na semana passada perguntamos qual carro brasileiro merecia ganhar uma releitura moderna e voltar para as ruas ja deu tempo de responder nao aqui esta a nossa lista e de voces com os carros que poderiam voltar as ruas em nova encarnaçao para nos ajudar a ilustrar este post pedimos ajuda ao nosso camarada du oliveira o irmao do decio especializado em projeçoes e releituras modernas de classicos que cedeu alguns de seus trabalhos para a gente vamos la chevrolet opala o opala e o chevrolet brasileiro mais adorado de todos — e em sua versao cupe provavelmente o mais bonito a traseira fastback e a lateral sem coluna central tinham o estilo dos muscles americanos porem sem os oito cilindros anabolizantes mesmo assim sem nenhum v8 sob o capo seu seis em linha de 4 1 litros e 171 cv brutos nao decepcionava uma versao 2014 equipada com o 3 6 v6 de 292 cv do antigo omega seria excelente para recuperar o prestigio da sigla ss que ja batizou ate a minivan meriva volkswagen sp2 o esportivo da volkswagen brasileira tinha um visual incrivel bancos de couro os primeiros cintos de tres pontos de serie no brasil e um painel envolvente e completo incluindo termometro do oleo relogio conta giros e amperimetro o problema era o motorzinho um boxer de quatro cilindros 1 7 litro e parcos 75 cavalos potencia de um carro 1 0 hoje em dia considerando os propulsores atuais da marca da gosto imaginar um hipotetico sp3 com motor turbo e injeçao direta agora se for para apelar por que nao usar a plataforma do 911 e ser ainda mais fiel ao original ford maverick gt o maverick tinha sob o capo o classico v8 302 de 197 cv brutos e qualquer carro ja fabricado no brasil com motor v8 merece voltar a vida ativa especialmente se o opala ganhasse sua versao moderna a carroceria fastback sua cara de mau e seu interior negro com volante esportivo peças metalicas cromadas e bancos de couro davam o ar agressivo e exclusivo que hoje voltou a moda na forma dos novos challenger e camaro infelizmente a ford dificilmente lançaria outro cupe retro depois de abandonar o visual nostalgico na nova geraçao do mustang puma gte/gt o mais bem sucedido esportivo brasileiro era pequeno leve e bonito tao bonito que foi exportado para 50 paises alem disso a fabrica oferecia kits de adrenalina que aumentavam a potencia dos tradicionais motores vw nao era o carro mais veloz das ruas mas seu comportamento dinamico era notavel e o nome tornou se sonho de consumo hoje um novo puma poderia ser mais uma vez inspirado nas linhas do belo lamborghini miura o conceito apresentado ha alguns anos — e tambem aproveitar o 2 0 tsi do golf gti supondo que seja um fora de serie tambem nao da para descartar algo mais fiel ao original que tal um boxer subaru ate mesmo o 2 0 aspirado de 200 cv do brz seria uma boa gurgel br 800 ele foi ha mais de 20 anos o que todos os fabricantes estao planejando hoje um minicarro economico pratico e agil no caos das grandes cidades alem disso havia todo o orgulho de ser um brasileirinho nesse mundao o br 800 veio ao mundo cedo demais em uma epoca em que pouca gente precisava de suas qualidades o conceito certo na hora e lugar errados seria diferente agora nao willys rural durante muito tempo e antes mesmo do termo suv aparecer a rural foi o utilitario esportivo por excelencia do brasil poucos carros conheceram as estradas de terra do pais como ele alem disso era um bom carro de trabalho com espaço de sobra para todo tipo de carga com a atual moda dos adventures e off roads do asfalto uma rural com motor de seis cilindros traçao 4x4 e conforto de sobra nao faria feio ford escort xr 3 conversivel os quatro farois auxiliares do xr3 tornaram se sinonimo de exclusividade para toda uma geraçao se voce ja passou dos 30 certamente ja ficou babando ao ver um escort com a capota aberta e uma bela garota a bordo passeando a beira mar por dentro tinha um padrao de acabamento que nao se ve ha muito tempo em um carro nacional seria otimo voltarmos a ver coisas desse tipo algo como um focus conversivel por exemplo ford landau / galaxie o galaxie permanece ate hoje na memoria dos brasileiros como o carro mais luxuoso que ja rodou por aqui silencioso confortavel espaço transatlantico tambem era o carro usado por dez entre dez autoridades de estado no fim da vida ainda recebeu o motor 302 v8 movido a alcool e mudou de nome para landau saiu de linha em 1983 sem deixar um substituto chevrolet chevette traçao traseira para as massas e a primeira coisa que vem a mente quando se fala no chevette — o seda/hatch segue a receita magica para fazer a alegria de qualquer gearhead com mecanica simples e resistente visual bacana para quem gosta desse tipo de coisa como nos e baixo preço nao seria incrivel poder comprar algo assim mas 0 km a chevrolet ate deu um passo nesta direçao em 2012 ao apresentar no salao de detroit o conceito 130r talvez a gente esteja viajando mas enxergamos no pequeno cupe de motor dianteiro traçao traseira e tres volumes bem definidos como um belo candidato a chevette do seculo 21 voce nao volkswagen karmann ghia talvez o volkswagen mais elegante ja feito o karmann ghia foi um dos simbolos da esportividade e status dos anos 60 sua carroceria desenhada pelo estudio italiano ghia e construida pela karmann — em um processo artesanal bem mais demorado e dispendioso — cruzou as decadas sem perder a pose alem disso se o fusca tem uma versao retro por que nao fazer uma de seu primo bem vestido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.