circuitos de rua tendem a ser todos muito semelhantes pista ondulada e estreita e traçado com esquinas e hairpins sem muitas oportunidades de acelerar forte ou disputar posiçoes mas como todos sabemos regras sempre tem exceçoes e por isso alguns circuitos de rua podem ser realmente alucinantes e ate mesmo assustadores depois de sugerir o circuito de pau na frança com seus paredoes de pedra e meios fios disfarçados de zebra perguntamos aos nossos quais sao os circuitos de rua mais tenebrosos do planeta aqui estao as respostas avus berlim alemanha [youtube id= xez2r4sqpku width= 620 height= 350 ] avus foi um circuito alemao idealizado para testes e corridas de automoveis no começo do seculo xx leia a historia completa neste post especial do flatout ele consistia em duas retas de quase oito quilometros de extensao ligadas por duas curvas de 180 graus a curva ao sul era plana mas a curva norte tinha a inclinaçao absurda de 43º indianapolis tem 11º o que significa que depois de atingir velocidades a 300 km/h voce literalmente subia uma parede que nao tinha nenhum tipo de barreira no lado externo logicamente nem sempre tudo da certo e alguns pilotos acabaram voando por cima do paredao como o piloto frances jean behra que morreu no acidente e o jornalista piloto alemao richard frankenberg que milagrosamente sobreviveu a queda de 15 metros ao longo dos anos o circuito foi sendo reduzido ate que em 1995 o acidente fatal de kieth o dors fez com que o automobilismo moderno abandonasse o antigo circuito circuito da guia macau china [youtube id= hflv2ltzxnm width= 620 height= 350 ] o circuito da guia em macau uma antiga propriedade portuguesa na china e de certa forma uma mistura de monaco com nurburgring ele tem pista estreita sao apenas sete metros no ponto mais estreito e ondulada com poucas chances de ultrapassagem e fica no centro de uma grande cidade [youtube id= dnddhms3diy width= 620 height= 350 ] mas diferentemente da maioria dos circuitos de rua o circuito da guia tem variaçao de altitude — sao cerca de 30 metros de diferença entre a parte mais baixa e a mais alta alem de uma reta ultra longa que permite velocidades acima de 260 km/h nos carros de formula 3 e curvas fechadas e tecnicas que dificultam o acerto do carro o circuito foi idealizado em 1954 e desde entao o traçado nunca foi modificado durante algum tempo houve uma area de escape com brita mas depois da reforma dos pits e do paddock a area foi removida snaefell mountain course isle of man sao quase 61 km e mais de 200 curvas pelas ruas e estradas da ilha de man que sao fechadas pelo parlamento local para formar o circuito usado no lendario tourist trophy diferentemente de boa parte dos circuitos de rua devido a sua extensao ele nao tem separaçao fisica entre pista e elementos urbanos como postes meios fios muros e cercas ha apenas algumas barreiras de protecao em pontos criticos do circuito mas nenhum deles se parece com o que vemos nos autodromos mais seguros da atualidade [youtube id= jhriruiq7cm width= 620 height= 350 ] previsivelmente ele e o circuito que mais fez vitimas fatais na historia do esporte motorizado de 1911 quando ele foi formado pela primeira vez ate 2014 nada menos que 245 pilotos perderam a vida em snaeffel circuito de monaco [youtube id= rh6bwz4ooti width= 620 height= 350 ] o mais tradicional circuito da formula 1 e relativamente seguro atualmente — especialmente depois da chicane ao fim do tunel que reduziu significativamente as velocidades alem da pista estreita e da entrada do tunel desprotegida o circuito tem curvas fechadas e nenhuma area de escape nelson piquet certa vez disse que andar em monaco e como a andar de bicicleta dentro de um apartamento uma analogia perfeita nos anos 1950 quando ainda nao havia barreiras de proteçao nao era dificil cair na agua ao perder o controle do carro e mesmo depois das modificaçoes bastava um segundo de distraçao para errar o traçado e abandonar a prova como aconteceu com senna em 1988 targa florio italia a targa florio foi uma corrida de endurance realizada na sicilia entre 1906 e 1977 em circuitos formados por rodovias publicas da ilha italiana o primeiro traçado somava 148 km e os pilotos precisavam dar apenas uma volta para concluir a corrida entre 1912 e 1914 o circuito passou a cobrir todo o perimetro da ilha totalizando nada menos que 975 km e depois 1 080 km entre 1948 e 1950 a partir de 1951 ate 1977 quando foi realizada a ultima ediçao foi idealizado um circuito menor de 72 km em qualquer uma das configuraçoes a primeira dificuldade era memorizar o traçado depois vinha o fato de ser totalmente realizada em vias publicas sem barreiras nem guard rails para proteger os carros dos penhascos que ladeavam alguns trechos dos circuitos [youtube id= 7albnb3xqdo width= 620 height= 350 ] nos anos 1970 o circuito de 72 km foi considerado perigoso demais para o wrc — o mesmo wrc que aceitou o grupo b anos mais tarde — imagine entao o que era correr ali com carros de 300 ou 400 cv nas rodas traseiras e ninguem para ler pace notes sem contar que voce cruzava cidades e eventualmente podia topar com carros e pedestres the triangle/north west 200 irlanda do norte [youtube id= frhs3gtazfm width= 620 height= 350 ] the triangle e o apelido do circuito formado por rodovias entre as cidades de portstewart coleraine e portrush na irlanda do norte para a disputa da north west 200 assim como snaefell mountain ele nao tem guard rails areas de escape ou qualquer outro elemento de segurança alem de umas barreiras em pontos estrategicos repare no video acima como o piloto brasileiro rafael paschoalin chega perto das guias durante as curvas insano o circuito e bem mais curto que snaefell tem pouco mais de 14 km mas permite que se atinja velocidades acima dos 320 km/h como martin jessopp que chegou a 335 km/h nos treinos da ediçao de 2012 a corrida e disputada desde 1979 e deste entao 20 pilotos morreram ali — uma media felizmente bem inferior que a do tourist trophy circuito de pescara pescara italia [youtube id= qbctcbbkqnq width= 620 height= 350 ] o fato de ter o circuito mais longo a sediar um gp da formula 1 ja e suficiente para ser assustador eram 25 8 km percorridos nas estradas italianas que usavam marcos de pedra como marcaçao dos quilometros e eram onduladas e estreitas sofra uma batida no exato oposto da ambulancia e voce esta morto o negocio era tao assustador que enzo ferrari nem inscrevia sua equipe para as provas realizadas ali a ultima corrida em pescara foi uma prova de quatro horas valida para o mundial de carros esporte em 1961 depois disso os organizadores das provas decidiram que era inviavel organizar uma corrida segura por ali e assim o circuito deixou de ser usado para sempre dundrod circuit irlanda do norte [youtube id= hiffym7joqo width= 620 height= 350 ] o dundrod circuit e outro circuito de motos da irlanda do norte muito semelhante ao snaefell mountain e ao triangle a principal diferença e que ele nao passa por dentro de cidades o que reduz significativamente o numero de postes e muros para bater e morrer ele tambem e o mais curto desses circuitos com apenas 11 km de extensao ate os anos 1950 ele era usado para corridas de carro como a classica rac tourist trophy alem das corridas de moto e o circuito de motociclismo mais rapido do mundo com recorde de velocidade media de 214 km/h obtido pelo piloto bruce anstey em no ulster gp de 2010 san jose grand prix — san jose eua [youtube id= _kioxpjpf5a width= 620 height= 350 ] os americanos sempre foram muito criativos para criar circuitos de rua eles ja montaram um circuito de f1 ate mesmo no estacionamento de um cassino em las vegas entao o que pode ser mais louco do que isso que tal um circuito com trilhos de bonde cruzando o caminho dos monopostos da champ car nao e piada o circuito de rua armado em san jose na california tinha trilhos cruzando a chicane entre as curvas 4 e 5 logicamente os carros saltavam e os pilotos eram quem sofriam com a ideia totalmente excelente dos organizadores alguns chegavam a reclamar de dores fortes na cabeça depois de algumas voltas felizmente alguem de bom senso percebeu que aquilo era absurdo demais e a corrida deixou de ser disputada em 2007 depois de tres ediçoes
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