças e mais cara e sua desvalorizaçao e maior ate r$ 115 000 audi a3 sedan 1 4 tfsi attraction honda civic e toyota corolla sao os queridinhos nessa faixa de preço mas eu troco alguns centimetros por um conjunto mecanico mais moderno claro sua versao basica parte de onde as versoes de topo dos demais terminam r$ 115 190 e seu entre eixos e quase 10 cm menor que o da dupla japonesa mas seu porta malas tem bons 425 litros seu acabamento e muito superior e o motor 1 4 tfsi flex e mais moderno que os 2 0 usados no corolla e no civic e por isso oferece o mesmo nivel de potencia 150 cv sem pedir muita gasolina em troca — sao 11 7 km/l na cidade e 14 2 km/l na estrada com gasolina o cambio nao e dos mais modernos e o velho tiptronic de seis marchas mas ao menos nao e um tedioso cvt e o pacote de segurança inclui os controles de traçao e estabilidade alem de airbag de joelho para o motorista e airbags tipo cortina sendo mais equipado mais elegante e mais moderno nem e preciso pensar muito para escolher um a3 sedan em vez dos modelos de topo da honda e toyota
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.